Lucas Ramos discute implantação de adutora em Santa Maria da Boa Vista
Por Nill Júnior
A implantação da Adutora da Redenção, em Santa Maria da Boa Vista, ganha novo fôlego. O deputado estadual Lucas Ramos (PSB), acompanhado pela prefeita do município, Eliane Costa (PSL), e pelo ex-prefeito Rogério Júnior, participou de uma reunião nesta quinta-feira (30) com o gerente de Obras para o Interior da Compesa, Bruno Florêncio, para avaliar a conclusão do trabalho que garantirá água tratada para famílias da região de sequeiro do município.
Quando estiver concluída, a adutora, idealizada pelo ex-prefeito Rogério, levará água encanada para aproximadamente cinco mil pessoas dos distritos de Badajó, Icó, São José, Pato, Mandacaru, Lagoa do Barro, Acoã, entre outros. “Queremos livrar as famílias da zona rural de Santa Maria da Boa Vista da dependência dos carros-pipa, garantindo o abastecimento com água de qualidade”, comentou Lucas Ramos.
O parlamentar destacou a sintonia entre Estado e Prefeitura, fundamental para retomada da obra. “A entrega da adutora será a coroação de um trabalho que é fruto da parceria entre Governo, através da Compesa e Secretaria de Agricultura, Prefeitura de Santa Maria e nossa atuação, que destinou emenda parlamentar para garantir o término do serviço”, salientou.
A chapa completa da coligação Pernambuco na Veia esteve no final da tarde desta quarta-feira (03.08), na sede da OAB, no Centro do Recife. Marília Arraes, André de Paula (candidato ao Senado) e Sebastião Oliveira (candidato a vice-governador) foram recebidos por Fernando Ribeiro Lins, presidente da Ordem. A candidata a deputada federal, Maria Arraes, que […]
A chapa completa da coligação Pernambuco na Veia esteve no final da tarde desta quarta-feira (03.08), na sede da OAB, no Centro do Recife. Marília Arraes, André de Paula (candidato ao Senado) e Sebastião Oliveira (candidato a vice-governador) foram recebidos por Fernando Ribeiro Lins, presidente da Ordem.
A candidata a deputada federal, Maria Arraes, que é advogada bem como Marília, também participou da visita.
Durante o encontro, Marília falou sobre a importância da OAB para o Estado. A Ordem tem mais de 40 mil advogados ativos em Pernambuco. “Essa visita é fundamental para o nosso grupo político. Estar aqui com Sebá e André demonstra que todos estamos na mesma sintonia que a Ordem”, afirma Marília.
Também estiveram no encontro o advogado Walber Agra, Procurador do Estado, Manoela Alves, diretora da OAB, Bruno Baptista, ex-presidente da OAB-PE e conselheiro federal, Cláudio Alexandre, coordenador do observatório das eleições da OAB, Nelson Barbosa, presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB, os advogados Ana Luiza Mousinho, presidenta da Comissão de Direito e Saúde da OAB-PE, e os advogados Flávio Almeida e Vadson Almeida.
A Compesa informou em comunicado que precisou suspender a operação do Sistema Adutor do Pajeú ontem (7). Foi identificado um desacoplamento na adutora ocorrido no trecho que passa por Carqueja, distrito de Floresta. Para realização do conserto da tubulação, foi necessário interromper o abastecimento de Calumbi, Carqueja, Floresta, Canaã, Flores, Princesa Izabel, Carnaíba, Quixaba, São […]
A Compesa informou em comunicado que precisou suspender a operação do Sistema Adutor do Pajeú ontem (7).
Foi identificado um desacoplamento na adutora ocorrido no trecho que passa por Carqueja, distrito de Floresta.
Para realização do conserto da tubulação, foi necessário interromper o abastecimento de Calumbi, Carqueja, Floresta, Canaã, Flores, Princesa Izabel, Carnaíba, Quixaba, São José do Egito, Tuparetama, Iguaraci, Ingazeira e do distrito de Riacho do Meio.
