Notícias

Microempresário que ficou uma noite preso em Recife diz que “entrou de gaiato” em história

Por Nill Júnior
Renato, o Cafú, mostra as mensagens de apoio no celular

Renato Panta Batista, o Cafú, foi acusado de participação em episódio de assalto e receptação de produtos roubados da Magazine Luiza em Camaragibe, viu sua imagem exposta na TV e garante que vai em busca de justiça. “Nunca quis nada de ninguém”

Renato Panta Batista, o Cafú. teve sua imagem viralizada nas últimas horas, acusado de participação em receptação de produtos que teriam sido levados da Magazine Luiz de Camaragibe a poucos dias. Por sua história de microempresário no ramo de câmeras e sistemas de segurança em Afogados da Ingazeira, com a Cafú Monitoramento, a dez anos no ramo, muitos desconfiaram e ficaram surpresos com as imagens exibidas na TV Clube.

Esta tarde, o blog conversou com Renato e ouviu sua versão da história. A entrevista também vai ao ar no programa Manhã Total desta segunda (14) na Rádio Pajeú. “Eu estava em Afogados e Diego me chamou para ir ao Recife”. Ele fala de Diego Marques da Silva, de Tabira, que trabalha com conserto, compra e vendas de aparelhos celulares em Tabira. “Ele não tem habilitação porque compraria um material ara ele e eu compraria um outro material do meu ramo para mim também. Na viagem ele foi conversado com uma mulher no OLX”.

Em Recife, marcaram de buscar a mulher em Santo Amaro. Lá, segundo Cafú, a mulher revelou que estava apenas intermediando o negócio porque queria R$ 200 de comissão. Pediu a localização do amigo dela que estava no shopping Guararapes, em Jaboatão. “Eu e Diego ficamos no veículo, ela pegou uma quantia com Diego e pegou a mercadoria com o rapaz.  Disse que no outro dia pegaria a nota e Diego entregaria o restante do dinheiro”. O valor total era de R$ 11.500,00. “A gente foi embora, deixou ela em Santo Amaro, voltamos ao Derby, jantamos e dormimos no apartamento na Boa Vista”. No outro dia foram ao centro. Peguei um Uber e fui resolver minhas coisas”. Segundo ele, por volta das 5 da tarde, se reuniram para ir embora ara o apartamento porque a mulher não apareceu com a nota  como combinado. Combinaram de esperar só até a manhã da sexta (11).

“”Pagamos o estacionamento e quando saímos duas viaturas encostaram. Os policiais disseram que já sabiam de tudo e a gente tinha assaltado o Magazine Luiza. Nem estávamos no dia do episódio em Recife. Na Delegacia ficaram pressionando, perguntando da mercadoria, como tínhamos conseguido. Pressionaram Diego para dizer o que ele não sabia, porque também entrou de gaiato. seguraram a gente até o outro dia de manhã sem deixar a gente falar com ninguém. Só quando o advogado chegou que a gente pôde falar com a família”. Disse ainda que o Diego manteve a mesma versão.

Na audiência de custódia, após ida ao IML, foram liberados sob pagamento de fiança. “Só falei a verdade”. Panta diz que um iPhone dele e dinheiro não foram devolvidos.

Quanto às imagens exibidas em uma emissora de TV, diz que vai buscar responsabilizar a exposição das imagens. Renato chegou na sexta por volta da meia noite em Afogados. Relata que tem recebido muitas manifestações de solidariedade. “Mas a cabeça não funcionou direito ainda”, diz um pouco abatido.   Ele diz que pelo WhattsApp, tem recebido muitas mensagens de apoio. “Quem realmente me conhece sabe que eu não sou capaz de nada disso”.

Segundo a polícia, a mulher presa fazendo a venda dos produtos a Diego objetos de furto ou roubo e reincidente foi Cínthia Cibele Soares de Macedo. Os aparelhos fariam parte de um esquema comandado por um assaltante conhecido como “Lacrado”,  porque o suspeito só trabalha com aparelhos com embalagem selada.

