Notícias

José Patriota tem tumor em estágio inicial no fígado

Por Nill Júnior
Gestor fazendo anúncio, na Rádio Pajeú

Quadro é tratável e prefeito não precisará se afastar, disse em entrevista e nota

O prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), falou nesta segunda ao Debate das Dez do programa Manhã Total sobre seu estado de saúde e que passos irá dar daqui pra frente na sua agenda.

Patriota disse que a tendência das pessoas era esconder os problemas, mas diz trabalhar com outro conceito, de informar à população pelo que estava passando. O gestor informou que, realizando exames através de um check up, identificou um tumor no fígado, em estágio inicial.

Para o seu tratamento não serão necessárias sessões de quimioterapia ou radioterapia. Serão administradas, nos próximos 90 dias, medicação injetável, sendo uma injeção por mês. É um tumor raro, classificado como tumor neuroendrócrino, bem diferenciado, segundo parecer. “Os médicos me tranquilizaram afirmando ser um tumor mediano”, afirmou.

Não será necessário o afastamento do Prefeito José Patriota do cargo de chefe do executivo municipal, que conciliará suas obrigações politico-administrativas com o respectivo tratamento a que terá que se submeter, pelo que deixou claro. Também disse que manterá atividades na AMUPE, mesmo que distribuindo algumas tarefas.

Patriota admitiu ser negligente com a própria saúde em virtude das atividades que desempenha. “Não sei o que é tirar férias. Em 40 anos, não tive quinze dias de férias”, admitiu, acrescentando que não fazia exames de rotina. O quadro hipertensivo, afirmou, foi adquirido quando integrou a gestão Eduardo. “Na campanha de 2012, já estava hipertenso”, revelou. Exames que identificaram o tipo de tumor vieram a partir da checagem do quadro hipertensivo.

Outras Notícias

Sertânia: prefeitura emite nota sobre pagamento de criadores na Expocose

A Prefeitura de Sertânia vem por meio desta nota trazer esclarecimentos sobre os pagamentos dos criadores que expuseram animais na 47ª Exposição Especializada em Caprinos e Ovinos de Sertânia, edição 2019. A prefeitura informa que existe um convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário para custeio de algumas despesas da área técnica da Expocose, a […]

A Prefeitura de Sertânia vem por meio desta nota trazer esclarecimentos sobre os pagamentos dos criadores que expuseram animais na 47ª Exposição Especializada em Caprinos e Ovinos de Sertânia, edição 2019.

A prefeitura informa que existe um convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário para custeio de algumas despesas da área técnica da Expocose, a exemplo da remuneração de juízes, locutores de pista, veterinários, técnicos, premiação de criadores contemplados e alguns itens da infraestrutura do evento.

O convênio em questão ficou regularizado entre o fim de agosto e início de setembro. A partir de então foram feitos os seguintes pagamentos: Juízes/locução e outros serviços: R$ 47.205,00. A premiação foi de R$ 43.956,66. Total pago: R$ 91.161,66.

A ordem de pagamento da premiação buscou contemplar primeiro os criadores que quitaram as baias dentro do prazo previamente estabelecido.  Alguns participantes da exposição não realizaram, até o momento, o pagamento dos boxes que usaram para expor seus animais.

Foram registrados, inclusive, casos em que um pequeno número de criadores está com débitos referentes a 2018 e 2019. Outra situação constatada foi que alguns produtores tentaram receber a premiação em nome de outra pessoa, o que não é permitido. Esses precisam regularizar a documentação.

Por fim, o Governo Municipal de Sertânia reforça aos criadores que foram premiados e estão quites no que diz respeito ao pagamento das baias, que receberão sua premiação. A prefeitura ressalta que tem honrado todos os seus compromissos financeiros devido a responsabilidade fiscal que adotou desde o início da atual gestão.

