Notícias

Missão aposta em jovens e vê votação de candidatos como ponto de partida para 2028

Por Michael Andrade

O Partido Missão começa a projetar sua atuação em Pernambuco para as eleições municipais de 2028 a partir do desempenho alcançado por novos nomes nas urnas em 2026. Apesar de não ter conquistado mandatos no estado, a legenda avalia que as votações obtidas por candidatos ao Legislativo podem servir de base para ampliar sua presença política nos próximos anos.

A avaliação ocorre após a primeira participação do Missão em uma eleição geral desde que a legenda obteve registro definitivo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em Pernambuco, o partido lançou Renan Hallais ao Governo do Estado e apresentou chapas para deputado federal e estadual. O desempenho de alguns candidatos mais jovens passou a ser observado internamente como uma possibilidade de construção política para 2028.

Na disputa pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Gabriel Asafe foi o candidato mais votado do Missão, com 12.096 votos. Aos 22 anos durante a eleição, ele disputou pela primeira vez um cargo eletivo.

A votação de Asafe esteve distribuída por praticamente todo o estado. Recife concentrou a maior parcela, com 3.235 votos, seguida por Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Olinda e Paulista.

Para a Câmara dos Deputados, o maior desempenho da legenda em Pernambuco foi de Miguel Kazan. Aos 21 anos, ele recebeu 15.616 votos e terminou como o nome mais votado do partido para deputado federal no estado.

Mesmo sem alcançar uma cadeira na Câmara, Kazan obteve votos em 184 municípios pernambucanos, tendo Recife como seu principal colégio eleitoral.

O Missão terminou a eleição proporcional em Pernambuco sem representantes eleitos. Na disputa federal, a legenda somou aproximadamente 27 mil votos entre candidatos e legenda.

Na corrida pelo Governo do Estado, Renan Hallais recebeu 18.340 votos e terminou na quarta colocação. A candidatura também serviu para apresentar a legenda ao eleitorado pernambucano em sua primeira eleição estadual.

Agora, segundo o Blog do Mário Flávio, integrantes do partido enxergam no desempenho desses novos nomes um ponto de partida para futuras disputas, especialmente nas eleições municipais de 2028.

A estratégia passa pela manutenção da atuação política e digital dos candidatos que conseguiram construir votação própria em 2026, além da tentativa de ampliar a presença partidária nos municípios.

Fonte: Blog do Mário Flávio
Foto: Reprodução

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr

 

Outras Notícias

Odacy instala Frente Parlamentar de Revitalização do rio São Francisco e demais rios de PE

O deputado estadual Odacy Amorim, líder do PT na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), instala oficialmente nesta quarta-feira, dia 3, a Frente Parlamentar em de Revitalização do Rio São Francisco e demais rios de Pernambuco. O ato acontece a partir da 9h numa data simbólica para o Velho Chico por ser o 3 de junho […]

odacy alepe

O deputado estadual Odacy Amorim, líder do PT na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), instala oficialmente nesta quarta-feira, dia 3, a Frente Parlamentar em de Revitalização do Rio São Francisco e demais rios de Pernambuco.

O ato acontece a partir da 9h numa data simbólica para o Velho Chico por ser o 3 de junho o Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco, instituída pelo Comitê de Bacias Hidrográficas do São Francisco no final de 2013.

Odacy será o coordenador geral da Frente que terá ainda como membros efetivos os deputados Miguel Coelho (PSB), Lucas Ramos (PSB), Socorro Pimentel (PSD), Rodrigo Novaes PSD), Tony Gel (PMDB) e Júlio Cavalcanti (PTB). O objetivo do grupo é a promoção de política públicas de sustentabilidade hídrica em consonância com a biodiversidade do Velho Chico e dos outros mananciais do estado.

O requerimento apresentado por Odacy foi aprovado por unanimidade logo no começo da atual legislatura. A Frente terá validade de dois anos. O colegiado vai atuar no âmbito da Assembleia Legislativa na formulação e defesa de propostas e ações que contribuam para o estímulo à revitalização dos rios e muito especialmente do rio São Francisco.

“Vamos procurar meios para incentivar, promover debates, audiências pública e eventos para colaborar com os trabalhos da Frente para ajudar na busca de políticas de proteção para a sobrevivência ambiental de todos esses rios e especialmente do nosso Velho Chico”, comentou o deputado.

Odacy Amorim estará também em Petrolina para integrar a campanha ‘Eu viro carranca para defender o Velho Chico’, atos que ocorrerão em toda as cidades banhadas pelo rio São Francisco. Em Petrolina a concentração será na Praça do Babuzinho, Centro da Cidade, a partir das 15h, depois os participantes seguem em caminhada para a Orla 1 onde haverá diversas apresentações e pronunciamentos.