Outras Notícias

Prefeitos e secretários que integram o CIMPAJEÚ se reunirão nesta sexta (14)

O Presidente do Consorcio de Integração dos Municípios do Pajeú – CIMPAJEÚ, Dêva Pessoa convoca todos os Prefeitos e Secretários de Saúde, para a reunião que acontecerá neta sexta (14), às 09:00 horas no auditório da Pousada de Brotas em Afogados. Na oportunidade irão discutir do cumprimento da pauta que trata da prestação do atendimento […]

O Presidente do Consorcio de Integração dos Municípios do Pajeú – CIMPAJEÚ, Dêva Pessoa convoca todos os Prefeitos e Secretários de Saúde, para a reunião que acontecerá neta sexta (14), às 09:00 horas no auditório da Pousada de Brotas em Afogados.

Na oportunidade irão discutir do cumprimento da pauta que trata da prestação do atendimento do Hospital Regional Emília Câmara, do Programa “Olhar Brasil” e também do debate sobre o SAMU, bem como dúvidas sobre contratação da Saúde pelo IDESNE, além de outras questões que houver.

Dêva pede aos diretores que confirmem suas presenças pelos contatos: [email protected], ou telefones: (87) 3838-3142 e (87) 9612-2174.

SDS promove curso de inteligência policial em parceria com FBI e Consulado Americano

Profissionais da segurança pública em Pernambuco terão atualização em técnicas de negociação em situações de crise, como casos com reféns, com instrutores do FBI A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) trouxe ao Estado, de forma inédita, uma capacitação especializada na área de negociação e inteligência policial, em parceria com a Embaixada Americana no […]

Profissionais da segurança pública em Pernambuco terão atualização em técnicas de negociação em situações de crise, como casos com reféns, com instrutores do FBI

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) trouxe ao Estado, de forma inédita, uma capacitação especializada na área de negociação e inteligência policial, em parceria com a Embaixada Americana no Brasil, o Consulado Americano no Recife e o FBI. O Curso de Negociação e Inteligência em Crises será ministrado a profissionais da segurança pública estadual e federal, entre os dias 26 e 30 de junho, na Academia de Polícia Civil, no Centro do Recife.

Os instrutores serão especialistas do FBI em técnicas de comunicação e habilidades necessárias para abordar e conversar com indivíduos em situações de crise, a exemplo de casos com reféns, barricadas e tentativas de suicídio.

Passarão pelo curso de atualização diversos integrantes da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, além de membros da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria da Casa Militar do Estado e Ministério Público Estadual.

“Pazuello disse que precisará ouvir Palácio sobre compra da Coronavac”, diz Flávio Dino

Foto: Aurélio Pereira/MS Governadores fizeram reunião virtual com ministro da Saúde nesta terça, para discutir a política de vacinação. Andréia Sadi/G1 O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse a governadores, nesta terça-feira (8), que precisará ouvir o Palácio do Planalto a respeito da compra da vacina contra Covid-19 que está sendo produzida pelo laboratório chinês […]

Foto: Aurélio Pereira/MS

Governadores fizeram reunião virtual com ministro da Saúde nesta terça, para discutir a política de vacinação.

Andréia Sadi/G1

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse a governadores, nesta terça-feira (8), que precisará ouvir o Palácio do Planalto a respeito da compra da vacina contra Covid-19 que está sendo produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. O relato é do governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B), que participa via videoconferência da reunião. Ele disse ao blog que questionou Pazuello se o ministério fará a compra da vacina de São Paulo, conforme documento assinado no dia 19 de outubro.

“Pazuello disse que era um memorando de intenções e que, quando aprovada, precisará ouvir o Palácio”, relatou Dino.

