Mesa Diretora da Câmara de Afogados toma posse para o biênio 2023-2024
Por Nill Júnior
Na manhã deste domingo aconteceu na Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira a posse da mesa diretora para o biênio 2023-2024.
Todos os cereadores do município estiveram presentes. A eleição para a nova mesa diretora aconteceu em 8 de fevereiro do ano de 2022. Foram reeleitos todos os integrantes da mesa, a partir do vereador Rubinho do São João como Presidente, Gal Mariano como primeira secretária, o Renaldo Lima como segundo secretário e o Douglas Eletricista como suplente.
Rubinho do São João foi eleito e reeleito presidente da Câmara por unanimidade. Tem 28 anos e tomou posse para o seu segundo mandato à frente do poder legislativo municipal. É o seu segundo mandato de vereador. Em 2020 foi o vereador mais votado do município.
Dentre os pontos destacados em sua gestão, realizou concurso público depois de 34 anos. Instalou na Câmara o projeto Orelhão Digital em parceria com o Ministério Público, levando serviços expressos e gratuitos ao cidadão.
Segundo nota da instituição, a gestão aperfeiçoou as transmissões das sessões, transmitidas pelas rádios locais, Youtube e Facebook ao vivo, além da manutenção do prédio e valorização dos funcionários.
Outro ponto destacado é que a Câmara Municipal de Afogados ficou entre as 10 mais transparentes de Pernambuco em um levantamento feito pelo TCE.
Blog do Camarotti Integrantes da cúpula do governo brasileiro reconheceram ao Blog que houve uma ação precipitada do líder da oposição na Venezuela, Juan Guaidó, de convocar a população para ir às ruas sob o argumento de que tinha o apoio dos militares. “Foi um movimento muito desorganizado, com aspecto de briga de torcida”, resumiu ao Blog o ministro-chefe […]
Integrantes da cúpula do governo brasileiro reconheceram ao Blog que houve uma ação precipitada do líder da oposição na Venezuela, Juan Guaidó, de convocar a população para ir às ruas sob o argumento de que tinha o apoio dos militares.
“Foi um movimento muito desorganizado, com aspecto de briga de torcida”, resumiu ao Blog o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno.na”. E que o episódio acabou fortalecendo a posição do ditador Nicolás Maduro. “Foi um movimento muito desorganizado, com aspecto de briga de torcida”, resumiu ao Blog o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno.
“Houve uma precipitação. Mas agora, não há volta”, reforçou o vice-presidente Hamilton Mourão. A percepção inicial no Palácio do Planalto é de que Maduro foi pego de surpresa. “A reação dele custou a acontecer”, ressaltou o ministro Heleno. “Mas Maduro saiu fortalecido do episódio”, reconheceu.
Há preocupação no governo com a grave situação na Venezuela. O vice-presidente da República alerta para a situação de fronteira, com a possibilidade de um aumento no número de refugiados venezuelanos entrando por Roraima.
Já Augusto Heleno aponta outra preocupação com a situação da Venezuela. “É uma Cuba na nossa fronteira”, enfatizou. “E já há infiltração do crime organizado na estrutura do país. Eles aderiram ao tráfico de drogas. Isso está nas mãos dos militares”. Hamilton Mourão e Augusto Heleno descartam ação militar na Venezuela. “Nossa pressão será diplomática”, afirmou o vice-presidente.
Terminou de forma positiva a 3ªExpo Carnaíba, que aconteceu entre esses dias 9 e 11 de novembro no Pátio de Eventos Milton Pierre. Segundo Ilma Valério, que responde pela NDL Carnaíba e CDL Afogados, a feira superou as expectativas. “O povo veio e respondeu ao chamado dos empreendedores”, comemorou. Ela destacou que a feira se […]
Terminou de forma positiva a 3ªExpo Carnaíba, que aconteceu entre esses dias 9 e 11 de novembro no Pátio de Eventos Milton Pierre.
Segundo Ilma Valério, que responde pela NDL Carnaíba e CDL Afogados, a feira superou as expectativas. “O povo veio e respondeu ao chamado dos empreendedores”, comemorou.
Ela destacou que a feira se tornou um evento de destaque na região, trazendo benefícios consideráveis para os comerciantes de Carnaíba e impulsionando a economia local.
O evento também teve o apoio da Prefeitura de Carnaíba. “A nossa gestão é parceira e apoiadora dos microempreendedores, que são os verdadeiros protagonistas do desenvolvimento local. Temos 463 deles em Carnaíba, e cerca de 160 são parceiros da Prefeitura, oferecendo serviços de qualidade para a população”, disse o prefeito Anchieta Patriota em sua rede social.