Um abaixo-assinado estará sendo feito com o recolhimento de assinaturas em apoio a manutenção do programa de revitalização do São Francisco, iniciativa do governo federal, por mais 20 anos.

“Estaremos também engajado nessa programação, levando a Frente Parlamentar para a programação e nos unindo a todos os ribeirinhos na luta pela revitalização e pela vida do nosso Velho Chico”, concluiu o deputado Odacy Amorim.

Dono da JBS diz que pagou propina por investimentos de fundos de pensão

Os investimentos dos fundos de pensão nos negócios do grupo J&F, dono do frigorífico JBS, envolveram o pagamento de propina para executivos dos fundos e para o Partido dos Trabalhadores, afirma o empresário Joesley Batista em seu depoimento ao Ministério Público Federal. Esses investimentos, que servem para financiar as empresas, são investigados pela Operação Greenfield. […]

Os investimentos dos fundos de pensão nos negócios do grupo J&F, dono do frigorífico JBS, envolveram o pagamento de propina para executivos dos fundos e para o Partido dos Trabalhadores, afirma o empresário Joesley Batista em seu depoimento ao Ministério Público Federal. Esses investimentos, que servem para financiar as empresas, são investigados pela Operação Greenfield.

Segundo Joesley, o esquema era similar ao desenhado para conseguir vantagens no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“(Era uma) situação análoga, idêntica ao BNDES, com uma diferença apenas: nos fundos eu pagava propina também pro dirigente e também pro PT, pro tesoureiro. Tinha uma planilha que eu abria 1% pro dirigente, 1% pro presidente do fundo, 1% pro PT, que era administrado pelo Vaccari (João Vaccari, ex-tesoureiro do PT) e creditava a conta mãe, lá, a conta do Guido (Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda).

Em outro depoimento, Joesley diz que mantinha duas contas no exterior para pagar propina referente a facilitações no BNDES. O empresário diz que apresentada extratos regulares da conta ao ministro Guido Mantega e diz que os recursos foram usados para doações de diversos partidos em 2014, a pedido de Mantega.

Os fundos de pensão são entidades que administram a aposentadoria complementar dos trabalhadores. Os maiores fundos do Brasil são vinculados a empresas estatais, como a Previ, dos funcionários do Banco do Brasil, a Petros, da Petrobras, e a Funcef, da Caixa Econômica

Presidente da Amupe, José Patriota discute parceria com Receita Federal

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) José Patriota recebeu nesta quarta-feira (21), na sede da Associação, o delegado da Receita Federal em Pernambuco, Carlos Eduardo, e o auditor fiscal e supervisor da equipe de órgãos públicos da Receita, Gustavo Monterazo.  O encontro serviu para mostrar as ações que a Receita Federal quer implementar […]

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) José Patriota recebeu nesta quarta-feira (21), na sede da Associação, o delegado da Receita Federal em Pernambuco, Carlos Eduardo, e o auditor fiscal e supervisor da equipe de órgãos públicos da Receita, Gustavo Monterazo. 

O encontro serviu para mostrar as ações que a Receita Federal quer implementar em parceria com os municípios pernambucanos.

A exemplo, a regularização do CNPJ de todos os Fundos Municipais, mais agilidade no Parcelamento de débitos, desbloqueios de recursos e emissão da CND, além da instalação de ponto de atendimento da Receita Federal nos municípios, com contrapartida da prefeitura na disponibilização da estrutura necessária e de um servidor, que será treinado pelo órgão aduaneiro. 

“O município também tem à disposição um ambiente virtual para gerenciar as notas fiscais emitidas em seu território, podendo ver até a quantidade de ISS que terá à disposição”, conta o delegado Carlos Eduardo.

Dentre outras ações entre Receita Federal e municípios está o acesso à plataforma da Receita para emissão de Nota Fiscal eletrônica e a emissão de declaração de isenção de IPI para aquisição de veículos por parte de pessoas com deficiência e taxistas. 

O presidente da Amupe, José Patriota falou sobre a importância do diálogo para levar ainda mais desenvolvimento para os municípios. 

“A nossa pauta é buscar cada vez mais avanços para os municípios, e por isso que estamos em diálogo junto à Receita Federal. Tornar este órgão cada vez mais próximo do município, trabalhar de forma integrada para o bom funcionamento da gestão pública”.

