Notícias

Não vou rir, nem vou chorar’, diz Lula sobre acusações de Marcelo Odebrecht

Por Nill Júnior

G1

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (13) durante entrevista à rádio Metrópole, da Bahia, que é “inverossímil” e “irreal” a acusação feita contra ele pelo empresário Marcelo Odebrecht.

A entrevista foi dada ao programa de Mário Kertesz, que foi candidato do PMDB à prefeitura de Salvador em 2012. Ele também é citado nas delações da Odebrecht e a ele é atribuído o codinome Roberval Feio.

À rádio, Lula disse que não vai “rir, nem chorar” diante das denúncias, mas que vai ler cada peça do processo junto com seus advogados e exigir provas.

Marcelo Odebrecht disse em depoimento ao juiz Sérgio Moro, divulgado nesta quarta-feira (12), que destinou milhões para o “amigo”, codinome referente ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Primeiro, ele cita o depósito de R$ 35 milhões e depois fala em R$ 40 milhões. A conta, diz Odebrecht, era gerida pelo ex-ministro petista Antonio Palocci.

“É tão inverossímil as acusações, é tão irreal as acusações, que eu não vou rir, nem vou chorar. Eu vou analisar corretamente, vou conversar com os advogados, pegar o processo, ler cada peça do processo para que a gente possa chegar no dia certo e dizer claramente o seguinte: a delação tem que ser provada”, disse Lula.

O ex-presidente também comentou a declaração dos delatores Hilberto Silva Filho e Alexandrino de Salles Ramos Alencar sobre mesada de até R$ 5 mil da empresa a um de seus irmãos, o Frei Chico.

“Eu nunca de 1 real pro meu irmão Frei Chico porque ele nunca precisou, nunca pediu pra mim. Olha, se a Odebrecht resolveu dar R$ 5 mil pro meu irmão, é problema da Odebrecht”, disse. “Por que é que tem que colocar o meu nome nisso?”

Lula falou ainda sobre o filho Luís Claudio da Silva que, segundo os delatores, se reuniu com representantes da Odebrecht na ocasião em que foi apresentado ao grupo o projeto “Touchdown”, associado à criação de liga de futebol americano no Brasil, também sob prévia apuração da Justiça Federal do Paraná. “Meu filho estava metido com futebol americano e tinha patrocínio: olha, qual é o crime?”, questionou.

Outras Notícias

Afogados: CDL realiza seminário sobre o e-social no dia 20 

Em nota enviada ao blog nesta quinta-feira (11), a CDL de Afogados da Ingazeira informa que, em parceria com o SEBRAE e o SENAC, estará realizando no dia 20 de outubro o seminário “Entendendo o e-social”, voltado para os contadores de Afogados da Ingazeira e região. O evento abordará os seguintes tópicos: Por que as empresas estão […]

Em nota enviada ao blog nesta quinta-feira (11), a CDL de Afogados da Ingazeira informa que, em parceria com o SEBRAE e o SENAC, estará realizando no dia 20 de outubro o seminário “Entendendo o e-social”, voltado para os contadores de Afogados da Ingazeira e região.

O evento abordará os seguintes tópicos: Por que as empresas estão enfrentando dificuldades para adaptar-se ao e-social?;  Cronograma de implantação oficial; Obrigações assessoriais substituídas;  Como vencer os desafios do e-social. 

O novo sistema substituirá o preenchimento e a entrega de formulários e declarações, eliminando a redundância nas informações prestadas por pessoas físicas e jurídicas. O objetivo é reduzir a burocracia e aprimorar a qualidade das informações das relações de trabalho, previdenciárias e tributárias. 

O seminário irá abordar toda sistemática do novo sistema, com o intuito de esclarecer todas as dúvidas dos participantes. As inscrições já estão sendo realizadas na CDL de Afogados da Ingazeira, e o valor de investimento é de R$ 40,00. Não deixe de participar! Vagas limitadas!”

Procurador frustra vereadores durante sessão da Câmara de Tabira

por Anchieta Santos Quando os vereadores esperavam o Prefeito Sebastiao Dias(PTB), para esclarecer as dúvidas sobre as perdas dos recursos de Convênios, quem apareceu foi o procurador do município Dr. Gervasio Lacerda. De acordo com o Presidente Zé de Bira, o advogado frustrou os vereadores que compareceram à sessão da 2ª feira a noite. Ao […]

Camara_municipal

por Anchieta Santos

Quando os vereadores esperavam o Prefeito Sebastiao Dias(PTB), para esclarecer as dúvidas sobre as perdas dos recursos de Convênios, quem apareceu foi o procurador do município Dr. Gervasio Lacerda.

De acordo com o Presidente Zé de Bira, o advogado frustrou os vereadores que compareceram à sessão da 2ª feira a noite. Ao invés de tratar dos convênios, o Dr. Gervasio aproveitou o tempo que lhe foi concedido para desqualificar a Comissão Especial da Câmara que investigou os convênios desfeitos.

