Notícias

Multidão acompanhou desfile cívico em Afogados da Ingazeira

Por Nill Júnior

Ascom

Uma verdadeira multidão lotou ontem (07) as ruas de Afogados da Ingazeira para prestigiar um dos mais empolgantes desfiles cívicos já realizados no município. Tanto a Avenida Rio Branco, local tradicional das apresentações, quanto os diversos pontos de concentração dos grupos para o desfile, estavam tomados de gente.

Este ano, a Secretaria Municipal de Educação, responsável pela organização logística do desfile, preferiu não definir um tema único, deixando as Escolas e demais instituições participantes, livres para escolher os próprios temas. As Escolas Municipais trouxeram para a Avenida, as experiências dos projetos de leitura desenvolvidos em sala de aula, numa prévia do que será a Feira de Literatura e Conhecimento deste ano.

Cecília Meireles, Ruth Rocha, Rubem Alves, Monteiro Lobato, Dedé Monteiro, Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Elita Ferreira, Maurício de Souza, Pedro Bandeira, Ariano Suassuana, Miguel de Cervantes, Lima Barreto e Maria Clara Machado foram alguns dos inúmeros autores que “vieram” à Avenida através da criatividade de alunos e professores.

Algumas escolas optaram por temas mais gerais, como o circo, as fábulas infantis, o respeito às diferenças, a preservação da caatinga, brincadeiras infantis, alimentação saudável, educação no trânsito, consumo consciente, respeito à diversidade cultural e religiosa, dentre diversos assuntos de extrema relevância, em uma verdadeira aula de cidadania e respeito.

Crianças, adolescentes e idosos integrantes dos programas sociais coordenados pela Secretaria Municipal de Assistência Social também participaram do desfile apresentando um resgate das danças populares e empunhando a bandeira do combate ao trabalho infantil e à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Bombeiros civis, conselho tutelar, polícia militar, grupos da terceira idade, lojas maçons, grupos de capoeira, jiu-jitsu e karatê também foram às ruas abrilhantar o desfile cívico. As bandas marciais, de Afogados e de outros municípios, deram um show na avenida.

No palanque das autoridades, montado próximo aos Correios, acompanharam o Prefeito José Patriota, o Vice-prefeito, Alessandro Palmeira, o promotor Dr. Lúcio Luiz, representantes do Tiro de guerra e da Polícia Militar, e os Vereadores Rubinho do São João, Sargento Argemiro, Luiz Besourão, Igor Mariano e Raimundo Lima. O encerramento se deu com o arriamento dos pavilhões, na Praça Alfredo de Arruda Câmara.

“Afogados hoje deu um exemplo de respeito aos valores da cidadania e da convivência democrática. Quero parabenizar a todos os envolvidos na organização desse que ficará para a história como um dos maiores desfiles cívicos que já realizamos,” avaliou o Prefeito José Patriota.

VAQUEIROS – mais cedo, centenas de vaqueiros de Afogados e da região participaram do tradicional desfile dos vaqueiros, com concentração no centro desportivo municipal. A Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, que apoiou o evento, deu toda a infraestrutura e logística para receber os participantes. 

Veja mais fotos na Fanpage do blog

Outras Notícias

Motociclista morre após colisão na PE-320

Um acidente com vítima fatal foi registrado na PE-320 próximo ao distrito de Canaã neste domingo (27). De acordo com informações preliminares, a vítima era mototaxista e conhecido por Zé da Bross que acabou colidindo frontalmente com uma Fiat Touro de cor vermelha. Há informação de uma viatura do Corpo de Bombeiros que foi acionada […]

Um acidente com vítima fatal foi registrado na PE-320 próximo ao distrito de Canaã neste domingo (27).

De acordo com informações preliminares, a vítima era mototaxista e conhecido por Zé da Bross que acabou colidindo frontalmente com uma Fiat Touro de cor vermelha.

Há informação de uma viatura do Corpo de Bombeiros que foi acionada para atender a ocorrência.

Infelizmente devido à pancada forte, ele veio a óbito no local do acidente.

Ainda não há informações do estado de saúde do motorista da Touro e nem causas do acidente. As informações são da Rádio Cultura FM de Serra Talhada.

