Notícias

Licitação para construção de estradas em volta da Barragem de Ingazeira acontece dia 5 de maio

Por Nill Júnior

A Câmara de Vereadores de Tabira recebeu na quinta-feira última importante audiência publica para tratar de problemas que envolvem a Barragem de Ingazeira.

Primeiro Secretário do Poder Legislativo tabirense, o vereador Marcílio Pires e a Presidente da Câmara de Ingazeira, Deorlanda Carvalho falaram sobre o evento a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM.

Marcílio revelou existir reclamações contra o valor pago em indenizações, não pagamento a quem não possui documentação, benfeitorias como casas e currais em áreas feitas após as indenizações e agora inundadas, ausência de estradas de acesso, postes da Celpe dentro da água, especulação e ainda gente comprando ou arrendando terras para algumas culturas poluindo a barragem com agrotóxicos.

No momento 17 hectares já estariam sendo utilizados para cultivo de pimentão e tomate. O MP será provocado. Na oportunidade, foi anunciada a criação da Comissão de Sustentabilidade da Barragem.

O DNOCS anunciou para 5 de maio a realização da licitação no valor de R$ 5,4 milhões para construção de estradas de acesso em torno da barragem. Deorlanda adiantou até que os trabalhos de estrada já foram iniciados.

O reassentamento das famílias foi proposto por Joel Mariano pelo Conselho de Desenvolvimento Rural de Tabira e visto com bons olhos pelos presentes. A próxima Audiência terá a APAC como participante.

Da Audiência participaram os prefeitos Sebastião Dias e Sávio Torres, os Padres Luizinho, José Cícero e José Anchieta, vereadores de Tabira Marcílio Pires, Aristóteles Monteiro, Djalma das Almofadas, de São Jose do Egito Rogaciano Jorge e Professor Claudevan, de Ingazeira Deorlanda Carvalho e outros, e a Advogada Laudicéia Rocha -Presidente da Seccional da OAB.

Outras Notícias

Afogados: Prefeitura limpa avenida

Em contato com o blog, respondendo ao Internauta Repórter Paulo André de Souza, a prefeitura de Afogados da Ingazeira informa que procedeu a limpeza da Avenida Rio Branco, que teve da sexta pro sábado a comemoração das vitórias de Dilma, Zeca e Júlio Cavalcanti. Mandaram inclusive uma foto para o blog conferir. Também foi retirada […]

foto

Em contato com o blog, respondendo ao Internauta Repórter Paulo André de Souza, a prefeitura de Afogados da Ingazeira informa que procedeu a limpeza da Avenida Rio Branco, que teve da sexta pro sábado a comemoração das vitórias de Dilma, Zeca e Júlio Cavalcanti.

Mandaram inclusive uma foto para o blog conferir. Também foi retirada a estrutura armada para o evento. O quadro Internauta Repórter agradece.

MP recomenda a 13 cidades do Pajeú que implementem política de resíduos sólidos

MP monitora cidades desde 19 de julho de 2016. Praticamente nada avançou, dizem promotores Do site do MPPE Pela falta de resolutividade e até uma certa passividade na área ambiental observada nas gestões públicas dos 13 municípios que compõem a 3ª Circunscrição Ministerial (Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Ingazeira, Iguaracy, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São […]

Fumaça de lixão em cidade da região: MP monitora desde 2016

MP monitora cidades desde 19 de julho de 2016. Praticamente nada avançou, dizem promotores

Do site do MPPE

Pela falta de resolutividade e até uma certa passividade na área ambiental observada nas gestões públicas dos 13 municípios que compõem a 3ª Circunscrição Ministerial (Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Ingazeira, Iguaracy, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Sertânia, Solidão, Tabira e Tuparetama), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou aos prefeitos e secretários municipais de cada um deles que implementem a Política Nacional de Resíduos Sólidos, promovam e zelem por ela, adotando as providências necessárias: os atos, medidas e processos administrativos para isso.

No texto das recomendações, os promotores de Justiça que atuam na região lembraram que em 19 de julho de 2016 e em 28 de agosto de 2018 foram realizadas, no Auditório da Sede da 3ª Circunscrição Ministerial, em Afogados da Ingazeira, reuniões de monitoramento para acompanhar o que havia sido feito.

Nas oportunidades, os gestores municipais declararam que as principais dificuldades encontradas para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos seriam captação de recursos, pessoal capacitado para atuar na gestão, colaboração da população, encontrar parceiros (empresas, órgãos, entidades, ONGs etc.) para a execução dos compromissos, dificuldade de articulação com os setores que compreendem os diversos acordos setoriais da logística reversa, e soluções consorciadas não concluídas a tempo.

Foi citado também nas recomendações que, em 2018, o Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (Cimpajeú) havia captado recursos do FEM-Projetos, em torno de R$ 400.000,00, para elaboração dos projetos sanitários. Porém os recursos não haviam sido liberados até 28 de agosto de 2018, em virtude de não ter sido concluído o PGIRS e a cisão no Cimpajeú.

