Notícias

Lava Jato quer ouvir 5 bancos sobre movimentações suspeitas, diz jornal

Por Nill Júnior

bradesco-itau-banco-eletronico-size-598

Itaú Unibanco, Bradesco, Banco do Brasil, HSBC e Santander serão chamados para dar explicações aos procuradores da operação Lava Jato da Polícia Federal, que investiga um esquema de corrupção em contratos da Petrobras, segundo informações do jornal “Valor Econômico”.

“Esses bancos registraram os maiores volumes financeiros movimentados em contas de empresas fantasmas ligadas ao esquema de [Alberto] Youssef e da doleira Nelma Kodama, segundo as investigações”, afirma a reportagem.

As instituições financeiras são obrigadas a informar qualquer movimentação atípica de recursos ao Ministério da Fazenda. Nesse caso, porém, apenas parte das movimentações bancárias suspeitas foram informadas, de acordo com o jornal.

Se for comprovado que os bancos foram negligentes, intencionalmente ou não, eles estão sujeitos a multa. Funcionários que tenham “acobertado” as operações podem ser processados criminalmente.

Procurados pelo jornal, Itaú, Bradesco, BB e Santander disseram que não iriam se pronunciar sobre o caso. HSBC disse, em nota, que segue “os mais altos padrões de compliance” e que “colabora com as autoridades sempre que requisitado”. (Uol)

Outras Notícias

Triunfo sediará Encontro Nordestino de Legislativos Municipais

Triunfo, cidade situada no Sertão do Pajeú, será palco do “Encontro Nordestino de Legislativos Municipais”, promovido pela União dos Vereadores do Brasil, Seccional Pernambuco (UVB/PE), nos dias 20, 21, 22 e 23 de março. O evento, que acontecerá no Centro de Convenções Comerciário João Barbosa Sitônio, localizado nas dependências do Sesc da cidade, reunirá autoridades […]

Triunfo, cidade situada no Sertão do Pajeú, será palco do “Encontro Nordestino de Legislativos Municipais”, promovido pela União dos Vereadores do Brasil, Seccional Pernambuco (UVB/PE), nos dias 20, 21, 22 e 23 de março.

O evento, que acontecerá no Centro de Convenções Comerciário João Barbosa Sitônio, localizado nas dependências do Sesc da cidade, reunirá autoridades e representantes do legislativo municipal para discutir questões pertinentes ao cenário político.

Com uma programação abrangente, o encontro contará com a participação de palestrantes renomados, que abordarão temas cruciais para o exercício do mandato legislativo. Entre os assuntos em destaque estão as eleições de 2024, orientações para o término do mandato, aplicação da nova Lei das Licitações, condutas vedadas durante o período eleitoral, prestação de contas eleitorais e o papel das mulheres na política.

A UVB/PE destaca que o evento visa proporcionar qualificação e orientação para os vereadores e vereadoras, permitindo que concluam e renovem seus mandatos com excelência. Além disso, é uma oportunidade para aqueles que pretendem ingressar na política como vereadores aprimorarem seus conhecimentos sobre o legislativo municipal.

O “Encontro Nordestino de Legislativos Municipais” se apresenta como um espaço de aprendizado e troca de experiências, contribuindo para o fortalecimento da democracia e o aprimoramento das práticas legislativas em todo o Nordeste. A expectativa é que o evento seja marcado por debates enriquecedores e construtivos, promovendo o desenvolvimento e a eficiência do trabalho realizado nos legislativos municipais da região.

Zé Negão e Edson Henrique fecham apoio a Marconi Santana

Marconi Santana acaba de confirmar o apoio de Zé Negão e Edson Henrique à sua pré-candidatura. O pré-candidato do PSD anunciou o apoio agora em suas redes sociais. Segundo assessores de Marconi ao blog, a ideia do ex-prefeito de Flores é dobrar com Danilo Simões candidato a Federal. “Hoje é um daqueles dias que marcam […]

Marconi Santana acaba de confirmar o apoio de Zé Negão e Edson Henrique à sua pré-candidatura.

O pré-candidato do PSD anunciou o apoio agora em suas redes sociais.

Segundo assessores de Marconi ao blog, a ideia do ex-prefeito de Flores é dobrar com Danilo Simões candidato a Federal.

