Marcelo Gouveia destaca avanços para municípios em Brasília
Por André Luis
Marcelo Gouveia, presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Paudalho, participou da 25ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, conhecida como Marcha dos Prefeitos. Em entrevista à Folha de Pernambuco, Gouveia avaliou positivamente o evento, embora reconheça que ainda existem demandas a serem atendidas para consolidar o pacto federativo. Ele também discutiu as metas do Podemos em Pernambuco.
Gouveia destacou que a marcha trouxe importantes conquistas para o municipalismo, beneficiando municípios em todo o Brasil. “A Amupe saiu extremamente satisfeita da marcha, sabendo que os objetivos foram atingidos, mas entendendo que ainda existem passos a serem dados em busca do fortalecimento dos municípios e para que o tão sonhado pacto federativo se cristalize e aconteça.”
Marcelo destacou que o evento contou com mais de 40 arenas técnicas organizadas pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), preparando equipes municipais para enfrentar os desafios locais. A delegação pernambucana teve mais de 600 inscritos, incluindo 90 prefeitos, o que conferiu grande importância ao evento.
Gouveia revelou que até dezembro haverá negociações sobre a reoneração e a porcentagem aplicável. Enquanto a CNM propõe um teto de 14%, o Governo Federal sugere 20%. “Essa conquista é provisória, até o fim do ano. Então, precisamos, nos próximos 60 dias, construir junto com o Congresso Nacional e com o Poder Executivo alguma saída que possa ser permanente para os municípios.”
Outra pauta importante foi a modificação dos juros da dívida previdenciária indexada pela Selic. “Da forma que está hoje, a dívida é só crescente. Mesmo pagando parcelado, pode chegar a R$ 1 trilhão. Pedimos um novo parcelamento especial para a dívida do regime geral de previdência.”
Gouveia destacou a aprovação de uma portaria autorizada pelo presidente Lula que facilita convênios e contratos de repasse até R$ 1,5 milhão pela Caixa Econômica Federal, desburocratizando o sistema e facilitando a execução de obras municipais.
Sobre a relação com o presidente Lula, Gouveia comentou a expectativa em torno da reoneração. “Com o anúncio do presidente de prorrogação, isso foi arrefecido. Sem dúvida, Lula sai mais fortalecido entre os prefeitos do que estava na semana anterior à marcha.”
Ele também falou sobre os planos do Podemos no estado, enfatizando o crescimento e a estruturação do partido. “Hoje, temos 29 candidaturas a prefeito. Acredito que devemos ampliar o partido em três vezes o número de prefeitos que temos hoje, passando de cinco para 15, além de eleger vários vice-prefeitos e vereadores. Queremos um crescimento progressivo em Pernambuco.”
De 14 a 19 de janeiro, o artista plástico iguaraciense, Marcone Melo realizará a sua terceira exposição “No berço da arte”, na tenda de seu pai Mercelon Sapateiro na rua Júlio Câmara em Iguaraci-PE. Será uma grande oportunidade para aqueles que apreciam uma boa arte. Veja abaixo alguns dos quadros que estarão expostos:
De 14 a 19 de janeiro, o artista plástico iguaraciense, Marcone Melo realizará a sua terceira exposição “No berço da arte”, na tenda de seu pai Mercelon Sapateiro na rua Júlio Câmara em Iguaraci-PE. Será uma grande oportunidade para aqueles que apreciam uma boa arte.
Veja abaixo alguns dos quadros que estarão expostos:
A população do Agreste pernambucano recebeu, nesta quinta-feira (2), uma entrega para a segurança pública. Após mais de uma década de obras paralisadas, a governadora Raquel Lyra entregou, em Caruaru, o Complexo de Polícia Científica (CPC), unidade que integra serviços de perícia criminal e médico-legal. Com mais de R$ 10 milhões em investimentos, o novo […]
A população do Agreste pernambucano recebeu, nesta quinta-feira (2), uma entrega para a segurança pública. Após mais de uma década de obras paralisadas, a governadora Raquel Lyra entregou, em Caruaru, o Complexo de Polícia Científica (CPC), unidade que integra serviços de perícia criminal e médico-legal.
