Notícias

Missa do Poeta celebra Sebastião Dias em Tabira

Por André Luis

Abrindo a semana da tradicional Missa do Poeta, no próximo dia 13 de setembro, a cidade de Tabira, no Sertão do Pajeú, será palco da primeira edição do Festival Sebastião Dias de Repente, uma celebração especial ao Dia Municipal da Poesia, data que celebra o nascimento do poeta e repentista Sebastião Dias, que nasceu em Ouro Branco, no Seridó do Rio Grande do Norte, mas que fez de Tabira seu lar por mais de 45 anos.

O evento, que terá início às 19h na Praça Gonçalo Gomes, será gratuito e promete uma noite repleta de cultura e poesia com duplas de destaque no cenário do repente, como André Santos e Zé Carlos do Pajeú, Diomedes Mariano e Raimundo Borges, Arnaldo Pessoa e Afonso Pequeno, Raimundo Caetano e Daniel Olímpio, além de Denilson Nunes e Adelmo Aguiar. A noite terá ainda a participação especial de Cícero Nascimento e Thúlio Fontinele.

A apresentação do evento ficará por conta de Felizardo Moura, e as declamações serão realizadas por Iponax Vila Nova e Djalma Mota. Além das apresentações poéticas, o festival será abrilhantado pela Filarmônica Manoel Felipe Nery, da cidade de Ouro Branco (RN), e pelo grupo de Xaxado Mulheres de Água Branca, garantindo uma programação rica e diversificada.

O evento é uma homenagem póstuma, organizada pela esposa e filhos de Sebastião, com a colaboração do poeta Zé Carlos do Pajeú e da Associação dos Poetas e Prosadores de Tabira (APPTA). A data também marca o aniversário de outro grande ícone da poesia, Dedé Monteiro, Patrimônio Vivo de Pernambuco, tornando o evento ainda mais significativo para os amantes da poesia e da cultura popular.

A identidade visual do Festival foi criada pelo artista plástico Marcos Pê, natural de Cajazeiras (PB). Reconhecido por imortalizar poetas com sua arte, Marcos Pê traz em seu trabalho fortes referências da xilogravura, unindo tradição e expressão criativa em cada traço.

O Dia Municipal da Poesia foi instituído pela Lei n° 1.296/2024, sancionada pelo Poder Executivo, e é um projeto de autoria da vereadora Socorro Veras. Esta data comemorativa foi criada para celebrar e promover a arte da poesia na cidade, incentivando a valorização dos poetas locais e a realização de eventos culturais relacionados.

Outras Notícias

Desembargador Alberto Nogueira receberá homenagem da ALEPE

Por mais de 40 anos de bons serviços prestados a Advocacia e a Magistratura o Desembargador Alberto Nogueira Virgíneo será homenageado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco. O autor do requerimento foi o Deputado estadual Clodoaldo Magalhães. A solenidade vai acontecer na próxima 2ª feira no Plenário do palácio Joaquim Nabuco. O convite é assinado pelo Presidente […]

Por mais de 40 anos de bons serviços prestados a Advocacia e a Magistratura o Desembargador Alberto Nogueira Virgíneo será homenageado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco.

O autor do requerimento foi o Deputado estadual Clodoaldo Magalhães. A solenidade vai acontecer na próxima 2ª feira no Plenário do palácio Joaquim Nabuco.

O convite é assinado pelo Presidente da Assembleia, deputado Guilherme Uchoa.

 

Celpe não instala energia e Área de Segurança em Afogados funciona com gambiarra

por Anchieta Santos Funcionando de forma precária. Esta é a situação do Prédio onde funciona a Área Integrada de Segurança (AIS) que abriga o 23º BPM e a Delegacia de Polícia Civil em Afogados da Ingazeira. Informações dão conta de que a maior parte do prédio não tem energia e onde tem, é uma gambiarra […]

centro-integrado-seguranca

por Anchieta Santos

Funcionando de forma precária. Esta é a situação do Prédio onde funciona a Área Integrada de Segurança (AIS) que abriga o 23º BPM e a Delegacia de Polícia Civil em Afogados da Ingazeira.

Informações dão conta de que a maior parte do prédio não tem energia e onde tem, é uma gambiarra que acende as luzes. Computadores, aparelhos de ar condicionado e outros equipamentos estão desligados.

A Celpe não teria atendido até agora a solicitação do governo do estado para instalar a energia.

O que diz Júlio Torres

Prezado Nill Júnior, Em virtude do Dia do Jovem, celebrado hoje, 13 de abril, solicitamos o espaço do campus da AESA para que um grupo de jovens pudessem utilizá-lo e comemorar esta data, muitas vezes esquecida. Caso tenha acontecido alguma falha, salientamos que não é de responsabilidade da direção da AESA, visto que a Instituição […]

Prezado Nill Júnior,

Em virtude do Dia do Jovem, celebrado hoje, 13 de abril, solicitamos o espaço do campus da AESA para que um grupo de jovens pudessem utilizá-lo e comemorar esta data, muitas vezes esquecida.

