Notícias

Marília teve que amargar decisão de adiamento

Por Nill Júnior

Blog da Folha

Em meio à animação pelo bom desempenho na pesquisa interna do PT, a vereadora do Recife, Marília Arraes (PT), pré-candidata ao governo estadual, desembarcou, nesta terça-feira (5), em Brasília, com a dirigente nacional Sheila Oliveira, para uma série de conversas.

Assim como o governador Paulo Câmara (PSB), a petista se reuniu com a presidente nacional do partido, senadora Gleisi Hoffmann, e com os deputados federais Valmir Assunção (PT-BA) e João Daniel (PT-SE). Contudo, ela retornou de madrugada ao Recife, com a desagradável informação do adiamento.

Na conversa, Gleisi teria ponderado com Marília sobre a importância para o PT da aliança com o PSB, como estratégia nacional, e até da possibilidade de adiamento da convenção estadual, marcada anteriormente para o próximo domingo. Hipótese que teria desagradado a vereadora, que cedeu a outro adiamento anteriormente. Ela, todavia, continua sendo tratada como pré-candidata, embora o vazamento da sondagem interna tenha gerado constrangimento à direção nacional.

Horas depois da reunião entre as petistas, a Executiva deliberou pelo adiamento, o que teria incomodado o grupo que defende candidatura própria, sobretudo, após movimento favorável à vereadora. Nos bastidores, comenta-se que o adiamento era uma possibilidade de vencê-la pelo cansaço. Contudo, a princípio, retirar a candidatura não seria uma opção.

Já com os parlamentares petistas, a vereadora tentou fortalecer a relação, visto que eles são representantes de uma tendência interna que possui delegados com votos na convenção. Até a data do encontro, a petista deve continuar tentando demarcar território. Participará, inclusive, do lançamento da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Minas Gerais, estado simbólico para as pretensões petistas, e para a negociação da aliança com o PSB em Pernambuco.

Além disso, a ala dos defensores da candidatura própria na comissão criada por Gleisi para acompanhar as conversas com o PSB não definiu o membro. Estão no aguardo da convocação da presidente nacional do partido, que, apesar da reunião de terça, disse que não era necessário a participação do grupo. Mas, com o adiamento das convenções, decerto que a comissão participará de outras conversas. Os outros são o presidente estadual da sigla, Bruno Ribeiro, e o ex-prefeito João da Costa, pelos aliancistas.

Outras Notícias

Serra: Duque, Márcia e Monteiro participam de carreata

Luciano Duque participou na noite desta quinta-feira (18) de carreata em Serra Talhada, que reuniu centenas de apoiadores. O ato foi promovido pela prefeita da cidade, Márcia Conrado, em apoio às candidaturas de Duque a deputado estadual e Fernando Monteiro a deputado federal. “Receber o carinho e reconhecimento da minha terra é especial. Reforça que […]

Luciano Duque participou na noite desta quinta-feira (18) de carreata em Serra Talhada, que reuniu centenas de apoiadores.

O ato foi promovido pela prefeita da cidade, Márcia Conrado, em apoio às candidaturas de Duque a deputado estadual e Fernando Monteiro a deputado federal.

“Receber o carinho e reconhecimento da minha terra é especial. Reforça que o trabalho realizado nos meus dois mandatos como prefeitos e nas outras duas gestões como vice-prefeito trouxeram melhorias e qualidade de vida para meu povo”, disse Duque.

O ato tem regras de boa convivência pelo que os une. No plano estadual,  Márcia apoia Danilo Cabral e Teresa Leitão.  Já Luciano migrou para o palanque de Marília Arraes e André de Paula,  com Sebastião Oliveira candidato a vice.

Afogados vai ganhar caminhão compactador de lixo

O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, entrega neste sábado, um caminhão compactador para a coleta de lixo no munício. O novo caminhão tem capacidade de 3,9 toneladas e vai absorver 90% da coleta hoje feita em caçambas abertas. A entrega será feita em frente à Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, às […]

caminhão do lixo - arte 1O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, entrega neste sábado, um caminhão compactador para a coleta de lixo no munício. O novo caminhão tem capacidade de 3,9 toneladas e vai absorver 90% da coleta hoje feita em caçambas abertas.

A entrega será feita em frente à Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, às nove horas da manhã. Além de dar mais agilidade à coleta, o novo caminhão dará mais dignidade aos profissionais da limpeza urbana, que também receberão novos uniformes e equipamentos de proteção.

