Notícias

Maia alerta Temer que governo corre risco de derrota até em MPs

Por André Luis
Foto: Beto Barata / PR

Do blog do Camarotti/G1

Em conversa reservada na última quinta-feira (27), no Palácio do Planalto, o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), alertou o presidente Michel Temer de que o cenário é de muita dificuldade na base aliada. E que o governo corre risco de ser derrotado em plenário até mesmo em votações de medidas provisórias.

De forma reservada, Maia tem dito de forma clara que é um erro o governo pensar que o placar da vitória na votação que arquivou a segunda denúncia contra Temer na quarta-feira (25) reflete a força do governo.

Articuladores políticos chegaram a dizer que, além dos 251 votos, Temer também teria o apoio dos ausentes. “Isso não reflete a realidade da base”, confidenciou Maia a interlocutores.

O presidente da Câmara tem defendido uma reforma ministerial que contemple o novo mapa de forças políticas que resultou da votação da segunda denúncia. E chegou a falar para integrantes do núcleo do Palácio do Planalto que seria um grande erro deixar para março de 2018 a reforma ministerial.

Para mais de um interlocutor, Maia defendeu uma mudança imediata no primeiro escalão para contemplar aliados e diminuir as insatisfações.

“Tudo agora vai depender de Temer. A insatisfação é enorme. Se quiser aprovar uma agenda mínima, terá que atuar”, desabafou o presidente da Câmara numa conversa pouco antes de embarcar para a viagem de uma semana ao exterior, na noite desta sexta-feira (27).

E foi além: disse que o governo pode ser surpreendido já na votação das medidas provisórias do ajuste fiscal. Segundo ele, o cenário é de derrota do Palácio do Planalto. Ele sugeriu ao governo enviar todas as matérias do pacote de ajuste fiscal por meio de projeto de lei. Mas a equipe econômica resiste.

Outras Notícias

Sebastião e Waldemar Oliveira inauguram comitê em Serra Talhada nesta quinta-feira

Os deputados Sebastião Oliveira e Waldemar Oliveira anunciaram a inauguração do comitê político da dupla em Serra Talhada. O evento está marcado para esta quinta-feira (27), às 17h30, na Avenida Afonso Magalhães, nº 377, no bairro Nossa Senhora da Penha. O convite foi divulgado por Sebastião Oliveira nas redes sociais. Na publicação, o deputado destacou […]

Os deputados Sebastião Oliveira e Waldemar Oliveira anunciaram a inauguração do comitê político da dupla em Serra Talhada. O evento está marcado para esta quinta-feira (27), às 17h30, na Avenida Afonso Magalhães, nº 377, no bairro Nossa Senhora da Penha.

O convite foi divulgado por Sebastião Oliveira nas redes sociais. Na publicação, o deputado destacou o momento como uma oportunidade de reunir apoiadores para a abertura do espaço.

Com a mensagem “Juntos por Pernambuco”, a divulgação também apresenta os números eleitorais de Sebastião Oliveira, candidato a deputado estadual, e Waldemar Oliveira, candidato a deputado federal.

A inauguração deve reunir lideranças políticas, apoiadores e aliados da dupla em Serra Talhada. O evento ocorre dentro da movimentação política para as eleições de 2026.

Serviço

Evento: Inauguração do comitê de Sebastião e Waldemar Oliveira

Data: Quinta-feira (27)

Horário: 17h30

Local: Avenida Afonso Magalhães, 377, Nossa Senhora da Penha, Serra Talhada

Raquel visita Comunidade do Bode e participa de atos políticos em Vitória de Santo Antão

Candidata à reeleição participou de caminhada, lançamento de candidatura e carreata. Nesse sábado (29), a governadora e candidata à reeleição Raquel Lyra (PSD) participou de uma caminhada na Comunidade do Bode, no bairro do Pina, no Recife. Ela esteve acompanhada da candidata a vice-governadora Priscila Krause (PSD) e dos candidatos ao Senado Túlio Gadêlha (PSD) […]

Candidata à reeleição participou de caminhada, lançamento de candidatura e carreata.