A cidade de Serra Talhada, que também é atendida pela Adutora do Pajeú, está sendo abastecida com apenas 50% da vazão fornecida por este sistema.
A equipe técnica está em campo e a previsão é de que o abastecimento seja normalizado nesta terça-feira (9), às 18h, após ser concluído o serviço.
A Prefeitura de Itapetim, através da Secretaria de Cultura, confirmou, na tarde deste sábado (17/06), a programação oficial da festa do padroeiro São Pedro 2015. Este ano, a festividade será menor em virtude da crise econômica e da forte estiagem que assola o município. Segundo o prefeito Arquimedes Machado, no momento a prioridade são as […]
A Prefeitura de Itapetim, através da Secretaria de Cultura, confirmou, na tarde deste sábado (17/06), a programação oficial da festa do padroeiro São
Pedro 2015.
Este ano, a festividade será menor em virtude da crise econômica e da forte estiagem que assola o município. Segundo o prefeito Arquimedes Machado, no
momento a prioridade são as ações de convivência e combate à seca. “Mesmo assim estamos mantendo a tradição do nosso São Pedro”, frisou.
Assim como nas edições anteriores, os artistas locais terão espaço assegurado no evento e se apresentam entre os dias 20 e 26. O festival de poetas repentistas profissionais também está mantido e acontece no dia 26, assim como o Itarrasta que percorrerá as principais ruas e avenidas da cidade no dia 24. A novidade deste ano é o Boteco da Poesia, que será realizado na tarde do dia 28.
No palco principal, os shows acontecem nos dias 27 e 28. Na primeira noite se apresentam Bonde das Tandinhas, Flávio Leandro e Brucelose. Já no segundo dia, sobem ao palco Pinga Fogo, Nordestinos do Forró e Expresso Pau de Arara.
Programação completa:
Sábado (20/06)
Quadrilha da Juventude
Quadrilha da Escola Municipal Paulino Amaro Cordeiro
Quadrilha da Escola Municipal Professor Vicente Dias
Quadrilha do Grupo Escolar Herminegildo Teixeira de Lima
Recital com Isabela Ferreira e Dayane lopes
Trio Irapuã
Domingo (21/06)
Quadrilha do ECC
Louvor com o ministério da JMV de Serra Talhada
Louvor com o ministério da RCC de Serra Talhada
Segunda-feira (22/06)
Quadrilha da Escola Municipal Walfredo Siqueira
Quadrilha do Colégio Evolução
Grupo de Balé
Apresentação de repentistas
Alexandre e Durval
Pedro Seresteiro
Amigos do Forró
Terça-feira (23/06)
Quadrilha da Escola Municipal Santo Antônio
Quadrilha do Grupo Escolar Manoel Joaquim Alves
Quadrilha do Grupo de Dança dos Idosos
Apresentação religiosa com Padre Adhemar, Baeta e Fabinho
Quarta-feira (24/06)
Itarrasta com Beba do Acordeom e Baixos do Forró
Forrozão pra Estourar
Jandelson e Forró Sertão
Gila do Acordeom
Quinta-feira (25/06)
Forrozão Sagitário
Aldinho do Acordeon e Forró Kceteiros
Pegada Digital
Sexta-feira (26/06)
Congresso de Poetas Repentistas
Forró Superação
Negão do Forró
Sábado (27/06)
Quadrilha do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Quadrilha da Escola Municipal Antônio Piancó Sobrinho
Bonde das Tandinhas
Flávio Leandro
Brucelose
Domingo (28/06)
Boteco da Poesia com declamadores, Forró Novo e Forró Sereno
O Deputado Federal Gonzaga Patriota comemorou em nota a derrubada do Veto 05 à lei que reformula a carreira de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias . Foram recolocados nesta lei mais de 60 dispositivos que haviam sido vetados pela Presidência da República, como a carga horária de 40 horas semanais para […]
O Deputado Federal Gonzaga Patriota comemorou em nota a derrubada do Veto 05 à lei que reformula a carreira de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias .
Foram recolocados nesta lei mais de 60 dispositivos que haviam sido vetados pela Presidência da República, como a carga horária de 40 horas semanais para a categoria e a indenização de transporte ao trabalhador para o exercício de suas atividades.
Também foi derrubado o veto à lista de atividades a serem exercidas pelos agentes, no atendimento domiciliar às famílias, como atendimento à gestante, no pré-natal, no parto e no puerpério; atendimento da criança, do adolescente, dos idosos e dos dependentes químicos, e acompanhamento de homens e mulheres para prevenção da saúde, assim como grupos de risco ou vulnerabilidade.
Os Congressistas derrubaram também a exigência de que o profissional deva residir na comunidade em que trabalha. Com isso, fica permitida ao agente morar longe da comunidade em que atua, no caso de compra de uma casa própria em outra localidade.
Ficou mantida na lei, entretanto, a obrigação de os agentes passarem por cursos de formação introdutória e continuada a cada dois anos, durante a jornada de trabalho. Temer havia vetado, alegando que os dispositivos gerariam despesa adicional.
Em acordo com a categoria, os parlamentares mantiveram o veto à obrigatoriedade de estados e municípios oferecerem curso técnico aos agentes de carga horária mínima de 1.200 horas e à determinação para que os agentes notifiquem casos suspeitos de zoonoses à unidade de saúde e à estrutura de vigilância epidemiológica de sua região.
Nexo Nesta terça-feira (1º), 27 governadores serão empossados nos estados e no Distrito Federal. Dez deles foram reeleitos. Dezesseis estarão chegando ao poder no primeiro dia do ano. O caso diferente é o de Roraima, onde o eleito Antonio Denarium (PSL) governa desde 15 de dezembro como interventor federal nomeado pelo presidente da República – […]
Nesta terça-feira (1º), 27 governadores serão empossados nos estados e no Distrito Federal. Dez deles foram reeleitos. Dezesseis estarão chegando ao poder no primeiro dia do ano.
O caso diferente é o de Roraima, onde o eleito Antonio Denarium (PSL) governa desde 15 de dezembro como interventor federal nomeado pelo presidente da República – graças a uma crise financeira agravada pela migração de venezuelanos.
A situação que Denarium conheceu em dezembro não é muito diferente de vários outros estados brasileiros. Grande parte sofre para honrar despesas obrigatórias, que cresceram nos últimos anos. Como parte de um acordo para alongar o pagamento de uma dívida de décadas com o governo federal, os estados se comprometeram com metas de controle de gastos e de transparência nos dados financeiros.
Foi a partir desses dados que a Secretaria do Tesouro Nacional, do Ministério da Fazenda, fez uma radiografia completa sobre as finanças das 27 unidades da federação. Em um relatório lançado no fim de novembro, eles ganharam inclusive notas de acordo com a capacidade de honrar dívidas.
O Nexo calculou e organizou alguns dos principais dados financeiros fornecidos pelo Tesouro Nacional. Os gráficos mostram desde o grau de comprometimento das finanças com pessoal até a dependência de alguns de transferências de recursos federais. Os dados mais recentes disponíveis são do ano de 2017 e em nenhum dos gráficos há correção pela inflação.
A arrecadação dos estados cresceu em termos nominais, mas quando se leva em conta a inflação, o aumento real foi pequeno. Todas as receitas somaram R$ 752 bilhões em 2015 e R$ 742 bilhões em 2016 (em valores atualizados) contra R$ 755 bilhões em 2017. Isso aconteceu mesmo com vários dos estados tendo entrado em programas de ajustes fiscais, com aumentos de tributos. O gráfico abaixo mostra que os tributos próprios ganharam ainda mais importância no quadro geral.
Por um lado, as receitas cresceram pouco – mesmo com aumento de impostos. Por outro, as despesas continuam a crescer acima da inflação. Entre 2015 e 2017, cresceram principalmente os gastos com funcionalismo e custeio dos estados. Ou seja, salários de servidores da ativa e aposentados, além de gastos para a manutenção dos serviços públicos. Os gráficos abaixo mostram que, sufocados por gastos obrigatórios, os estados têm investido pouco.
Você precisa fazer login para comentar.