Prefeitura de Tuparetama faz balanço das ações contra o Covid-19

Desde o início da pandemia do novo coronavírus a Prefeitura de Tuparetama vem desenvolvendo diversas ações para combater a doença. Com a implantação do Comitê de Enfrentamento e Prevenção ao Coronavírus, no dia 17 de março, a Secretaria Municipal de Saúde tem realizado uma uma grande força-tarefa para que a população respeite as medidas restritivas […]

Vigilância Sanitária orienta na feira livre. Foto: Bruno Araújo¹

Desde o início da pandemia do novo coronavírus a Prefeitura de Tuparetama vem desenvolvendo diversas ações para combater a doença.

Com a implantação do Comitê de Enfrentamento e Prevenção ao Coronavírus, no dia 17 de março, a Secretaria Municipal de Saúde tem realizado uma uma grande força-tarefa para que a população respeite as medidas restritivas de circulação, distanciamento social e conscientização sobre a higiene pessoal.

As ações contam com a parceria do Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, todas as secretarias da prefeitura além dos esforços dos profissionais de saúde da Atenção Básica, Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, agentes comunitários, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e demais profissionais da saúde.

Segundo o prefeito Sávio Torres, a gestão tem trabalhado com planejamento de estratégias para minimizar os efeitos do vírus em Tuparetama. “Estamos vivenciando uma guerra onde a arma mais potente para enfrentar o nosso inimigo é a consciência.”, alertou o gestor.

Confira as ações realizadas:

Barreiras sanitárias nos portais da cidade;

Ronda da equipe para orientação aos comerciantes e fiscalização dos descumprimentos das recomendações do Ministério da Saúde;

Organização do fluxo e monitoramento da população na feira livre do município;
-Implantação de pias sanitárias no pátio da feira para lavagem de mãos obrigatória;

Sanitização de praças, espaços urbanos, unidades básicas de saúde, órgãos públicos e bancas da feira livre;

Organização do atendimento em casas lotéricas;

Monitoramento de pacientes com síndrome gripal;

Orientação e observação das pessoas vindas de regiões endêmicas;

Compra de EPI para os profissionais de saúde das unidades de saúde (avental cirúrgico, luvas de procedimentos, máscaras descartáveis, máscaras N95, macacão para atendimento a paciente com covid, viseiras de proteção, entre outros);

Capacitação de profissionais para utilização de EPI e acolhimento de pacientes com suspeita ou com Covid-19;

Organização de ala hospitalar para atendimento de pacientes em isolamento para tratamento de covid;

Compra de mais um ventilador pulmonar portátil para transferência de pacientes;

Ala hospitalar equipada com dois ventiladores pulmonares e monitor cardíaco para maior suporte em atendimento a pacientes;

Aquisição de testes rápidos para acompanhamento de sintomas em profissionais de saúde;

Compra de medicamentos para suporte em atendimento aos pacientes com suspeita ou com covid;

Compra de equipamentos e insumo hospitalar para acolhimento e tratamento dos pacientes;

Confecção de máscara de tecido para distribuição à população (em breve);

Álcool em gel em todos os órgãos públicos;

Entrega de kits alimentação para alunos da zona rural;

Campanha de vacinação contra o H1N1 e a Influenza, no esquema ‘drive-thru’ (dentro do carro) ou em casa quando solicitado aos agentes de saúde.

COMPESA incentiva doação na conta de água para projetos sociais

A Compesa inicia  uma nova fase da parceria com entidades organizadas  da sociedade civil para captar recursos financeiros para a execução de projetos sociais  em Pernambuco. Captação é feita por meio de doações mensais dos clientes da Compesa, que variam de R$ 1,00 a R$ 10,00, nas faturas de água. O lançamento da nova campanha […]

Fundação Terra, do Padre Ayrton Freire, é uma das beneficiadas

A Compesa inicia  uma nova fase da parceria com entidades organizadas  da sociedade civil para captar recursos financeiros para a execução de projetos sociais  em Pernambuco.

Captação é feita por meio de doações mensais dos clientes da Compesa, que variam de R$ 1,00 a R$ 10,00, nas faturas de água.

