Notícias

Lewandowski autoriza diligências da PF em inquérito que investiga Pazuello

Por André Luis

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), acatou hoje o pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República) e autorizou que a Polícia Federal realize diligências no inquérito que investiga suposta omissão do ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, na crise sanitária no Amazonas. As informações são do UOL.

Entre os pedidos feitos pela PGR e autorizados pelo ministro, estão a requisição dos e-mails institucionais trocados entre o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Amazonas, além de depoimentos de representantes da empresa White Martins, responsável pelo fornecimento de cilindros de oxigênio para o estado.

Lewandowski também permitiu à PF que o acesso às tratativas sobre o transporte de oxigênio para Manaus, bem como a remoção de pacientes da capital amazonense para hospitais universitários federais administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Os investigadores também poderão identificar e ouvir os desenvolvedores do aplicativo TrateCOV, que recomendava tratamento precoce contra a covid-19, mesmo sem evidências científicas de seus benefícios.

A PF ainda está autorizada a analisar os gastos com a compra e distribuição de testes e de medicamentos como a hidroxicloroquina e a cloroquina — comprovadamente ineficazes contra o coronavírus — no estado. Funcionários do Ministério da Saúde e das secretarias da Saúde do Amazonas e de Manaus devem ser ouvidos, mesmo os eventualmente exonerados.

“(…) defiro os pedidos formulados pelo PGR [Augusto Aras] e determino o encaminhamento destes autos à Polícia Federal para a realização das diligências requeridas”, escreveu Lewandowski na decisão.

A abertura desse inquérito foi autorizada pelo ministro do STF em 25 de janeiro. Desde então, Pazuello é considerado formalmente investigado.

O pedido foi enviado ao STF pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, no dia 23 de janeiro, com o objetivo de apurar se houve omissão de Pazuello no enfrentamento da situação crítica no Amazonas. Ao longo de todo o mês de janeiro, pacientes morreram asfixiados devido à falta de cilindros de oxigênio medicinal no Amazonas.

Pazuello já depôs

No último dia 4, o ministro da Saúde prestou depoimento à PF, tendo mostrado documentos e uma cronologia das ações do órgão na crise do Amazonas. Ele falou por mais de quatro horas de sua residência em Brasília — uma moradia dentro do Hotel de Trânsito de Oficiais, no Setor Militar Urbano da capital federal.

O conteúdo completo das declarações do general não foi divulgado. Em nota, a assessoria da Saúde disse apenas que Pazuello “detalhou todas as ações realizadas e as que estão em andamento no Amazonas para atender a população e combater a covid-19”.

Outras Notícias

Sertanejos na “Assembleia Chororô”

Na Assembleia Geral Extraordinária realizada ontem (14) na Amupe, estiveram presentes além do Presidente, José Patriota (Prefeito de Afogados),  João Batista (Triunfo), Adelmo Moura (Itapetim), Zeinha Torres (Iguaracy), Lino Morais (Ingazeira), Tânia Maria (Brejinho), Sávio Torres (Tuparetama), Emmanuel Fernandes, oManuca (Custódia), Mário Flor (Betânia), Tião Gaudêncio (Quixaba), Sandra Magalhães (Calumbi). A Assembleia Geral Extraordinária foi, segundo a Amupe em nota, a mais difícil dos últimos tempos, […]

Foto/Informações: JÚNIOR FINFA

Na Assembleia Geral Extraordinária realizada ontem (14) na Amupe, estiveram presentes além do Presidente, José Patriota (Prefeito de Afogados),  João Batista (Triunfo), Adelmo Moura (Itapetim), Zeinha Torres (Iguaracy), Lino Morais (Ingazeira), Tânia Maria (Brejinho), Sávio Torres (Tuparetama), Emmanuel Fernandes, oManuca (Custódia), Mário Flor (Betânia), Tião Gaudêncio (Quixaba), Sandra Magalhães (Calumbi).

A Assembleia Geral Extraordinária foi, segundo a Amupe em nota, a mais difícil dos últimos tempos, devido às medidas drásticas necessárias que os gestores estão tomando para conter a crise: demissões, diminuição de cargos, corte de gratificação e dos serviços prestados à população.

José Patriota, presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, destacou o momento ao abrir os debates para que cada prefeito desse seu depoimento. Cerca de 5 mil servidores, entre comissionados e contratados, já foram demitidos este ano, além da previsão de novas medidas igualmente drásticas.

