Notícias

Miguel Coelho deixa Prefeitura de Petrolina nesta quarta-feira

Por André Luis

Após 5 anos e 3 meses à frente da gestão de Petrolina, o prefeito Miguel Coelho decidiu se afastar do cargo para se dedicar à pré-candidatura ao Governo do Estado.

Nesta quarta (30), o gestor comandará um ato simbólico de agradecimento aos petrolinenses. A solenidade ocorrerá às 19h, no Centro Cultural Dom Bosco, em frente à igreja catedral.

Miguel pretende fazer durante o ato simbólico um balanço de sua gestão e um agradecimento ao povo petrolinense pelo apoio maciço no seu mandato. O gestor deixará o cargo com 88% de aprovação segundo a última pesquisa do instituto Ipespe, além de ter obtido a maior votação proporcional para prefeito nas últimas eleições entre as grandes cidades do Norte e Nordeste.

A solenidade marcará também a posse do novo prefeito Simão Durando. Após a renúncia de Miguel, o atual vice-prefeito assumirá a liderança da cidade oficialmente. Na mesma noite, da sacada da Prefeitura de Petrolina, Simão Durando fará um pronunciamento para a população sobre os novos compromissos com Petrolina.

Outras Notícias

Eriberto assume comando do Estado até domingo cumprindo agenda social

O presidente da Assembleia Legislativa, Eriberto Medeiros (PP), assume desta quarta-feira (11) até o próximo domingo (15) o comando do governo do Estado. Nesse período, o governador Paulo Câmara e a vice Luciana Santos cumprem agenda no exterior. Em seu primeiro dia como chefe do Executivo, nesta quinta, o governador em exercício participará da Caravana […]

O presidente da Assembleia Legislativa, Eriberto Medeiros (PP), assume desta quarta-feira (11) até o próximo domingo (15) o comando do governo do Estado. Nesse período, o governador Paulo Câmara e a vice Luciana Santos cumprem agenda no exterior.

Em seu primeiro dia como chefe do Executivo, nesta quinta, o governador em exercício participará da Caravana do 13º do Bolsa Família, iniciativa que visa apresentar o benefício aos contemplados e técnicos que gerenciam o programa. O evento acontece no município de Barra de Guabiraba.

Como governador em exercício, Eriberto também prestigiará o “Curso Novas Regras – Eleições Municipais 2020”, promovido pela Escola do Legislativo da Alepe em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE). Em sua 4ª edição, o programa será realizado em Garanhuns, nesta quinta-feira, e tem por objetivo revisar as principais alterações na legislação eleitoral e orientar servidores públicos, candidatos ou não, a evitar atos ilícitos.

“Com muita descrição vamos fazer a nossa parte e colaborar com o governo durante esse período. Essa é a terceira vez que assumimos o governo interinamente, na gestão de Paulo Câmara, e contaremos com os deputados, secretários e entidades para que possamos, dentro de um curto prazo, fazer o que for possível pelo Estado”, disse o presidente da Alepe.

Na tarde desta quarta-feira, Eriberto Medeiros repassou o cargo à vice-presidente da Alepe, deputada Simone Santana (PSB), numa breve solenidade no seu gabinete que contou com a participação de vários deputados.

Simone é a primeira mulher a presidir o Legislativo em 184 anos de história do Poder. Ao assumir o cargo, a parlamentar ressaltou a responsabilidade da missão e disse se tratar de “uma possibilidade de todas as pernambucanas se verem representadas no comando do Legislativo”.

“É a primeira vez que uma mulher assume essa responsabilidade e vejo como uma possibilidade de todas as mulheres pernambucanas se verem representadas. Pernambuco sempre teve essa postura de vanguarda, essa é uma Legislatura na qual temos um maior número de mulheres, temos um primeiro mandato coletivo, o da Juntas, que representa vários segmentos de mulheres. O fato de a gente estar assumindo a presidência do Legislativo é de extrema importância. É simbólico, por pouco tempo, mas de extrema importância”, pontuou.

