Notícias

MPPE investiga possíveis irregularidades em licitação da frota municipal de Ibimirim

Por André Luis

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) está investigando supostas irregularidades na realização de um pregão eletrônico da Prefeitura de Ibimirim, que teve como objetivo contratar uma empresa para gerenciar a frota de veículos do município. A apuração é conduzida pela Promotoria de Justiça de Ibimirim, por meio do Inquérito Civil de nº 01664.000.020/2021.

De acordo com as informações do procedimento, a investigação busca esclarecer se o processo licitatório atendeu aos princípios da legalidade. Assim como da transparência e da economicidade, uma vez que a contratação envolve recursos públicos. Além de impactar diretamente nos serviços prestados à população. Assim, o MPPE pretende verificar se houve falhas administrativas, inconsistências técnicas ou eventuais irregularidades que possam ter comprometido a lisura do certame.

Além disso, o inquérito tem como finalidade reunir documentos, ouvir responsáveis, bem como analisar os termos do contrato firmado. Nesse sentido, para que, caso sejam confirmadas irregularidades, sejam adotadas as medidas legais cabíveis. Por outro lado, se não forem constatadas falhas, o procedimento poderá ser arquivado, assegurando a regularidade dos atos administrativos. Por fim, as apurações seguem em andamento. As informações são do Panorama PE.

Outras Notícias

Nico Batista anima festa de São José, em Cruzeiro do Nordeste

No último final de semana, o povoado de Cruzeiro do Nordeste, a pouco mais de 30 km da sede da cidade de Sertânia, comemorou e prestou homenagem ao padroeiro, São José. Na noite de sábado (18), após a celebração religiosa, a comunidade participou da programação que contou com leilão e bingo, em prol da construção […]

No último final de semana, o povoado de Cruzeiro do Nordeste, a pouco mais de 30 km da sede da cidade de Sertânia, comemorou e prestou homenagem ao padroeiro, São José.

Na noite de sábado (18), após a celebração religiosa, a comunidade participou da programação que contou com leilão e bingo, em prol da construção da Casa de Acolhida Padre Estevão.

A programação  foi finalizada com um show do cantor Nico Batista. O prefeito Ângelo Ferreira acompanhou as festividades do padroeiro da comunidade. O evento contou com o apoio do Governo Municipal de Sertânia.

Entidades e políticos lamentam morte de Isabel Cristina

A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) lamentou em nota o falecimento da ex-deputada estadual Isabel Cristina de Oliveira, 62 anos, ocorrido na manhã desta quarta-feira (22), em Petrolina, no Sertão do São Francisco, onde residia. A petista faleceu em decorrência do câncer de mama contra o qual lutou bravamente nos últimos […]

isabelcristinapetrobras14A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) lamentou em nota o falecimento da ex-deputada estadual Isabel Cristina de Oliveira, 62 anos, ocorrido na manhã desta quarta-feira (22), em Petrolina, no Sertão do São Francisco, onde residia. A petista faleceu em decorrência do câncer de mama contra o qual lutou bravamente nos últimos oito anos.

Nascida em Sorocaba (SP), Isabel Cristina construiu no interior pernambucano uma carreira de sucesso como educadora e parlamentar, reconhecida pelo compromisso com as causas sociais e os movimentos populares. Foi uma das fundadoras do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sintepe), contribuindo ainda para a criação da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

A parlamentar atuou como professora de Física na rede privada de ensino e na Universidade de Pernambuco e esteve à frente da superintendência da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf). Seu currículo trazia ainda dois mandatos como vereadora e um de vice-prefeita de Petrolina, além das duas passagens pela Alepe, como deputada estadual.

“Educador por formação, encontrei em Isabel Cristina um grande exemplo de profissional, sempre buscando melhorias para a qualidade de vida da população. Ela foi a primeira mulher eleita pelo Sertão para ocupar uma cadeira na Alepe, em 2007, e desde então tornou-se a nossa eterna professora, alguém que muito nos ensinou na Casa Joaquim Nabuco. Uma pessoa solidária, que fez política com muita dignidade, seriedade e respeito ao povo do Estado, acima de tudo trazendo o Sertão no coração”, comentou o líder da Oposição, Silvio Costa Filho (PRB).

