Notícias

Macri é eleito presidente da Argentina e põe fim a 12 anos de kirchnerismo

Por Nill Júnior

muieefia

O empresário Mauricio Macri, 56 anos, é o novo presidente da Argentina. Atual prefeito de Buenos Aires, ele é ex-presidente do clube Boca Juniors e líder de uma frente de centro-direita opositora do atual governo de Cristina Kirchner. Macri foi eleito neste domingo (22), na primeira vez na história do país em que uma eleição presidencial foi decidida no segundo turno, e vai governar por quatro anos. Ele irá assumir a presidência no dia 10 de dezembro deste ano.

Às 5h45 (horário de Brasília), com 99,17% dos votos apurados, Macri tinha 51,40%(12.903.301 votos), e Scioli, 48,60% (12.198.441 votos), segundo a comissão eleitoral.

A vitóira de Macri foi confirmada às 21h43 (horário de Brasília), quando com 63,26% dos votos apurados, ele alcançou 53,50% (8.524.551 votos), e Scioli, 46,50% (7.410.389 votos). Neste momento, o chefe do órgão eleitoral argentino afirmou que a tendência a favor de Macri era irreversível.

Por volta das 22h20, Daniel Scioli telefonou para o adversário e admitiu a derrota, de acordo com o jornal “Clarin“. Os dois são amigos de longa data e Scioli afirmou que Macri era um “justo ganhador”.

O resultado após a realização do inédito segundo turno gerou festa entre os apoiadores de Macri e lágrimas entre eleitores de Daniel Scioli – candidato apoiado pela presidenteCristina Kirchner, que governa o país desde 2007 e é viúva do falecido presidente Néstor Kirchner (2003-2007). A Argentina teve 12 anos de kirchnerismo no poder.

O índice de participação chegou a 78% dos mais 32 milhões de eleitores no segundo turno. Esta é a primeira vez um líder da direita liberal chega ao poder pelas urnas em eleições livres, sem o apoio de uma ditadura, fraudes ou candidatos proscritos.

Em sua vida democrática, a Argentina apenas teve no poder a alternância entre o Partido Justicialista (PJ, peronista) e a UCR.

Discurso: De camisa azul, calça bege e sem paletó e gravata, Macri discursou e dançou, como costuma fazer ao final de cada ato político. “Quero agradecer aos argentinos que saem todos os dias para trabalhar, que acreditam no trabalho e não na mania de tirar vantagem”, disse.

Macri afirmou que a mudança que a Argentina tem pela frente “não pode ser parada por revanches” e pediu a participação de “todos”, inclusive de quem não votou nele, para “encontrar o caminho do desenvolvimento”.

“É um dia histórico. Uma mudança de época. Um tempo que não pode deter-se em revanches ou ajustes de contas. Construir uma Argentina com pobreza zero, derrotar o narcotráfico e melhorar a qualidade democrática”, afirmou para milhares de simpatizantes, em uma verdadeira festa de comemoração. (G1)

Outras Notícias

Nova morte registrada no Sistema Viário de Contorno

Vítima é de Santa Rosa, Ingazeira. Rapaz que bateu contra parede ao final da reta, próximo a escola. Morte é mais uma de várias no local Atualizado às 20h35 Um acidente terminou com a morte de João Paulo Ferreira Santana, 22 anos, no Sistema Viário de Contorno, a frente do Colégio Dom Hélder Câmara, Afogados […]

Vítima é de Santa Rosa, Ingazeira. Rapaz que bateu contra parede ao final da reta, próximo a escola. Morte é mais uma de várias no local

Atualizado às 20h35

Um acidente terminou com a morte de João Paulo Ferreira Santana, 22 anos, no Sistema Viário de Contorno, a frente do Colégio Dom Hélder Câmara, Afogados da Ingazeira.

Ele morreu ao bater em uma árvore e em seguida em uma parede no fim da grande reta do anel viário naquele setor. Há informações de possível excesso de velocidade. Não há mais detalhes das circunstâncias do acidente. Ele estava em uma Moto Titan Honda preta placa PFC 2917.

João Paulo era natural de Afogados da Ingazeira, mas radicado em Santa Rosa, município de Ingazeira. Seu RG foi expedido em Rondônia. Há relatos de que passava uns dias na região e tinha passagem comprada para voltar a São Paulo em poucos dias. Filho de Edigar Ferreira Santana e Hosana Maria Ferreira. A família já foi comunicada.

Bombeiros e PMs foram chamados ao local. O Dr Roberto Vicente,  que passava pelo local atestou o óbito por traumatismo craniano.

A morte levanta novamente a discussão sobre jovens que usam a reta do sistema viário como pista para pegas ou circulando em velocidade muito acima da via. “Ele vinha muito rápido e deve ter perdido controle no quebra mola”, disse uma testemunha.