Perfil – Simone Santana presidiu a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alepe por quatro anos. A deputada é autora da Ação Formativa Mulheres na Tribuna – Adalgisa Cavalcanti, criada por meio da Resolução nº 1.375/16, como ferramenta de incentivo à participação feminina nos espaços de poder.

Morte de bombeiro por Covid-19 comove Arcoverde

O Sargento do Corpo de Bombeiros de Arcoverde Kleiton Gutemberg faleceu nesta terça-feira (11) por complicações decorrentes da doença causada pelo novo coronavírus. Formado em Educação Física, o militar atuou como treinador no esporte de Arcoverde. Lotado no 9º GB BM e treinador da equipe do LW Futsal, era casado e tinha dois filhos, como […]

O Sargento do Corpo de Bombeiros de Arcoverde Kleiton Gutemberg faleceu nesta terça-feira (11) por complicações decorrentes da doença causada pelo novo coronavírus.

Formado em Educação Física, o militar atuou como treinador no esporte de Arcoverde.

Lotado no 9º GB BM e treinador da equipe do LW Futsal, era casado e tinha dois filhos, como se vê na foto ao lado.

Adulto jovem, mais um que entra na estatística dos que não tinham o perfil para maior mortalidade pela doença.

Policiais militares, bombeiros militares e a população arcoverdense estão externando luto nas redes sociais por seu falecimento.

Wellington da LW,  cuja equipe que levava o nome da empresa no futsal foi treinada por Kleyton o classificou como “um grande líder da aguerrida equipe, favorecendo a conquista de vários campeonatos no estado”.

O ex-vice-prefeito Israel Rubis foi um deles. “Kleyton era um grande incentivador regional do esporte, especialmente o futebol.  Mais um guerreiro das forças de segurança e atividades de defesa civil que perdeu a batalha para a Covid-19 “.

O Patriota comunicador da Pajeú

O excepcional registro é de um arquivo do cantor, compositor e produtor Daniel Bueno, que foi formado na Rádio Pajeú, para como muitos, depois ganhar o mundo com seu talento. Ela comprova a passagem de José Patriota pela Rádio Pajeú.  Muita gente tinha a informação,  mas dúvidas se sua passagem pela emissora havia sido efetiva, […]

O excepcional registro é de um arquivo do cantor, compositor e produtor Daniel Bueno, que foi formado na Rádio Pajeú, para como muitos, depois ganhar o mundo com seu talento.

Ela comprova a passagem de José Patriota pela Rádio Pajeú.  Muita gente tinha a informação,  mas dúvidas se sua passagem pela emissora havia sido efetiva, duradoura.

Fomos saber de Daniel o contexto da foto. “Estávamos no ACAI transmitindo, à noite, o baile de carnaval de 1985 para a Rádio Pajeú. Eu com 25 anos, Patriota com 24”.

Daniel disse que àquela época, já eram compadres. “Eu acabava de ser padrinho de Patriane, nome dado por mim a pedido dele, a junção dos nomes Patriota e Ana”, explica.

Patriota ainda teve mais três filhos da relação com Madalena Leite, que dividiu a vida com ele até sua morte: Patriota Neto, Juliana e Marília.

“Éramos também confrades do Grupo Ideal Jovem, criado para fomentar a cultura da região. O Fercan é um dos legados desse grupo”, lembra.

“Alguma vezes apresentamos, lado a lado, a resenha Panorama Esportivo”, acrescenta. Patriota ainda apresentou os programas “Sábado Comunica Show” e “A Voz do Trabalhador Rural”, do Sindicato dos trabalhadores Rurais, dentre outros projetos.

Câmara de Arcoverde acata pedido de CPI para investigar AESA

A Câmara de Vereadores de Arcoverde acatou na noite desta segunda-feira (22), pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI para investigar supostas irregularidades no recolhimento de tributos à Prefeitura do Município por parte da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – AESA. Assinaram o pedido os vereadores Com as assinaturas dos vereadores […]

A Câmara de Vereadores de Arcoverde acatou na noite desta segunda-feira (22), pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI para investigar supostas irregularidades no recolhimento de tributos à Prefeitura do Município por parte da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – AESA.

