Notícias

João Paulo critica escolha de vice para chapa de João Campos

Por André Luis

O deputado estadual João Paulo (PT), ex-prefeito do Recife, expressou descontentamento em entrevista à Rádio Jornal sobre a tentativa frustrada do Partido dos Trabalhadores em conseguir a vice na chapa de João Campos (PSB) para as eleições de 2024, considerando a situação “humilhante”.

Na última quinta-feira (18), João Campos se encontrou em Brasília com Lula, Gleisi Hoffmann e Carlos Siqueira, presidentes do PT e do PSB, respectivamente, para definir o nome que comporá a chapa. O ex-secretário Victor Marques (PCdoB) deverá ser anunciado na próxima segunda-feira (22), em evento no Recife.

“Foi uma posição humilhante para o PT, dada a importância política que o partido possui, com a presidência da República e dois senadores. O PT errou na dosagem, porque vice não se define através de prévias, mas sim de uma correlação de forças políticas, algo que faltou ser compreendido”, declarou João Paulo no programa Passando a Limpo desta sexta-feira (19).

O deputado também destacou a delicada situação do PT ao participar do governo João Campos. “Ficou difícil estar no governo e ao mesmo tempo apresentar um nome para a disputa municipal, e acreditar que poderia garantir a vice sem uma forte correlação de forças”, completou.

João Paulo fez um retrospecto das eleições no estado, argumentando que a força de Lula sozinho não seria suficiente para definir um pleito local. Citou derrotas de candidatos como ele mesmo, Humberto Costa e Marília Arraes, como exemplos.

“Acredito que essa avaliação enfraqueceu muito o PT e pode comprometer o partido no futuro, inclusive para uma candidatura ao Senado. Não podemos correr o risco de as direções nacional e estadual do PT tomarem decisões que a base não apoia, como aconteceu com Danilo [Cabral, candidato ao governo do estado pelo PSB em 2022, apoiado por Lula]”, afirmou.

João Paulo também mostrou preocupação com a possibilidade de João Campos concorrer ao governo do estado em 2026, enfatizando a necessidade de focar em cada eleição separadamente. “Parece que estamos disputando duas eleições ao mesmo tempo: para prefeito e governador. Muitas águas ainda vão rolar, e o PT precisa avaliar e se adequar a essa realidade, pensando estrategicamente a longo prazo”, comentou.

O deputado elogiou o trabalho da governadora Raquel Lyra (PSDB), citando projetos como Rio Fragoso, PE-15 e Morar Bem, que podem alterar a conjuntura política.

Sobre a base de vereadores do PT, João Paulo afirmou que deve apoiar João Campos, destacando a boa avaliação do prefeito. No entanto, ele reconheceu que pode haver dissidências entre vereadores de siglas mais à esquerda, que defendiam a vice ou um candidato próprio do PT.

“O prefeito do Recife tem uma estratégia concreta de eleger a maioria dos vereadores. No mínimo, já há 16 vereadores que o governo municipal está investindo na reeleição. Não acredito que haverá defecção no apoio ao prefeito, até porque ele está bem avaliado”, analisou.

Na noite de quinta-feira, após o anúncio de Gleisi Hoffmann sobre a escolha de Victor Marques como vice de João Campos, João Paulo publicou um vídeo no Morro da Conceição, ironizando a decisão. Ele aparece sorrindo e cantando um trecho da música de Nelson Gondim: “Estou sorrindo, mas posso chorar fazendo cócegas”. Na legenda, escreveu: “Eu avisei… Deixe a sua risada aqui também”.

Questionado se o vídeo era um recado para a chapa de João Campos, João Paulo respondeu: “Eu não perco a piada, sou de Recife, de Olinda, e gosto de tirar onda. Mas a preocupação é muito grande”. Em outra rede social, refletiu com uma citação de Marx: “Os homens fazem sua própria história, mas não a fazem como querem; não a fazem sob circunstâncias de sua escolha, e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado”. Com informações do JC Online.

Outras Notícias

Pista de Cooper de R$ 2,9 milhões começa a sair do papel e vai conectar os bairros Riacho do Gado e João Cordeiro, em Tabira

A manhã desta sexta-feira (21) marcou o início de uma nova intervenção de infraestrutura em Tabira. Durante o “Sextou com Obras”, realizado na Academia da Saúde, no Riacho do Gado, o prefeito Flávio Marques assinou a Ordem de Serviço para a construção da Pista de Cooper, que fará a ligação entre os bairros Riacho do […]

A manhã desta sexta-feira (21) marcou o início de uma nova intervenção de infraestrutura em Tabira. Durante o “Sextou com Obras”, realizado na Academia da Saúde, no Riacho do Gado, o prefeito Flávio Marques assinou a Ordem de Serviço para a construção da Pista de Cooper, que fará a ligação entre os bairros Riacho do Gado e João Cordeiro.

Com investimento de R$ 2.922.000,00, a obra será executada pela LG Empreendimentos LTDA, com prazo de dez meses. Os recursos são provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Carlos Veras.

A estrutura contará com espaço para caminhadas, corridas, exercícios físicos e lazer, contribuindo para a mobilidade, a urbanização e a qualidade de vida da população.

A Pista de Cooper também terá um significado especial para Tabira. O espaço receberá os nomes de Andreza Thailany e Rosália Medeiros, duas jovens tabirenses que perderam a vida de forma trágica, em 19 de dezembro de 2013, às margens da PE-320, na região onde a estrutura será construída. A homenagem busca manter viva a memória das duas e associar seus nomes a um espaço dedicado à vida, ao esporte e ao bem-estar.

