Notícias

Maciel Melo canta hoje no encerramento da festa de Iguaracy

Por Nill Júnior

Anchieta Santos

Depois de atrações com casa cheia do nível de Márcia Felipe e Fulô de Mandacaru, somando-se às atrações locais e regionais, a Festa de Janeiro em Iguaracy, no Sertão do Pajeú, chega hoje (19) a sua última noite de muita música.

O Caboclo Sonhador Maciel Melo volta a sua terra para espalhar o seu talento outra vez com os seus admiradores. Antes de Maciel o show será de Bedeu Quirino.

Ontem (18), o prefeito Zeinha Torres recebeu o deputado estadual reeleito Waldemar Borges que assistiu ao show da famosa Banda Fulô de Mandacaru. Hoje o prefeito de Iguaracy e o parlamentar inauguram, às 10hs, a barragem do Sabino construída com recursos de emenda de Waldemar.

Iguaracy também tem seu Dicinha – O Folclórico e atrapalhado vereador tabirense Dicinha do Calçamento está fazendo escola. Em Iguaracy o “quase vereador”, já que é suplente, Amaury Torres, comemorou fazendo uso das redes sociais o roubo de celulares durante a festa da cidade na noite da quarta feira durante o show de Márcia Felipe. Copiar o que é ruim é muito negativo. Detalhe: Amaury é adversário da gestão municipal.

Festa de Brejinho – Começou ontem (18) a tradicional Festa de São Sebastião do município de Brejinho. A prefeita Tânia Maria e o ex-prefeito José Vanderley vão receber hoje a visita do deputado Gonzaga Patriota e dos prefeitos Adelmo Moura (Itapetim) e Ângelo Ferreira (Sertânia).

Sai a programação da festa de Ibitiranga – A Diretoria de Cultura e Esportes da Prefeitura de Carnaíba, no Sertão do Pajeú, divulgou as atrações musicais que animarão a Festa 2019 de São Sebastião, no distrito de Ibitiranga, na zona rural do município.

A programação dos shows será realizada no último final de semana desse mês em praça pública. No dia 26 (sábado) sobem ao palco o cantor carnaibano Júnior Mendes e a banda Brasas do Forró, de Fortaleza. Já no dia 27 (domingo) se apresenta a Banda Encanto de Mulher, de Carnaíba. De acordo com o governo municipal os shows terão início às 21h.

Outras Notícias

Alepe debate enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Participação Popular da Assembleia Legislativa de Pernambuco promove, nesta quinta-feira (18), uma audiência pública com o tema “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.  A atividade acontece no Auditório Sérgio Guerra, Anexo I, da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), das 14h […]

A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Participação Popular da Assembleia Legislativa de Pernambuco promove, nesta quinta-feira (18), uma audiência pública com o tema “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. 

A atividade acontece no Auditório Sérgio Guerra, Anexo I, da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), das 14h às 16h, com a participação de representantes da sociedade civil e do governo. Além da CCDHPP, a atividade é promovida em parceria pela ONG Grupo Curumim e pela Rede de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes em Pernambuco. A mesa será presidida pela deputada estadual Dani Portela.

O encontro é mais uma etapa de diálogos e atuação conjunta com os movimentos sociais. Fruto da luta e das campanhas “Oxente Pernambuco, Faça Bonito contra o abuso sexual de crianças e adolescentes” e “#NãoEraCarinho!”. O intuito é estabelecer um conjunto de ações articuladas que permitam intervenções técnicas, política e financeira para o enfrentamento da violência sexual contra as crianças e os adolescentes do Estado de Pernambuco.

Sobre o 18 de maio

A atividade tem como objetivo debater a importância do conhecimento e conscientização sobre este o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que, este ano, marca os 50 anos do assassinato de Araceli Cabrera, então com 8 anos, foi violentada e assassinada. Araceli foi vítima dos crimes e da impunidade de seus estupradores.

Ministro de Bolsonaro afirma que Pernambuco não terá Ferrovia Transnordestina

Pernambuco não terá mais um ramal da ferrovia Transnordestina. Foi o que informou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, em live realizada pelo Jornal Valor. Segundo o ministro, não há viabilidade para fazer a conexão da ferrovia até Porto de Suape, por isso o governo deverá optar por construir, por enquanto, somente o […]

Pernambuco não terá mais um ramal da ferrovia Transnordestina. Foi o que informou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, em live realizada pelo Jornal Valor.

Segundo o ministro, não há viabilidade para fazer a conexão da ferrovia até Porto de Suape, por isso o governo deverá optar por construir, por enquanto, somente o trecho da ferrovia Transnordestina até o Porto de Pecém, no Ceará.

“Foi um imbróglio que foi herdado, mais um problema de modelagem. Entendo que as duas ‘pernas’ não coexistem. Estou deixando claro para todo mundo que não tem demanda para o ramal de Pernambuco e para o ramal do Ceará”, afirmou durante o evento realizado na última terça-feira (20).

De acordo com Tarcísio, o projeto precisa ser refeito. “É um contrato que, em função de ter uma quantidade grande de obra enterrada, precisa ser redesenhado. O que dedicamos a fazer, até agora, foi esse redesenho, apertar a tecla ‘reset’”, afirmou.

O vice-presidente da Federação Nacional dos Operadores Portuários – Fenop e diretor da Agemar Transportes e Empreendimentos, Manoel Ferreira, discordou do ministro com relação a afirmação de que não há demanda de cargas para os dois trechos da ferrovia. “Suape movimenta atualmente 25 milhões de toneladas anuais e tem potencial para atrair pelo menos mais 20 milhões”, ressalta.

