Maciel Melo e Lindomar Souza no Festival de Inverno na Borborema
Por Nill Júnior
Com temperatura média de 12 graus nas noites de julho o Povoado da Borborema no Município de Tabira viverá mais um Festival do Frio.
A Secretária Gracinha Paulino anunciou a programação falando ao radialista Anchieta Santos no programa Cidade Alerta, da Cidade FM.
Na noite da sexta-feira, dia 12 se apresentam Everton Freitas e Lindomar Souza. No sábado, dia 13 será a vez de Seu Marquinhos e banda e Maciel Melo. O apoio para a grade segundo a Secretária foi viabilizado graças à articulação do Deputado Federal Carlos Veras junto ao Governo do Estado.
Em nota nas redes sociais o próprio Carlos Veras agradeceu ao apoio do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura, Fundarpe e Empetur. “Agradeço ainda o empenho da Prefeitura de Tabira e Câmara de Vereadores”.
Enquanto isso a Secretaria de Agricultura está executando reparos na estrada. Já a pasta de Obras está cuidando da infra-estrutura no povoado. É a décima quinta edição do evento no povoado, atraindo bom público de Tabira e entorno.
O Fórum Estadual de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos de Pernambuco (FECIAT/PE), formado por entidades da sociedade civil organizada, instituições governamentais e Ministério Público, vem a público repudiar o Projeto de Lei PL-3200/2015, da Câmara dos Deputados, que substitui a expressão “agrotóxicos” por “produtos defensivos fitossanitários”, pelas razões a seguir expostas: 1) A […]
O FórumEstadual deCombate aosImpactos dosAgrotóxicos e TransgênicosdePernambuco(FECIAT/PE), formado por entidades da sociedade civil organizada, instituições governamentais e Ministério Público, vem a público repudiar o Projeto de Lei PL-3200/2015, da Câmara dos Deputados, que substitui a expressão “agrotóxicos” por “produtosdefensivosfitossanitários”, pelas razões a seguir expostas:
1) A palavra agrotóxico vem do grego agrós (campo/agricultura) e toxikós (que tem a propriedade de envenenar), e traduz com clareza a nocividade do produto à saúde e ao meio ambiente. Assim, a substituição da expressão “agrotóxicos” por “produtos defensivos fitossanitários” dissimulaosimpactosdosagrotóxicos ao desviar o foco do veneno com a substituição por expressão mais branda, realçando a ideia de medidas sanitárias na defesa dos vegetais.
2) A proposta de alteração legislativa evidencia finalidade de greenwashing, técnica empregada em discursos, anúncios, ações, propagandas e outras estratégias para parecer ecologicamente correto, verde, sustentável, ambientalmente amigável, com a intenção oculta de esconder os seus efeitos negativos ao meio ambiente. Isso ofende o direito à informação, à transparência e à segurança alimentar, e poderá induzir o consumidor a falsas conclusões sobre o produto e a nocividade a ele inerente.
3) O PL-3200/2015 constitui flagrante retrocessoaosuprimiracompetênciadosEstadosedosMunicípios para legislar mais restritivamente em questões ambientais, de saúde e agronômicas, já que, a teor do seu art. 26, § 2º, os “Estados e o Distrito Federal não poderão restringir o alcance do registro federal, a menos que seja para atender uma particularidade regional devidamente justificada”.
4) Também se visualiza retrocesso no enfraquecimento do controle dos agrotóxicos pelo Poder Público, face à concentraçãodepoderesnaComissãoTécnicaNacionaldeFitossanitários(CTNFito) – estrutura integrada por cargos de confiança designados pelo Ministro de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – e retirada de atribuições do IBAMA (meio ambiente), da ANVISA (saúde) e dos órgãos estaduais de fiscalização.
5) O FórumEstadual deCombate aosImpactos dosAgrotóxicos e TransgênicosdePernambuco(FECIAT/PE), assim, repudia o PL-3200/2015 e convida toda a sociedade pernambucana para integrar-se ao debate das questões relacionadas aos agrotóxicos, de modo a fomentar ações integradas de tutela à saúde do trabalhador, do consumidor, da população e do meio ambiente ante os males causados pelo uso de agrotóxicos, produtos afins e transgênicos.