‘Ou o PT muda ou acaba’, afirma Marta em entrevista

A senadora e ex-ministra Marta Suplicy (PT-SP) criticou a presidente Dilma Rousseff e lideranças do partido e afirmou, em entrevista publicada na edição deste domingo do jornal “O Estado de S. Paulo”, que “ou o PT muda ou acaba”. Na entrevista, ela reconheceu que articulou a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a […]

martaA senadora e ex-ministra Marta Suplicy (PT-SP) criticou a presidente Dilma Rousseff e lideranças do partido e afirmou, em entrevista publicada na edição deste domingo do jornal “O Estado de S. Paulo”, que “ou o PT muda ou acaba”.

Na entrevista, ela reconheceu que articulou a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a presidente no ano passado – no lugar da de Dilma –, qualificou o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, de “inimigo” e disse que a presidente não reconhece os próprios erros.

Marta Suplicy pediu demissão em novembro do cargo de ministra da Cultura, por meio de uma carta na qual fez objeções à política econômica do governo. No mês passado, criticou a nomeação por Dilma do sucessor dela no Ministério da Cultura, o sociólogo Juca Ferreira, a quem atribuiu “desmandos” na época em que dirigiu a pasta (entre 2008 e 2010, durante o governo Lula).

Ao jornal, a senadora disse que, no ano passado, organizou um jantar com empresários em apoio à candidatura de Lula a presidente – no lugar da de Dilma à reeleição. Mas, segundo afirmou, o ex-presidente não quis.

Marta elogiou a equipe econômica nomeada por Dilma – “é experiente, qualificada” –, mas afirmou que a presidente precisa reconhecer os próprios erros, o que, segundo disse, não fez durante a campanha nem no discurso de posse.

Sobre o PT, declarou que é um partido “cada vez mais isolado” e do qual está “há muito tempo alijada e cerceada, impossibilitada de disputar e exercer cargos para os quais estou habilitada” – Marta perdeu a disputa interna para Fernando Haddad, que concorreu e se elegeu prefeito de São Paulo em 2012, e para Alexandre Padilha, candidato derrotado do partido a governador de São Paulo no ano passado.

“Cada vez que abro um jornal, fico mais estarrecida com os desmandos do que no dia anterior. É esse o partido que ajudei a criar e fundar? Hoje, é um partido que sinto que não tenho mais nada a ver com suas estruturas”, afirmou.

Ela afirmou que ainda não decidiu se sairá do PT, mas disse ter vários convites. “A decisão não está tomada ainda, mas passei um mês e meio, dois meses, chorando, com uma tristeza profunda, uma decepção enorme, me sentindo uma idiota. Não tomei a decisão nem de sair nem para qual partido, mas tenho portas abertas e convites de praticamente todos, exceto do PSDB e do DEM.”

A senadora também criticou na entrevista o atual ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, a quem chamou de “inimigo”. Embora lideranças do partido já tenham se manifestado a favor da volta de Lula em 2018, ela afirmou que o ministro articula a própria candidatura, mas terá contra si “a arrogância e o autoritarismo”.

Shows e celebrações marcam encerramento da Festa de Março em Ingazeira

A cidade de Ingazeira-PE encerrou, na noite de terça-feira (18), a programação da tradicional Festa de Março com shows de Forró Pegado e Natanzinho. O evento reuniu um grande público no pátio de eventos, que acompanhou as apresentações. O prefeito Luciano Torres (PSB) participou do evento e do encerramento do novenário em homenagem a São […]

A cidade de Ingazeira-PE encerrou, na noite de terça-feira (18), a programação da tradicional Festa de Março com shows de Forró Pegado e Natanzinho. O evento reuniu um grande público no pátio de eventos, que acompanhou as apresentações.

O prefeito Luciano Torres (PSB) participou do evento e do encerramento do novenário em homenagem a São José, padroeiro da paróquia. Ele destacou a organização da festa e a presença da população. “A festa ocorreu com tranquilidade, dentro das normas de segurança. É sempre importante ver nossa comunidade reunida nesses momentos”, afirmou.

A programação religiosa contou com uma missa solene presidida pelo bispo da Diocese de Afogados da Ingazeira, Dom Limacêdo Antônio. O Padre Daniel Gomes, administrador paroquial da Paróquia São José, conduziu a celebração, que reuniu fiéis na igreja.

Entre as autoridades presentes, o deputado estadual Diogo Morais (PSB) acompanhou a programação religiosa e social ao lado do prefeito Luciano Torres, da primeira-dama Margarida e de outras lideranças. O ex-prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres (PSDB), que atualmente atua como assessor especial do Governo de Pernambuco, também esteve presente com sua esposa Mary Delanea.