A instalação de lombadas eletrônicas é uma das medidas cobradas no local por moradores do entorno, dentro do bojo da municipalização do trânsito. Um dos problemas alegado é o custo do equipamento. E a Prefeitura ainda não definiu o modelo do processo de municipalização. E a PM alega ter cobertor curto para, além das demais ações preventivas, fiscalizar o transito.

Em Arcoverde a municipalização do trânsito e criação de uma Autarquia de Trânsito, a Arcotrans, reduziu os acidentes porque tirou de circulação muitos que guiavam sem habilitação, além de ampliar a fiscalização evitando excessos. Claro, ainda são registradas imprudências mas em volume bem menor que antes do processo.

Sequência de mortes: nos últimos meses, foram vários os acidentes no Sistema Viário de Contorno, inaugurado na cidade na gestão do prefeito Totonho Valadares para dar mais fluidez ao trânsito da cidade. Alguns foram destaque no blog. Em 5 de março, o estudante Lúcio Vinicius, 20 anos, ficou ferido quando seguia em uma motocicleta Shineray Phoenix 50 cc, de cor vermelha, pela Rodovia Estadual PE 292, no Bairro Borges. Lúcio seguia na motocicleta Italica 50 c, cor vermelha, quando o GM Astra, cor prata, placa JNT 4354 colidiu frontalmente com a moto após invadir a contramão, vindo do sistema viário.

Em 4 de março, faleceu Antônio Carlos da Silva, mais conhecido como Fofão. Ele guiava a moto Jet 50 Wuyang, da Shineray quando ao passar em uma curva do sistema viário perdeu o controle e caiu, vindo a óbito ainda no local do acidente. A causa da morte foi traumatismo craniano.

Em fevereiro de 2015, um acidente no Sistema Viário nas proximidades da Barragem de Brotas, resultou na morte de uma jovem Lilian de Souza, de 21 anos, que seguia na garupa de uma moto guiada por César Henrique Alves de Souza, também de 23 anos.

Um dos casos que mais repercutiram foi registrado em julho de 2014. A ex-miss mirim de Afogados da Ingazeira, Rayane Karoline da Silva Santana, de apenas 13 anos, morreu quando seguia na garupa de uma moto, atingida em cheio por um caminhão.

Segundo testemunhas, o veículo não teria respeitado a preferência da motocicleta e colidiu no cruzamento da rua Euclides Torres Nunes, no bairro Sobreira, matando a adolescente na hora. O condutor da moto, irmão da vítima, passa bem.

Bastante conhecida, a morte trágica da jovem consternou a cidade. Ainda, de acordo com relatos de testemunhas, o caminhão teria passado o veículo por cima do corpo da adolescente e não prestou socorro, fugindo do local.

Sepultado presidente do PR de Petrolina

G1PE Familiares, amigos e vários políticos se despediram neste domingo (13) de Klebyo Luciano Bezerra Vieira, 38 anos, presidente do Partido da República (PR), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Ele foi assassinado na madrugada do sábado (12), em frente ao aeroporto Senador Nilo Coelho. O corpo de Klebyo foi enterrado no Cemitério Campo da […]

G1PE

Familiares, amigos e vários políticos se despediram neste domingo (13) de Klebyo Luciano Bezerra Vieira, 38 anos, presidente do Partido da República (PR), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

Ele foi assassinado na madrugada do sábado (12), em frente ao aeroporto Senador Nilo Coelho. O corpo de Klebyo foi enterrado no Cemitério Campo da Paz, no bairro Henrique Leite, na Zona Leste da cidade.

Durante toda a noite, o corpo de Klebyo foi velado na Câmara de Vereadores de Petrolina. Políticos da cidade lamentaram a morte do presidente do PR.

O velório seguiu até a metade da manhã deste domingo. Sob aplausos, o corpo foi levado para o Cemitério Campo da Paz, onde foi sepultado.

Bastante abalada com o crime, a esposa de Klebyo não conseguiu comparecer ao sepultamento do marido. A mãe do presidente do PR estava muito emocionada e precisou ser amparada durante a despedida do filho. O caixão de Klebyo foi coberto com a bandeira do Santa Cruz, time do seu coração.

De acordo com a Polícia Militar (PM), a vítima estava em seu veículo, indo buscar a esposa no aeroporto.

Ele estava acompanhado da filha de dois anos, quando uma caminhonete de cor escura se aproximou do carro de Klebyo e efetuou vários disparos de arma de fogo. Ele foi atingido na cabeça e na cintura e morreu no local.

A Polícia Civil informou que trabalha com três linhas de investigação, que estão sendo mantidas em sigilo para não atrapalhar o andamento o caso.