Nesta sexta-feira (21), a prefeita de Itaíba, Regina Cunha (Podemos), participou de inaugurações e entrega de obras em várias partes do município. Além do vice-prefeito Valdo do Pipa, ela estava acompanhada dos deputados Rodrigo Novaes (estadual) e Ricardo Teobaldo (federal), vereadores e lideranças. Os eventos começaram na comunidade rural de Caraíbas, às 11h, e finalizaram […]
Nesta sexta-feira (21), a prefeita de Itaíba, Regina Cunha (Podemos), participou de inaugurações e entrega de obras em várias partes do município. Além do vice-prefeito Valdo do Pipa, ela estava acompanhada dos deputados Rodrigo Novaes (estadual) e Ricardo Teobaldo (federal), vereadores e lideranças. Os eventos começaram na comunidade rural de Caraíbas, às 11h, e finalizaram no Distrito de Negras por volta das 19h.
“Posso dizer que hoje (sexta) foi um dia de alegria e realizações. Graças a Deus e a equipe maravilhosa que temos, pudemos entregar a população várias obras na saúde, infraestrutura, lazer e desenvolvimento, cumprindo promessas feitas ao nosso povo com apoio de nossos deputados Rodrigo e Ricardo. Estamos começando o ano com o pé direito e vem muito mais por aí. Hoje é só gratidão”, afirmou.
Logo pela manhã, às 11h00, a prefeita fez a entrega de 03 casas na comunidade de Caraíbas, zona rural, dentro do projeto de Construção de Melhorias Habitacionais para o Controle da Doença de Chagas, numa parceria da Prefeitura de Itaíba e a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).
Na parte da tarde, às 15h00, ela entregou a nova ponte da Rua da Paz, abrindo uma nova via de acesso a veículos e pedestres. Em seguida, inaugurou a Academia da Saúde, localizada ao lado do Fórum local. É a segunda unidade entregue; a primeira foi no distrito do Jirau no ano passado.
O final da tarde ficou concentrado no Distrito de Negras, a onde a comitiva da prefeita Regina e dos deputados Rodrigo Novaes e Ricardo Teobaldo entregaram a reforma e melhoria da Unidade Básica de Saúde Maria Soares Silva, a nova ponte que liga o distrito ao cemitério local e sítios vizinhos e o grande momento da maratona de inaugurações que foi a entrega da nova Praça Nossa Senhora da Conceição, no coração do Distrito de Negras. Um sonho antigo da comunidade e que foi mais uma promessa cumprida pela prefeita Regina Cunha.
Foto: Google Maps Por André Luis A Secretaria de Saúde de Triunfo, informou, através de nota no seu perfil oficial no Instagram, que a Unidade Mista Felinto Wanrderley, está momentaneamente, desfalcada de profissional médico para os plantões de domingo e segunda-feira. Segundo a nota, os titulares pediram afastamento e até o momento não encontraram substitutos […]
A Secretaria de Saúde de Triunfo, informou, através de nota no seu perfil oficial no Instagram, que a Unidade Mista Felinto Wanrderley, está momentaneamente, desfalcada de profissional médico para os plantões de domingo e segunda-feira.
Segundo a nota, os titulares pediram afastamento e até o momento não encontraram substitutos disponíveis para ocupar os lugares vagos.
Ainda segundo a nota, uma seleção pública está sendo realizada para a contratação de médicos. Leia a íntegra da nota.
A Secretaria Municipal de Saúde vem informar que a equipe de plantão do domingo e da segunda-feira da Unidade Mista Felinto Wanderley está momentaneamente desfalcada do profissional médico, pois os titulares pediram afastamento e até o momento não encontramos substitutos disponíveis, mesmo oferecendo valor diferenciado de remuneração para os plantões.
Porém, informamos que estamos com uma seleção pública em andamento para contratação de médicos e esperamos resolver o problema no menor espaço de tempo possível.
