Notícias

Meio dia: Pesquisa Múltipla afere a largada em São José do Egito

Por Nill Júnior

Sai hoje ao meio dia a primeira pesquisa com intenção de votos para prefeito em São José do Egito, a Capital da Poesia.

É a quarta pesquisa da série do blog pactuada com o Instituto Múltipla que afere o cenário em cidades do Sertão .  O Múltipla é o único Instituto que tem disponibilizado o relatório dos levantamentos como prova adicional de isenção e lisura.

A cidade é gerida pelo prefeito Evandro Valadares, que é candidato à reeleição pelo PSB.

São José do Egito costuma ter eleições equilibradas.  Esse ano, há de se aferir qual o impacto nos números na decisão da oposição de não marchar unida.

O ex-prefeito Romério Guimarães é candidato pelo Progressistas.  Com o apoio de Zé Marcos, a professora Roseane Borja é candidata pelo MDB. E ainda tem Rona Leite que manteve seu nome pelo PT.

A pesquisa foi registrada sob o número PE-09429/2020, com as entrevistas tendo sido feitas dias 18 e 19 de setembro. A margem de erro é de 6,2% para mais ou para menos, com intervalo de confiança: 95%. Foram 250 entrevistas.

Nome da entidade que realizou a pesquisa: Maria Edna de B C Falabella & CIA LTDA.  Nome de fantasia: Instituto de pesquisa Múltipla.

Nome do contratante: Maria Edna de B C Falabella & CIA LTDA – nome de fantasia: Instituto de pesquisa Múltipla.

Outras Notícias

Raquel Lyra e João Campos disputam espaço ao lado de Lula no Galo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve presente no desfile do Galo da Madrugada, acompanhado da primeira-dama Janja da Silva, cumprindo uma agenda que começou no estado no dia anterior e segue por Salvador e Rio de Janeiro. Ao seu lado estiveram o prefeito da capital, João Campos (PSB), e a governadora Raquel Lyra […]

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve presente no desfile do Galo da Madrugada, acompanhado da primeira-dama Janja da Silva, cumprindo uma agenda que começou no estado no dia anterior e segue por Salvador e Rio de Janeiro.

Ao seu lado estiveram o prefeito da capital, João Campos (PSB), e a governadora Raquel Lyra (PSD), cenário que rapidamente chamou atenção pela disputa da melhor imagem ao lado do presidente. Pesquisas o colocam como o maior cabo eleitoral do estado, pela força do lulismo em Pernambuco.

Campos, anfitrião do convite ao presidente, chegou cedo ao tradicional café da manhã no Forte das Cinco Pontas, evento que antecede o desfile, acompanhado de aliados e pré-candidatos ao Senado. Sua presença marcante e articulada reforça a estratégia de visibilidade política que o prefeito vem construindo enquanto figura forte no PSB e possível protagonista na sucessão estadual.

Por outro lado, a governadora Raquel Lyra também participou do encontro no carnaval e cumpriu agenda institucional com destaque à segurança e à presença das forças estaduais no evento. A imagem de Raquel ao lado de Lula e Campos, em um dos momentos de maior visibilidade do Carnaval recifense, reforça a tentativa de projetar seu nome no cenário político, especialmente em um ano em que se intensificam as discussões em torno das eleições gerais e estaduais.

Até Miguel Coelho 

Até Miguel Coelho, cujo União Brasil está na contramão do governo Lula, com seu irmão Fernando Filho votando a favor de pautas rejeitadas pela opinião pública, colou ao lado do presidente. Quer ser o segundo candidato ao Senado de João e pode, quem diria, ir para o PCdoB.

UPAE Garanhuns recebe nova turma de estudantes de medicina

Uma nova turma com 76 estudantes do curso de Medicina da Universidade de Pernambuco – Campus Garanhuns, iniciou estágio supervisionado na UPAE Garanhuns neste mês de setembro. Os estudantes foram recepcionados pelo coordenador médico da unidade, Dr. Franco Junqueira, pela coordenadora de enfermagem, Tayana Guerra, e pela enfermeira da Educação Permanente, Michelle Torres. O estágio na […]

Uma nova turma com 76 estudantes do curso de Medicina da Universidade de Pernambuco – Campus Garanhuns, iniciou estágio supervisionado na UPAE Garanhuns neste mês de setembro.

Os estudantes foram recepcionados pelo coordenador médico da unidade, Dr. Franco Junqueira, pela coordenadora de enfermagem, Tayana Guerra, e pela enfermeira da Educação Permanente, Michelle Torres. O estágio na UPAE faz parte da grade curricular do curso, e os estudantes serão avaliados ao final do semestre pelos médicos preceptores da unidade e supervisores da universidade.

Os estudantes, neste semestre, são dos 5º e 7º períodos, e estarão acompanhando atendimentos de endocrinologistas no ambulatório, e também de exames de colonoscopia e endoscopia, no setor de exames e diagnósticos da UPAE.

Dr. Elenílson Liberato, endocrinologista, atendeu aos pacientes na última sexta-feira (15), a exemplo da dona de casa Erenilda Santos, de Garanhuns, acompanhado das estudantes Gabriela Lima e Fernanda Queiroz, que faziam anotações e tiravam dúvidas diretamente com o médico preceptor.

“Nossa unidade sempre esteve à disposição da UPE e de outras instituições, inclusive na área de enfermagem, para esta formação dos estudantes de saúde. Neste caso de medicina, trata-se de um convênio da Secretaria de Saúde do estado com a Universidade de Pernambuco. Ficamos muito felizes em poder proporcionar este campo de estágio aos futuros médicos formados por nossa universidade”, afirmou Dr. Franco Junqueira.

Vorcaro diz que foi cobrado a fazer pagamentos a resort ligado a Toffoli

Mensagens encontradas pela Polícia Federal no telefone celular de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, mostram que ele relatou ter sido cobrado para fazer pagamentos ao resort Tayayá, ligado ao ministro José Antonio Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal). As conversas indicam que Vorcaro pagou R$ 35 milhões ao resort. Nas mensagens, não fica […]

Mensagens encontradas pela Polícia Federal no telefone celular de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, mostram que ele relatou ter sido cobrado para fazer pagamentos ao resort Tayayá, ligado ao ministro José Antonio Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal).

As conversas indicam que Vorcaro pagou R$ 35 milhões ao resort. Nas mensagens, não fica claro quem fazia as cobranças envolvendo o resort, conforme reportagem do Estadão. Os diálogos constam do relatório apresentado pela PF ao STF sobre a relação entre Vorcaro e Toffoli, e a investigação cita o conteúdo do celular do banqueiro.

Vorcaro pergunta sobre os repasses ao resort ligado ao ministro. Em mensagem a seu cunhado Fabiano Zettel, enviada em maio de 2024, o banqueiro diz: “Você não resolveu o aporte do fundo Tayayá? Estou em situação ruim”. O cunhado então responde: “Te perguntei se poderia ser semana que vem e você disse que sim”, relata o jornal.

Em outra passagem, Vorcaro se irrita com a demora nos pagamentos ao resort. “Cara, me deu um puta problema. Onde tá a grana?”, afirmou. O cunhado então responde: “No fundo dono do Tayayá. Transfiro as cotas dele”.

Vorcaro pede então a Zettel um levantamento dos pagamentos feitos ao Tayayá. Ao que Zettel responde: “Pagamos 20 milhões lá atrás. Agora mais 15 milhões”.

Professores cobram palavra de LW sobre piso

Uma carta de professores independentes se Arcoverde repercute na cidade. Nela, eles relataram ao Blog do Magno que o prefeito Wellington Maciel  anunciou numa rádio local, no dia 18 de fevereiro, depois de algumas mobilizações dos professores, que no mês de março cumpriria a lei do piso do magistério concedendo o reajuste de 33,24% à […]

Uma carta de professores independentes se Arcoverde repercute na cidade.

Nela, eles relataram ao Blog do Magno que o prefeito Wellington Maciel  anunciou numa rádio local, no dia 18 de fevereiro, depois de algumas mobilizações dos professores, que no mês de março cumpriria a lei do piso do magistério concedendo o reajuste de 33,24% à categoria.

“E ainda reforçou o mesmo compromisso em assembleia de professores no dia 21 de fevereiro”, acrescentam.

“Mas, será que em tempos de fake news, a palavra de um gestor municipal, pode ser descredibilizada por ele mesmo? O prefeito afirmou também que o projeto de lei seria enviado à Câmara Municipal até ontem, dia 10. E até agora, nada”, criticam em carta.

Os professores dizem esperar que o projeto autorizando o reajuste do piso em 33,24% , seja enviado até a próxima segunda-feira(14), para que a lei seja cumprida e a palavra também.

Afogados: Expoagro terá programação anunciada neste sábado pela manhã

O prefeito de Afogados da Ingazeira José Patriota, o vice Alessandro Palmeira e o Secretário de Cultura e Esportes Edgar Santos decidiram há pouco que divulgam amanhã às oito da manhã a programação da Expoagro 2019. A antecipação teve a mesma finalidade de anúncios anteriores, a de evitar vazamentos e especulações da imprensa. O anúncio […]

O prefeito de Afogados da Ingazeira José Patriota, o vice Alessandro Palmeira e o Secretário de Cultura e Esportes Edgar Santos decidiram há pouco que divulgam amanhã às oito da manhã a programação da Expoagro 2019.

A antecipação teve a mesma finalidade de anúncios anteriores, a de evitar vazamentos e especulações da imprensa.

O anúncio acontecerá no gabinete do prefeito na sede da Prefeitura. A Rádio Pajeú irá transmitir o anúncio dentro do programa Primeira Página. O blog também trará a programação.