Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

Na Pajeú: Guarda Municipal lava roupa suja ao vivo, pedindo melhores condições de trabalho

Publicado em Sem categoria por em 5 de maio de 2014

????????????????????

O que era pra ser um debate sobre as ameaças de vândalos – predominantemente menores – a patrimônios como a Praça Arruda Câmara e de Alimentação, pauta proposta pelo programa Manhã Total da Rádio Pajeú, virou um grande desabafo da Guarda Municipal de Afogados da Ingazeira.

Em suma, tanto o chefe da guarda, Tenente Expedito Matias, como representantes da categoria reclamam a demora em adotar por parte do executivo políticas de apoio aos guardas municipais na cidade. A guarda vive uma crise que só se agrava desde que por orientação do então prefeito Totonho Valadares, foi extinta com aval da Câmara de Vereadores do município. Reforço só por contratação temporária.

No mar de lamentações da guarda, efetivo reduzido, falta de equipamentos de segurança como coletes ou equipamentos não letais como teaser, excesso de atribuições sem condições necessárias, falta de autonomia do comando, refém de alguns secretários, risco de morte no enfrentamento com menores que usam, acreditem, a Praça Arruda Câmara para tráfico e uso de drogas, dentre outros problemas.

A alegação para que o principal cartão postal da cidade, a Praça Arruda Câmara, seja usado por menores para se drogarem é a má iluminação, fruto da concepção original do projeto, que queria dar ao cartão postal um ar de crepúsculo. “Esse projeto cria pontos de escuridão e os delinquentes se aproveitam”, relata Mathias.

“Estamos entre os servidores do município, que ao contrário de outras áreas querem trabalhar. Não queremos grandes salários, queremos condições de trabalho”, desabafa Danilo Henrique, guarda que atua na área.

Os guardas foram diretos : a falta de uma política de municipalização do trânsito e a delegação de guardas para este trabalho era desconforto. “Não adianta a gente orientar um mal motorista que sabe que não vamos poder fazer nada contra ele em relação a punição”, diz Mathias.

Deixar um Comentário

%d blogueiros gostam disto: