Notícias

Kajuru teve alta da UTI

Por Nill Júnior
Senador Jorge Kajuru (PSB-GO).
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) recebeu alta da UTI (unidade de tratamento intensivo) do Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, ontem à tarde. Ele foi internado na última terça (19), após passar mal e ter uma convulsão no plenário do Senado Federal. Segundo o boletim médico, Kajuru teve “quadro neurológico resolvido” e, agora, segue para o quarto onde recebe a medicação oral.

De acordo com o último boletim médico divulgado, os exames revelaram uma cicatriz no cérebro, provável resultado de uma infecção antiga já resolvida. Essa cicatriz, associada ao estresse, pode ter contribuído para a crise convulsiva por que passou.

Kajuru poderá receber alta hospitalar nos próximos dias. Ele é acompanhado pela equipe de neurologia e neurocirurgia, liderada pelo Dr. Mauro Takao Suzuki.

Enquanto espera para ser liberado, o senador já faz postagens nas redes sociais e até gravou 1 vídeo curto no hospital durante visita da senadora Juíza Selma (Podemos-MT), dirigindo-se aos moradores de Mato Grosso e agradecendo pelos votos de melhoras.

Kajuru teve uma convulsão durante a sessão deliberativa dessa 3ª feira (19.nov.2019) no Senado no momento das discussões para a votação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) paralela da Previdência.

Ele foi socorrido em plenário pela equipe médica do Senado. No atendimento inicial, fez 1 eletrocardiograma e apresentou melhora. Em seguida, foi encaminhado ao hospital. O senador é diabético e havia se queixado de mal-estar durante o dia.

https://twitter.com/SenadoraSelma/status/1197579990558281729

 

Outras Notícias

Outro lado: Câmara diz que aprovados serão convocados

O blog tentou ouvir o presidente da Câmara,  Chico Torres,  mas ele está em viagem. Em contato com a assessoria da Casa, foi informado que não procede a informação de que as vagas estão ocupadas por outras pessoas. “Restam ser chamados recepcionista, motorista e técnico do controle interno. Já foram chamados auxiliar de serviços gerais e agente […]

O blog tentou ouvir o presidente da Câmara,  Chico Torres,  mas ele está em viagem.

Em contato com a assessoria da Casa, foi informado que não procede a informação de que as vagas estão ocupadas por outras pessoas.

“Restam ser chamados recepcionista, motorista e técnico do controle interno. Já foram chamados auxiliar de serviços gerais e agente administrativo”, informou a tesoureirada Casa,  Daniela Simões.

Segundo ela, só falta definir a data de convocação.  Ela também negou que haja prazo estourado para convocação e diz que essa é prerrogativa do presidente da Câmara.

“Ele vai definir o dia que vai chamar, pois tem alegado que tem o prazo para convocar todos os concursados. Tudo será resolvido”, informou.

Projeto que veta tração animal é rejeitado em Administração Pública

Proposta que determina a proibição gradativa do uso de tração animal foi rejeitada por unanimidade na Comissão de Administração Pública, nesta quarta (5). Texto estabelece que, a partir de  2021, municípios com mais de 50 mil habitantes não poderiam mais contar com esse tipo de transporte. Com parecer do colegiado, o Projeto de Lei nº […]

Foto: Roberto Soares/Alepe

Proposta que determina a proibição gradativa do uso de tração animal foi rejeitada por unanimidade na Comissão de Administração Pública, nesta quarta (5). Texto estabelece que, a partir de  2021, municípios com mais de 50 mil habitantes não poderiam mais contar com esse tipo de transporte. Com parecer do colegiado, o Projeto de Lei nº 134/2019, que tramita nos termos do Substitutivo nº 1, soma três rejeições. Duas comissões foram favoráveis à medida.

Pelo critério populacional adotado na proposta, a medida traz impacto para 35 municípios. “A matéria é bem intencionada, ao defender a proteção animal, mas traz prejuízos à atividade econômica, porque várias cidades enquadradas dependem desse tipo de veículo”, declarou o relator do projeto no colegiado, Diogo Moraes (PSB), reiterando posicionamento já manifestado na Comissão de Finanças. O cenário atual de crise econômica também foi elencado como argumento, já que, na avaliação do parlamentar, a medida pode gerar desemprego.