Com mais de R$ 10 milhões em investimentos, o novo espaço consolida o município como principal polo de inteligência do interior, garantindo cobertura estratégica para todo o Agreste e parte do Sertão. Antes, a chefe do Executivo estadual entregou a terceira Cozinha Comunitária de Caruaru, desta vez, na Vila Cipó, na zona rural do município.
“Esse é um dia histórico para a região do Agreste, para Caruaru e para todos aqueles que usam a Polícia Científica aqui, na nossa cidade, e que esperam por essa entrega há mais de dez anos. A gente inaugura o Complexo de Polícia Científica pronto, garantindo que a perícia técnica possa cumprir verdadeiramente o seu papel na investigação de crimes. Esse povo todo aqui sofria por não poder enterrar os seus mortos. São mais de R$ 10 milhões em investimento. Além disso, também inauguramos a terceira Cozinha Comunitária de Caruaru, desta vez, na Vila Cipó, garantindo alimentação de qualidade para quem mais precisa”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.
A vice-governadora Priscila Krause ressaltou o marco histórico da entrega do complexo. “Essa obra é histórica para o povo de Pernambuco. São mais de dez anos de obras paralisadas. Esse complexo é o significado disso. Eu sou testemunha e faço parte dessa história, que vem revolucionando Pernambuco, simbolizando o resgate de todo um Estado”, frisou.
O complexo fortalece, através do programa Juntos pela Segurança, a capacidade técnica e estrutural da Polícia Científica, garantindo mais eficiência e qualidade nos serviços prestados à população. A descentralização dos serviços periciais reduz a necessidade de deslocamento até a capital pernambucana para a realização de exames essenciais, como balística, toxicologia e análises médico-legais, além de agilizar o tempo de resposta das investigações.
“Esse novo espaço vai impactar de uma forma muito positiva a eficiência e eficácia das investigações criminais em Caruaru e em cidades da região. É um investimento de mais de R$ 10 milhões. Essa é uma obra que estava parada há mais de 10 anos. Com essa entrega, temos em Caruaru o mais moderno complexo de Polícia Científica de Pernambuco”, ressaltou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.
O gerente-geral da Polícia Científica, Wagner Bezerra, comentou sobre a ampliação dos serviços que serão prestados. “Com a entrega do Complexo da Polícia Científica, a gente vai ampliar o leque de exames técnicos que poderemos oferecer à população pernambucana. Vamos descentralizar a informática e trazer para o Agreste. Além disso, teremos o incremento de biologia forense, o aumento dos serviços de balística, o atendimento do serviço de rua, atendimento do sexológico e do traumatológico”, explicou o gestor.
Presente na entrega, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, agradeceu a entrega em benefício não só de Caruaru, mas do povo pernambucano. “Pernambuco tem sim uma segurança pública decente. Essa entrega na nossa cidade é o reflexo disso. A gestão mostra a competência devida em prol da população pernambucana”, afirmou o gestor municipal.
A unidade conta com laboratórios de alta complexidade, organizados em diferentes eixos de atuação. No eixo criminal, estão incluídas perícias em entorpecentes, balística, com integração ao Sistema Nacional de Análise Balística (SINAB), perícias patrimoniais, informática forense e núcleo de identificação veicular. No eixo humano, são realizadas perícias traumatológicas e sexológicas. Já no eixo biológico, o destaque é o Laboratório de Biologia Forense.
Durante a entrega, o senador Fernando Dueire afirmou que “a gestão estadual está transformando a história de Pernambuco”. O deputado federal Fernando Monteiro frisou que tem “orgulho em poder contribuir com o Governo de Pernambuco”. Já o deputado federal Mendonça Filho ressaltou a importância da entrega. “Esse é um marco transformador vivido para segurança pública de Pernambuco”, disse.