Nesse sábado (29), a governadora e candidata à reeleição Raquel Lyra (PSD) participou de uma caminhada na Comunidade do Bode, no bairro do Pina, no Recife. Ela esteve acompanhada da candidata a vice-governadora Priscila Krause (PSD) e dos candidatos ao Senado Túlio Gadêlha (PSD) e Eduardo da Fonte (PP).

Durante a passagem pela comunidade, Raquel citou a entrega de títulos de propriedade, as reformas de imóveis realizadas pelo programa Reforma no Lar e os atendimentos oferecidos pelo PE na Comunidade.

“A gente vai fazer nossa campanha com o coração na mão e vocês serão nossa voz para continuar trabalhando pelo nosso Estado, com ações que já realizamos aqui, como entrega de escrituras públicas e reformas no lar”, afirmou a candidata.

Também participaram da caminhada os candidatos a deputado federal Daniel Coelho, Doduel Varela e Natália Costa; os candidatos a deputado estadual Ni do Badoque, Manoel Medeiros e Professor Lupércio; e a prefeita de Olinda, Mirella Almeida.

Na sequência da agenda, Raquel esteve em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata. No município, participou do lançamento da candidatura de Joaquim Lira (PV) à reeleição para deputado estadual e de uma carreata organizada por Aglailson Victor (PSD), que também busca renovar o mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Em discurso, Raquel apresentou ações de sua gestão em Vitória de Santo Antão e mencionou a construção de uma Escola Técnica Estadual, obras de pavimentação e investimentos no abastecimento de água.

“Vitória de Santo Antão está recebendo o maior investimento da sua história e voltou a entrar no mapa do Governo de Pernambuco. Estamos construindo uma Escola Técnica Estadual, investindo em pavimentação e levando água para o nosso povo”, declarou.

Joaquim Lira e Aglailson Victor reafirmaram apoio à reeleição da governadora. Também acompanharam as atividades o ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula; Túlio Gadêlha; o deputado federal e candidato à reeleição Clodoaldo Magalhães; prefeitos e vereadores da região.

Fotos: Yacy Ribeiro e Janaína Pepeu

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr

Secult-PE e Fundarpe lamentam a morte de Reinaldo Oliveira

A Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) lamentam o falecimento do diretor de teatro, médico e ator Reinaldo de Oliveira, neste sábado (9), aos 91 anos, no Recife. “Reinaldo sempre foi um defensor incansável, apaixonado pela cultura pernambucana, mas em especial pelo teatro. Fui testemunha […]

A Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) lamentam o falecimento do diretor de teatro, médico e ator Reinaldo de Oliveira, neste sábado (9), aos 91 anos, no Recife.

“Reinaldo sempre foi um defensor incansável, apaixonado pela cultura pernambucana, mas em especial pelo teatro. Fui testemunha disso quando convivemos juntos no Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural”, destaca Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe.

“Vale destacar que além do grande legado para a cultura pernambucana, em especial às artes cênicas, Reinaldo também deixou grande contribuição para as artes brasileiras em outras linguagens artísticas, como a música e literatura”, opina Gilberto Freyre Neto, secretário Estadual de Cultura.

Filho da atriz Diná de Oliveira e de Valdemar de Oliveira, fundador do Teatro de Amadores de Pernambuco (TAP), um dos grupos teatrais mais importantes do Brasil e o mais antigo em atividade no país, ele estrou nos palcos ainda criança, aos 10 anos. Durante 42 anos, Reinaldo foi o diretor-geral do TAP. Em 2020, passou a ser presidente de honra do desse grupo teatral.

A última atuação de Reinaldo nos palcos foi no espetáculo “Bibi em casa de Ferreira, espírito de palco”, sobre a vida de Bibi Ferreira, outra grande artista do teatro brasileiro. O espetáculo foi encenado em 2019, no Teatro de Santa Isabel.

Amante incondicional da cultura pernambucana, Reinaldo compôs maracatus e frevos, ganhando prêmios em vários festivais. Também escreveu vários livros e fez parte da Sociedade dos Médicos Escritores de Pernambuco. Além disso, ocupou a cadeira de número 24 da Academia Pernambucana de Letras.

