Notícias

Na entrega computadores ao Hospam, Luciano Duque defende investimentos do Governo Raquel na saúde

Por Nill Júnior

O deputado estadual Luciano Duque participou, nesta quinta-feira (14), da entrega de 21 computadores ao Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam), em Serra Talhada, ao lado da diretora da instituição, Ividy Andrade.

Os equipamentos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado e integram o processo de modernização e informatização da unidade, fortalecendo o atendimento prestado à população do Sertão.

Ao longo do mandato, Luciano Duque já destinou mais de R$ 300 mil em emendas parlamentares para o Hospam.

Os novos computadores irão agilizar o atendimento, garantir mais segurança às informações dos pacientes, melhorar o fluxo interno do hospital e fortalecer a implantação do sistema de gestão e do prontuário eletrônico.

O parlamentar também destacou a articulação junto ao senador Fernando Dueire para garantir uma emenda de R$ 3 milhões destinada à unidade, além da chegada de 50 camas elétricas que irão reforçar a humanização e a qualidade da assistência hospitalar.

Durante o evento, Luciano Duque ressaltou o trabalho desenvolvido pela diretora do Hospam, Ividy Andrade, e toda a equipe da unidade. “Quero reconhecer o esforço da direção, dos profissionais de saúde e de todos os colaboradores que vêm fazendo do Hospam um hospital cada vez mais forte e preparado para atender a população do Sertão. Ividy tem conduzido esse trabalho com dedicação e responsabilidade, e quero reafirmar que nosso mandato seguirá à disposição do hospital para continuar contribuindo com melhorias e investimentos”, afirmou.

O deputado também destacou os investimentos realizados pelo Governo de Pernambuco na saúde de Serra Talhada e da região, agradecendo à governadora Raquel Lyra e à secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, pelo fortalecimento da rede pública no interior. Entre as ações já realizadas estão a reforma da recepção e de salas do Hospam, reabertura do serviço de odontologia, climatização da unidade, informatização, aquisição de novos equipamentos, entrega de ambulância, início das cirurgias bucomaxilofaciais e habilitação de novos leitos de UTI.

Luciano Duque lembrou ainda que Serra Talhada “vive um momento histórico na saúde pública com a construção da Maternidade Socorro Godoy, a implantação do CER IV para atendimento especializado de pessoas neurodivergentes e pessoas com deficiência, além dos investimentos permanentes no Hospital Eduardo Campos”.

“A interiorização da saúde sempre foi uma das bandeiras que defendemos quando colocamos nosso nome à disposição como candidato a deputado estadual. Ver hoje esses investimentos acontecendo, participar dessas articulações e acompanhar Pernambuco fortalecendo a saúde no interior é motivo de muita satisfação. Durante muitos anos o povo do Sertão precisou viajar para Recife em busca de atendimento. Hoje estamos construindo uma rede mais forte, mais humana e mais próxima das pessoas”, destacou.

Outras Notícias

Terminal Rodoviário de Triunfo será entregue oficialmente na próxima semana

A Secretaria de Transportes do Governo do Estado confirmou para a próxima semana a entrega em Triunfo, no Sertão do Pajeú,  um dos principais pontos turísticos de Pernambuco, do seu novo terminal rodoviário. A construção do equipamento custou aos cofres estaduais cerca R $ 1, 650 milhão. “A nova rodoviária é um sonho antigo que o […]

A Secretaria de Transportes do Governo do Estado confirmou para a próxima semana a entrega em Triunfo, no Sertão do Pajeú,  um dos principais pontos turísticos de Pernambuco, do seu novo terminal rodoviário.

A construção do equipamento custou aos cofres estaduais cerca R $ 1, 650 milhão.

“A nova rodoviária é um sonho antigo que o Governo do Estado está realizando. Tenho muito orgulho de fazer parte desta conquista. Há muito tempo Triunfo, que não possuía rodoviária, merecia um equipamento deste porte”, destacou o secretário estadual de Transportes, Sebastião Oliveira.

“A cidade vai receber mais visitantes e, consequentemente, vai gerar mais renda e oportunidades para a população. O governador Paulo Câmara percebeu essa necessidade e arregaçamos as mangas para transformar o projeto em ação, finalizou Oliveira.

Hub da Azul: a cidade ainda busca capitalizar através do prefeito João Batista (PR) com as operações do Hub da Azulem Serra Talhada. Uma rota turística para a cidade a partir de conexões de todo o país está sendo discutida com Azul, Empetur e Prefeitura.

Importância turística: Triunfo  tem o privilégio de reunir tantos atrativos, a começar pelo clima, que contradiz a aridez do sertão nordestino, com temperaturas oscilantes entre 8ºC no inverno e 28ºC no verão.

Está a 400 km de Recife e a uma altitude de 1.004m tem vegetação diferente da que predomina na região e uma variedade de lugares a se visitar sem similar em todo Sertão nordestino. Com tudo isso Triunfo passou a ser conhecida como “O Oásis no Sertão”.