Alegando falta de repasses do Estado, Memorial Arcoverde suspende atendimento do SASSEPE

A Direção do Hospital Memorial Arcoverde lançou nota  informando a suspensão do atendimento médico hospitalar aos usuários dos serviços de assistência a saúde dos servidores do Estado de Pernambuco – SASSEPE. A suspensão já começa a valer a partir deste dia 17. O motivo da suspensão dos serviços aos milhares de servidores públicos estaduais de […]

hospital-memorial1

A Direção do Hospital Memorial Arcoverde lançou nota  informando a suspensão do atendimento médico hospitalar aos usuários dos serviços de assistência a saúde dos servidores do Estado de Pernambuco – SASSEPE.

A suspensão já começa a valer a partir deste dia 17. O motivo da suspensão dos serviços aos milhares de servidores públicos estaduais de Arcoverde e de toda a região, segundo a nota assinada pelo Dr. Joaquim Lucena, diretor do HMA, é a inadimplência nos pagamentos por parte da Secretaria Estadual de Saúde, do Governo do Estado.

Ainda de acordo com a nota, os débitos do estado para com o hospital se arrastam por meses sem que o Governo dê uma solução definitiva para o caso.

Em Serra Talhada, Paulo Câmara visita obras do Hospital Geral do Sertão

O governador Paulo Câmara vistoriou, nesta sexta-feira (16), as obras do Hospital Geral do Sertão – Governador Eduardo Campos (HGEC), no município de Serra Talhada, Sertão do Pajeú. Atualmente, o percentual de avanço da obra está em torno de 30%, com cerca de 215 homens trabalhando no local. Os serviços de execução da etapa física […]

Foto: Hélia Scheppa/SEI

O governador Paulo Câmara vistoriou, nesta sexta-feira (16), as obras do Hospital Geral do Sertão – Governador Eduardo Campos (HGEC), no município de Serra Talhada, Sertão do Pajeú. Atualmente, o percentual de avanço da obra está em torno de 30%, com cerca de 215 homens trabalhando no local. Os serviços de execução da etapa física têm previsão de conclusão para o mês de março de 2020, e representam um investimento de R$ 48 milhões.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, garantiu que, quando entregue, o hospital mudará a realidade de todo o Sertão. “É uma emergência superestruturada, com capacidade para atendimento simultâneo de até 80 pessoas, 44 pessoas na linha de cuidado de adulto, 36 pessoas na linha de cuidado pediátrico. Estamos também agregando ao projeto inicial um centro de Oncologia para cuidar dessa demanda existente em toda a região. Esse equipamento hospitalar vai revolucionar a assistência à saúde no interior de Pernambuco”, garantiu Longo.

O secretário-executivo de Obras do Gabinete de Projetos Estratégicos, Nelson Holanda, assegurou que o cronograma está em dia, e adiantou que, quando a obra física for entregue, começará a fase de responsabilidade da Secretaria de Saúde, referente, por exemplo, à compra de equipamentos e à contratação de pessoal. “Com tudo isso em dia, a meta é entregar o equipamento público à população no primeiro semestre de 2020”, afirmou Nelson.

Foto: Hélia Scheppa/SEI

Atualmente, estão sendo realizados serviços de engenharia em todos os seis blocos da unidade, incluindo a execução de concretagem de pilares, vigas e lajes; alvenaria e emboço interno, revestimento externo, instalação de esquadrias, eletrocalhas, cabos da rede elétrica, tubos da rede pluvial e da rede de esgoto, drenagem e equipamentos da rede de climatização. A unidade hospitalar terá aproximadamente 10 mil metros quadrados (m²) de área construída.

Também está prevista a execução de serviços de engenharia destinados ao sistema viário de entorno do HGEC, que terá, ao todo, 2,4 quilômetros de comprimento e inclui uma via arterial, duas vias locais e uma via projetada às margens da BR-232, além das intervenções junto à BR-232, com a criação de uma rótula, faixas de interseção, aceleração e desaceleração. A previsão de investimentos para o acesso viário é de R$ 3,3 milhões.

O projeto do Hospital Geral Governador Eduardo Campos prevê o atendimento a uma demanda média de 462 internamentos por mês. A estrutura física contará com 5 salas de cirurgia, 60 leitos de internamento e 10 leitos de UTI, com possibilidade de expansão para um total de 140 leitos de internamento e 20 leitos de UTI.

