Notícias

Livro: César Acioly discute papel da Maçonaria em Congresso no RN

Por Nill Júnior

O professor e Doutor em História pela UFPE César Acioly lançou o seu livro “Maçonaria em Pernambuco” dentro do IX CONERE e I Congresso Latino-americano em Educação e Ciências das Religiões. Foi no Campus da UERN, em Natal com ampla e positiva repercussão.

César é professor dos cursos de História, Psicologia e Fisioterapia da AESA, em Arcoverde. O livro nasceu de um estudo aprofundado do autor, que apresentou tese em 2013 ao Programa de Pós Graduação em História no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco, como requisito parcial à obtenção do Título de Doutor em História.

A partir de seus estudos, que culminaram com a publicação, o autor identificou que a Maçonaria, enquanto instituição, fenômeno histórico e historiográfico, político e sociocultural, foi alvo das mais divergentes e apaixonadas intervenções, corroborando em muitos momentos, para que se tornasse um tema por vezes ausente da Historiografia.

A publicação busca desmistificar  a visão de que durante o período republicano a instituição maçônica não passou de uma sociedade obscura e sem finalidade. “Quanto, aos maçons e sua representação institucional foram, por parte da historiografia, tratados a partir do prisma da invisibilidade e do silenciamento. Aspecto que, definitivamente, não concordamos”, disse em sua tese, base para o livro.

Outras Notícias

William Brigido destaca investimentos no Corpo de Bombeiros de Pernambuco

Um dia após visitar o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Luciano Alves Bezerra da Fonsêca  e manifestar apoio para buscar recursos que possibilitem  a reestruturação da corporação, o deputado William Brigido comemorou o anúncio da Governadora Raquel Lyra que vai investir R$ 23 milhões para melhoria das condições de trabalho dos bombeiros. “Recebi com […]

Um dia após visitar o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Luciano Alves Bezerra da Fonsêca  e manifestar apoio para buscar recursos que possibilitem  a reestruturação da corporação, o deputado William Brigido comemorou o anúncio da Governadora Raquel Lyra que vai investir R$ 23 milhões para melhoria das condições de trabalho dos bombeiros.

“Recebi com alegria a notícia do investimento para esses heróis que desempenham atividades essenciais, buscando sempre a mais alta credibilidade da sociedade. A decisão da governadora representa o reconhecimento do trabalho que os bombeiros realizam em nosso estado”.

O deputado estadual William Brigido (Republicanos) tem cumprido uma agenda de visitas estratégicas em cada secretaria estadual. “O meu objetivo é traçar os principais desafios de cada pasta e buscar soluções que possam melhorar os serviços públicos para os pernambucanos”, explicou William Brigido.

Evandro e Zeinha agradecem votações em SJE e Iguaracy

Os prefeitos reeleitos Evandro Valadares e Zeinha Torres foram ouvidos ontem pelo comunicador Anchieta Santos, no programa Cidade Alerta da Cidade FM.  Zeinha se mostrou feliz com o triunfo e afirmou que vencer com um voto já é importante, imagine com mais de mil como aconteceu em Iguaracy.  Torres também assegurou que diferentemente da tradição […]

Os prefeitos reeleitos Evandro Valadares e Zeinha Torres foram ouvidos ontem pelo comunicador Anchieta Santos, no programa Cidade Alerta da Cidade FM

Zeinha se mostrou feliz com o triunfo e afirmou que vencer com um voto já é importante, imagine com mais de mil como aconteceu em Iguaracy. 

Torres também assegurou que diferentemente da tradição de que prefeitos reeleitos relaxam no 2º mandato, vai trabalhar ainda mais a partir de 2021. 

Já o socialista Evandro Valadares que enfrentou 3 candidatos, declarou que a oposição dividida facilitou sua vitória, mas que mesmo unida, não seria páreo para sua candidatura. Evandro admitiu que dependendo do planejamento para o próximo governo é que vai definir se muda ou não a equipe com quem vai iniciar o segundo mandato.