Tudo em Triunfo parece ter sido talhado com primor: as ruas cheias de ladeiras e calçadas com paralelepípedos, o casario singelo, as antigas construções datadas do século XIX, os seculares e tradicionais convento e igrejas, as edificações em pedra bruta, a história do cangaço que nos faz voltar no tempo, os mirantes, cachoeiras, grutas, a belíssima visão do Pico do Papagaio, ponto mais alto de Pernambuco com 1.260 m.

O famoso açude João Barbosa Sitônio localizado no centro da cidade, conta com a presença do Cine Teatro Guarany inaugurado em 1922 e construído com rocha e óleo de baleia para dar sustentabilidade aos três pavimentos do prédio que é uma das 20 Maravilhas de Pernambuco segundo votação realizada pela Fundarpe.

O blog e a história: as entrevistas com Arraes

O registro é de uma das entrevistas com o então governador Miguel Arraes. Dele até hoje, praticamente todos os governadores passaram pelos microfones da Rádio Pajeú. Tive o privilégio de ouvir todos eles, documentando a história. O blog passou a cobrir essas visitas mais tarde, Só a partir de 2004. Na época dessa foto, o […]

O registro é de uma das entrevistas com o então governador Miguel Arraes. Dele até hoje, praticamente todos os governadores passaram pelos microfones da Rádio Pajeú. Tive o privilégio de ouvir todos eles, documentando a história.

O blog passou a cobrir essas visitas mais tarde, Só a partir de 2004. Na época dessa foto, o que era notícia de destaque sobre nossas conversas virava matéria de jornal.

Em 1994, na primeira vez que estive em uma entrevista com ele na emissora, estavam ao meu lado Anchieta Santos, que dispensa apresentações,  e Zadock Castelo Branco, um dos maiores nomes da história do jornalismo no Estado,  à época no Diário de Pernambuco.

Lembro da minha emoção, aos 20 anos, de ver o que Arraes respondera sobre o presidente Fernando Henrique Cardoso,  nas páginas,  fruto  de uma provocação minha sobre  o tucano. Arraes representava um foco de resistência ao presidente.

Também não era fácil controlar o acesso à emissora de aliados querendo sair na foto e admiradores. De fato, Arraes era uma espécie de mito no Sertão.

Isso ganhou mais força com o programa de eletrificação na zona rural, uma das maiores marcas de sua gestão somada ao Chapéu de Palha.  Tanto que Arraes escolhia as datas de feiras livres para visitar cidades do Pajeú.

Após o exílio,  Arraes elegeu-se deputado federal em 1982, pelo PMDB. Em 1986 venceu as eleições para governador de Pernambuco, ainda pelo PMDB, derrotando o candidato do PFL e do governo, José Múcio Monteiro.

Em 1990, filiou-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Foi eleito mais uma vez governador em 1994, aos 78 anos, sendo um dos principais opositores ao governo do presidente Fernando Henrique Cardoso – posição esta que lhe custou caro, politicamente.

Seu último governo foi marcado pela grave crise financeira do estado e pela greve das polícias civil e militar. Perdeu a reeleição em 1998 para seu ex-aliado e ex-prefeito do Recife, Jarbas Vasconcelos, que obteve mais de 64% dos votos válidos.

Em 2002, com 86 anos, venceu sua última eleição, elegendo-se o quarto deputado federal mais votado do Estado de Pernambuco, mas desta vez apoiou como candidato à presidência o ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, que ficou na terceira colocação na eleição presidencial do primeiro turno.

Arraes morreu dia 13 de agosto de 2005, depois de complicações de uma dengue e  59 dias internado no Hospital Esperança,  Recife.

causa mortis foi um choque séptico causado por infecção respiratória, agravada por insuficiência renal.

Defensor Público Geral apóia Delegados e divulga nota em defesa da categoria.

A Defensoria Pública, com sua missão constitucional de garantir os princípios constitucionais de acesso à justiça e igualdade entre as partes, e o direito à efetivação de direitos e liberdades fundamentais, “o direito de ter direitos,” desponta no cenário nacional e internacional como uma das mais relevantes Instituições Públicas, essencialmente comprometida com a democracia, a […]

2

A Defensoria Pública, com sua missão constitucional de garantir os princípios constitucionais de acesso à justiça e igualdade entre as partes, e o direito à efetivação de direitos e liberdades fundamentais, “o direito de ter direitos,” desponta no cenário nacional e internacional como uma das mais relevantes Instituições Públicas, essencialmente comprometida com a democracia, a igualdade e a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Diante desse cenário, tendo em conta a emenda parlamentar proposta para suprimir o art. 1° do Projeto de Lei Complementar número 430/2015, em que pese os argumentos expostos, não há como se sustentar, de forma jurídica, a referida proposta.

Atento às regras constitucionais, à polícia civil cabe atuar como polícia investigativa; enquanto que as polícias militares são responsáveis pelo policiamento ostensivo, visando mostrar à sociedade a presença do Estado. Destarte, a Carta Magna estabeleceu exclusividade de atribuições às policias.