Caso tenha acontecido alguma falha, salientamos que não é de responsabilidade da direção da AESA, visto que a Instituição apenas cedeu o espaço. Além disso, é importante destacar que reconhecemos a falha, porém assim que foi percebido a presença de bebidas no local foi pedido para que tirassem.

Reiteramos o protagonismo que temos, levando nossa juventude, com quase 300 vagas de jovens aprendizes geradas e conquistas na área de estágio, tornando-nos referência em todo o Estado de Pernambuco. A Casa da Juventude destaca-se hoje como uma das melhores em Pernambuco, sendo também uma cidade destacada por seus cursos profissionalizantes. No entanto, lamentavelmente, isso não é reconhecido na esfera política, e quaisquer falhas são utilizadas para fins políticos.

Infelizmente em todo e qualquer evento sempre haverá pessoas com atitudes e ações que não se adequam, mas precisamos lembrar que se tratam de serem humanos, com falhas, como todos nós, e que muitas vezes aproveitam um momento que deveria ser de descontração para extrapolar, e lamentamos por isso.

Queremos enfatizar que nossa intenção era apenas comemorar esta data e seguir firmes em nosso propósito de levar a juventude ao protagonismo, buscando cada vez mais oportunidades de primeiro emprego e fortalecendo os cursos profissionalizantes em nossa cidade.

Atenciosamente,

Júlio Torres

Brejinho: Prefeitura entrega duas novas ambulâncias

Nesta sexta-feira (15), a Prefeitura de Brejinho realizou a entrega oficial de dois novos veículos destinados exclusivamente ao atendimento médico: uma ambulância básica, equipada para remoções e atendimentos gerais, e outra de suporte avançado, totalmente equipada para atender a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O evento reuniu autoridades, profissionais da saúde, […]

Nesta sexta-feira (15), a Prefeitura de Brejinho realizou a entrega oficial de dois novos veículos destinados exclusivamente ao atendimento médico: uma ambulância básica, equipada para remoções e atendimentos gerais, e outra de suporte avançado, totalmente equipada para atender a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O evento reuniu autoridades, profissionais da saúde, representantes do CIMPAJEÚ e moradores que acompanharam de perto a entrega dos veículos.

“As ambulâncias representam um salto na qualidade e na capacidade de resposta do sistema de saúde local, garantindo mais rapidez e eficiência nos atendimentos, especialmente em situações de emergência”, destacou a assessoria de comunicação.

Em seu pronunciamento, o prefeito Gilson Bento ressaltou que a entrega dos veículos é fruto de muito trabalho e articulação junto a parceiros.

Ele destacou a importância das novas aquisições para a população e reforçou seu agradecimento ao Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, pelo apoio decisivo para que o investimento se concretizasse.

Nos últimos anos, a Prefeitura de Brejinho vem realizando investimentos na área da saúde. Além da ampliação da frota, o município tem investido na construção e modernização de unidades de saúde, aquisição de equipamentos, capacitação de profissionais e ampliação da oferta de serviços, beneficiando diretamente milhares de moradores, tanto da zona urbana quanto da zona rural.

Para a secretária municipal de Saúde, Amanda Araújo, essas conquistas reforçam o compromisso da gestão em colocar a vida e o bem-estar das pessoas em primeiro lugar. “A chegada desses veículos é mais um passo no fortalecimento da rede de urgência e emergência. Nossa população pode ter certeza de que continuaremos buscando recursos e inovações para oferecer o melhor atendimento possível”, destacou.

“Investir em saúde é investir em vidas. Com essas novas ambulâncias, ampliamos nossa estrutura, melhoramos as condições de trabalho das equipes e oferecemos à população um atendimento mais seguro, rápido e humanizado. Agradeço ao Governo Federal e ao Ministério da Saúde pela parceria e por entender a importância dessa demanda para Brejinho”, afirmou Gilson Bento.

Feira de Artesanato e Produtos da Agricultura Familiar do Pajeú acontece em Afogados

Acontece nesta quinta (10) em Afogados da Ingazeira, a I Feira de Artesanato e Produtos da Agricultura Familiar do Pajeú. Organizada pelas gerências do IPA de Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, o evento reúne 30 família, divulgando e comercializando artesanato de diversos tipos. Tais como: couro, madeira, fibra da bananeira, sementes, couro de tilápia, bordado, […]

DSC00126
Foto ilustrativa

Acontece nesta quinta (10) em Afogados da Ingazeira, a I Feira de Artesanato e Produtos da Agricultura Familiar do Pajeú.

Organizada pelas gerências do IPA de Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, o evento reúne 30 família, divulgando e comercializando artesanato de diversos tipos. Tais como: couro, madeira, fibra da bananeira, sementes, couro de tilápia, bordado, retalhos, pinturas, aplicação em tecido e pet, como também comidas típicas da região.