O lançamento da nova campanha do projeto, que agora recebe o nome de Campanha Conta Comigo, será amanhã, às  09h, no  Centro Administrativo Eduardo Campos ( nova sede da Compesa), no bairro de Santo Amaro.

O evento contará com a participação dos representantes do Hospital do Câncer, Movimento Pró-Criança e Fundação Terra, as entidades atualmente beneficiadas com o projeto.

Paulo autoriza pavimentação entre Floresta e Carnaubeira da Penha

O governador Paulo Câmara esteve na tarde desta sexta-feira no Sertão do Itaparica, onde autorizou obras que beneficiam  os municípios  de Floresta e Carnaubeira da Penha. Além do início da pavimentação do trecho de 42 quilômetros  da PE-425 – que liga os dois municípios, o chefe do Executivo também autorizou ações que garantem a melhoria do abastecimento de […]

3W3H8821

O governador Paulo Câmara esteve na tarde desta sexta-feira no Sertão do Itaparica, onde autorizou obras que beneficiam  os municípios  de Floresta e Carnaubeira da Penha. Além do início da pavimentação do trecho de 42 quilômetros  da PE-425 – que liga os dois municípios, o chefe do Executivo também autorizou ações que garantem a melhoria do abastecimento de água e do saneamento básico da região e a elaboração do projeto da duplicação da acesso à cidade de Floresta.

“É com priorização, a partir desse processo de escuta das lideranças políticas e da população, que vamos continuar governando o nosso Estado. Temos que ter foco naquilo que fazemos. Quando tem pouco dinheiro, a gente tem que colocar naquilo que é mais importante e urgente para cada região. Sabemos que temos muito o que avançar e melhorar em todas as áreas. E vamos continuar fazendo assim: trabalhando, buscando a cada oportunidade que surja melhorar a vida do povo”, sublinhou Paulo.

3W3H8904

A intervenção, que conta com um aporte de R$ 35 milhões, beneficiará cerca de 50 mil pessoas que utilizam a rodovia. A melhoria da malha viária vai favorecer o desenvolvimento econômico da região, garantindo também geração de emprego e renda. A previsão de conclusão da obra é dezembro de 2017.  O prefeito de Carnaubeira da Penha, Doutor Neto e a prefeita de Floresta, a prefeita Rorró Maniçoba, estiveram no ato.

PE ultrapassa a marca de um milhão de vacinados com a 1ª dose

O governador Paulo Câmara informou que o Estado atingiu uma importante marca na vacinação, ao ultrapassar o quantitativo de um milhão de pernambucanos e pernambucanas que receberam pelo menos a primeira dose do imunizante contra a Covid-19. Ele aproveitou para destacar, ainda, a importância da continuidade da imunização para garantir o controle da pandemia. “Ainda temos um […]

O governador Paulo Câmara informou que o Estado atingiu uma importante marca na vacinação, ao ultrapassar o quantitativo de um milhão de pernambucanos e pernambucanas que receberam pelo menos a primeira dose do imunizante contra a Covid-19.

Ele aproveitou para destacar, ainda, a importância da continuidade da imunização para garantir o controle da pandemia.

“Ainda temos um longo caminho pela frente, mas os reflexos da imunização nos idosos e trabalhadores da saúde já podem ser sentidos na diminuição dos índices de internação desses dois grupos”, argumentou Paulo Câmara. Na última quinta-feira (08.04), Pernambuco recebeu um novo lote com mais de 187 mil doses de vacinas, sendo 102 mil doses da Astrazeneca/Oxford e 85.400 da Coronavac/Butantan.

No início da tarde desta sexta, todas as Gerências Regionais de Saúde já haviam recebido esse novo lote. A operação de logística, que durou nove horas, teve início às 5h e terminou por volta das 14h.

Nesta 12ª distribuição, foram utilizados os modais de transporte aéreo (para Serra Talhada) e terrestre, o que permitiu que todas as GERES tenham disponíveis os imunizantes no mesmo dia.