Ouro Velho-PB: Prefeitura distribui 2 mil quilos de peixes e 800 ovos de páscoa

O prefeito de Ouro Velho, Dr Augusto Valadares ao lado do vice-prefeito, Paulo Júnior e do líder político Dr Júnior, acompanharam a distribuição de peixes e ovos de páscoa realizado pela Secretaria de Assistência Social. A entrega ocorreu nesta quarta-feira (31) na zona urbana do município. “Estamos realizando a tradicional entrega de peixes em comemoração […]

O prefeito de Ouro Velho, Dr Augusto Valadares ao lado do vice-prefeito, Paulo Júnior e do líder político Dr Júnior, acompanharam a distribuição de peixes e ovos de páscoa realizado pela Secretaria de Assistência Social.

A entrega ocorreu nesta quarta-feira (31) na zona urbana do município. “Estamos realizando a tradicional entrega de peixes em comemoração a Semana Santa, mesmo em período de Pandemia, continuamos realizando nosso trabalho social,” disse o prefeito Augusto Valadares.

O vice-prefeito Paulo Júnior, comemorou a ação e parabenizou a secretária de Assistência Social, Aline Lucena, pelo excelente trabalho à frente da pasta.

“Parabenizo a Secretária de Assistência Social, Aline Lucena, pelo excelente trabalho à frente desta pasta que é de fundamental importância para nossa população. Mesmo em período de Pandemia, estamos conseguindo realizar um trabalho social de forma digna, a exemplo da entrega neste dia de hoje de peixes e ovos de páscoa em comemoração a Semana Santa,” concluiu.

O líder político, Dr Júnior, afirmou que o prefeito Augusto Valadares, esta mantendo a tradição da ex-prefeita Natália Lira, ao entregar peixes a população durante a Semana Santa.

Foram distribuídas 2 toneladas de peixes e 800 ovos de páscoa para as crianças.

Acidente deixa um morto entre Tabira e Solidão

Um acidente na tarde deste domingo (22) causou um óbito na rodovia PE-309, que liga Tabira ao município de Solidão. Segundo o blogueiro Itamar França, motorista de um veículo Fiesta, de Cor Prata, perdeu o controle vindo a capotar. Relatos de internautas nos grupos de WhattsApp dão conta de que a vítima residia no sítio […]

Um acidente na tarde deste domingo (22) causou um óbito na rodovia PE-309, que liga Tabira ao município de Solidão.

Segundo o blogueiro Itamar França, motorista de um veículo Fiesta, de Cor Prata, perdeu o controle vindo a capotar.

Relatos de internautas nos grupos de WhattsApp dão conta de que a vítima residia no sítio Jardim, zona rural de Solidão e era popularmente conhecido por Zé Birino.

Policiais militares foram ao local e registraram a ocorrência. A pista é sinuosa em alguns trechos.  Preliminarmente, o condutor não usava cinto de segurança.

Quem diria: Afogados Futebol Clube vai voltar a disputar Primeira Divisão

O Presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, anunciou ao lado do Diretor do Afogados Futebol Clube que a equipe disputará a elite do futebol Pernambucano. Nada de Série A2. O clube disputará a Primeira Divisão, que começa em outubro. “Estamos na elite do Futebol Pernambucano. Nosso diretor Márcio Araújo, participou do Conselho Arbitral […]

O Presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, anunciou ao lado do Diretor do Afogados Futebol Clube que a equipe disputará a elite do futebol Pernambucano.

Nada de Série A2. O clube disputará a Primeira Divisão, que começa em outubro.

“Estamos na elite do Futebol Pernambucano. Nosso diretor Márcio Araújo, participou do Conselho Arbitral da competição. Fica ligado que o primeiro turno já começa em Outubro!” – informou o clube nas redes sociais. A outra reunião do conselho arbitral será dia 8 de agosto, para definir outros detalhes.

Detalhe: o Afogados Futebol Clube havia sido rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Pernambucano (Série A2) após uma campanha irregular no estadual de 2025, confirmada com resultados negativos na fase decisiva. A equipe, conhecida como “Coruja do Sertão”, enfrentou dificuldades financeiras e técnicas, resultando em um elenco limitado, o que havia levado à queda.

Segundo Márcio Araújo, a Federação está extinguindo as séries A2 e A3 que não estão vingando. “Ele criou um Primeiro Turno com 28 equipes que ainda serão totalmente definidas em uma segunda reunião. Todo mundo agora é Série A”.

De todos os clubes, três se classificam para enfrentar os sete que ficaram na elite, Sport, Santa Cruz, Náutico, Maguary, Retrô, Decisão e Jaguar.

O primeiro turno se chamará “Forró” e o Segundo Turno, “Frevo”.

O Campeonato deve começar dia 11 de outubro. “Vamos correr atrás dos parceiros pra Coruja voltar e quem sabe ficar no top 3 e ter dias de glória”. O clube é presidido pelo hoje Digital Influencer João Nogueira.