Notícias

José Patriota comenta voto de repúdio contra governador de Minas Gerais

Por André Luis

Por André Luis

Em entrevista ao programa Manhã Total da Rádio Pajeú nesta quinta-feira (10), o deputado estadual José Patriota (PSB) abordou o voto de protesto que apresentou na última segunda-feira (7) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO).

O deputado enfatizou sua posição em relação às declarações feitas pelo governador mineiro, que comparou o Nordeste a uma “vaquinha que produz pouco” e sugeriu que os estados do sul do país se unissem para enfrentar a região nordestina. 

José Patriota expressou sua desaprovação perante tais afirmações, destacando a importância de não concordar com posições discriminatórias que menosprezam a população nordestina, conhecida por sua valorosa contribuição para o desenvolvimento do Brasil.

Ele ressaltou que o Brasil é um país diverso, onde cada região possui suas próprias características e desafios, e que a desigualdade regional é uma realidade. O deputado defendeu a necessidade de políticas compensatórias, como o Fundo Constitucional do Nordeste, para enfrentar as desigualdades sociais e promover o desenvolvimento sustentável na região.

Sobre o voto de protesto apresentado na Alepe, José Patriota revelou que recebeu apoio e solidariedade de seus colegas parlamentares, ressaltando a importância de se posicionar em defesa da população nordestina. 

Ele considerou que as declarações do governador mineiro tiveram impacto negativo e podem prejudicar sua imagem, especialmente em uma possível candidatura presidencial.

José Patriota enfatizou que as declarações discriminatórias não passarão despercebidas e que a população nordestina não ficará em silêncio diante de tais atitudes. Ele concluiu ressaltando a importância da unidade e do combate a qualquer tipo de discriminação, reafirmando o valor do povo nordestino e sua contribuição para o país.

“Desejo compreender se o peso do Nordeste é uma preocupação válida, se o valor do nordestino é muitas vezes desconsiderado e se a perspectiva desse indivíduo é a de perpetuar a discriminação contra a região Nordeste. Portanto, acredito que o nordestino possui uma identidade própria e nunca deveria ser alvo de discriminação. Não podemos simplesmente ignorar essa conduta, pois é um assunto muito grave”, destacou Patriota.

Outras Notícias

Gonzaga Patriota faz caminhada na feira livre de Parnamirim

Na manhã desta terça-feira (21), o candidato à reeleição, deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), participou de uma caminhada na feira livre de Parnamirim, quando conversou com os comerciantes, feirantes e a população. “A recepção foi muito boa. Visitei todas as barracas e o carinho das pessoas nos incentiva a continuar com o trabalho que estamos […]

Na manhã desta terça-feira (21), o candidato à reeleição, deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), participou de uma caminhada na feira livre de Parnamirim, quando conversou com os comerciantes, feirantes e a população.

“A recepção foi muito boa. Visitei todas as barracas e o carinho das pessoas nos incentiva a continuar com o trabalho que estamos desenvolvendo. Conversei com os feirantes, comerciantes e a população e falei das ações dos meus mandatos, do compromisso e das minhas propostas”, disse.

 Patriota estava acompanhado de Ciam Araújo, ex-secretário de agricultura e coordenador de sua campanha no município, amigos e lideranças comunitárias da região.

Comitê – Nesta quinta-feira (23), às 19h Gonzaga irá inaugurar o seu comitê, em Recife. O “Ponto 4000”, como será chamado funcionará na Avenida Visconde de Albuquerque, 297, Madalena – Recife.

Afogados da Ingazeira: Saúde ganha nova ambulância

O Prefeito Alessandro Palmeira, na 34ª semana da maratona de entregas e inaugurações, entregou uma nova ambulância para reforçar o atendimento à população de Afogados da Ingazeira.  A entrega ocorreu nesta sexta (22), em frente à sede dos Correios. A nova ambulância custou R$ 124 mil, sendo 54 mil investidos com recursos próprios e o […]

O Prefeito Alessandro Palmeira, na 34ª semana da maratona de entregas e inaugurações, entregou uma nova ambulância para reforçar o atendimento à população de Afogados da Ingazeira. 

A entrega ocorreu nesta sexta (22), em frente à sede dos Correios. A nova ambulância custou R$ 124 mil, sendo 54 mil investidos com recursos próprios e o restante fruto de emenda parlamentar do deputado estadual João Paulo Costa. A ambulância, zero quilômetro, é da marca Fiat, modelo Fiorino. 