Itapetim: Prefeitura está realizando operação tapa-buraco na PE-263 ligando Ambó a São Vicente

O Governo Municipal de Itapetim está realizando com recursos próprios a operação tapa-buraco no trecho da PE-263, que liga a comunidade do Ambó ao Distrito de São Vicente. O prefeito Adelmo Moura já havia solicitado ao Governo do Estado, por se tratar de uma rodovia estadual, mas como não obteve resposta, a prefeitura está fazendo […]

O Governo Municipal de Itapetim está realizando com recursos próprios a operação tapa-buraco no trecho da PE-263, que liga a comunidade do Ambó ao Distrito de São Vicente.

O prefeito Adelmo Moura já havia solicitado ao Governo do Estado, por se tratar de uma rodovia estadual, mas como não obteve resposta, a prefeitura está fazendo o serviço para evitar que a buraqueira continue causando risco de acidentes e transtornos aos motoristas.

Ingazeira: Luciano Torres busca parceria no BNB para X FECAPRIO

O prefeito de Ingazeira, Luciano Torres (PSB), compartilhou em suas redes sociais os detalhes de uma importante agenda realizada no Banco do Nordeste (BNB). A visita ocorreu na manhã desta segunda-feira (01.04) e teve como objetivo buscar parcerias para a realização da X Feira de Caprinos e Ovinos (X FECAPRIO). Acompanhado do Deputado Estadual José […]

O prefeito de Ingazeira, Luciano Torres (PSB), compartilhou em suas redes sociais os detalhes de uma importante agenda realizada no Banco do Nordeste (BNB). A visita ocorreu na manhã desta segunda-feira (01.04) e teve como objetivo buscar parcerias para a realização da X Feira de Caprinos e Ovinos (X FECAPRIO).

Acompanhado do Deputado Estadual José Patriota e do Presidente da Câmara de Vereadores, Argemiro Morais, Luciano Torres esteve na Superintendência do Banco do Nordeste, onde foi recebido pelo Presidente do BNB, Paulo Câmara. Durante o encontro, foram discutidas possibilidades de colaboração entre a instituição financeira e o município de Ingazeira para viabilizar a realização da tradicional FECAPRIO.

A FECAPRIO, que chega à sua décima edição, é um importante encontro que movimenta o setor de caprinovinocultura na região, promovendo o desenvolvimento econômico e gerando oportunidades para os criadores locais.

O prefeito Luciano Torres agradeceu o apoio e a receptividade do Presidente do Banco do Nordeste, destacando a importância da colaboração mútua entre instituições públicas e privadas para impulsionar o crescimento e a prosperidade de Ingazeira e região.

Amupe participa de seminário que discute resíduos sólidos

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), através do seu presidente José Patriota, participou nesta quinta-feira (11/02) do seminário Aspectos Gerais e Legislação para Gestão Municipal dos Resíduos Sólidos, promovido pela Associação Nordestina dos Ex-bolsistas e Estagiários no Japão (ANBEJ), com o objetivo de promover conhecimento técnico para o funcionalismo público. Em sua fala, Patriota afirmou […]

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), através do seu presidente José Patriota, participou nesta quinta-feira (11/02) do seminário Aspectos Gerais e Legislação para Gestão Municipal dos Resíduos Sólidos, promovido pela Associação Nordestina dos Ex-bolsistas e Estagiários no Japão (ANBEJ), com o objetivo de promover conhecimento técnico para o funcionalismo público.

Em sua fala, Patriota afirmou que a responsabilidade principal da gestão dos resíduos sólidos compete aos municípios, reconheceu os avanços obtidos com o fechamento de lixões em Pernambuco e, consequentemente, a abertura de aterros sanitários, mas que, sozinhos, “os entes ficam incapacitados de cumprirem a legislação, principalmente devido a limitação de investimentos”, frisou.

Por isso, o presidente da Amupe colocou a Associação à disposição dos gestores e gestores, e frisou a importância da utilização de consórcios para enfrentar o desafio do tratamento dos resíduos sólidos.  

“A Amupe se coloca ao lado dos municípios para fazer o debate com as autoridades competentes. O nosso desafio pode ser resolvido pela utilização de consórcios regionais na percepção de sustentabilidade, como já é feito em algumas regiões do Estado. Ou seja, os municípios promovem termos de cooperação e, juntos, dividem a gestão do tratamento do lixo em um aterro sanitário devidamente registrado”, comentou.

Ainda segundo Patriota, a educação ambiental para a população é um ponto importante de partida para um meio ambiente mais saudável, seja pela coleta seletiva a ser aprendida nas escolas e executada pelos municípios, ou o simples ato de jogar o lixo no lixo. O seminário segue até o próximo dia 25 de fevereiro e pode ser acessado através do Canal da ANBEJ no Youtube.