Prefeitura de Arcoverde inaugura Posto Veterinário Municipal

A Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Agricultura, inaugurou, nesta quinta-feira (11), o Posto Veterinário Municipal. A unidade irá atender animais que seus donos não tenham condições de pagar atendimento veterinário e animais em estado de abandono. No espaço, que fica na Rua Secundino Lúcio, n° 131, no bairro do São Cristóvão, próximo à […]

A Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Agricultura, inaugurou, nesta quinta-feira (11), o Posto Veterinário Municipal.

A unidade irá atender animais que seus donos não tenham condições de pagar atendimento veterinário e animais em estado de abandono.

No espaço, que fica na Rua Secundino Lúcio, n° 131, no bairro do São Cristóvão, próximo à AESA, está sendo disponibilizada por meio de agendamento a realização de consultas, exames clínicos e cirurgias de castração, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 14h.

“Com esta iniciativa, que também integra ações como castrações de cães e gatos e outras medidas que estão sendo adotadas desde o início do ano, a Prefeitura de Arcoverde evidencia uma maior responsabilidade com este segmento a partir de agora, em consonância com associações dedicadas aos cuidados dos animais no município”, ressalta o prefeito em exercício, Wevertton Siqueira (Siqueirinha).

A unidade conta com médico veterinário concursado em sua equipe e possui infraestrutura adequada para os atendimentos disponíveis. 

Com a participação de Humberto, Facebook atrai empreendedores do Agreste‏

Acostumada a ter compradores se espremendo entre os mais de 10 mil boxes e lojas, o Santa Cruz Moda Center, no Agreste do Estado, recebeu, nessa quinta-feira (26), um público diferente. Dezenas de empreendedores, jovens em sua maioria, foram ao evento “Impulsione seu negócio” promovido pelo Facebook para ajudar micro e pequenos empresários a fazerem […]

6f4c2bfc-f3cf-4ee7-9bd4-7b97259d5e4c

Acostumada a ter compradores se espremendo entre os mais de 10 mil boxes e lojas, o Santa Cruz Moda Center, no Agreste do Estado, recebeu, nessa quinta-feira (26), um público diferente.

Dezenas de empreendedores, jovens em sua maioria, foram ao evento “Impulsione seu negócio” promovido pelo Facebook para ajudar micro e pequenos empresários a fazerem crescer seus projetos.

A ação em Santa Cruz do Capibaribe, realizada pela primeira vez na região Nordeste, contou com a presença do senador Humberto Costa, líder do PT, que abriu o evento.

“A gente sabe que o grande empreendedor tem muito mais ferramentas para poder apresentar, divulgar e vender o seu produto. Mas o pequeno muitas vezes não tem a mesma oportunidade. Por isso, esta ação do Facebook tem uma importância muito grande. Porque neste evento vocês podem adquirir instrumentos para conhecer novas ferramentas para mover suas micro e pequenas empresas, que são as maiores empregadoras do Brasil”, explicou Humberto.

“Só aqui nesta região, são mais de 130 mil empregos e mais de 19 mil micro e pequenas empresas. Então, fortalecendo este segmento a gente vai ter mais trabalho, mais fonte de renda e mais emprego para essas pessoas”, disse o líder do PT.

O presidente do Santa Cruz Moda Center, Allan Carneiro, elogiou a iniciativa e falou do apoio do senador para garantir que o evento fosse realizado na região. “Foi muito importante o apoio que o senador Humberto deu para que este evento pudesse acontecer aqui, trazendo informações e impulsionando a prospecção de negócios”, afirmou.

Comerciante e vereador da cidade de Santa Cruz, Fernando Aragão (PTB) também parabenizou a ação. “O evento é muito importante para toda a região. Apesar de sermos um dos maiores polos de confecção do Brasil, o Santa Cruz Moda Center ainda precisa ampliar o seu comércio em outras regiões, principalmente no Sul e Sudeste, e aqui as pessoas puderam conhecer ferramentas para isso”, afirmou. O evento também contou com a presença de outras lideranças políticas, como o vereador Deomedes Brito (PT).

Os resultados da ação foram amplamente comemoradas os pelos empreendedores. O comerciante Genildo Ferreira acompanhou o evento e saiu de lá determinado a ampliar o seu negócio. “Com esse evento, eu espero conseguir vender mais e divulgar melhor meus produtos. Também acredito que vou atrair mais clientes. Até agora, eu só tinha o perfil pessoal. Agora, eu vou criar uma página pra vender minha mercadoria com as dicas do Facebook”, comemorou.