Houve ainda apoio do Sebrae, Governo de Pernambuco, Adepe, Sicoob e Rede Avistão.
Na programação cultural, houve shows com Orquestra Sanfônica de Carnaíba, Nelito Sanfoneiro, Júnior Mendes e Banda, Genilson do Acordeon, Forró Deu Bom e Neno do Acordeon.
Andréia Sadi O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, está de alma lavada. Foi derrotado na disputa na Câmara dos Deputados, com a reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ), mas comemorou a vitória de Davi Alcolumbre (DEM-AP) no Senado. Motivo: Davi é uma criação sua, uma candidatura que começou a ser pensada em novembro, em um movimento para barrar a volta de Renan […]
O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, está de alma lavada. Foi derrotado na disputa na Câmara dos Deputados, com a reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ), mas comemorou a vitória de Davi Alcolumbre (DEM-AP) no Senado.
Motivo: Davi é uma criação sua, uma candidatura que começou a ser pensada em novembro, em um movimento para barrar a volta de Renan Calheiros (MDB-AL) ao comando do Senado.
Em entrevista ao blog, Onyx Lorenzoni atribui a vitória ao sentimento de mudança pela “nova política” no Senado, assim como aconteceu nas eleições presidenciais. Afirmou que Renan Calheiros – que está na mira de investigações – o chamou para a briga algumas vezes, mas que ele não foi “porque sabe o seu lugar” de ministro. “Se eu fosse deputado, eu já tinha ido”, afirmou.
Onyx admite que ajudou Davi, mas nega que o governo tenha interferido com a máquina. “Ganhamos na política. Se Renan tivesse ganhado, ia ser com o PT. Ele não esperava o Davi como candidato, o homem certo na hora certa. Davi tem essa habilidade com os colegas, uma espécie de ‘Jair Bolsonaro do Senado’. Ele é um craque das relações, não tem ninguém que não goste dele. Aí, um dia o Davi ganhou do Golias”, disse.
O ministro afirma não temer a oposição de Renan, se o emedebista quiser se vingar do governo no plenário, durante votações: “Vamos para o enfrentamento, isso é democracia”, disse.
Na avaliação do ministro, ganhou a nova política. “A derrota dele vai fazer bem para o país, ele estava junto ao PT há quanto tempo? Pois bem. O Senado se reencontrou com as ruas”, analisou.
Perguntado pelo blog se a concentração de poder do DEM – que agora comanda as duas Casas Legislativas – poderá incomodar aliados e prejudicar o governo, o ministro respondeu: “No caso do Rodrigo Maia, foi maior do que o DEM. Tanto que ele ganhou com votos de esquerda, ele é muito articulado e respeita muitas divergências. Então, tem essa qualidade de conseguir votos de diferentes áreas. Sobre o resto: o MDB comandou o Senado por duas décadas e ninguém falou nada”. Nesta segunda-feira (4), o ministro disse que vai levar ao Congresso a mensagem presidencial para ser lida aos parlamentares na reabertura dos trabalhos do Legislativo.
Em entrevista à GloboNews na sexta-feira (1º), ele disse que a “previsão” é de que a reforma da Previdência seja enviada pelo governo em fevereiro.
Também em entrevista à GloboNews na sexta, Rodrigo Maia lembrou que, somente com os votos da base do governo, poderá ser difícil aprovar a reforma da Previdência, em especial porque o governo de Jair Bolsonaro mudou a forma como organiza a base de apoio. As mudanças nas aposentadorias e pensões serão analisadas em uma proposta de emenda à Constituição (PEC), que exige o voto de ao menos 308 dos 513 deputados em dois turnos. “O presidente começa o seu governo organizando a base de uma outra forma. Eu não tenho clareza se ele tem o espaço necessário para ter os 308 votos”, disse.
Do blog da Folha O bloco PP e PR se reúne, na próxima segunda-feira (23), no Recife, para escolher quem será o candidato progressista à Presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Os deputados estaduais Cleiton Collins, presidente em exercício, e Eriberto Medeiros disputam a preferência. O grupo anunciará candidatura única e aposta na proporcionalidade […]
O bloco PP e PR se reúne, na próxima segunda-feira (23), no Recife, para escolher quem será o candidato progressista à Presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Os deputados estaduais Cleiton Collins, presidente em exercício, e Eriberto Medeiros disputam a preferência. O grupo anunciará candidatura única e aposta na proporcionalidade partidária para assumir o mandato tampão – até janeiro de 2019.