Segundo ele, o trecho a ser concluído até Suape é 200 km menor do que o que vai até Pecém e se o Governo Federal não quiser tocar o projeto, Pernambuco deverá ir atrás de outras alternativas. “Com o fim dessa expectativa sem fim, o Estado estará livre para ir em busca de novos ‘players’ interessados em aproveitar o potencial do porto pernambucano”, destacou.

A Transnordestina começou a ser construída em 2006 com prazo para estar concluída em 2014 e, depois, em 2016. Em 2017 o Tribunal de Contas da União suspendeu os repasses públicos em razão das incertezas quanto a possibilidade de conclusão do projeto que já havia consumido R$ 6 bilhões em investimentos e ainda demandava mais de R$ 5 bilhões para ser concluído.

Na live, Tarcísio informou que a concessionária Transnordestina Logística, comandada pela CSN e responsável por construir e operar a ferrovia, mantém as obras em andamento, com praticamente 1.000 trabalhadores em campo, tendo investido R$ 300 milhões no ano passado.

Alceu encanta e faz dueto com Marinho na Festa de Louro

Já na Festa do Louro, organizada pela família Marinho, uma multidão acompanhou o show de Alceu Valença. Amante da arte dos cantadores, Valença recitou ao lado de Antonio Marinho, um martelo alagoano. O artista apresentou seus maiores sucessos, para o delírio do público. Os vídeos nas redes sociais mostram o encontro das gerações e talentos culturais […]

Já na Festa do Louro, organizada pela família Marinho, uma multidão acompanhou o show de Alceu Valença.

Amante da arte dos cantadores, Valença recitou ao lado de Antonio Marinho, um martelo alagoano. O artista apresentou seus maiores sucessos, para o delírio do público.

Os vídeos nas redes sociais mostram o encontro das gerações e talentos culturais de Marinho e Alceu, para o delírio da multidão que foi acompanhar a programação.

Hoje, a programação já teve leitura comentada de poemas de Beatriz Marinho, com Maria Helena Marinho e Bia Marinho e mesa de glosas com mulheres do repente.

Na bodega Job Patriota, Rimas Inc Beats e Versos e Ednardo Dali. No palco Zá Marinho às 19h30, Tonfil, Natasha Falcão, Bia Marinho e Anaíra Mahin, Maestro Spock, Show Teotônio e Encanto & Poesia.

Amanhã, dia 6, 12h na bodega Job Patriota, Partilha do Baião de Dois, com cantadores, livros e cordeis, recitais e shows, com Lucas Castro, Ednardo Dali, Miguel Marinho, Felipe Weinberg e Greg Marinho, Bianca Rufino, Islan e PC Silva.

Itapetim realiza edição 2025 do “Itapetim com Cristo”

Itapetim sediou neste domingo (21) o evento “Itapetim com Cristo 2025”, promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. A programação aconteceu na Praça Poeta Rogaciano Leite. O encontro contou com a participação do cantor Leandro Borges e do Ministério Áquila Vinícius Almeida. Destinado às igrejas evangélicas, reuniu pastores e fiéis de […]

Itapetim sediou neste domingo (21) o evento “Itapetim com Cristo 2025”, promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. A programação aconteceu na Praça Poeta Rogaciano Leite.

O encontro contou com a participação do cantor Leandro Borges e do Ministério Áquila Vinícius Almeida. Destinado às igrejas evangélicas, reuniu pastores e fiéis de diferentes congregações.

A prefeita Aline Karina, o vice-prefeito Chico, o secretário de Cultura Vandivaldo Piancó, vereadores e outras autoridades acompanharam o evento.

A gestão municipal informou que mantém o compromisso de apoiar as igrejas do município.

Patrimônio histórico e cobranças do TCE: Prefeitura de Triunfo emite nota

O Tribunal de Contas do Estado divulgou recentemente o resultado de auditoria na qual aponta irregularidades na fiscalização da Prefeitura de Triunfo no tocante a conservação do patrimônio histórico do município. Segundo a Prefeitura de Triunfo em nota, embora a auditoria diga respeito ao exercício de 2014, a atual gestão da prefeitura de Triunfo esclarece […]

O Tribunal de Contas do Estado divulgou recentemente o resultado de auditoria na qual aponta irregularidades na fiscalização da Prefeitura de Triunfo no tocante a conservação do patrimônio histórico do município.

Segundo a Prefeitura de Triunfo em nota, embora a auditoria diga respeito ao exercício de 2014, a atual gestão da prefeitura de Triunfo esclarece que com apenas três meses já adotou ações concretas para a estruturação do setor de fiscalização e controle do patrimônio histórico e plano diretor.

“Para isso nomeou um engenheiro civil por meio de concurso, bem como fiscais de obras para atuarem no setor. Estes profissionais passarão agora por capacitação para atuarem de forma correta, atendendo os requisitos primordiais para a conservação do patrimônio, enquanto isto a prefeitura não concede qualquer licença de reforma ou construção sem a aprovação e parecer da FUNDARPE”. 

Segue: “Antes mesmo de assumir a prefeitura, o atual prefeito João Batista já demonstrava preocupação em relação a conservação do patrimônio histórico de Triunfo. Ainda como vereador, instalou uma CPI na câmara municipal para apurar irregularidades na conservação do patrimônio histórico de Triunfo”. 

Conclui dizendo que a preservação do patrimônio histórico de Triunfo “deve ser uma preocupação de toda a sociedade, prefeitura, Estado, comércio e do povo em geral”.