Na semana passada, o autor da proposta, deputado Romero Albuquerque (PP), defendeu o texto no Plenário e sinalizou disposição em promover ajustes. A modificação do critério populacional, de 50 mil para 100 mil habitantes, foi um dos pontos em que prometeu ceder. Mudança reduziria para 13 o número de municípios impactados: Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Recife, São Lourenço da Mata e Vitória de Santo Antão (todas na Região Metropolitana); Caruaru e Garanhuns (no Agreste Central); Petrolina (Sertão do São Francisco); e Santa Cruz do Capibaribe (Agreste Setentrional).

“Mesmo se houver a emenda modificativa, o projeto continuaria impactando municípios que dependem da tração animal”, opinou Moraes. Todos os deputados da Comissão acompanharam o parecer do relator. “Acho louvável a preocupação do autor, mas a abordagem do relatório está correta”, declarou deputado José Queiroz (PDT). Destacando que já há legislação enquadrando crimes de maus-tratos a animais, deputado Delegado Erick Lessa (PP) citou a Lei Federal nº 9.605/1998. Já Romero Sales Filho (PTB) afirmou que “a adoção da medida inviabilizaria as feiras, inclusive na Região Metropolitana”.

Antes de ser votado em Plenário, texto ainda será apreciado pela Comissão de Meio Ambiente. Os colegiados de Justiça e Desenvolvimento Econômico concederam pareceres favoráveis. Já Administração Pública, Finanças e Agricultura foram contrários à matéria. Conforme art. 220 do Regimento Interno da Alepe, somente a rejeição por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça – com fundamento na inconstitucionalidade, ilegalidade ou antijuridicidade da proposição – impossibilita a votação de projetos em Plenário.

Agenda – Ainda na reunião desta terça, o presidente da Comissão, deputado Antônio Moraes (PP), divulgou debate sobre a duplicação da BR-423, no trecho situado entre os municípios de São Caetano (Agreste Central) e Garanhuns (Agreste Meridional). A audiência pública será no próximo dia 17, no auditório Sérgio Guerra, edifício-sede da Alepe.

Silvio Costa Filho cumpre agenda em cidades da RMR e Agreste do Estado

O deputado federal Silvio Costa Filho segue ampliando as bases políticas em todas as regiões do Estado. O parlamentar, que preside o Republicanos em Pernambuco, tem fortalecido o partido e participado de agendas de candidatos. Neste final de semana, Silvio esteve com candidatos a prefeito da Região Metropolitana e do Agreste Central de Pernambuco. No […]

O deputado federal Silvio Costa Filho segue ampliando as bases políticas em todas as regiões do Estado. O parlamentar, que preside o Republicanos em Pernambuco, tem fortalecido o partido e participado de agendas de candidatos.

Neste final de semana, Silvio esteve com candidatos a prefeito da Região Metropolitana e do Agreste Central de Pernambuco.

No sábado (24), ele visitou o município de Belo Jardim para conversar com a população do município, ao lado do amigo Wilsinho Maciel (PTB), candidato a prefeito do município, além dos postulantes a vereador. Além disso, em Pesqueira, o deputado participou de uma grande caminhada em apoio à candidatura de Marcos Cacique (Republicanos) à Prefeitura.

“Marcos faz política com seriedade e compromisso com as pessoas. Ao lado do candidato a vice-prefeito Paulo e de todo grupo, ele vai cuidar da cidade, levando mais saúde, educação, desenvolvimento econômico e sobretudo, fazendo uma Pesqueira dez”, destacou.

No domingo (25), o parlamentar visitou a cidade de Camaragibe. Com a prefeita Doutora Nadegi (Republicanos), candidata à reeleição, Silvio participou de uma grande carreata pelas ruas da cidade.

“Por onde passamos, a população mostrou que quer Doutora Nadegi para continuar avançando. Estamos juntos e vamos seguir trabalhando por mais desenvolvimento para a cidade”, afirmou.

