Notícias

Luciano Pacheco confirma presença no LW Cast para falar sobre sua defesa de candidatos da terra em 2026

Por Nill Júnior

Nesta segunda na sessão da Câmara de Arcoverde, o presidente Luciano Pacheco reacendeu o debate sobre a volta da representação de Arcoverde na ALEPE.

Pacheco destacou que em tempos de eleição candidatos aparecem em Arcoverde apenas para angariar votos e que depois de eleitos, somem da cidade sem mandar nenhuma emenda para o município, que perde prestígio e não tem a quem cobrar, e também chamou a atenção para o fato de o atual prefeito, Zeca Cavalcanti, já ter manifestado apoio a nomes como Gustavo e Marcelo Gouveia, de Carpina, para deputados nas próximas eleições.

Sem contestar a decisão do chefe do Executivo, segundo o Olha Aqui Notícias, o presidente da Câmara sugeriu que o tema seja debatido de forma mais ampla, considerando os interesses e o fortalecimento político de Arcoverde.

Luciano disse respeitar a decisão do prefeito, mas acredita que o momento que Arcoverde vive é ímpar, estando com os 10 vereadores unidos, um governo municipal bem avaliado e com grande prestígio, uma força política que não se via há tempos, e que este cenário precisa ser aproveitado. Ele deixou claro não ser candidato.

No LW Cast

Nesta quinta, o LW Cast, da TV LW, com retransmissão da Itapuama FM, recebe o vereador e Presidente da Câmara.  Nas redes sociais, a fala de Luciano vem dando o que falar.  Você concorda ou não com Luciano? Nesta quinta, 7 da noite participe do LW Cast, com Luciano Pacheco. Acompanhe na TV LW On Line no YouTube e na Itapuama FM, 92,7.

Outras Notícias

Governo de Pernambuco abre licitação para construção de delegacia em Iguaracy

O Governo de Pernambuco abriu edital de licitação para a construção de seis novas delegacias da Polícia Civil. A unidade de Iguaracy receberá investimento estimado em R$ 2,1 milhões, dentro do programa Juntos pela Segurança, que tem como meta modernizar a infraestrutura policial no Estado. Além de Iguaracy, também estão contemplados os municípios de Moreno, […]

O Governo de Pernambuco abriu edital de licitação para a construção de seis novas delegacias da Polícia Civil. A unidade de Iguaracy receberá investimento estimado em R$ 2,1 milhões, dentro do programa Juntos pela Segurança, que tem como meta modernizar a infraestrutura policial no Estado.

Além de Iguaracy, também estão contemplados os municípios de Moreno, com aporte de R$ 1,6 milhão; Panelas, que terá obra orçada em R$ 1,9 milhão; Araçoiaba, com R$ 1,68 milhão; Exu, com R$ 1,7 milhão; e Ibimirim, que contará com R$ 1,76 milhão. O valor total dos investimentos supera os R$ 10 milhões.

As novas delegacias serão projetadas para oferecer atendimento ao público, espaços administrativos, cartórios, áreas de investigação, depósito de armas e drogas, estacionamento de viaturas e setores de apoio operacional. Cada unidade contará ainda com Sala Lilás, voltada ao acolhimento especializado de mulheres vítimas de violência.

De acordo com a Secretaria de Projetos Estratégicos, responsável pelo planejamento, a execução ficará a cargo da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab). O prazo previsto para conclusão é de quatro meses após a assinatura da ordem de serviço.

Com os recursos assegurados, a iniciativa busca reforçar a presença da Polícia Civil em diferentes regiões, garantindo melhores condições de trabalho para os servidores e mais estrutura no atendimento à população pernambucana.

Visto pela última vez com segurança que desapareceu em Afogados reafirma inocência

Na semana em que se completa um mês do desaparecimento de Evandeilson Lima, o guarda municipal Cícero Robson, a pessoa que afirma tê-lo deixado em um bairro da cidade naquela noite, dono do carro onde ele foi visto a última vez, falou nesta segunda, ao Debate das Dez da Rádio Pajeú. Cícero afirmou que não […]

Na semana em que se completa um mês do desaparecimento de Evandeilson Lima, o guarda municipal Cícero Robson, a pessoa que afirma tê-lo deixado em um bairro da cidade naquela noite, dono do carro onde ele foi visto a última vez, falou nesta segunda, ao Debate das Dez da Rádio Pajeú.