Assinaram o pedido os vereadores Com as assinaturas dos vereadores Rodrigo Roa, Célia Galindo, Zirleide Monteiro e Wevertton Siqueira, o Siqueirinha,  Presidente da Casa.

O pedido de CPI foi apresentado pelo vereador Rodrigo Roa (Avante), que ressalta que tais prática vem provocando prejuízos à Fazenda Municipal.

No pedido de CPI, Rodrigo Roa revela que consta “provisionado o exorbitante valor de R$ 2.205.000,00 (dois milhões e duzentos e cinco mil reais) destinado à realização de repasses do Município em favor da AESA, sendo que até a presente data já foi devidamente liquidado o importe de R$ 1.245.422,11 (um milhão, duzentos e quarenta e cinco mil, quatrocentos e vinte e dois reais e onze centavos), exigindo a fiscalização no âmbito do Poder Legislativo acerca da destinação e uso desse montante significativo de recursos públicos”.

O requerimento também cita indícios de existência de nepotismo no âmbito da referida instituição de ensino e que, conforme dados do “Tome Contas”, a atual direção da autarquia segue realizando compras na pessoa jurídica de direito privado LW Comércio Atacadista e Varejista de Móveis e Eletrodomésticos, que compõe o conglomerado de empresas do Prefeito Wellington Maciel.

Durante a sessão, os vereadores apresentaram imagens do Portal da Transparência da AESA, onde se constata que houve um “apagão” no recolhimento dos tributos à Fazenda Municipal entre os anos de 2016 a 2021. Mesmo assim, o município emitiu uma certidão positiva de débitos para a Autarquia.

No requerimento, o vereador Rodrigo Roa cita ainda que constantemente o governo do prefeito Wellington Maciel vem se negando a dar informações e relata recente pedido feito pela vereadora Célia Galindo que teve que ser ajuizado perante o Poder Judiciário, mas, mesmo com a determinação da justiça as respostas não foram dadas sobre a AESA.

Distribuição e mudas marca Dia Mundial do Meio Ambiente na Faculdade Vale do Pajeú

A Faculdade Vale do Pajeú realizou nesta quarta (5), uma mobilização pelo Dia Mundial do Meio Ambiente. A mobilização  distribuiu material informativo e 300 mudas de árvores frutíferas e ornamentais, com o objetivo de chamar a atenção da população sobre a importância da preservação do meio ambiente e de nossa mata nativa. A ação contou […]

Foto e informações: Marcelo Patriota

A Faculdade Vale do Pajeú realizou nesta quarta (5), uma mobilização pelo Dia Mundial do Meio Ambiente. A mobilização  distribuiu material informativo e 300 mudas de árvores frutíferas e ornamentais, com o objetivo de chamar a atenção da população sobre a importância da preservação do meio ambiente e de nossa mata nativa.

A ação contou com o apoio da Defensoria Publica do Estado de Pernambuco, Colégio Interativo e a ETE Célia Siqueira. O Padre Luiz Marques, do Grupo Fé e Política, trouxe 40 mudas de arvores nativas da Sementeira em Ingazeira.

Lá há um projeto em parceria com o SICOOB-PE que já distribuiu cerca de 50 mil arvores. O projeto teve início em São José do Egito, quando o padre estava na Paróquia de São José. A FVP vai participar no incentivo a esse projeto, segundo Cleonildo Lopes, o  Painha, responsável pela instituição de ensino superior.

 “Temos que fazer mais  campanhas no intuito de  conscientizar os cidadãos para a necessidade de preservar os ecossistemas. Se nada for feito, o consumo exagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo como vivemos atualmente, comprometendo, inclusive, nossa sobrevivência. Vejamos o exemplo de nosso Rio Pajeú, está agonizando”.

“São José do Egito ganhou hoje mais de trezentas novas árvores. Estamos felizes em celebrar essa data importante em nosso calendário,  pois sabemos da importância da arborização tanto no aspecto de preservação ambiental como na saúde da população”, disse Painha.

A iniciativa faz parte do Dia Internacional do Meio Ambiente. Foram distribuídas mudas de Acerola, Romã, Jaboticaba, Amora, Nêspera, Goiaba, Paineira, Castanhola, Tamarino e Ninho.