“Hoje é um daqueles dias que marcam a história da nossa caminhada rumo à Alepe e nos dão a certeza absoluta de que o Pajeú escolheu o caminho do trabalho. A chegada dessas duas gigantes lideranças de Afogados da Ingazeira é um movimento que potencializa o nosso sonho de ser a representação do nosso Sertão”, disse.

Marconi destacou que Zé foi candidato a prefeito em 2020 e, nas eleições de 2024, “fez história ao se tornar o vereador mais votado de todos os tempos em Afogados da Ingazeira”.

“Somando a esse time imbatível, Edson Henrique chega com toda a sua força e competência. Ex-vereador e candidato a vice-prefeito nas últimas eleições de 2024, Edson é uma voz respeitada que traz ainda mais musculatura e representatividade para o nosso grupo”, disse Marconi.

Até então, Zé e Edson eram do bloco de apoio a Romero Sales Filho, do qual faz parte Danilo Simões, pré-candidato a Deputado Federal.

Danilo diz que tentou manter unidade em torno de Romero,  mas respeita decisão 

O advogado Décio Petrônio, da Coligação União Pelo Povo, manteve contato agora a pouco com o blog para deixar claro que q decisão de Zé Negão e Edson Henrique em apoiar Marconi Santana foi tomada exclusivamente por eles, sem sua participação, mas com seu posterior consentimento.

Segundo o Blog apurou, Danilo ainda tentou manter a unidade em torno do Deputado Romero Sales Filho, mas não obteve êxito. As razões pela decisão em torno de Marconi, portanto, são de responsabilidade exclusiva de Edson e Zé. Danilo teria sido comunicado ontem, quando tentou ainda manter unidade em torno de Romero Sales, em vão.

Danilo, entretanto não entrou em rota de colisão com os aliados e aceitou a alegação de que duas candidaturas a Estadual fortaleceriam sua candidatura a Federal. Nas redes sociais, a divisão de estratégia traz opiniões distintas.

Zé Negão: “são os candidatos da governadora”

Numa rede social, Zé Negão afirmou que quem apostar no racha da União Pelo Povo “vai quebrar a cara”. Mas evidenciou as qualidades de Marconi Santana. “São os candidatos da governadora Raquel Lyra”, destacou. Diz que Danilo continua com Romero Sales “que vai o apoiar em outros municípios”.

“E no Pajeú, Marconi fez um compromisso com nosso grupo, inclusive em Afogados da Ingazeira de arregaçar as mangas em nome de Danilo Simões. Zé Negão vive na política porque é estrategista. Vamos consolidar a candidatura de Marconi e o Pajeú voltar a ter raízes e voltar a ter um Deputado da região. E Danilo Simões se consolidar em Afogados e no Pajeú. Nosso grupo permanece 100% unido”.

 

Triunfo, a mais bela, faz 137 anos!

O Sertão do Pajeú tem muitos debates sobre qual município é melhor ou pior em determinada área,  da economia à infraestrutura. Mas uma unanimidade: em se tratando de belezas naturais e a molduta de sua arquitetura,  Triunfo é a mais bela cidade da região. Impulsionado pelo turismo,  portanto sendo diretamente atingida pela pandemia,  a cidade […]

O Sertão do Pajeú tem muitos debates sobre qual município é melhor ou pior em determinada área,  da economia à infraestrutura.

Mas uma unanimidade: em se tratando de belezas naturais e a molduta de sua arquitetura,  Triunfo é a mais bela cidade da região.

Impulsionado pelo turismo,  portanto sendo diretamente atingida pela pandemia,  a cidade dá trégua aos seus desafios e comemora hoje 137 anos de Emancipação Política.

A lei provincial nº 930, de 2 de junho de 1870, garantiu o status de vila ao povoado que oficialmente passou a se chamar Triunfo, tendo sido desmembrado de Flores e instalado, de fato, em 8 de janeiro de 1872.

A condição de cidade foi garantida pela lei provincial nº 1805, de 13 de junho de 1884, data que é comemorado como sendo o aniversário de Triunfo.

Além do melhor IDH da região,  é uma das 20 cidades mais lindas do Brasil segundo pesquisa com mais de 10 mil participantes para a Revista Bula, especializada em turismo.

Numa lista que tem ainda Gramado, Pomerode, Teresópolis, Paraty, Bento Gonçalves, Florianópolis, Triunfo, no Pajeú, apareceu na 19ª posição.

Triunfo é a cidade mais alta do estado de Pernambuco e tem um clima ameno e chuvoso que contrasta com as cidades vizinhas, que possuem clima semiárido.