O hospital disponibilizará atendimento ambulatorial nas especialidades de traumato-ortopedia, clínicas geral, cardiológica e neurológica, além de cirurgia geral. A unidade vai complementar a rede de saúde da III Macrorregião, que possui 35 municípios e uma população de 842.153 habitantes. Além de Serra Talhada, o HGEC atenderá os municípios sertanejos de Betânia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Itacuruba, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte e Triunfo. A III Macrorregião é composta pelas VI, X e XI Regionais de Saúde de Pernambuco.

Prefeitura de Serra Talhada zera filas de exames oftalmológicos na zona urbana

A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o projeto Visão para Todos, realizou um grande mutirão de consultas e exames oftalmológicos na Policlínica Municipal João César da Cunha. Nesta sexta-feira (24) e nesta sábado (25), foram atendidos 750 pacientes. O mutirão foi voltado para pacientes que tinham solicitações […]

A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o projeto Visão para Todos, realizou um grande mutirão de consultas e exames oftalmológicos na Policlínica Municipal João César da Cunha. Nesta sexta-feira (24) e nesta sábado (25), foram atendidos 750 pacientes.

O mutirão foi voltado para pacientes que tinham solicitações de consultas e exames oftalmológicos na atenção básica e foram convocados especialmente para o evento. Graças a essa iniciativa, todas unidades de saúde da zona urbana do município tiveram suas filas de exames oftalmológicos completamente zeradas, um marco importante para a gestão da saúde na cidade.

“Foi com trabalho e dedicação que zeramos as filas de exames e consultas oftalmológicas em nosso município. Essa é uma vitória para a nossa população, que agora tem acesso mais rápido e eficiente aos cuidados necessários”, comemorou a prefeita Márcia Conrado.

Além dos exames oftalmológicos, o mutirão ofereceu uma gama de outros serviços de saúde, como aferição de pressão, análise de saturação de oxigênio, testes de glicemia, massagens relaxantes, quiropraxia, liberação miofascial e palestras informativas. As atividades aconteceram das 7h às 13h, hoje, proporcionando à população um atendimento abrangente e de qualidade.

Brejinho: Carreta da Mulher fortalece atendimento com exames e consultas especializadas

O município de Brejinho está recebendo, entre os dias 26 e 30 de maio, a Carreta da Mulher, iniciativa do Governo de Pernambuco que amplia os serviços de saúde voltados ao público feminino. A unidade móvel está estacionada no pátio da feira livre e vem registrando grande procura por parte das mulheres brejinhenses. Durante os […]

O município de Brejinho está recebendo, entre os dias 26 e 30 de maio, a Carreta da Mulher, iniciativa do Governo de Pernambuco que amplia os serviços de saúde voltados ao público feminino. A unidade móvel está estacionada no pátio da feira livre e vem registrando grande procura por parte das mulheres brejinhenses.

Durante os cinco dias de atendimento, estão sendo ofertados exames de mamografia, ultrassonografias de mama, consultas médicas nas áreas de ginecologia e mastologia, além da realização de biópsias do colo do útero e de mama. Os serviços têm como principal objetivo reforçar a prevenção, o diagnóstico precoce e o acompanhamento da saúde da mulher.

A ação representa um importante reforço para a rede municipal de saúde, principalmente no acesso a exames especializados que ajudam na identificação precoce de doenças como o câncer de mama e o câncer do colo do útero, aumentando as chances de tratamento e cura.

A secretária municipal de Saúde, Amanda Araújo, destacou a importância da parceria e do atendimento ofertado à população feminina.

“Esse é um momento muito importante para a saúde das mulheres de Brejinho. Estamos recebendo serviços essenciais, que fortalecem a prevenção e garantem mais acesso aos exames e consultas especializadas. Muitas mulheres aguardavam por essa oportunidade, e nossa equipe está empenhada para acolher todas da melhor forma possível”, afirmou.

O prefeito Gilson Bento agradeceu ao Governo de Pernambuco pela parceria e reforçou o convite para que as mulheres aproveitem os atendimentos disponibilizados.

“Quero agradecer ao Governo do Estado por trazer essa importante ação para Brejinho. Cuidar da saúde da mulher é cuidar das famílias e da população como um todo. Peço que nossas mulheres procurem a carreta e aproveitem os serviços que estão sendo oferecidos gratuitamente”, destacou o gestor.