Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

Live celebra os 57 anos de Brejinho

Publicado em Notícias por em 31 de março de 2021

O prefeito de Brejinho, Gilson Bento, anunciou em sua rede social que uma live marcará as comemorações dos 57 anos do município hoje.

A live acontece a partir das 18h30 no canal facebook.com/CulturaBrejinho , onde também ocorrerão homenagens durante o dia.

Às 19h, haverá show com Lenilson Nunes e às 21h, show com Jackson Monteiro.

A organização é da Diretoria de Cultura do município com apoio de Secretaria de Assistência Social Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde.

Patrocinadores: Mix Açaiteria, Bora Conveniência, Farmácia Boa Saúde, Óticas Venetto, Rossinei Construções e vereador Felipe de Naldo.

História: O povoado do Brejinho de José Nunes pertencia ao município de Itapetim, e teve como primeiros habitantes os senhores Emanoel Simão da Silva, José Gomes da Silva, Amaro Simão da Silva, João Nunes da Costa e Manoel Ferreira da Silva, simples agricultores que souberam juntar suas forças de trabalhadores e implantar o espírito de participação, contribuindo assim para a ampliação do lugarejo ali iniciado.

Simbolizando o espírito de religiosidade do homem sertanejo, em 19 de março de 1929, foi celebrada a primeira missa naquele povoado, sob a sombra de uma frondosa baraúna situada entre as humildes casas de palha e taipa pelo padre João Leite Gonçalves de Andrade.

Na mesma data da celebração da missa realizou-se a primeira feira livre do pequeno aglomerado, com a presença de vários feirantes vindos de localidades vizinhas.

A primeira capela, erguida em homenagem a São Sebastião, teve início em 1931, sendo, anos mais tarde ampliada e reconstruída pelo padre italiano Mário Maragon, vigário de Itapetim, na época.

O distrito foi criado com a denominação de Brejinho, por lei municipal nº 14/62, de 10-04-1962, subordinado ao município de Itapetim.

Brejinho- foi elevado à categoria de município com a denominação de Brejinho, pela lei estadual nº 4996, de 20 de dezembro de 1963, desmembrado de Itapetim.

Em 31 de março de 1964, o município de Brejinho foi instalado.

Deixar um Comentário