“A cidade preserva construções do século 19 e é cercada por mirantes, cachoeiras e grutas. Entre os passeios imperdíveis estão o Bico do Papagaio, o ponto mais alto de Pernambuco (1.260m), o Teatro Guarany e o Museu do Cangaço”, diz a revista.

Triunfo bateu cidades como Ilhabela, Búzios, Alcântara, Vinhedo, Penedo e Guararema. Por isso e muito mais,  um viva pra Triinfo!

“Vou além de quem diz que não há provas. Não há crime”, diz Haddad sobre Lula

Em entrevista ao Estado, ex-prefeito de São Paulo afirma que, independente do resultado das eleições presidenciais, ‘esquerda terá de se repensar’ Do Último Segundo O ex-prefeito de São Paulo e coordenador-geral do programa de governo do PT Fernando Haddad não gosta nem de falar sobre a possibilidade da candidatura do ex-presidente Luís Inácio Lula da […]

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Em entrevista ao Estado, ex-prefeito de São Paulo afirma que, independente do resultado das eleições presidenciais, ‘esquerda terá de se repensar’

Do Último Segundo

O ex-prefeito de São Paulo e coordenador-geral do programa de governo do PT Fernando Haddad não gosta nem de falar sobre a possibilidade da candidatura do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva não se concretizar.

Em entrevista ao Estado, o petista, que é um dos nomes para substituir o ex-metalúrgico caso ele não possa se candidatar, afirma que não trabalha com a hipótese de Lula ficar inelegível porque o considera inocente. “Temos de ter a expectativa de que o Lula possa efetivamente ser absolvido em razão da fragilidade da sentença. Ela não se sustenta”, disse Haddad ao repórter Ricardo Galhardo.

“Vou um pouco além dos juristas que têm se manifestado a favor do Lula e dizem que não há prova no processo. Na minha opinião, não há nem crime”, avalia. Para ele, o que poderia caracterizar crime seria o fato de Lula ter recebido o apartamento sem pagar a diferença entre o que ele tinha declarado no Imposto de Renda e o valor do tríplex reformado.

No entanto, o ex-prefeito reconhece as chances de adversários do PT ganharem a eleição legitimamente, caso ocorra uma eventual prisão de Lula. “Não é porque perderam quatro eleições que não podem ganhar a próxima. É a tentativa de ganhar por W.O”.

Reconstrução da esquerda

Em relação a uma possível reconstrução da esquerda, Haddad defende uma nova estruturação, com ou sem Lula, a partir de 2019. “Os partidos vão ter que se mexer. Não faz sentido ter cinco partidos de esquerda, 15 de centro, 12 de direita. Não tem razoabilidade. As forças políticas vão ser obrigadas a se mexer, e a esquerda também vai ter de se repensar”.

Mudanças no governo

Sobre as mudanças legislativas que foram feitas durante o governo Temer, o ex-prefeito admite que algumas alterações vão exigir revisão, mas não para voltar a ser como era antes, e sim pensar outro tipo de alternativa, ‘pensando relacionamento entre capital e trabalho’.

“É óbvio que a esquerda tem de ter compromisso com o trabalho assalariado formal, que é uma conquista da classe trabalhadora. Mas é evidente que o trabalho assalariado formal não emancipa, ele é ainda trabalho subordinado. Se souber aproveitar a modernidade a favor de formas emancipatórias, pode encontrar formas inovadoras que podem representar mais do que o trabalho assalariado”, declarou ele.

Eleições

Questionado sobre se o discurso de partidarização do Judiciário seria uma tentativa do PT de desviar o foco dos casos de corrupção nas gestões petistas, Haddad afirmou que a eleição seria um momento nobre para fazer essa avaliação, “porque ali o candidato tem o seu tempo de TV assegurado para levar às últimas consequências seu raciocínio”.

Porém, ao comparar sua justificativa com a campanha de 2014, Haddad foi enfático ao dizer que essa foi uma das piores, se não a pior do período democrático. “Ali estavam os ingredientes todos da crise que foi retroalimentada pelas forças políticas sem exceção e que culminou com uma crise econômica potencializada que nos colocou nessa situação da qual precisamos sair. A campanha de 2014 foi muito ruim. O pós-eleição não melhorou, talvez tenha até piorado a situação, e o comportamento das forças políticas em geral foi o pior possível”, declarou.