O republicano ainda participou de uma agenda em Altinho. Ao lado da candidata a prefeita pelo Republicanos, Janaína Bike, Silvio reafirmou o compromisso com o crescimento da cidade e percorreu às ruas da cidade em uma carreta.

Ao lado do candidato à Prefeitura de Panelas Ruben Lima (PSB), Silvio conversou com a população do município e reafirmou o compromisso em levar mais investimentos e oportunidades para a cidade.

“Agradeço ao deputado pela presença. Nós vamos juntos, garantir que nosso município se desenvolva do jeito que nós sonhamos, com o apoio de Silvio, que tem compromisso com nossa região”, destacou Ruben.

Política é coisa séria, não lugar para aventureiros

Da Coluna do Domingão  A declaração do cantor sertanejo Gusttavo Lima sobre sua possível candidatura à Presidência da República em 2026 reacende um debate importante: o que qualifica alguém a ocupar o cargo mais alto do país? Em entrevista ao portal Metrópoles, Lima afirmou que o Brasil precisa de alternativas e que sua candidatura seria […]

Da Coluna do Domingão 

A declaração do cantor sertanejo Gusttavo Lima sobre sua possível candidatura à Presidência da República em 2026 reacende um debate importante: o que qualifica alguém a ocupar o cargo mais alto do país? Em entrevista ao portal Metrópoles, Lima afirmou que o Brasil precisa de alternativas e que sua candidatura seria um “gesto” para unir a população. No entanto, ao analisar sua trajetória, seu histórico de controvérsias e a falta de qualquer experiência política ou administrativa, a proposta soa mais como oportunismo e aventura pessoal do que como um projeto sério para o país.

Entre polêmicas judiciais e o apoio bolsonarista

Gusttavo Lima não é estranho ao universo político, embora nunca tenha exercido qualquer função pública. Ele foi um entusiasta do governo de Jair Bolsonaro, que atualmente enfrenta acusações relacionadas a tentativas de minar a democracia brasileira. O cantor tenta, agora, se desvincular da polarização política que ajudou a sustentar, ao afirmar que sua candidatura “não é sobre direita ou esquerda”. A contradição é evidente: como alguém pode se apresentar como um símbolo de união ao ignorar os próprios atos que fomentaram divisões?

Além disso, Gusttavo Lima carrega um histórico que pode se tornar um peso em qualquer projeto político. Recentemente, foi associado a investigações envolvendo o patrocínio de casas de apostas, um setor que tem levantado preocupações sobre lavagem de dinheiro e práticas ilegais. Ele também foi acusado de receber valores exorbitantes de prefeituras para realizar shows, o que gerou questionamentos sobre a transparência e o uso do dinheiro público. Esses episódios colocam em dúvida sua ética e comprometimento com uma gestão responsável.

E tem mais: Gusttavo Lima foi indiciado por lavagem de dinheiro e associação criminosa, após a investigação da Polícia Civil de Pernambuco. A Justiça de Pernambuco chegou a expedir um mandado de prisão para o artista no dia 23 de setembro, mas o pedido foi revogado no dia seguinte. Ele é suspeito de estar envolvido com uma organização criminosa que teria movimentado aproximadamente R$ 3 bilhões provenientes de atividades ilícitas.

O “outsider” da vez e a banalização da política

A estratégia de Gusttavo Lima reflete um padrão recente na política brasileira: o uso do discurso de “outsider” como um passaporte para entrar no cenário eleitoral. Essa postura, que também foi utilizada por figuras como Pablo Marçal, demonstra como o oportunismo se aproveita da crise de representatividade política para buscar ganhos pessoais. No entanto, o Brasil já pagou caro por eleger, num passado bem recente, lideranças despreparadas que transformaram o país em um palco de incertezas e retrocessos.

Governo não é lugar para amadores ou celebridades que confundem popularidade com capacidade de liderança. A Presidência exige preparo, conhecimento técnico e experiência para lidar com as complexidades de um país com mais de 212 milhões de habitantes. Narrativas de superação pessoal podem ser inspiradoras, mas não substituem a competência necessária para gerir crises, liderar equipes técnicas e propor políticas públicas eficazes.