“Fico feliz em poder começar o ano com essa boa notícia para a nossa população. Estão todos convidados para amanhã partilharem conosco desse momento histórico em Afogados da Ingazeira,” afirmou o Prefeito José Patriota.

Na arte adesivada, o caminhão traz, de um lado, a imagem da Catedral. Do outro, uma mensagem educativa.

caminhão do lixo - arte2

Cobrança do blog e da comunidade: havia muitas críticas à falta de humanização na coleta, com trabalhadores em cima de amontoados de lixo em caminhões impróprios, sem equipamentos de segurança. Além da população através de emissoras como a Rádio Pajeú e da oposição, autoridades como o Vigário Geral da Diocese, Monsenhor João Acioly tratavam a coleta como “desumana”.

Triunfo será a porta de entrada do Festival Pernambuco Meu País no Sertão

Nomes como Jorge Aragão, Biquini, Lucy Alves e Tierry agitam o palco principal do festival que contará com três dias de várias expressões artísticas pela cidade O Festival Pernambuco Meu País chega em Triunfo neste próximo fim de semana, com o pagode, o brega, o rock, finalizando dias de muita arte e cultura popular espalhadas […]

Nomes como Jorge Aragão, Biquini, Lucy Alves e Tierry agitam o palco principal do festival que contará com três dias de várias expressões artísticas pela cidade

O Festival Pernambuco Meu País chega em Triunfo neste próximo fim de semana, com o pagode, o brega, o rock, finalizando dias de muita arte e cultura popular espalhadas por cada esquina da cidade.

São mais de 60 atrações entre os dias 16 e 18 de agosto, entre música, circo, teatro, literatura, artes visuais, fotografia e nossa cultura popular.

O palco Pernambuco Meu País volta a receber sua mistura de ritmos nesta sexta parada.

Já na sexta-feira, um dos gigantes do samba e da música brasileira é um dos principais nomes da noite. Dono de letras intensas e de uma voz inconfundível, Jorge Aragão (RJ) sobe ao palco para uma noite emocionante, que ainda contará com a pernambucana Gerlane Lops também no samba, além do repertório cativante da Mombojó (PE) e abertura com o Espetáculo Pernambuco Meu País.

De uma sexta de samba, partimos para um sábado de brega e arrocha. É a noite que o baiano Tierry finaliza com seus sucessos de repercussão nacional, mas que também contará com o mestre veterano Conde Só Brega, com décadas de trajetórias e canções que com certeza estarão na boca da plateia. Completam a noite a também veterana Labaredas e o projeto Rossi Original, homenageando o rei do brega, Reginaldo Rossi.

A última noite fica com um dos grandes nomes do reggae brasileiro, Toni Garrido, além do rock oitentista da Biquíni, além da cativante voz e sanfona da paraibana Lucy Alves e da pernambucana Natascha Falcão. Uma programação eclética e agitada, que tem tudo para cativar e espantar o frio para longe.

Um país de cultura chamado Triunfo

E as fronteiras da música não se restringem ao palco Pernambuco Meu País. A Praça do Avião será o território do País da Música, que também conta com três dias de grandes representantes da música local. Passarão por lá nomes como Tagore, Tonfil, Bongar, Etnia e Verdes e Valterianos, com uma programação começando já no fim da tarde.

O mesmo espaço recebe mais cedo o País das Culturas Populares, recebendo ícones das nossas expressões culturais, entre caboclinhos, caboclinho, coco, afoxé, maracatu e frevo. Mas para além da Praça do Avião, as divisas desse país também se ampliam com os cortejos que percorreram a cidade. Já na sexta, um partirá da Praça do Avião e seguirá até o Palco Pernambuco Meu País, com os Caretas de Triunfo, acompanhados pelo Boi Charmoso, Urso da Peleja, Caboclinhos Canindé do Recife e Zé Puluca.

E o sucesso do circo também estará presente em Triunfo, no País das Conexões Urbanas, com números de palhaçaria durante as tardes. O mesmo país também recebe ações de dança, que também estará presente no País das Artes Cênicas, com o espetáculo “Sopro D’água”, no Theatro Cinema Guarany, além da oficina de breakdance “Pernambuco, berço do hip-hop: oficina de break”.