Pazuello enviou no dia 19 de outubro ao Diretor-Geral do Instituto Butantan, Dimas Covas, um ofício em que confirmava a compra de 46 milhões de doses da CoronaVac, mas foi desautorizado pelo presidente Bolsonaro na época.

Depois da pergunta de Dino, outros cinco governadores voltaram ao tema. “Aí, o ministro disse que precisa saber se a Anvisa vai autorizar e, se tiver demanda, tem aquele período de 60 dias. E afirmou que só se poderá falar em vacina no final de fevereiro, ou seja, desautorizando o calendário de Doria. Está claro que há uma disputa política.”

Governadores como João Doria, de São Paulo, e Helder Barbalho, do Pará, fizeram críticas à gestão de Bolsonaro.

Para Dino, o ministro é bem-intencionado, mas não tem a caneta para resolver a questão da vacina pois o presidente politizou o tema.

Paulo passa por saia-justa e Armando fica em casa em sabatina da Fiepe

do JC Online A sabatina promovida pela Federação de Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) na tarde dessa segunda (15) com os candidatos Armando Monteiro Neto (PTB) e Paulo Câmara (PSB) – principais postulantes ao governo estadual – mostrou situações distintas no relacionamento com os concorrentes. Enquanto o petebista (que presidiu a instituição por 12 […]

7288b3021b210b0679630d1b9a50a3c5

do JC Online

A sabatina promovida pela Federação de Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) na tarde dessa segunda (15) com os candidatos Armando Monteiro Neto (PTB) e Paulo Câmara (PSB) – principais postulantes ao governo estadual – mostrou situações distintas no relacionamento com os concorrentes. Enquanto o petebista (que presidiu a instituição por 12 anos, além de oito que ficou à frente da CNI) encontrou um ambiente favorável, Paulo teve que escutar críticas a respeito do tratamento do Estado com o empresariado. As propostas foram apresentadas separadamente.

Ao fazer a apresentação do quadro econômico de Pernambuco, o coordenador de execução da Política Industrial de Pernambuco da Fiepe, Antônio Carlos Maranhão, destacou que o Estado é considerado um dos mais instáveis e complexos para a instalação de novas empresas. Ele também citou dados que mostram que Pernambuco tem uma das energias mais caras do País, o que impacta na competitividade com os demais estados.

Paulo questionou a fonte dos dados e disse o tempo para instalação de novos empreendimentos reduziu de 30 dias para nove dias. O socialista criticou o sistema elétrico do País e disse que o custo da energia se deve ao modelo de concessão, mas se comprometeu em rever formas para reduzir os valores. O candidato foi questionado sobre as políticas de incentivo às micro e pequenas empresas, tema que pauta os discursos de Armando Monteiro. Ele disse que seu governo terá uma política tributária justa e se comprometeu a criar unidades regionais da AD Diper.

Sentindo-se em casa, Armando falou o que os empresários queriam ouvir: que, caso seja eleito, irá defender alianças com o setor privado tanto para obras de caráter econômico ou social. Falou também em não oferecer isenção fiscal para novas empresas cuja produção seja semelhante à da indústria local, evitando, assim, concorrentes. A sintonia com a plateia era tanta que, a cada pergunta, o candidato era aplaudido.

“Uma aliança estratégica, não tem outro nome. Se não construirmos uma aliança estratégica do governo com o setor empresarial, nós não vamos poder enfrentar essa agenda que é extremamente sobrecarregada”, afirmou.

O petebista defendeu propostas para a área de educação, programas de incentivos e infraestrutura e ainda respondeu questões feitas pelos empresários nas áreas de qualificação, inovação e sustentabilidade.

Nas considerações finais, aproveitou para alfinetar o adversário, afirmando que Paulo Câmara é um “produto de marketing”. “A experiência indica que gestores existem em várias áreas, nas instituições públicas, nas empresas, nas universidades. Agora, políticos, é algo que não tem pronto na prateleira”, disse.

