Notícias

Justiça arquiva ações de Nicinha Melo contra Cidade FM e Blog Tabira Hoje

Por Nill Júnior

O Juiz Substituto da Vara Única da Comarca de Tabira, Jorge William Fredi, determinou o arquivamento dos processos movidos pela Prefeita de Tabira, Nicinha Melo, contra a Rádio Cidade FM e o Blog Tabira Hoje.

Os processos, identificados pelos números 0001232-55.2022.8.17.3420 e 0000068-21.2023.8.17.3420, tiveram seu desfecho conforme o artigo 485, IV do Código de Processo Civil (CPC), com a sentença indicando que foram julgados extintos sem resolução do mérito. A justificativa principal para essa decisão foi a falta de pagamento das custas processuais por parte da prefeita, mesmo após prazos e solicitações de dilação.

No despacho, o juiz Jorge William Fredi ressaltou que “a parte autora deixou decorrer o prazo legal sem pagamento das custas”. Apesar de ter solicitado uma extensão do prazo para o recolhimento das custas, esse pagamento nunca foi efetuado até a data da prolação da sentença. O magistrado também enfatizou a posição da prefeita como autoridade do município, observando que mesmo essa posição não isenta a obrigação de seguir os trâmites legais e pagar as taxas iniciais necessárias.

“Importante esclarecer que a parte autora é Prefeita do Município, entretanto não recolheu as custas iniciais. Diante do exposto, determino a secretaria que cancele a distribuição do feito, nos termos do art. 290 do CPC, e julgo extinto o processo sem resolução do mérito nos termos do art. 485, IV do CPC”

Outras Notícias

Vereador Joel Gomes quer trocar Copap pela UVP

Encerrando o mandato a frente da Comissão Parlamentar do Alto Pajeú, o vereador Joel Gomes sonha com vôo mais alto. O projeto do ex-presidente da Câmara de Tuparetama é a Presidência da UVP-União dos Vereadores de Pernambuco. A sucessão na Copap acontece até o final de janeiro em reunião prevista para Afogados da Ingazeira. A eleição […]

joelEncerrando o mandato a frente da Comissão Parlamentar do Alto Pajeú, o vereador Joel Gomes sonha com vôo mais alto. O projeto do ex-presidente da Câmara de Tuparetama é a Presidência da UVP-União dos Vereadores de Pernambuco.

A sucessão na Copap acontece até o final de janeiro em reunião prevista para Afogados da Ingazeira. A eleição da UVP será em março com o Presidente Biu Farias devendo disputar a reeleição. Joel já iniciou os contatos para liderar a chapa de oposição.

A informação é de Anchieta Santos.

Seca e estiagem levam à situação emergência 272 municípios em sete estados

O Ministério da Integração Nacional reconheceu, nesta sexta-feira (11), a situação de emergência em 272 municípios nos estados de Pernambuco, Paraíba, Piauí, Bahia, Sergipe, Minas Gerais e Mato Grosso. Com a medida, adotada em decorrência do longo período de seca e estiagem que atinge as regiões, os gestores municipais poderão contar com benefícios oferecidos pelo […]

seca-pernambucoO Ministério da Integração Nacional reconheceu, nesta sexta-feira (11), a situação de emergência em 272 municípios nos estados de Pernambuco, Paraíba, Piauí, Bahia, Sergipe, Minas Gerais e Mato Grosso.

Com a medida, adotada em decorrência do longo período de seca e estiagem que atinge as regiões, os gestores municipais poderão contar com benefícios oferecidos pelo Governo Federal. A Portaria foi publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU).

Além de viabilizar o fornecimento de água tratada à população, por meio da Operação Carro-Pipa Federal – da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) -, o reconhecimento permite que os municípios tenham direito a outros benefícios, como a renegociação de dívidas no setor de agricultura junto ao Banco do Brasil.

Também é possível obter a aquisição de cestas básicas no Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a retomada da atividade econômica nas regiões afetadas.

A relação de municípios com reconhecimento federal por seca e estiagem pode ser consultada nas portarias publicadas no Diário Oficial da União. Acesse os links: I e II.

Belmonte tem morte suspeita de Covid-19

São José do Belmonte registrou uma morte suspeita de Covid-19. Trata-se de um homem de 58 anos, morador da Vila Delmiro, que lutava contra um câncer de garganta e tinha complicações nos pulmões. Na quarta-feira, 29, ele deu entrada no Hospital Geral de Brejo Santo-CE passando mal e faleceu nessa quinta-feira, 30. A unidade hospitalar […]

São José do Belmonte registrou uma morte suspeita de Covid-19.

Trata-se de um homem de 58 anos, morador da Vila Delmiro, que lutava contra um câncer de garganta e tinha complicações nos pulmões.

Na quarta-feira, 29, ele deu entrada no Hospital Geral de Brejo Santo-CE passando mal e faleceu nessa quinta-feira, 30. A unidade hospitalar registrou a morte como suspeita do novo coronavírus.

A prefeitura divulgou esse caso suspeito nesta sexta-feira e deu mais detalhes.

“Os familiares informaram que o paciente viajava frequentemente para Barbalha-CE onde fazia o tratamento de câncer. As pessoas que tiveram contato direto com o homem já estão isoladas e em monitoramento pela vigilância de saúde”, diz a nota.

O governo municipal pede que a população continue praticando o isolamento social e reforce hábitos de higiene, como lavar as mãos frequentemente.