Cícero afirmou que não se pronunciou antes por solicitação da Polícia para não atrapalhar as investigações. Da mesma forma, foi orientado a não falar com a família. “Comentários maldosos surgiram e  decidi me pronunciar”, disse.

Ele sustenta a informação de que falou com Evandeilson no Sicoob pois ele havia solicitado R$ 1.000,00 emprestados para pagar uma parte de um carro que tinha recuperado após vender e não receber por ele. “Ele localizou o carro e perguntou se tinha como eu arrumar R$ 1.000,00. Disse que tinha, já que sempre que um precisava o outro ajudava”.

No dia 23, disse que ele pediu para entregar o dinheiro depois das dez da noite porque iria para uma festa e depois viajar. “Ele entrou no carro dizendo que iria viajar naquela hora. Pensei que iria de Progresso . Ele me perguntou se teria como abastecer o carro pra descontar no dinheiro e colocar no cartão porque teria um prazo a mais. Assim foi feito”.

Após o abastecimento, diz que foi em direção à Rodoviária. “Aí ele disse que não, que iria com um amigo dele de carro. Fui com ele até a CAGEPE onde havia combinado segundo ele com outro amigo. Comprei um comprido em farmácia no São Francisco, porque estava com dor de cabeça e deixei ele na CAGEPE. Perguntei se teria algum problema eu deixa-lo lá e seguir por conta da dor de cabeça. Ele disse vai embora, já conheço teu problema”. Ele disse que câmeras de segurança comprovam o trajeto.Diz ser amigo de Vandeilson desde 2008.

Garante Cícero que ele não teve interesse nem ouviu de Vando quem seria o amigo que o levaria dali. Sobre só se pronunciar quando procurado pela polícia, Cícero alegou que não tem redes sociais e que soube quando estava de serviço em Serra Talhada. “Na segunda já estava em Serra Talhada trabalhando. Minha mulher me avisou que a polícia estava lá. Pouco depois, voltaram acompanhados do Delegado”.

Na terça ele mandou mensagens de texto após ligar para Vando. Se apresentou à Delegacia na terça, quando contou o que diz ter ocorrido, inclusive fazendo o mesmo trajeto. Disse ter respondido muitas perguntas e que só passou a ter certeza do que se tratava quando conversou com um irmão, que é policial. Na quarta pela manhã voltou para oitiva ao Delegado e Escrivão onde afirmou ter respondido todas as perguntas. Perguntado sobre o que pode ter ocorrido, Cícero Robson disse acreditar que ele ainda está vivo. Cícero Robson trabalha em Serra Talhada.

Ao sair da Rádio Pajeú ele se deparou com familiares de Vando com as mesmas faixas e cartazes de protesto cobrando respostas. Não houve diálogo entre eles.

Várias linhas de investigação, diz advogado de família de desaparecido:  em nota ao programa, o advogado Zé Rodrigues, contratado por Zé Nicácio, pai de Evandeilson Lima, para acompanhar as investigações, afirmou que está comparecendo na Delegacia diariamente e acompanhando as investigações da Policia Civil. “Muitas pessoas já foram interrogadas pela Policia Civil mas ainda não tem nada de concreto”.

Ele afirmou eu muitas linhas de investigação estão sendo seguidas e informaram que algumas investigações paralelas tem prejudicado a ação da policia.  “A Policia Civil está diariamente em investigação buscando pistas. Muitas ações já foram feitas e outras informações não posso passar pois podem prejudicar as investigações, a ação da Policia”.

Revista na Cultura debate investimentos no Pereirão e futuro do futebol em Serra Talhada

A boa notícia da semana para os amantes do futebol em Serra Talhada veio do Deputado Federal Fernando Monteiro, do Progressistas. Ele  confirmou ao blog uma emenda para obras de melhoria do Estádio Pereirão, na Capital do Xaxado. As ações envolvem iluminação em LED e requalificação do gramado, além de melhoria na sua infraestrutura. A […]

A boa notícia da semana para os amantes do futebol em Serra Talhada veio do Deputado Federal Fernando Monteiro, do Progressistas.