Joelson teve agenda com Raquel Lyra

O prefeito de Calumbi,  Joelson, cumpriu agenda no Palácio do Campo das Princesas com a Governadora Raquel Lyra, juntamente, com o Deputado Estadual João Paulo Costa. “Debatemos sobre as necessidades e prioridades do nosso município para alavancar o desenvolvimento e bem estar da população”, disse em nota. Dentre as pautas levadas até o governo estadual, […]

O prefeito de Calumbi,  Joelson, cumpriu agenda no Palácio do Campo das Princesas com a Governadora Raquel Lyra, juntamente, com o Deputado Estadual João Paulo Costa.

“Debatemos sobre as necessidades e prioridades do nosso município para alavancar o desenvolvimento e bem estar da população”, disse em nota.

Dentre as pautas levadas até o governo estadual, o asfalto da PE-357, que liga a BR 232 à Calumbi, o abastecimento de água do bairro Novo Calumbi, a doação do prédio da antiga cadeia pública, a ampliação da creche de Calumbi, uma Cozinha Comunitária para o povoado de Roças Velhas, além de outras demandas.

“Conversamos também com o presidente da Compesa, Alex Campos, e enfatizamos o abastecimento de água do bairro Novo Calumbi”, disse Joelson.

Jornada Sebrae deve capacitar mais de 450 pessoas em Arcoverde

Começou nesta terça-feira, 25, em Arcoverde, mais uma Jornada Sebrae. O evento, realizado em parceria com a Associação Comercial de Arcoverde – ACA e Prefeitura de Arcoverde, reuniu mais de 160 pessoas que foram ao Centro de Inclusão conferir as palestras. Estudantes, empreendedores, comerciantes e pessoas interessadas em abrir o seu próprio negócio estiveram aprendendo […]

thumbnail_slide3Começou nesta terça-feira, 25, em Arcoverde, mais uma Jornada Sebrae.

O evento, realizado em parceria com a Associação Comercial de Arcoverde – ACA e Prefeitura de Arcoverde, reuniu mais de 160 pessoas que foram ao Centro de Inclusão conferir as palestras.

Estudantes, empreendedores, comerciantes e pessoas interessadas em abrir o seu próprio negócio estiveram aprendendo sobre “Gestão de Serviços”, “Como comprar uma franquia” e “Comece certo, planejamento e análise”, “Marketing para sucesso empresarial”, “Pesquisa de mercado” e “Como conquistar e manter clientes”.

A Jornada segue até quinta-feira, 27, e deve capacitar mais de 450 pessoas.

Paulo Câmara vota no segundo turno das eleições

Por volta das 10h, governador esteve no Cecosne, ao lado da primeira-dama e da filha mais velha O governador Paulo Câmara votou, na manhã deste domingo (30), acompanhado da primeira-dama, Ana Luiza Câmara, e da filha mais velha, Clara, na Fundação Cecosne, no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife. Após finalizar o voto, por […]

Por volta das 10h, governador esteve no Cecosne, ao lado da primeira-dama e da filha mais velha

O governador Paulo Câmara votou, na manhã deste domingo (30), acompanhado da primeira-dama, Ana Luiza Câmara, e da filha mais velha, Clara, na Fundação Cecosne, no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife. Após finalizar o voto, por volta das 10h30, Paulo Câmara destacou a expectativa de dias melhores para o Brasil.

“Um dia muito tranquilo, de festa democrática. Tudo está correndo bem, como era esperado. Agora vamos esperar a apuração, torcendo por um futuro melhor para o nosso País”, ressaltou Paulo Câmara, que também esteve acompanhado da vice-governadora Luciana Santos e de parte do seu secretariado.

Na ocasião, o governador falou sobre a sua última eleição como gestor estadual. “Está tudo pronto para o futuro. Não tenho dúvida de que vamos entregar um Estado organizado, que pode fazer a diferença para este Brasil mudar. Ainda temos muito o que fazer até o fim do ano. Depois continuarei no serviço público, à disposição para trabalhar como for necessário para ajudar Pernambuco e o meu País”, completou.