Sebastião Oliveira na mira de governistas

Jornal do Commércio Em um embate aberto na base aliada do governador Paulo Câmara (PSB), a Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa aprovou ontem um pedido de apuração por crime de responsabilidade contra o secretário de Transportes, Sebastião Oliveira (PR). A proposta não partiu da oposição, mas do vice-líder do governo, Rodrigo Novaes (PSD). E […]

Diogo e Sebastião, quando comiam juntos o mesmo pirão

Jornal do Commércio

Em um embate aberto na base aliada do governador Paulo Câmara (PSB), a Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa aprovou ontem um pedido de apuração por crime de responsabilidade contra o secretário de Transportes, Sebastião Oliveira (PR). A proposta não partiu da oposição, mas do vice-líder do governo, Rodrigo Novaes (PSD). E foi endossada pelo também governista Claudiano Martins Filho (PP), presidente do colegiado.

Sebastião faltou pela segunda vez uma reunião da comissão para prestar contas das obras em estradas para escoamento da produção agrícola. A primeira ausência, a um convite, na semana passada, já havia gerado fortes críticas de parlamentares governistas. Para ontem, o colegiado aprovou uma convocação, quando o gestor é obrigado a estar presente ou apresentar uma justificativa plausível para não comparecer ao Legislativo. Sebastião não foi, nem justificou. Pela Constituição Estadual, deixar de atender a uma convocação da Alepe sem motivo implica em crime de responsabilidade.

“A procuradoria da Casa vai dizer agora se a gente vai manter esse poder de pé ou se alguém vai humilhar e desfazer do Legislativo”, reagiu duramente Rodrigo Novaes ontem, no plenário da Alepe.

Para tentar apaziguar os ânimos, o Palácio do Campo das Princesas mandou um dos seus homens mais fortes ao Legislativo, o chefe da Assessoria Especial, Antônio Figueira (PSB). Ele discorreu sobre as obras em estradas já concluídas e as que estão em andamento, mas não conseguiu demover os parlamentares de pedirem a investigação contra Sebastião.

O deputado Claudiano Martins Filho explicou que Sebastião Oliveira está há três anos e três meses à frente da Secretaria de Transportes e nunca foi ao Legislativo prestar contas das suas ações. “Todo convite que a Alepe faz, ele bota o secretário-executivo e diz que está viajando. É uma desatenção à Casa e aos deputados. Passando arrogância”, explicou. “Ele vem gerando esse desconforto na Casa há muito tempo. De não atender telefonema dos deputados, de não atender às demandas dos deputados. Há uma reclamação aqui na Casa de que ele só trabalha nas bases eleitorais dele”, criticou, ainda, o deputado do PP.

Claudiano admite, porém, que não sabe se o pedido de apuração por crime de responsabilidade irá prosseguir porque, apesar de os parlamentares terem aprovado uma convocação, publicada no Diário Oficial, a equipe técnica da Comissão de Agricultura cometeu um erro de digitação e enviou o pedido como convite, modalidade em que o secretário não é obrigado a comparecer.

Deputado federal licenciado e médico da própria Alepe, Sebastião causou uma ira ainda maior nos deputados ao afirmar, recentemente, numa rádio de Serra Talhada, que se os deputados quisessem confrontá-lo, deveriam pedir autorização ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Presidente estadual do PR, Sebastião deixará a pasta dos Transportes no governo Paulo Câmara, no início de abril, para disputar a reeleição. Na entrevista à Rádio, ele diz que os parlamentares não querem explicações sobre as ações da secretaria, mas atingi-lo pessoalmente por causa de divergências eleitorais em cidades em que o grupo dele saiu vencedor na última disputa municipal.

Através de nota enviada pela assessoria de imprensa da Secretária de Transportes, Sebastião Oliveira afirmou que não houve crime de responsabilidade por parte do secretário por dois motivos. “Primeiro, não foi convocação, foi convite. Segundo, a secretaria não deixou de comparecer em nenhum dos dois convites”.