A literatura, que estabelece o território do seu país na Fábrica de Criação Popular do Sesc, com fóruns, um lounge literário, além de se espalhar pelos bairros da cidade com mais uma empreitada da ação Livros Livres. Já a Praça Carolino Campos será o espaço do País das Conexões Visuais.

Confira a programação completa

Palco Pernambuco Meu País 

Sexta, 16 de agosto

19h – ESPETÁCULO PE MEU PAÍS

20H30 – MOMBOJÓ

22h – GERLANE LOPS

23h30 – JORGE ARAGÃO

Sábado, 17 de agosto

19h –  LABAREDAS

20H30 – ROSSI ORIGINAL

22H – CONDE SÓ BREGA

23h30 – TIERRY

Domingo, 18 de agosto

18h –  NATASCHA FALCÃO

19h30 – LUCY ALVES

21H  – BIQUINI

22H50 – TONI GARRIDO

País da Música – Praça do Avião

Sexta, 16 de agosto

18h – VERDES & VALTERIANOS

19h20 – BABI JAQUES

Sábado, 17 de agosto

17h – NERIS RODRIGUES E O TROMBONANDO

18h20 – TAGORE

19h40 – TONFIL

Domingo, 18 de agosto

17h – TIO ZÉ BÁ

18h20 – ETNIA

19h40 – GRUPO BONGAR

País das Culturas Populares – Cortejo (Praça do Avião até o Palco Pernambuco Meu País)

18h – Urso da Peleja, Boi Charmoso, Caretas de Triunfo, Tribo Caboclinho Canindé e Zé Puluca.

País da Cultura Popular – Praça do Avião

Sexta, 16 de agosto

14h – Grupo de Matrizes Africana Obá Aiyê

16h – Os Caboclinhos da Jurema

Sábado, 17 de agosto

14h – Samba de Véio da Ilha de Massangano

15h – Zeca do Rolete

Domingo, 18 de agosto

13h – Grupo Sertão Maracatu

14h – Afoxé Ylê Axè Oxum Jagurá

15h – Orquestra de Frevo Clube Central Isaias Lima

País das Conexões Urbanas 

Sexta, 16 de agosto

15h30 – Caminhos (Palhaço Sequinho)

Sábado, 17 de agosto

15h30 – PALHAÇADAS – HISTÓRIAS DE UM CIRCO SEM LONA

Domingo, 18 de agosto

15h30 – ATRAPALHAÇOS – INTERVENÇÃO DE PALHAÇARIA

País das Conexões Visuais –

16 a 18 de agosto

10h às 20h – VOZES SILENCIADAS: UM RETRATO DA RESISTÊNCIA INDÍGENA E QUILOMBOLA

País das Conexões Visuais – Praça Carolino Campos

Sexta e sábado (16 e 17)

12h às 20h – – URBANIZAÇÃO: TRANSFORMAÇÕES E CONSEQUÊNCIAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Sábado e domingo (17 e 18)

19h – Milena de Lima Travassos – FÁBULA

País das Conexões Visuais (Fotografia)

Sexta a domingo (16 a 18)

10h às 20h – Circulação da Exposição Como uma Pedra-

País das Conexões Visuais (Fotografia) – Coreto

Sexta a domingo (16 a 18)

12h às 20h – Intervenção Artística Fotográfica “Sorrir Junto”

País das Artes Cênicas (Dança) – Praça Carolino Campos

Sábado, 17 de agosto

18h – Sopro D’água

País das Conexões Urbanas (Dança)

Sexta, 16 de agosto

18h – Lumiar

Sábado, 17 de agosto

16h30 – Passo

Domingo, 18 de agosto

16h30 – Chegança: um auto nordestino

País das Artes Cênicas (Dança) – Fábrica de Criação Popular Sesc

Sábado, 17 de agosto

14h – PERNAMBUCO, BERÇO DO HIP-HOP: OFICINA DE BREAK COM BBOY JAYPEG

País da Literatura

Sexta, 16 de agosto

19h – POPÓ- POESIA POPULAR PERIFÉRICA

Sábado, 17 de agosto

19h – Nua aos 70 – Graça Nascimento

Domingo, 18 de agosto

18h –  Na Boca Muitos Nomes – Maju e Carlos Gomes

País da Literatura – Fábrica de Criação Popular do Sesc

Sexta, 16 de agosto

10h às 16h – LOUNGE LITERÁRIO

10h – FÓRUM DE MERCADO EM ARTE E CULTURA: “LITERATURA POPULAR : A POESIA VIVA DO PAJEÚ” – Thaynnara Queiroz; Milene Augusto; Erivoneide Amaral, TACIANA ENES, DAHBRADA THE QUEEN; Com mediação de Luna Vitrolira