Também presente, o deputado federal Pastor Eurico ressaltou que a “entrega é uma verdadeira revolução para Pernambuco”. O deputado estadual Wanderson Florêncio comentou que o “Agreste pernambucano está feliz com essa entrega”.
COZINHA – Antes da entrega do complexo, a governadora Raquel Lyra inaugurou a Cozinha Comunitária Vila Cipó, localizada no Sítio Cipó, na zona rural de Caruaru. A nova unidade é a terceira do município. Com investimento inicial de R$ 50 mil e repasse mensal de R$ 20 mil para manutenção, a cozinha garantirá no mínimo 200 refeições diárias.
“Esse é um momento muito especial para a Vila Cipó. São 223 cozinhas inauguradas na gestão estadual em Pernambuco. Essa semana completamos 25 milhões de pratos servidos em todo estado. É comida de verdade chegando no prato do povo pernambucano”, destacou o secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Carlos Braga.
Com essa entrega, o Programa Bom Prato chega a marca de 278 unidades em funcionamento em todo o estado. Somente em 2026, já são 26 novas cozinhas entregues à população pernambucana. Desde 2023, já foram servidas mais de 25 milhões de refeições ao povo pernambucano.
Acompanharam as agendas o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho, os secretários Túlio Vilaça (Casa Civil), André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura), Daniel Coelho (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha), Ana Maraíza (Administração) e Juliana Gouveia (Mulher); o deputado federal Túlio Gadêlha; o deputado estadual Jarbas Filho; os prefeitos Miruca (Água Preta), Júnior de Beto (Palmares), Marcos da Roça (Chã de Alegria), Silvestre (Passira), Beto do Sargento (Belém de Maria), Jaime Lima (Glória do Goitá), Araújo (Amaraji), Clelson Melo (Jucati), Pité (Quipapá), Washington Ângelo (Tacaratu), Joelda Pereira (Tacaimbó), Dr Helton Martins (Águas Belas), Dió Filho (Riacho das Almas), Fredson Brito (São José do Egito), Fátima Borba (Cortês), Zeca Cavalcanti (Arcoverde) e Marcos Cacique (Pesqueira).
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), usou a abertura do programa Ouvir para Mudar 2025 nesta quinta-feira (14) para enviar um recado direto à oposição. Em discurso durante evento no Sertão, que também passou por Ouricuri, Raquel reafirmou sua postura e disse contar com o apoio popular e político para seguir à frente do […]
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), usou a abertura do programa Ouvir para Mudar 2025 nesta quinta-feira (14) para enviar um recado direto à oposição.
Em discurso durante evento no Sertão, que também passou por Ouricuri, Raquel reafirmou sua postura e disse contar com o apoio popular e político para seguir à frente do governo.
“Diga a eles que eu tô firme e eu tô de pé. Diga a eles que eu não tô sozinha, que eu tenho povo ao meu lado. Sabe que fazer política de um jeito diferente incomoda? Incomoda aqueles que fazem as coisas do mesmo jeito sempre e que não admitem que pode uma mulher do interior do estado de Pernambuco tá nesse lugar que eu tô aqui hoje”, afirmou.
A governadora ressaltou a confiança de prefeitos, vereadores e lideranças sindicais em sua gestão, citando avanços na geração de empregos e crescimento econômico.
“A gente trabalha para todos e para cada um, porque a gente dá emprego, oportunidade, porque a gente quer ver Pernambuco crescer. Nosso estado já voltou a gerar emprego de carteira assinada, já tá fazendo a economia crescer”, declarou.
Raquel também abordou a relação com as forças de segurança e a política de combate à corrupção, enfatizando que não admite desvio de recursos públicos.