O Brasil não pode mais se dar ao luxo de improvisar

A ideia de Gusttavo Lima se lançar como candidato é, na prática, mais uma jogada de marketing pessoal do que um plano concreto para o futuro do país. A política, especialmente em tempos de crise, não pode ser reduzida a um show midiático ou a um experimento de egos.

A candidatura de aventureiros sem preparo desvia o foco dos verdadeiros problemas do Brasil, prejudica o debate público e desrespeita a seriedade que a política exige. Para um país que luta contra desigualdades, corrupção e desafios econômicos, a Presidência não pode ser tratada como um palco para projetos pessoais. O Brasil merece mais do que promessas vazias ou figuras midiáticas em busca de holofotes. Afinal, política é coisa séria, não lugar para aventureiros.

“Eu nunca recebi um tostão do Vorcaro”, diz Nikolas ao negar irregularidades em contatos com ex-banqueiro

Deputado afirmou que nunca recebeu dinheiro de Daniel Vorcaro nem se encontrou pessoalmente com ele; áudios mostram pedido de ajuda para assunto envolvendo ex-assessor. O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) publicou, nesta quinta-feira (3), um vídeo para responder à repercussão de áudios e mensagens que revelaram contatos mantidos por ele com Daniel Vorcaro, ex-controlador do […]

Deputado afirmou que nunca recebeu dinheiro de Daniel Vorcaro nem se encontrou pessoalmente com ele; áudios mostram pedido de ajuda para assunto envolvendo ex-assessor.

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) publicou, nesta quinta-feira (3), um vídeo para responder à repercussão de áudios e mensagens que revelaram contatos mantidos por ele com Daniel Vorcaro, ex-controlador do Banco Master.

Nikolas reconheceu as conversas, mas negou ter recebido vantagens financeiras, intermediado contratos públicos ou mantido encontros pessoais com Vorcaro.

“Eu nunca recebi um tostão do Vorcaro, eu nunca encontrei com ele”, afirmou.

Um dos áudios divulgados mostra o parlamentar procurando Vorcaro, em março de 2025, para fazer uma ponte entre o então banqueiro e Thiago Rodrigues de Faria, advogado e ex-assessor de Nikolas, em um assunto relacionado a um ativo minerário.

O deputado afirma que sua participação se limitou a repassar o contato e nega qualquer irregularidade na conversa.

Segundo Nikolas, o contato de Vorcaro chegou a ele em 2023 por intermédio do pastor André Valadão. O parlamentar disse que o número estava salvo como “Dani Vorcaro” e que, inicialmente, chegou a pensar que Dani fosse o nome do empresário.

“Eu nunca chamei ele de lindão”

Parte da repercussão das gravações ocorreu porque algumas publicações transcreveram a despedida de Nikolas a Vorcaro como “um abraço, lindão”.

O deputado contestou a interpretação.

“Eu nunca chamei ele de lindão. É só ouvir o áudio, eu não falo ‘lindão’ hora nenhuma”, afirmou.

Nota da redação: O Blog também analisou o trecho. A fala é compreendida como “um abraço aí, Dani”, e não “um abraço, lindão”. Por isso, a expressão não é adotada nesta reportagem como parte da fala do parlamentar.

A controvérsia sobre essa palavra, entretanto, é apenas um aspecto das informações reveladas. Os áudios confirmam que Nikolas manteve contatos com Vorcaro e pediu ajuda ao então banqueiro em uma questão de interesse de seu ex-assessor.

Voos em 2022

Nikolas também comentou o uso, durante a campanha presidencial de 2022, de uma aeronave pertencente a Vorcaro. O deputado afirmou que utilizou o transporte depois do primeiro turno para participar de agendas em apoio à reeleição de Jair Bolsonaro e sustentou que, naquele momento, não conhecia problemas relacionados ao empresário.

Em mensagens posteriormente divulgadas, Vorcaro afirmou a um interlocutor ter bancado “todos os voos” de Nikolas, sem detalhar quantas viagens estavam incluídas ou a qual período se referia.

O deputado nega ter recebido compensação financeira de Vorcaro e afirma que os contatos revelados estão sendo utilizados para associá-lo indevidamente ao ex-banqueiro.

Fonte: Estadão Conteúdo
Imagem: Reprodução/Instagram

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr