Kassab diz que Raquel Lyra é a mulher de maior protagonismo na política nacional

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, afirmou que a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, é atualmente a mulher de maior protagonismo na política brasileira. A declaração foi feita durante entrevista ao programa Canal Livre, da Band, exibida nesse domingo (1º), quando o dirigente também comentou a possibilidade de a pernambucana disputar a Presidência da República no futuro.
“Ela realmente, na política brasileira, é a mulher de maior protagonismo”, declarou Kassab, ao analisar o crescimento político da governadora após sua reeleição no primeiro turno das eleições de outubro.
Na avaliação do presidente do PSD, Raquel reúne características que podem ampliar sua atuação no cenário nacional depois de concluir o segundo mandato, em 2030. Entre os aspectos mencionados estão sua origem nordestina, a experiência administrativa e a capacidade de diálogo com diferentes setores políticos e econômicos.
Kassab também citou a trajetória da governadora, que exerceu cargos na administração pública e foi prefeita de Caruaru antes de chegar ao comando do Executivo pernambucano.
Durante a entrevista, o dirigente lembrou as dificuldades enfrentadas por Raquel no início do primeiro mandato, especialmente na relação com a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Segundo ele, a governadora conseguiu superar os conflitos políticos e conquistar a reeleição.
O presidente do PSD atribuiu o resultado eleitoral ao desempenho da administração estadual e à comunicação da governadora com os eleitores, incluindo sua atuação nas plataformas digitais.
Ao comentar uma eventual candidatura presidencial, Kassab afirmou que Raquel poderá ser considerada pelo partido em uma disputa futura. Ele ressaltou, entretanto, que essa possibilidade não está em discussão neste momento.
O dirigente também ponderou que qualquer projeto político nacional dependerá dos resultados do segundo mandato. Segundo Kassab, a continuidade de uma boa avaliação administrativa será fundamental para que a governadora possa disputar outros cargos.
Raquel Lyra foi reeleita em 4 de outubro, com 53,27% dos votos válidos, derrotando o ex-prefeito do Recife João Campos (PSB).
A governadora está no PSD desde março de 2025. Durante a disputa presidencial deste ano, manteve posição de neutralidade no segundo turno, apesar de integrar um partido que lançou Ronaldo Caiado como candidato à Presidência no primeiro turno.
As declarações de Kassab ocorrem em meio às discussões sobre a reorganização do PSD após as eleições de 2026.
Fonte: Jornal do Commercio
Foto: Reprodução
Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr





