A Central Única dos Trabalhadores em Pernambuco (CUT-PE) também expressou seu profundo pesar pela falecimento da ex-vereadora, ex-vice-prefeita de Petrolina e ex-deputada estadual Izabel Cristina.

A companheira foi um exemplo de luta e de determinação. Ex-dirigente do Sintepe, Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco, também foi fundadora do Partido dos Trabalhadores em Petrolina e deputada estadual por três mandatos.

“Além de representar a mulher sertaneja, a negra, a professora, Izabel Cristina era uma batalhadora generosa e soube deixar seu exemplo de militante e incansável defensora dos trabalhadores e trabalhadoras. Lutava contra o câncer há oito anos, doença que a vitimou nesta triste quarta-feira, 22 de junho”, diz a nota.

O Senador Humberto Costa também se manifestou: “Isabel Cristina teve uma vida inteira marcada pela luta. Como mulher e negra, Isabel quebrou paradigmas e dedicou a sua vida pública a defesa de um mundo melhor e mais justo. Fundadora do PT em Petrolina, foi professora e ensinou muito a todos nós sobre coragem e garra.

Sua contribuição em defesa da educação e do povo mais pobre do Estado, em especial ao povo do Sertão é inestimável. Hoje é um dia mais triste porque perdi uma amiga e uma companheira de batalhas. Mas fica para todos nós o exemplo e o legado de quem nunca se redeu e seguiu forte lutando até o seu ultimo dia. Meus sentimentos aos demais amigos e familiares”.

Lançamento regional da Campanha da Fraternidade 2025 destaca preservação da Caatinga

O lançamento regional da Campanha da Fraternidade 2025, cujo tema deste ano é “Fraternidade e Ecologia Integral”, aconteceu nesta quarta-feira (12), reunindo líderes religiosos e autoridades.  Como parte da programação, o grupo visitou a Serra da Matinha, nas proximidades da nascente do Rio Pajeú, reforçando o compromisso com a preservação ambiental. O encontro contou com […]

O lançamento regional da Campanha da Fraternidade 2025, cujo tema deste ano é “Fraternidade e Ecologia Integral”, aconteceu nesta quarta-feira (12), reunindo líderes religiosos e autoridades. 

Como parte da programação, o grupo visitou a Serra da Matinha, nas proximidades da nascente do Rio Pajeú, reforçando o compromisso com a preservação ambiental.

O encontro contou com a participação de 17 bispos e arcebispos da Regional Nordeste II, que engloba os estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas e Paraíba. O prefeito Wamberg Gomes e o vice-prefeito Cícero Batista recepcionaram as autoridades eclesiásticas, reafirmando o apoio do município às iniciativas de proteção ao meio ambiente.

A abertura do evento foi conduzida por Dom Limacêdo, bispo da Diocese de Afogados da Ingazeira, que destacou a importância da conservação do bioma Caatinga. Representando a Cáritas, Afonso Cavalcante, juntamente com Luiz Siqueira, enfatizou a riqueza desse ecossistema, ressaltando seu potencial farmacológico e a preservação de espécies nativas.

“Temos o melhor própolis do mundo sendo produzido aqui, além de algumas espécies de peixes que só se reproduzem nesta região”, afirmou Luiz Siqueira, conhecido como Luiz de Joel, um dos principais defensores da Caatinga. Durante o evento também aconteceu uma apresentação de projeto ambiental dos alunos da Escola Técnica Paulo Freire. 

Durante o evento, o prefeito Wamberg Gomes apresentou as ações da Prefeitura de Carnaíba voltadas para a preservação ambiental. Entre as iniciativas, ele destacou o tratamento de efluentes lançados no Rio Pajeú, os avanços no processo para transformar a Serra da Matinha em uma Unidade de Conservação Ambiental e a construção de barragens de nível ao longo do rio, visando sua perenização.