“Vamos cada um fazer a nossa parte, inclusive quem chegou de viagem esses dias”, recomenda.

Secretarias seguem vacantes no governo LW

Por Djnaldo Galindo* Esperamos quase uma semana após a exoneração dos secretários de Agricultura e Desenvolvimento Econômico e até agora não há, ao menos, oficialmente os nomes dos novos integrantes. Essa lacuna apenas evidencia a mais completa falta de rumo e desorientação do atual prefeito. Não bastasse a deselegância a que foram submetidos os demissionários […]

Por Djnaldo Galindo*

Esperamos quase uma semana após a exoneração dos secretários de Agricultura e Desenvolvimento Econômico e até agora não há, ao menos, oficialmente os nomes dos novos integrantes. Essa lacuna apenas evidencia a mais completa falta de rumo e desorientação do atual prefeito.

Não bastasse a deselegância a que foram submetidos os demissionários ao saberem que já não estavam secretários primeiro por grupos de Whatsapp ou mesmo o constrangimento de ir despachar e dar de cara com a surpresa de um “novo” suposto secretário sentado na sua cadeira fazendo deliberações, a ausência dos substitutos não apenas afronta, mas, principalmente, humilha aqueles que saíram e que tanto se dedicaram por quase três anos.

Quando se propõe a fazer uma reforma nas secretarias, seja por critérios técnicos ou políticos, exige-se o cumprimento de um script: primeiro você sonda os potenciais novos nomes e apenas após a aceitação é que comunica aquele que saí.

É assim que funciona no mundo normal, onde os rituais mínimos de cortesia e da ética elementar ainda existem. Ademais, a julgar pelos nomes dos novos secretários já empossados, a exceção da Saúde e do Planejamento é flagrante apenas uma troca de cadeiras entre as mesmas moscas que circulavam a mesa, onde não se observa ao atendimento nem os objetos técnicos e tão pouco aos políticos, razões práticas de se fazer uma reforma na equipe a menos de um ano para as eleições.

A vacância nas pastas revela não apenas a inabilidade e o desprezo do atual prefeito aos secretários que saíram, mas, sobretudo, a dificuldade em encontrar novos nomes num governo com indicadores de avaliação na lona. Resta saber quem terá esse disposição e coragem.

*Djnaldo Galindo é formato em História pela AESA e graduando em Ciências Políticas pela Uninter.

Serra Talhada ganha primeiro Coworking

Nesta segunda-feira (31), o Shopping Serra Talhada recebeu mais um grande empreendimento inovador ampliando sua gama de serviços oferecidos para a cidade: MJ Soluções Empresariais. A empresa de coworking conta com 38 baias de trabalho ou estudo e mais 6 salas de reunião. De acordo com a gerente administrativa e comercial, Edjane Brasil, o empreendimento […]

Nesta segunda-feira (31), o Shopping Serra Talhada recebeu mais um grande empreendimento inovador ampliando sua gama de serviços oferecidos para a cidade: MJ Soluções Empresariais.

A empresa de coworking conta com 38 baias de trabalho ou estudo e mais 6 salas de reunião. De acordo com a gerente administrativa e comercial, Edjane Brasil, o empreendimento tem um mix de serviços e uma proposta inovadora.

“Temos toda estrutura necessária que um escritório teria para que outras empresas se juntem a nós e desenvolvam seus negócios. Porém, compartilhada por todos os integrantes do espaço”, conta.

Ainda de acordo com a gerente, o cliente ainda conta com um serviço de telefonia personalizado, onde cada um recebe uma linha telefônica exclusiva, e as funcionárias da MJ atendem como se fossem funcionárias da empresa contratante.

Por que Serra Talhada?

“Há dois anos nós começamos a estudar a região e sentimos a necessidade de um representante comercial, por exemplo, de ter um local para trabalhar, além de empresas pequenas, sem sede própria, mas que precisavam de um ambiente profissional”, explica Marlo Julião, proprietário da empresa.

Mas o local não se limita a representantes comerciais, estudantes, empresários e profissionais liberais podem usufruir do local, com todo o conforto de um escritório e sentindo o prazer do clima sertanejo.

É que todo o ambiente é temático e relacionado à cultura local, com as cores que representam o sertão e as salas foram batizadas com nomes que ressaltam a cultura local.

“A empresa foi pensada, não só no âmbito comercial, mas também como uma forma de homenagear nossa região tão rica de cultura e de diversidade, por isso temos salas de reunião batizadas, como: Xaxado, Mandacaru, Rio Pajeú, Escritório Cordelista, sala Lampião e Maria Bonita, além das salas de atendimento Luar do Sertão e Asa Branca”, ressaltou Marlo Julião.

Coworking na prática

O Coworking é frequentado por empresas e profissionais independentes que valorizam inovação, criatividade, troca de experiências e criação de uma rede de contatos forte.

Se você é uma pequena empresa ou um profissional independente, você pode utilizar um Espaço de Coworking como seu escritório. Para você que é estudante, este é um ótimo local para se concentrar nos estudos.

A contratação do espaço é de forma mensal, com planos a partir de R$ 200,00. Uma estrutura tradicional de escritório, com boa localização, e uma grande comunidade de profissionais diversos para trocar experiências e a um custo muito inferior da manutenção de um escritório próprio.

O espaço, apesar de compartilhar o mesmo teto, foi projetado para que cada empresa funcione completamente independente uma da outra. As pessoas não se misturam, e não existe a formação de uma comunidade unidade de profissionais.