“Lua de Sangue” poderá ser observada com telescópios nesta quinta-feira (27), em Arcoverde
Associação Astronômica de Arcoverde promoverá atividade aberta ao público no Cruzeiro Novo, a partir das 22h. Eclipse parcial deverá encobrir cerca de 96% da Lua em seu momento máximo.
Moradores de Arcoverde poderão acompanhar, na noite desta quinta-feira (27), um eclipse lunar parcial que será visível em Pernambuco e em outras regiões do Brasil. Na cidade, a Associação Astronômica de Arcoverde realizará uma observação gratuita com telescópios no Cruzeiro Novo, a partir das 22h.
A atividade será aberta ao público e não exige inscrição. A proposta é permitir que moradores acompanhem as diferentes etapas do fenômeno com auxílio de equipamentos de observação.
O eclipse começa de forma mais sutil por volta das 22h23, quando a Lua entra na penumbra da Terra. A fase parcial, quando a sombra terrestre passa a encobrir de maneira perceptível o disco lunar, terá início por volta das 23h33.
O ponto máximo deverá ocorrer à 1h12 da madrugada da sexta-feira (28). Nesse momento, cerca de 96% da Lua estará encoberta pela sombra da Terra, deixando apenas uma pequena faixa diretamente iluminada pelo Sol.
Por que a Lua fica avermelhada?
Apesar de ser parcial, o eclipse deverá produzir o efeito popularmente chamado de “Lua de Sangue”. A tonalidade avermelhada ocorre porque parte da luz solar atravessa a atmosfera terrestre antes de atingir a Lua. As cores de comprimentos de onda menores são filtradas com mais intensidade, enquanto tons avermelhados conseguem chegar à superfície lunar.
O fenômeno pode ser observado a olho nu e não exige filtros ou óculos de proteção, diferentemente de um eclipse solar. Binóculos e telescópios podem melhorar a visualização. A observação, entretanto, dependerá das condições do céu no momento do evento.
A programação em Arcoverde terá apoio da Câmara Municipal e começa antes da fase parcial para que o público possa acompanhar o desenvolvimento do eclipse.
Serviço
Observação do eclipse lunar em Arcoverde
Data: quinta-feira (27)
Horário: a partir das 22h
Local: Cruzeiro Novo
Entrada: gratuita
Realização: Associação Astronômica de Arcoverde
Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr





O Governo Federal vai trabalhar para construir uma engenharia financeira que permita acelerar as obras de construção da Adutora do Agreste, de forma a permitir que o Agreste Pernambucano receba as águas da Transposição do Rio São Francisco.
A denúncia foi da Coluna do Domingão: o Ministério Público e seu coordenador Lúcio Luiz de Almeida Neto já deveriam ter tomado uma providência em relação ao imóvel abandonado que pertence à instituição e fica na Roberto Nogueira Lima.
O prefeito de Brejinho, Gilson Bento, usou suas redes sociais para divulgar sua agenda política em Brasília. Ele viajou para a capital federal acompanhado por sua esposa, Emília Carmem, que é primeira-dama e secretária de Assistência Social, para participarem da 25ª Marcha dos Prefeitos.












Você precisa fazer login para comentar.