Participaram da entrega, ao lado do Prefeito Sandrinho, o vice-prefeito Daniel Valadares, o Secretário Municipal de saúde, Artur Amorim, vereadores Cícero Miguel, César Tenório, Douglas Eletricista, Reinaldo Lima, Erickson Torres, Gal Mariano e Raimundo Lima, além de servidores da saúde e populares. 

“Essa é mais uma entrega dentro da nossa maratona de inaugurações e é um veículo que vai reforçar a nossa frota de ambulâncias, para atender bem a nossa população no momento em que ela mais precisa. Fico feliz em, apesar da crise, manter o nosso ritmo de entregas, nessa maratona semanal, que seguirá firme até o final de dezembro,” destacou o Prefeito Sandrinho Palmeira.

Menino sírio que morreu afogado na Turquia é enterrado em Kobane

Aylan Kurdi, o menino sírio-curdo de três anos, cuja morte durante a viagem da Turquia para a Grécia se transformou em um símbolo da tragédia dos refugiados do Oriente Médio, foi enterrado nesta sexta-feira (4) em sua cidade natal de Kobane, no norte da Síria, informou a imprensa turca. A família Kurdi escapou dessa cidade, […]

2015-09-04t111328z_10967726

Aylan Kurdi, o menino sírio-curdo de três anos, cuja morte durante a viagem da Turquia para a Grécia se transformou em um símbolo da tragédia dos refugiados do Oriente Médio, foi enterrado nesta sexta-feira (4) em sua cidade natal de Kobane, no norte da Síria, informou a imprensa turca.

A família Kurdi escapou dessa cidade, sitiada durante meses pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI), em uma tentativa de emigrar para o Canadá, onde vive uma tia da criança.

Aylan, seu irmão e sua mãe estavam entre os 12 sírios que morreram afogados no Mar Mediterrâneo há três dias, após partir da cidade turca de Bodrum.

Os corpos de Aylan, seu irmão e sua mãe foram levados para Istambul por uma companhia aérea turca e de lá transferidos para esta manhã para Sanliurfa, no extremo sul da Turquia.

mideast-syria-family-_fran

Os corpos foram levados para Suruc, uma cidade turca fronteiriça com Kobane, sob estritas medidas de segurança e acompanhados pelo pai, Abdullah Kurdi, que não quis mais continuar sua viagem até o Canadá, mesmo tendo sido convidado oficialmente pelas autoridades do país.

Um comboio acompanhou Kurdi a partir da cidade balneária de Bodrum (sudoeste da Turquia), cenário da tragédia, até a fronteira síria. Kurdi, visivelmente devastado, falou com a imprensa em Istambul.

“Como pai que perdeu os filhos, não tenho mais nada o que esperar deste mundo. A única coisa que gostaria é que o drama e os sofrimentos na Síria acabassem, que a paz retornasse”, disse, de acordo com a agência turca Dogan. Ele também afirmou esperar que o mundo tome consciência do drama dos migrantes.

Vários deputados turcos atravessaram a fronteira para acompanhar o funeral. O pai de Aylan contou na quinta-feira como os filhos de três e cinco anos e a esposa morreram, ao lado de outros nove refugiados sírios, no naufrágio da embarcação em plena noite quando a família tentava chegar à ilha grega de Kos, porta de entrada para a União Europeia (UE).

MPF pede prisão do ex-presidente Lula e pagamento de R$ 87 milhões em multas no caso do triplex

G1 O Ministério Público Federal (MPF) pediu ao juiz Sérgio Moro, nesta sexta-feira (3), que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros seis réus sejam condenados pelos crimes de corrupção passiva, ativa e lavagem de dinheiro e que cumpram as respectivas penas em regime fechado. O pedido consta nas alegações finais do processo […]

G1

O Ministério Público Federal (MPF) pediu ao juiz Sérgio Moro, nesta sexta-feira (3), que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros seis réus sejam condenados pelos crimes de corrupção passiva, ativa e lavagem de dinheiro e que cumpram as respectivas penas em regime fechado.

O pedido consta nas alegações finais do processo que apura um suposto pagamento de propina por parte da OAS, por meio da entrega de um apartamento triplex no Guarujá, litoral paulista.