Ele  confirmou ao blog uma emenda para obras de melhoria do Estádio Pereirão, na Capital do Xaxado.

As ações envolvem iluminação em LED e requalificação do gramado, além de melhoria na sua infraestrutura. A situação do Pereirão foi uma das mais questionadas ao fim do ciclo do ex-prefeito Luciano Duque por opositores na campanha que elegeu Márcia Conrado. Mas os governistas vinham articulando a emenda com o Deputado.

Os Deputados Federais Gonzaga Patriota e Kaio Maniçoba liberaram após provocação do radialista Francys Maya R$ 550 mil em emendas, mas o valor mesmo que importante, ainda era insuficiente para  a dimensão das obras necessárias. Os R$ 300 mil já estão investidos em vestiários e cabines de rádio. A emenda de Gonzaga Patriota ainda não foi liberada.

O Programa Revista da Cultura debate o impacto da ação para o esporte em Serra Talhada. Neste sábado, às 11h da manhã, recebe o Deputado Federal, mais o Secretário de Esportes Nailson Gomes e o vereador presidente do Serra Talhada, Zé Raimundo.

Zé inclusive diz que teve reunião importante na Federação Pernambucana e coloca a reforma do estádio como fundamental para Serra Talhada voltar a ter protagonismo no futebol pernambucano.

O município, que viu na história mais recente Serrano e Serra Talhada disputando a primeira divisão do Campeonato Pernambucano, agora sofre sem o  destaque de outrora. Um dos principais motivos que travam a retomada é justamente a falta de um estádio adequado para receber as competições. Dentre as prioridades, além de iluminação e gramado está a segurança hídrica e a reforma do alambrado, ações que devem ser tocadas em parceria com a prefeitura.

STF divulga íntegra de vídeo de reunião entre Bolsonaro e ministros sobre tentativa de golpe. Assista

Nesta sexta-feira (9), uma decisão marcante tomou destaque no cenário político brasileiro: o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), tornou pública a íntegra do vídeo da reunião ocorrida em 5 de julho de 2022 entre o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus ministros. Essa reunião é parte das investigações em curso sobre a […]

Nesta sexta-feira (9), uma decisão marcante tomou destaque no cenário político brasileiro: o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), tornou pública a íntegra do vídeo da reunião ocorrida em 5 de julho de 2022 entre o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus ministros. Essa reunião é parte das investigações em curso sobre a tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito (assista ao vídeo ao final da matéria).

A divulgação da íntegra do vídeo vem em resposta às inúmeras publicações jornalísticas que divulgaram parcial e editada de trechos dessa reunião. A medida visa oferecer transparência e acesso completo ao conteúdo discutido durante o encontro, permitindo uma análise mais precisa e contextualizada dos acontecimentos.

O vídeo da reunião em questão se tornou peça-chave nas investigações conduzidas pelo STF sobre possíveis ameaças à ordem democrática no país. O conteúdo das discussões entre Bolsonaro e seus ministros tem sido objeto de intensa especulação e debate público, alimentando uma série de interpretações e conjecturas sobre os rumos da política nacional.

Com a divulgação da íntegra do vídeo, espera-se que haja uma maior clareza e compreensão sobre os temas abordados durante a reunião, bem como sobre a conduta dos participantes e suas eventuais responsabilidades. Ainda, em desmentir comentários de aliados do ex-presidente e dele próprio sobre a tese de perseguição política, pois fica claro a sua participação direta na orquestração da tentativa de golpe contra a democracia brasileira.

A decisão do ministro Alexandre de Moraes reitera a importância do papel do STF como guardião da Constituição e dos princípios democráticos, garantindo a preservação do Estado de Direito e o respeito às instituições republicanas. Ao tornar público o conteúdo da reunião, o tribunal reafirma seu compromisso com a defesa da democracia e do Estado de Direito no Brasil.

A divulgação da íntegra do vídeo da reunião entre Bolsonaro e seus ministros representa um marco na história recente do país, evidenciando a necessidade de transparência e responsabilidade no exercício do poder público. O acesso pleno e transparente às informações é fundamental para o fortalecimento das instituições democráticas e para a garantia dos direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos brasileiros.