A última pesquisa PNAD, realizada pelo IBGE, demonstrou que, no Brasil, mais da metade da população residente com idade superior a 10 anos já acessa a internet por meio de microcomputador. A posse de telefone celular, pelos quais é possível se conectar às redes sociais, alcançou 136,6 milhões de pessoas.

Em São Paulo, uma parceria firmada entre o Facebook e a Associação de Moradores de Heliópolis, comunidade pobre da zona sul da capital paulista, levou à instalação de um laboratório com computadores, com acesso à internet, para oferecer cursos permanentes a empreendedores e usuários da rede social.

“A intenção era trazer ao Nordeste pela primeira vez algo que já aconteceu em outros lugares do Brasil. A gente vai ajudar no emponderamento dos comerciantes de Santa Cruz do Capibaribe”, afirmou Camila Fusco, gerente diretora de empreendedorismo do Facebook para a América Latina.

Bomba: Sebastião Oliveira pode ser nome da oposição em Serra Talhada

Em Serra Talhada haverá uma mudança radical: Segundo o Blog do Magno, o ex-prefeito Carlos Evandro foi submetido a uma cirurgia hoje no coração e ficará impedido de sair candidato pelo bloco de oposição. Tende a ser substituído pelo deputado federal Sebastião Oliveira (PL). A definição se dará na próxima sexta-feira em reunião dos presidentes […]

Em Serra Talhada haverá uma mudança radical:

Segundo o Blog do Magno, o ex-prefeito Carlos Evandro foi submetido a uma cirurgia hoje no coração e ficará impedido de sair candidato pelo bloco de oposição. Tende a ser substituído pelo deputado federal Sebastião Oliveira (PL).

A definição se dará na próxima sexta-feira em reunião dos presidentes municipais do Cidadania, Avante, PDT, PSB, DEM e PSL e PL, para avaliar o cenário pós inviabilizada a pré-candidatura de Evandro.

O encontro terá a participação de Sebastião Oliveira, que já recebeu sinalização de que o seu nome é que o mais soma dentro desse arco partidário para enfrentar a candidata do grupo do prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT).

Raquel Lyra autoriza seleção de gestores escolares da Rede Estadual de Ensino

São 897 vagas para gestor escolar e adjunto das escolas de Pernambuco. As inscrições começam no dia 20 de outubro A governadora Raquel Lyra regulamentou os critérios para a realização do processo de seleção para gestor escolar em unidades da Rede Estadual de Ensino, exceto nas quilombolas e indígenas. A escolha dos gestores será realizada […]

São 897 vagas para gestor escolar e adjunto das escolas de Pernambuco. As inscrições começam no dia 20 de outubro

A governadora Raquel Lyra regulamentou os critérios para a realização do processo de seleção para gestor escolar em unidades da Rede Estadual de Ensino, exceto nas quilombolas e indígenas. A escolha dos gestores será realizada por meio de processo seletivo interno, com inscrições disponíveis de 20 de outubro a 31 de outubro de 2023. Serão 897 vagas para gestor escolar e adjunto das escolas. A seleção está prevista no decreto nº 55.509, publicado no Diário Oficial de Pernambuco na quinta-feira (12). 

“A educação é uma prioridade da nossa gestão. Por meio desta seleção, assim como fizemos com os Gerentes Regionais de Educação, vamos promover a valorização dos profissionais da área, o que é um dos pilares do programa Juntos pela Educação. Esta seleção vem da necessidade de formar gestores escolares aptos a assumirem papéis de liderança nas nossas escolas e que promovam o aprimoramento do nosso sistema educacional”, destacou a governadora Raquel Lyra.

O processo vai consistir em duas etapas: a avaliação do currículo do candidato e a apresentação do Plano de Trabalho da Gestão. Vai ficar a critério do candidato a escolha de uma unidade escolar na qual irá se inscrever para concorrer à gestão escolar, limitando-se a uma unidade por candidato. 

Poderão participar do processo de escolha de gestores escolares das Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino, os integrantes do Quadro do Magistério que tenham, no mínimo, cinco anos de docência na rede pública, estadual e/ou municipal, de Pernambuco. 

“O processo de seleção está aberto para todos os professores e professoras da Rede Estadual que atendam aos requisitos do edital. Temos excelentes profissionais no nosso quadro e, por isso, estamos confiantes de que esse processo trará ainda mais avanços para a educação do estado”, afirmou a secretária de Educação, Ivaneide Dantas.

Todas as informações sobre o processo seletivo podem ser encontradas no edital do processo seletivo, disponível na edição extra do Diário Oficial de quinta-feira (12).