Sábado, 17 de agosto

16h – Quem descobriu o azul anil? – David Biriguy

10h às 16h – LOUNGE LITERÁRIO

Domingo, 18 de agosto

10h às 18h – LOUNGE LITERÁRIO

País da Literatura – Bairros da Cidade

Sexta a domingo

9h – Livros Livres

País das Artes Cênicas (Teatro) – Theatro Cinema Guarany

Sexta, 16 de agosto

19h – Seu Bonfim

Domingo, 18 de agosto

16h – Malassombros: Contos do Além Sertão

País das Artes Cênicas (Teatro) –

Sexta, 16 de agosto

16h – NË ROPE – A FERTILIDADE DA NOSSA ORIGEM

Domingo, 18 de agosto

18h – AQUELAS: UMA DIETA PARA CABER NO MUNDO

País das Conexões Urbanas (Teatro) –

Sexta, 16 de agosto

14h – O Peru do Cão Coxo

Sábado, 17 de agosto

17h – Bamberê

Domingo, 18 de agosto

17h – KARINGANA UA KARINGANA! HISTÓRIAS DE ÁFRICAS

Afogados da Ingazeira recebe mais 370 doses da CoronaVac

A Prefeitura de Afogados recebeu, na noite deste domingo (7), mais 370 doses da vacina coronaVac, produzida na parceria Sinovac-Butantã. As novas doses serão direcionadas para a vacinação de mais 185 profissionais de saúde, uma vez que a segunda dose deve ser aplicada quinze dias após a aplicação da primeira dose. “Para garantir a eficácia, […]

A Prefeitura de Afogados recebeu, na noite deste domingo (7), mais 370 doses da vacina coronaVac, produzida na parceria Sinovac-Butantã.

As novas doses serão direcionadas para a vacinação de mais 185 profissionais de saúde, uma vez que a segunda dose deve ser aplicada quinze dias após a aplicação da primeira dose.

“Para garantir a eficácia, precisamos dividir os lotes em dois, para que as pessoas tenham garantidas a aplicação da segunda dose,” informou o Secretário de Saúde de Afogados, Artur Amorim.

Com essas novas doses, a Secretaria de saúde estima alcançar 585 profissionais imunizados, o que representa um total de 51% dos profissionais da saúde com atuação no município.

Segundo Artur, os demais públicos serão vacinados após o término dessa etapa. A expectativa é de que, em Março, os demais públicos prioritários preconizados pelo Ministério da saúde comecem a ser vacinados.

Santa Terezinha registra o terceiro óbito por Covid-19

O município de Santa Terezinha confirmou por volta das 22h desta sexta-feira (21), após espera de exame, o primeiro caso de infecção da Covid-19 contraída dentro do seu território e que levou o paciente a óbito.  O município já tinha registrado dois (2) casos de mortalidade pela doença, mas de pacientes que contraíram o novo […]

O município de Santa Terezinha confirmou por volta das 22h desta sexta-feira (21), após espera de exame, o primeiro caso de infecção da Covid-19 contraída dentro do seu território e que levou o paciente a óbito. 

O município já tinha registrado dois (2) casos de mortalidade pela doença, mas de pacientes que contraíram o novo coronavírus em outra área e entraram em óbito em outras cidades (Recife e Caruaru), porém, os casos foram registrados no município, pois os pacientes tinham residência fixa em Santa Terezinha.

O terceiro paciente vítima da Covid-19, no município, tinha 56 anos, era dono de bar na divisa com Imaculada, mas residia na zona rural de Santa Terezinha, no Sítio Caldeirão. 

Ele apresentou uma síndrome de insuficiência respiratória grave e foi transferido para o Hospital Regional Emília Câmara em Afogados da Ingazeira onde faleceu na quinta-feira (20).

De acordo com o laudo médico, o paciente também apresentou pneumonia  grave e Covid-19. As informações são do blog do Pereira.

O município tem agora, 47 casos confirmados, 35 em investigação, 326 descartados, 31 recuperados e 3 óbitos.