Assim, os municípios devem elaborar proposta(s) a ser(em) enviada(s) ao Ministério do Meio Ambiente, exclusivamente, via Plataforma Mais Brasil (ex-Sincov) (www.plataformamaisbrasil.gov.br). O comprovante de envio das propostas precisa ser encaminhado ao MPPE.

Pernambuco representado no Pense Sicoob, em Brasília

O Sicoob Pernambuco esteve representado no Evento Pense Sicoob em Brasília. O evento reuniu lideranças dos Sistemas Regionais, representantes de cooperativas que fazem parte do sistema, Centro Cooperativo Sicoob (CCS), instituições parceiras e demais formadores de opinião do Brasil e do mundo. O evento teve como propósito fomentar debates sobre questões relevantes para a consolidação […]

O Sicoob Pernambuco esteve representado no Evento Pense Sicoob em Brasília.

O evento reuniu lideranças dos Sistemas Regionais, representantes de cooperativas que fazem parte do sistema, Centro Cooperativo Sicoob (CCS), instituições parceiras e demais formadores de opinião do Brasil e do mundo.

O evento teve como propósito fomentar debates sobre questões relevantes para a consolidação estratégica do cooperativismo no cenário financeiro nacional.

A 5ª Edição do Pense Sicoob abordou o tema “Construindo juntos os próximos passos”, durante a qual as cooperativas assumiram o compromisso de fortalecer o Cooperativismo Financeiro no próximo triênio (2024-2026). Como representantes do Sicoob Pernambuco, estiveram presentes o Diretor Presidente Evaldo Campos e a Diretora Executiva, Aline Araújo.

Em nota, Prefeitura de Tabira nega que operação carro-pipa esteja suspensa por falha da gestão

Nesta segunda-feira (30), o blog publicou uma matéria com informações de que o deputado Carlos Veras (PT) acionou o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) ao ser informado sobre a suspensão da Operação Carro-Pipa em Tabira pelo coordenador do Conselho Municipal, Maurício Bezerra. Segundo o deputado, em resposta, o ministério informou que a ação, estratégica para […]

Nesta segunda-feira (30), o blog publicou uma matéria com informações de que o deputado Carlos Veras (PT) acionou o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) ao ser informado sobre a suspensão da Operação Carro-Pipa em Tabira pelo coordenador do Conselho Municipal, Maurício Bezerra.

Segundo o deputado, em resposta, o ministério informou que a ação, estratégica para a assistência humanitária de acesso à água potável, está suspensa por falta de requisitos técnicos por parte da Prefeitura.

Em nota enviada a redação do blog nesta terça-feira (31), a Prefeitura de Tabira, por meio da Secretaria de Agricultura, rebateu as informações e negou que a paralisação se deva ao fato de falhas da gestão. Leia abaixo a íntegra da nota:

A Prefeitura Municipal de Tabira, através da Secretaria de Agricultura, vem a público prestar esclarecimentos sobre a matéria veiculada neste blog na noite desta segunda-feira, dia 30 de janeiro, intitulada “Operação Carro-pipa está suspensa em Tabira por incompetência da Prefeitura”, afirma Carlos Veras.

A referida matéria está equivocada, uma vez que enviamos toda a documentação necessária para que Tabira permanecesse na Operação dentro do prazo estipulado pela coordenação nacional do programa. 

Toda a documentação, decreto, laudos e relatórios, foram enviados pela Secretaria de Agricultura, e as cópias estão disponíveis na sede da SEAGRI para o acesso de quem tiver dúvidas.

O Secretário de Agricultura, Joel Mariano, afirma ainda que já está realizando articulações em Brasília, a fim de que sejam apresentadas as documentações novamente e que a situação seja resolvida o mais rápido possível.

Estamos à disposição da população tabirense para quaisquer esclarecimentos.

Anchieta Patriota: história de Eduardo ficará eternizada

Com dificuldade consigo explicar esse momento, a tristeza nos toma profundamente, perco um grande amigo… Eu e minha família somos testemunhas da sua total dedicação ao Estado, de que o único objetivo era fazer um estado mais justo. Tive o prazer e a honra de recebê-lo em minha residência muitas vezes, construí com sua ajuda, […]

129_2126-Eduardo-Campos

Com dificuldade consigo explicar esse momento, a tristeza nos toma profundamente, perco um grande amigo…

Eu e minha família somos testemunhas da sua total dedicação ao Estado, de que o único objetivo era fazer um estado mais justo.

Tive o prazer e a honra de recebê-lo em minha residência muitas vezes, construí com sua ajuda, a Carnaíba que nós conhecemos hoje.

Obrigado Eduardo Campos, sua marca ficará eternizada na história do Brasil! Meus sentimentos a Renata e todos os familiares das vítimas.

Nossa agenda esta suspensa por tempo indeterminado,

Anchieta Patriota