Alexandre de Moraes divulga íntegra de vídeo de reunião entre Bolsonaro e ministros sobre tentativa de golpe

Nesta sexta-feira (9), uma decisão marcante tomou destaque no cenário político brasileiro: o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), tornou pública a íntegra do vídeo da reunião ocorrida em 5 de julho de 2022 entre o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus ministros. Essa reunião é parte das investigações em curso sobre a tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito (assista ao vídeo ao final da matéria).

A divulgação da íntegra do vídeo vem em resposta às inúmeras publicações jornalísticas que divulgaram parcial e editada de trechos dessa reunião. A medida visa oferecer transparência e acesso completo ao conteúdo discutido durante o encontro, permitindo uma análise mais precisa e contextualizada dos acontecimentos.

O vídeo da reunião em questão se tornou peça-chave nas investigações conduzidas pelo STF sobre possíveis ameaças à ordem democrática no país. O conteúdo das discussões entre Bolsonaro e seus ministros tem sido objeto de intensa especulação e debate público, alimentando uma série de interpretações e conjecturas sobre os rumos da política nacional.

Com a divulgação da íntegra do vídeo, espera-se que haja uma maior clareza e compreensão sobre os temas abordados durante a reunião, bem como sobre a conduta dos participantes e suas eventuais responsabilidades. 

A decisão do ministro Alexandre de Moraes reitera a importância do papel do STF como guardião da Constituição e dos princípios democráticos, garantindo a preservação do Estado de Direito e o respeito às instituições republicanas. Ao tornar público o conteúdo da reunião, o tribunal reafirma seu compromisso com a defesa da democracia e do Estado de Direito no Brasil.

A divulgação da íntegra do vídeo da reunião entre Bolsonaro e seus ministros representa um marco na história recente do país, evidenciando a necessidade de transparência e responsabilidade no exercício do poder público. O acesso pleno e transparente às informações é fundamental para o fortalecimento das instituições democráticas e para a garantia dos direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos brasileiros.

Índios cariris, Frei Ângelo e a história de Triunfo

Por Iedo Ferraz Possivelmente, os índios cariris tenham escolhido a Serra da Baixa Verde, lugar alto, montanhoso, de clima frio e sempre verde na parte do ano para servir de aldeia para com todos os indígenas aos quais fixaram moradia encima de uma serra com vegetação diferenciada da caatinga, pois eles foram os primeiros habitantes […]

Foto: Magno de Sá

Por Iedo Ferraz

Possivelmente, os índios cariris tenham escolhido a Serra da Baixa Verde, lugar alto, montanhoso, de clima frio e sempre verde na parte do ano para servir de aldeia para com todos os indígenas aos quais fixaram moradia encima de uma serra com vegetação diferenciada da caatinga, pois eles foram os primeiros habitantes nesta região brejeira de topografia acidentada, assim sendo, os primitivos moradores estavam diante de um brejo em pleno Sertão nordestino.

Aqueles nativos encontraram na Serra da Baixa Verde um solo fértil, ideal para produzir várias culturas agrícolas do lugar, além de água em abundância e muitas chuvas distribuídas ao longo do ano.

Eles passaram por um processo de evangelização adotado pelo grande vigário Frei Ângelo Maurício de Niza no ano 1803. O religioso foi responsável pela construção da capelinha que abrigaria a imagem de Nossa Senhora das Dores, padroeira do Município de Triunfo-PE. A imagem postada foi obtida no tempo da invernada pelo fotógrafo profissional e meu primo Magno de Sá Araújo, conforme todos podem visualizar.

Diante da beleza paisagística que Triunfo apresenta, o turismo se consolidou como a mola precursora do desenvolvimento econômico, e hoje temos  a segunda atividade que mais gera emprego, renda, consumo e crescimento habitacional na belíssima cidade do interior pernambucano denominada ” Triunfo”.

*Iedo Ferraz mora em Paulo Afonso-BA, onde é servidor do Ministério Público Estadual. Natural de Triunfo, se debruça sobre a história da terra natal.