Candidato à reeleição, Collins possui a preferência do presidente estadual do PP, deputado federal Eduardo da Fonte, enquanto Medeiros, que disputará uma vaga na Câmara dos Deputados, tem a simpatia da maioria dos parlamentares da Casa. “Estou trabalhando dentro da Alepe e do partido para manter a harmonia e a proporcionalidade da Casa”, disse Collins. Medeiros, que também é do PP, não atendeu aos contatos da reportagem.
Com 14 deputados do PP e dois do PR, o bloco possui 16 representantes. O PSB tem 12 parlamentares. Os socialistas devem votar com o candidato progressista, embora haja resistência de alguns deputados do partido em apoiar o PP. Há desconforto com o modus operandi do aliado.
O Datafolha divulgou nesta sexta-feira (21) os números mais recentes da disputa pelo Governo de Pernambuco. O levantamento é o primeiro do instituto publicado após o início oficial da campanha eleitoral, no último domingo (16). Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, a governadora Raquel Lyra (PSD) aparece com 47% […]
O Datafolha divulgou nesta sexta-feira (21) os números mais recentes da disputa pelo Governo de Pernambuco. O levantamento é o primeiro do instituto publicado após o início oficial da campanha eleitoral, no último domingo (16).
Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, a governadora Raquel Lyra (PSD) aparece com 47% das intenções de voto, enquanto João Campos (PSB) registra 40%.
A diferença entre os dois é de sete pontos percentuais. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Na sequência aparecem Ivan Moraes (PSOL), Renan Hallais (Missão), Camila Falcão (UP) e Guilherme Fonseca (PSTU), todos com 1%. Victor Assis (PCO) e Professor Jeremias do Banco (Democrata) aparecem com 0%.
Brancos, nulos ou eleitores que afirmaram não votar em nenhum dos candidatos somam 5%. Outros 4% disseram não saber em quem votar.
Rejeição
O Datafolha também perguntou em qual candidato os entrevistados não votariam de jeito nenhum.
João Campos registra 32% de rejeição, enquanto Raquel Lyra tem 29%. Renan Hallais aparece com 20%; Guilherme Fonseca, 18%; Ivan Moraes, 17%; Victor Assis, 16%; e Professor Jeremias do Banco e Camila Falcão, 12% cada.
Três por cento afirmaram que poderiam votar em qualquer candidato, 2% rejeitam todos e 9% não souberam responder.
Avaliação do governo
A pesquisa também mediu a avaliação da gestão de Raquel Lyra. Para 50% dos entrevistados, o governo é ótimo ou bom. Outros 30% consideram a administração regular, enquanto 18% avaliam como ruim ou péssima. Dois por cento não souberam responder.
Na pergunta direta sobre aprovação, 66% disseram aprovar o governo, 29% desaprovam e 5% não souberam ou não opinaram.
Disputa pelo Senado
O levantamento também mediu as intenções de voto para as duas vagas de Pernambuco no Senado.
Considerando os votos totais da pesquisa estimulada, Marília Arraes (PDT) aparece com 15%, seguida por Humberto Costa (PT), com 14%; Mendonça Filho (PL), com 12%; e Eduardo da Fonte (PP), com 11%.
Túlio Gadêlha (PSD) tem 5%. Carlos Sant’anna (Novo) e Pastor Gilvan Costa (Democrata) aparecem com 2% cada. Samuel Timoteo (UP), Mariano Macedo (PSTU) e Paulo Rubem Santiago (Rede) registram 1%. Mailson Neto (PCO) e Goret Bitu (UP) aparecem com 0%.
Brancos, nulos ou nenhum dos candidatos somam 23%, enquanto 14% estão indecisos.
Como duas vagas estarão em disputa, cada entrevistado informou uma preferência para o primeiro voto e outra para o segundo. Na primeira vaga, Marília registra 17%, Humberto Costa, 16%, Mendonça Filho, 14%, e Eduardo da Fonte, 10%. Para a segunda vaga, Marília, Eduardo da Fonte e Humberto Costa aparecem com 12% cada, enquanto Mendonça Filho registra 9%.
O Datafolha ouviu 1.204 eleitores pernambucanos. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número PE-01528/2026.
Da redação do Blog do Nill Júnior. Imagem: Reprodução
Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr
Você precisa fazer login para comentar.