“A polícia pra gente é alguém que a gente trabalha todo dia para cuidar do nosso povo, mas o nosso governo não tolera a corrupção. O dinheiro sagrado do povo de Pernambuco é para ir para benefício da população. Polícia Federal para mim são meus amigos, vêm em casa para tomar café, mas o que a gente quer é trabalhar com a polícia para que ela prenda bandido e bote na cadeia. Página policial pro governo de Pernambuco mais não. Esse tempo passou. O tempo agora é de a gente olhar pra frente.”
O prefeito de Ouro Velho, Augusto Valadares, tem utilizado suas redes sociais para compartilhar uma série de emendas parlamentares destinadas a importantes áreas, como saúde e infraestrutura do município. Nas publicações, o prefeito expressou sua gratidão aos parlamentares que direcionaram recursos para a cidade, destacando o impacto positivo que esses investimentos terão na qualidade de […]
O prefeito de Ouro Velho, Augusto Valadares, tem utilizado suas redes sociais para compartilhar uma série de emendas parlamentares destinadas a importantes áreas, como saúde e infraestrutura do município.
Nas publicações, o prefeito expressou sua gratidão aos parlamentares que direcionaram recursos para a cidade, destacando o impacto positivo que esses investimentos terão na qualidade de vida da população.
A primeira emenda anunciada foi proveniente da Senadora Daniela Ribeiro, no valor de R$ 483.401,36, destinada à saúde de Ouro Velho. “Esses recursos serão fundamentais para manter o “Programa Médicos Todos os Dias” e para a compra de medicamentos, garantindo o acesso da população a cuidados médicos essenciais”, informou Augusto.
Em seguida, o prefeito anunciou uma emenda do Deputado Federal Hugo Motta, no valor de R$ 204.658,00, também direcionada à saúde.
A terceira emenda, proveniente do Senador Efrain Filho, no valor de R$ 160.000,00, será destinada a procedimentos médicos e odontológicos, exames e ao Tratamento Fora de Domicílio (TFD) da população, ampliando o acesso a serviços essenciais de saúde.
Além disso, o prefeito anunciou a destinação de mais uma emenda do Senador Efrain Filho, no valor de R$ 2.177.400,00, para a aquisição de três novas máquinas, incluindo um Trator de Esteira, uma Caçamba e outro Trator de Pneus, visando melhorar a infraestrutura do município.
Por fim, uma emenda do Deputado Estadual Tovar Correia Lima, no valor de R$ 400.000,00, será destinada à reforma do prédio da Prefeitura Municipal, contribuindo para a modernização e adequação das instalações administrativas.
“Essas emendas representam um importante apoio aos esforços da administração municipal em promover o desenvolvimento e o bem-estar da população de Ouro Velho, demonstrando o comprometimento dos parlamentares com as demandas locais e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”, afirmou Augusto Valadares..
A Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) julgou prestação de Contas de Governo da Prefeitura de Afogados da Ingazeira. O processo é referente ao exercício financeiro de 2017 e tem como responsável o prefeito José Coimbra Patriota. Em seu parecer, o relator Carlos Neves votou pela emissão de parecer favorável à aprovação […]
A Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) julgou prestação de Contas de Governo da Prefeitura de Afogados da Ingazeira.
O processo é referente ao exercício financeiro de 2017 e tem como responsável o prefeito José Coimbra Patriota.
Em seu parecer, o relator Carlos Neves votou pela emissão de parecer favorável à aprovação das contas, tendo em vista que foram cumpridos tod os os limites constitucionais e que não foram constatadas irregularidades de natureza grave.
Os conselheiros Valdecir Pascoal e Ranilson Ramos, acompanharam o voto do relator e por unanimidade emitiram parecer prévio recomendando à Câmara Municipal a aprovação com ressalvas das contas.
Também fizeram recomendações ao prefeito ou a quem viera a sucedê-lo. O Ministério Público de Contas (MPCO) foi representado na sessão pela procuradora Eliana Maria Lapenda de Moraes Guerra.
Você precisa fazer login para comentar.