Após a visita à Matinha, a comitiva seguiu para Afogados da Ingazeira, onde uma palestra foi realizada no Cineteatro São José. Em seguida, ocorreu a celebração eucarística do lançamento regional da Campanha da Fraternidade 2025, na Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, encerrando o evento com um momento de fé e reflexão sobre a responsabilidade socioambiental.

Pernambucano: Afogados FC estreia contra Petrolina e enfrentará Náutico no Vianão, Santa e Sport no Recife

A Federação Pernambucana de Futebol anunciou na tarde desta quarta-feira a tabela  do Campeonato Pernambucano de 2019. O Afogados FC estreia no dia 20 de janeiro jogando no Vianão contra o Petrolina. Dia 23, América e Afogados se enfrentam no Ademir Cunha. Dia 29 no Arruda, tem Santa Cruz e Afogados FC. Dia 06 de […]

A Federação Pernambucana de Futebol anunciou na tarde desta quarta-feira a tabela  do Campeonato Pernambucano de 2019. O Afogados FC estreia no dia 20 de janeiro jogando no Vianão contra o Petrolina. Dia 23, América e Afogados se enfrentam no Ademir Cunha. Dia 29 no Arruda, tem Santa Cruz e Afogados FC.

Dia 06 de fevereiro Afogados e Salgueiro jogam no Vianão. Dia 10, Central e Afogados em Caruaru. Dia 24,  Afogados e Náutico no Vianão. Dia 28 de fevereiro,  Sport e Afogados se enfrentam na Ilha do Retiro. Em 13 de março,  Afogados e Flamengo no Vianão. Dia 17, Vitória e Afogados na Arena Pernambuco.

Os jogos de abertura estão marcados para o dia 19 de janeiro com Sport x Flamengo de Arcoverde, na Ilha do Retiro, e a reedição da final de 2018 com Central x Náutico, no Lacerdão, ambos os jogos vão começar às 16h (horário do Recife).

A Rádio Pajeú 104,9 FM se prepara para mais uma cobertura com a Seleção do Povo . Todos os jogos ao vivo com Aldo Vidal, Anchieta Santos, Michelli Martins, Marconi Pereira e Nill Júnior.

Dilma e Aécio disputam 2,3 milhões de votos de Marina em Pernambuco

Do Jornal do Commercio No Estado natal de Eduardo Campos, morto em uma tragédia aérea em agosto, Dilma Rousseff e Aécio Neves farão um dos duelos com resultados dos mais imprevisíveis do segundo turno em todo o País. Em Pernambuco, a candidata mais votada em 5 de outubro foi Marina Silva, que agora apoia, junto […]

566f3cdcefc0d9686999042f55c64d2a

Do Jornal do Commercio

No Estado natal de Eduardo Campos, morto em uma tragédia aérea em agosto, Dilma Rousseff e Aécio Neves farão um dos duelos com resultados dos mais imprevisíveis do segundo turno em todo o País. Em Pernambuco, a candidata mais votada em 5 de outubro foi Marina Silva, que agora apoia, junto com a família Campos, Aécio Neves. O tucano, por sua vez, conquistou 284 mil votos no Estado 5,92% do total, muito menos do que os 2,1 milhões recebidos por Dilma, que teve 44,22%.

Mas são os 2,3 milhões de votos de Marina que estão em disputa e podem fazer a diferença no resultado da eleição nacional. A própria Marina e todas as forças que deram suporte à candidatura do PSB no Estado declararam apoio a Aécio, o que teoricamente amplia muito o potencial de voto do tucano. Mas, sem segundo turno para governador, os maiores institutos de pesquisa não fizeram levantamentos registrados em Pernambuco e cientistas políticos afirmam não ser possível precisar o potencial de transferência de votos de Marina, da família Campos ou do PSB local.