É importante salientar que Dr. Quinca está de sob aviso para atender urgência e emergência e que a equipe multiprofissional plantonista na referida unidade está apta a acolher os pacientes, proceder os primeiros cuidados e realizar os encaminhamentos a rede de referência regional quando necessário.
O ex-deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) oficializou, neste domingo (24), apoio à pré-candidatura do ex-prefeito de Itapetim Adelmo Moura a uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Em vídeo publicado nas redes sociais de Adelmo, Gonzaga destacou a trajetória do aliado e disse que pretende atuar em todo o estado na defesa do seu […]
O ex-deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) oficializou, neste domingo (24), apoio à pré-candidatura do ex-prefeito de Itapetim Adelmo Moura a uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
Em vídeo publicado nas redes sociais de Adelmo, Gonzaga destacou a trajetória do aliado e disse que pretende atuar em todo o estado na defesa do seu nome. “Amigas e amigos de Pernambuco, que prazer receber aqui esse Adelmo Moura que era de Itapetim. Adelmo Moura agora é de Pernambuco como um todo. Eu quero lhe dizer, Adelmo, que nestas eleições que vão se aproximar e você já é um pré-candidato a deputado estadual, você vai contar com Gonzaga Patriota, como sempre contou, só que não apenas em Itapetim. Em todo o estado de Pernambuco eu vou trabalhar, porque quem fez o que você fez por Itapetim, obviamente que vai fazer como deputado para todo o estado”, afirmou.
Na gravação, Adelmo agradeceu o apoio do ex-deputado. “Muito obrigado pelo seu apoio. Você é diferenciado. Agradeço demais e é um grande apoio que vai somar à nossa luta para o futuro”, declarou.
Na legenda do vídeo, Adelmo reforçou a importância da aliança. “Hoje recebo com gratidão e muita alegria o apoio do querido ex-deputado federal Gonzaga Patriota, um homem que fez muito por Itapetim, por Pernambuco e pelo Brasil. Juntos, vamos percorrer todo o estado, visitando suas bases e dialogando com o povo pernambucano, levando nossa mensagem e nossas propostas. Ter Gonzaga ao nosso lado é motivo de orgulho e fortalece ainda mais o nosso projeto em defesa do Pajeú e de Pernambuco”, escreveu.
Gildo Pereira é do PL, partido do pré-candidato Anderson Ferreira Gestor de Sairé, no Agreste Central, Gildo Dias (PL), tornou público, nesta sexta-feira (17), seu voto no pré-candidato ao Governo de Pernambuco, Danilo Cabral. O apoio de Gildo se estende também ao ex-presidente Lula, que enfrentará o presidente Jair Bolsonaro, filiado ao PL. “A gente […]
Gildo Pereira é do PL, partido do pré-candidato Anderson Ferreira
Gestor de Sairé, no Agreste Central, Gildo Dias (PL), tornou público, nesta sexta-feira (17), seu voto no pré-candidato ao Governo de Pernambuco, Danilo Cabral.
O apoio de Gildo se estende também ao ex-presidente Lula, que enfrentará o presidente Jair Bolsonaro, filiado ao PL.
“A gente está acompanhando; a gente está junto com Danilo Cabral nessa caminhada que vai levar à vitória no dia 2 de outubro. Pode confiar que, em nosso município, vamos trilhar essa caminhada juntos. Junto com nossa equipe, nossos vereadores e todo nosso grupo político. Em quero aqui desejar boa sorte a Danilo e fé em Deus que a vitória virá”, afirmou Gildo.
Danilo agradeceu o apoio e afirmou que fará muitas parcerias com o prefeito de Sairé, a partir de 2023.
“É um apoio muito importante para que a gente possa avançar no conjunto de transformações que estamos fazendo em Sairé e em todo Pernambuco. Temos o desafio de avançar nessas transformações; fazer mais ainda. Conte com a gente nessa caminhada também. Tenho certeza que serei governador de Pernambuco. E nós dois, junto com o presidente Lula, faremos muito por Sairé”, pontuou Danilo.
Você precisa fazer login para comentar.