Armando Monteiro lamentou a morte do artista. “Pernambuco lamenta o falecimento de Reinaldo de Oliveira, um homem múltiplo, que ao longo da vida dedicou-se à medicina, ao teatro e à literatura. Ícone de nossa cultura, Reinaldo deu continuidade ao amor de sua família pelas artes, sobretudo ao legado da mãe, Diná de Oliveira, e de seu pai, Waldemar de Oliveira, fundadores do Teatro de Amadores de Pernambuco. Meus sentimentos a todos os seus amigos e familiares”.

Prefeita Nicinha descumpre lei que o marido sancionou

O polêmico feriado municipal do dia mundial da religião rendeu mais um capítulo em 2022. Ao longo dos anos, esse feriado sempre foi contestado pelo comércio local e pela CDL, entidade que defende os comerciantes. A autoria do projeto foi do então vereador Tadeu Sampaio que depois de aprovado na Câmara teve a sanção do […]

O polêmico feriado municipal do dia mundial da religião rendeu mais um capítulo em 2022.

Ao longo dos anos, esse feriado sempre foi contestado pelo comércio local e pela CDL, entidade que defende os comerciantes.

A autoria do projeto foi do então vereador Tadeu Sampaio que depois de aprovado na Câmara teve a sanção do então prefeito Dinca Brandino se tornando na lei municipal nº 526/2009. Esse ano, ao anunciar nas redes sociais que hoje seria feriado, a CDL cuidou em sensibilizar a gestão e conseguiu. A prefeita voltou atrás e deu ponto facultativo para as repartições públicas.

Ouvido sobre esse posicionamento da prefeita, o presidente da Câmara dos Vereadores, Djalma das almofadas, disse no Programa Cidade Alerta desta quarta-feira (26) que Nicinha Melo descumpriu uma lei que o próprio marido sancionou.

“Ela poderia ter transferido o feriado para outro dia, mas nunca ter dado o ponto facultativo assim de boca, como ela fez. O que está na lei é para ser cumprido”, disse o vereador Djalma acrescentando que levará a discussão para a Câmara em busca de uma solução para esse feriado que não funciona e só prejudica os órgãos do município.

Após insucesso em reunião no DNOCs, Comissão deve ir a Ministro por problemas na Barragem da Ingazeira

Os prefeitos de Ingazeira, Lino Morais, Iguaracy, Zeinha Torres, São José do Egito, Evandro Valadares e Tuparetama, Sávio Torres, estiveram na sede do DNOCS, para audiência com o Coordenador Estadual do órgão, Marcos Rueda. Ainda participaram da reunião os Presidente da Câmara de Vereadores de Tuparetama e São José do Egito, Danilo Augusto e Rogaciano […]

Foto cedida por Aristóteles Monteiro

Os prefeitos de Ingazeira, Lino Morais, Iguaracy, Zeinha Torres, São José do Egito, Evandro Valadares e Tuparetama, Sávio Torres, estiveram na sede do DNOCS, para audiência com o Coordenador Estadual do órgão, Marcos Rueda. Ainda participaram da reunião os Presidente da Câmara de Vereadores de Tuparetama e São José do Egito, Danilo Augusto e Rogaciano Jorge, os de Ingazeira Djalma Nunes e de Tabira Aristóteles Monteiro.

O encontro é consequência da Audiência Pública da semana passada em Ingazeira.  Dentre os temas na pauta, as estradas que precisam ser construídas para acesso de comunidades das cidades a sedes de municípios e serviços públicos de saúde e escolas, por exemplo. O DNOCS só se disponibilizou a fazer 50 quilômetros, mas a necessidade imediata é bem maior.

Algumas prefeituras sinalizam  declarar estado de emergência para acelerar uma ação maior o órgão.  Ainda há entraves como necessidade de construção de passagens molhadas e liberação de cercas de proprietários de terras na área. Uma outra Audiência Pública está marcada para 8 de março em São José do Egito para manter a vigilância sobre os encaminhamentos necessários.

Quanto à reunião com Rueda, os encaminhamentos não foram os esperados. Tanto que os prefeitos já articulam uma comissão para ir até o Ministro da Integração, Gustavo Canuto. Ao que parece, o coordenador disse não ter autonomia para tocar sozinho as ações que faltam ao projeto.