Saliente-se, por oportuno e porque necessário, que o espírito da Lei n.º 9099/95, que tem como critério orientador na aplicação da lei a informalidade, dando guarida ao princípio da instrumentalidade, não significa ir de encontro com as regras constitucionais ou desrespeitar as regras formais intransponíveis.

Argumente-se, ainda, que a lavra de um ato circunstanciado de ocorrência não se limita à confecção de um relato, sendo um ato muito mais elaborado que envolve um juízo jurídico de avaliação técnica, que o Delegado de Policia detém por exigência e formação.

À vista dessas considerações, evidencia-se, de forma solar, que a lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência é ato privativo da Polícia Judiciária (leia-se Policia Civil), sendo rechaçada a possibilidade do ato ser exarado por qualquer outro policial, especialmente militar.

A confusão de atribuições, na verdade, além de gerar insegurança jurídica, caracteriza usurpação funcional (competência), acarretando prejuízos às instituições policiais, uma vez que haveria uma invasão na esfera de atribuições das instituições.

A emenda em questão afronta as normas constitucionais já pormenorizadamente definidas e à segurança jurídica, enfraquecendo, assim, as instituições republicanas, a sociedade de modo geral e, sobretudo, o estado democrático de direito (objetivo da Defensoria Público – LC número 80/1994).

Destarte, não pode a Defensoria Pública fechar os olhos quanto à afronta às normas constitucionais, buscando, caso necessário, os mecanismos legais para a restauração da legalidade violada.

Repita-se que, não pairam dúvidas de que a sociedade roga pela celeridade na solução dos conflitos e por um serviço de qualidade que atenda as suas necessidades, mas, principalmente, anseia para que as regras legais sejam respeitadas.

Evidencia-se que a autoridade policial competente para a lavratura do TCO é única e exclusiva do Delegado de Polícia

Manoel Jerônimo de Melo Neto
Defensor Público Geral do Estado

Pernambuco registra 1.669 novos casos e 23 mortes por Covid-19 nas últimas 24h

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta quinta-feira (11), 1.669 novos casos e 23 mortes por Covid-19 em Pernambuco. Entre os confirmados, 67 são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.602 são leves.  Agora, o estado totaliza 313.227 casos confirmados da doença, sendo 33.257 graves e 279.970 leves e 11.269 mortes pela […]

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta quinta-feira (11), 1.669 novos casos e 23 mortes por Covid-19 em Pernambuco.

Entre os confirmados, 67 são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.602 são leves. 

Agora, o estado totaliza 313.227 casos confirmados da doença, sendo 33.257 graves e 279.970 leves e 11.269 mortes pela Covid.

Ministério e Dnocs surpresos com poder de mobilização por obras hídricas nos Sertões de PE e PB

Tem chamado a atenção do Ministério da Integração Nacional e de técnicos do Dnocs a articulação que está cobrando sequência das obras hídricas para beneficiar as populações de cidades no Pajeú e Sertão da Paraíba. No último dia 13, representantes dos dois estados estiveram em Itapetim cobrando a liberação de recursos para continuidade da Adutora […]

thumbnail_itapetim

Tem chamado a atenção do Ministério da Integração Nacional e de técnicos do Dnocs a articulação que está cobrando sequência das obras hídricas para beneficiar as populações de cidades no Pajeú e Sertão da Paraíba. No último dia 13, representantes dos dois estados estiveram em Itapetim cobrando a liberação de recursos para continuidade da Adutora do Pajeú em sua segunda etapa e da Barragem da Ingazeira.

O encontro buscou somar forças do Sertão do Pajeú e da Paraíba para liberação de, pelo menos R$ 43 milhões para retomar a Adutora nos trechos entre São José do Egito e Itapetim e de Sertânia para Afogados da Ingazeira. Este último fundamental para o abastecimento dessas cidades do Alto Pajeú e do Estado da Paraíba.

O movimento é suprapartidário e envolve várias entidades, a começar pelo Ministério Público na região, passando por prefeitos, vereadores, Rotary Clube,  Igreja e comunidade. Com um leque tão grande de entes e participantes, o grupo consegue pressionar Deputados, Senadores e o próprio Ministério.

Para o último ato, até o Ministro Hélder Barbalho recebeu em mãos o convite do promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto. “Só assim conseguimos visibilidade para brigar por recursos e remanejamento de obras que ainda não tiveram seu início. Ainda temos muito pela frente, na brigar pela inclusão de recursos no Orçamento da União para 2017”, destacou o promotor.

“Essas obras não podem parar. São obras estruturadoras, para atender necessidade hídrica na região. Não podem virar elefantes brancos. Tem que haver o comprometimento dos representantes em Brasília”, diz o Padre Luiz Marques Ferreira, do Grupo Fé e Política.

A mobilização já garantiu a promessa de retomada da Barragem da Ingazeira, para setembro. Para os trechos finais da Adutora do Pajeú, ainda são necessários R$ 200 milhões. “Pior é se estivéssemos parados. Estamos unificando as forças para capitalizar os recursos e viabilizar a obra”, conclui o promotor.