O MPF diz que o apartamento seria entregue a Lula, como contrapartida por contratos que a OAS fechou com a Petrobras, nos anos em que o político foi presidente da República. Também faz parte da denúncia o pagamento que a OAS fez à transportadora Granero, para que a empresa fizesse a guarda de parte do acervo que o ex-presidente recebeu ao deixar o cargo.

Entre os réus, também estão o ex-presidente da OAS, José Aldemário Pinheiro Filho, conhecido como Léo Pinheiro, e outros executivos da construtora, que foram acusados de lavagem de dinheiro e corrupção ativa. A ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva também era ré, mas teve nome excluído da ação penal após a morte dela, em fevereiro deste ano.

Embora tenha pedido que todos sejam presos, o MPF diz que Léo Pinheiro, Agenor Franklin Medeiros e Paulo Gordilho, devem ter as penas reduzidas pela metade, “considerando que em seus interrogatórios não apenas confessaram ter praticado os graves fatos criminosos objeto da acusação, como também espontaneamente optaram por prestar esclarecimentos relevantes acerca da responsabilidade de coautores e partícipes nos crimes, tendo em vista, ainda, que forneceram provas documentais acerca dos crimes que não estavam na posse e não eram de conhecimento das autoridades públicas”.

Os procuradores ainda ressaltaram que nenhum deles fez acordo de delação premiada, embora tenham reconhecido durante os respectivos depoimentos, que todos estavam em tratativas para fechar as colaborações.

No pedido, o MPF também quer que Moro determine a apreensão de R$ 87.624.971,26. O valor é correspondente ao montante de propinas que foram pagas nos contratos que a OAS firmou junto à Petrobras a agentes públicos.

Desse montante, Lula teria recebido um total de pouco mais de R$ 3,7 milhões, somando o valor do apartamento e do contrato entre a OAS e a Granero. Apesar disso, os procuradores pediram que o ex-presidente seja condenado a pagar outros R$ 87 milhões em multas.

As defesas têm até 20 de junho para contestar os argumentos do MPF, dentro do processo. Esta é a última fase da ação penal. Após todas as partes apresentarem as alegações finais, o processo volta ao juiz Sérgio Moro, que vai definir se condena ou absolve os réus.

A defesa do Léo Pinheiro e a empresa OAS informaram que não vão se manifestar.

Delegado confirma descoberta de ossada em Afogados da Ingazeira

Por André Luis Na tarde desta quarta-feira (20), foi encontrado nas proximidades do IFPE de Afogados da Ingazeira, um corpo com alto grau de decomposição. A informação que circulou em aplicativo de mensagem, foi confirmada pelo delegado Ubiratan Rocha. Falando ao repórter Celso Brandão, na manhã desta quinta-feira (21), durante o programa Manhã Total da […]

Por André Luis

Na tarde desta quarta-feira (20), foi encontrado nas proximidades do IFPE de Afogados da Ingazeira, um corpo com alto grau de decomposição. A informação que circulou em aplicativo de mensagem, foi confirmada pelo delegado Ubiratan Rocha.

Falando ao repórter Celso Brandão, na manhã desta quinta-feira (21), durante o programa Manhã Total da Rádio Pajeú, Ubiratan informou que receberam a informação na delegacia por volta das 15h desta quarta e rapidamente foi feito descolamento ao local e confirmada a informação.

O delegado informou que o estado de decomposição do corpo passa de três ou quatro meses e que o Instituto Criminalista deve colher o DNA de familiares de um desaparecido.

“De início não temos ciência de quem seja, apesar de confirmações futuras que possam resultar na identificação dele, familiares de um desaparecido já procuram a delegacia”, informou Ubiratan.

Ubiratan disse que ainda é cedo para falar alguma coisa, mas pelas análises do local, tudo indica que não houve violência. “Existe entre 90 e 95% que não houve qualquer tipo de violência, porque não tinha nada que demonstrasse a violência e a prática de homicídio naquele local.”

Segundo o delegado, o corpo possivelmente pertence a um andarilho que possa ter chegado ao local e ter tido um infarto ou outra coisa.

O delegado informou ainda que o corpo não estava sepultado, o que indica que não houve tentativa de ocultação de cadáver. “Algumas partes estavam desmembradas do corpo, mas pode ter sido feito por animais”, disse Ubiratan.

Segundo Rocha, por conta dos trâmites burocráticos, o resultado da identificação dos restos mortais deve levar entre dois ou três meses.