Com 6,3 milhões de eleitores, Pernambuco é o segundo maior colégio eleitoral do Nordeste, atrás da Bahia e pouco à frente do Ceará. Nas últimas eleições, as figuras do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pernambucano de nascimento, e de Eduardo Campos estiveram do mesmo lado e o PT conseguiu vitórias expressivas no Estado. Para o domingo, tanto PT quanto PSB avaliam que Dilma deve sair vencedora na disputa no Estado, as divergências são o quanto Aécio pode crescer na comparação com o primeiro turno.

“Esta eleição não está contaminada pela eleição estadual. A figura do Campos está menos presente porque Aécio não é alguém que ele chancelou pessoalmente como candidato, como foi o Paulo Câmara e a própria Marina”, avalia o cientista político e professor da Fundação Getúlio Vargas Marco Antônio Carvalho Teixeira. “Não se sabe o potencial de transferência para o Aécio neste novo contexto”, pondera.

Uma das principais lideranças do PT pernambucano, o senador Humberto Costa aposta na pouca ligação do candidato tucano com o Estado e no fato de não haver segundo turno na disputa pelo governo local para frear o crescimento de Aécio. Segundo ele, sem uma campanha para governador, o eleitor será menos influenciado por lideranças políticas, o que seria benéfico para Dilma. “Não vai ser o prefeito, governador ou o senador que vai definir o voto do eleitor. As pessoas querem votar a partir dos seus pontos de vista”, defende Costa, que aposta que Dilma vá conquistar cerca de 65% dos votos válidos.

Senador eleito pelo PSB no Estado, o ex-ministro Fernando Bezerra Coelho diz que seu partido pretende dar uma votação expressiva a Aécio. Em entrevista, ele contou que espera que Aécio alcance pelo menos 40% dos votos válidos. Mas diz que, “do jeito que os institutos de pesquisa estão”, o tucano pode até ficar “no zero a zero” ou vencer por pouco. Recém-eleito, ele admite porém que será mais difícil transferir votos para Aécio do que foi para Marina. “É mais difícil porque nunca fizemos aliança com o PSDB a nível nacional, mas existe todo um sentimento de mudança e de colocar Pernambuco com protagonismo neste momento em que o País pode iniciar um novo ciclo político” defende.

Tanto a projeção petista quanto a do PSB colocam a Dilma à frente no Estado. Por outro lado, também apontam Aécio conquistando mais votos de Marina do que a adversária, Dilma.

Professor da Universidade Federal de Pernambuco, o cientista político Ernani Carvalho diz que o desempenho de Aécio vai por à prova a força do PSB local em uma disputa mais difícil do que a estadual. “Se for uma eleição apertada, mesmo se a Dilma aparecer à frente, será uma vitória de Aécio. E do PSB local, com as novas lideranças dessa era pós-Eduardo”, explica Ernani.

Opinião parecida tem Marco Antônio Carvalho Teixeira, para quem o Estado pode ser um “decisivo” para o tucano na difícil situação que se desenha no Nordeste. “Para Aécio, Pernambuco é um ganho, não está na conta dele. O que ele conseguir a mais lá, é lucro. Se ele cresce lá, ele pode estar dando um passo decisivo para vencer a eleição”, completa.

Militância

Nas ruas do Recife, o clima é de rivalidade. Derrotada pelo PSB nas disputas locais, a militância do PT voltou às ruas no segundo turno para apoiar Dilma Rousseff. “A candidatura do Armando Monteiro não empolgou a militância do PT. No segundo turno, talvez pelo acirramento, a militância acordou e foi para a rua. Isso tem gerado disputa”, revela Ernani Carvalho.

Desde a morte de Eduardo Campos, muros foram pichados com acusações ao PT. “O PT matou Eduardo” e “Fora PT” são algumas das frases. Neste segundo turno, as acusações se estenderam à prima de Campos, vereadora Marília Arraes, que apoia o PT e vinha em rota de colisão com ex-governador morto.