Familiares de Andreza e Rosália acompanharam a assinatura da Ordem de Serviço, que oficializa o início de uma nova etapa para esse trecho da cidade.

Prefeitura de Itapetim inaugura a UBSF do bairro Paulo VI na próxima sexta

Na próxima sexta-feira (17), a Prefeitura de Itapetim inaugura a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Alzira Alves da Costa. Erguida ao lado da Unidade Mista Maria Silva, no bairro Paulo VI, a UBSF contará com sala de espera, farmácia, sala de vacinas, sala de inalação, consultório médico, consultório odontológico, sala de enfermagem, sala […]

DSCN0876

Na próxima sexta-feira (17), a Prefeitura de Itapetim inaugura a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Alzira Alves da Costa.

Erguida ao lado da Unidade Mista Maria Silva, no bairro Paulo VI, a UBSF contará com sala de espera, farmácia, sala de vacinas, sala de inalação, consultório médico, consultório odontológico, sala de enfermagem, sala de serviços administrativos, sala de curativos, sala de observação e banheiros acessíveis.

Segundo o prefeito Arquimedes Machado, essa é a primeira de uma série de cinco UBSF que se encontram em fase de acabamento no município. “Em breve, também entregaremos as unidades do bairro Santo Antônio, do povoado de Piedade e dos sítios Ambó e Mocambo”, frisou.

A inauguração da Unidade Básica de Saúde da Família Alzira Alves da Costa acontece às 19h e já tem presença confirmada de várias autoridades municipais.

Danilo Simões abre conversas com o PP de Dudu da Fonte

Exclusivo Nesta quinta-feira, o pré-candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira, Danilo Simões, marcou presença em Ipojuca, onde participou ativamente da convenção do Partido Progressista (PP). A ocasião foi marcada pela condução da prefeita Célia Sales à Presidência municipal da legenda, enquanto o secretário de Desenvolvimento Econômico e Comunicação da Prefeitura de Ipojuca, Puran Medeiros, […]

Exclusivo

Nesta quinta-feira, o pré-candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira, Danilo Simões, marcou presença em Ipojuca, onde participou ativamente da convenção do Partido Progressista (PP).

A ocasião foi marcada pela condução da prefeita Célia Sales à Presidência municipal da legenda, enquanto o secretário de Desenvolvimento Econômico e Comunicação da Prefeitura de Ipojuca, Puran Medeiros, foi eleito vice-presidente. Além disso, a vereadora Adilma Lacerda teve seu nome confirmado como pré-candidata à Prefeitura do município.

Acompanhado pelo ex-vereador Zé Negão, Danilo Simões esteve envolvido em discussões políticas durante todo o evento. O encontro contou também com a presença dos deputados estaduais Dudu da Fonte e Romero Sales Filho, além do deputado federal Lula da Fonte, com quem Danilo teve oportunidade de trocar ideias.

As movimentações políticas de Danilo não se limitaram a Ipojuca. Durante esta semana, em duas entrevistas à Rádio Pajeú, Zé Negão, participando do Debate das Dez, e Edson Henrique, no programa A Tarde é Sua, informaram que Danilo estaria conduzindo conversas ao longo da semana para decidir em qual legenda irá se filiar visando a disputa eleitoral deste ano.

As conversas com Dudu e Lula da Fonte indicam uma possível direção para o pré-candidato. Além do PP, Danilo está avaliando possíveis filiações ao MDB e ao PSD, este último comandado pelo ministro da Pesca do governo Lula, André de Paula.

Major Vieira assume Comando do 23º BPM

O blog do Itamar França, publicou na manhã desta sexta-feira (19), que o major Fabrício Vieira Vanderlei de Melo, que foi recentemente promovido será o novo comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar, sediado na cidade de Afogados da Ingazeira. Vieira estava lotado no 3º BPM, onde ocupava a função de subcomandante. A troca de […]

Foto: Arquivo Rádio Pajeú

O blog do Itamar França, publicou na manhã desta sexta-feira (19), que o major Fabrício Vieira Vanderlei de Melo, que foi recentemente promovido será o novo comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar, sediado na cidade de Afogados da Ingazeira. Vieira estava lotado no 3º BPM, onde ocupava a função de subcomandante.

A troca de comando acontece na próxima semana, onde deixa o cargo o Coronel Alex Bezerra, que foi para Reserva Remunerada. Vieira trabalhou alguns anos na região, onde teve várias funções, sendo elas comandante da 3ª CPM (São José do Egito) e 1ª CPM (Afogados da Ingazeira).

Determinado em suas funções, Major Fabrício Vieira sempre foi comprometido com a segurança pública. Além de ter um ótimo relacionamento com a imprensa e a tropa, sua experiência e competência vão contribuir muito para que a área de circunscrição do 23º Batalhão possa reduzir ainda mais no quesito de redução do índice de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).

Na reta final, Sandrinho ganha reforço de Policarpo para emplacar vice

O ex-secretário de Cultura e Esportes, Alessandro Palmeira, teve mais um encontro com o médico Edmilson Policarpo, na sua peregrinação para ser candidato a vice na chapa encabeçada pelo prefeito e candidato a reeleição, José Patriota (PSB). Na conversa, Policarpo, que retirou o nome da disputa a alguns dias, reafirmou que apoia o jovem filiado […]

Sandrinho e o apoio de Policarpo: trunfo em disputa acirrada
Sandrinho e o apoio de Policarpo: trunfo em disputa acirrada

O ex-secretário de Cultura e Esportes, Alessandro Palmeira, teve mais um encontro com o médico Edmilson Policarpo, na sua peregrinação para ser candidato a vice na chapa encabeçada pelo prefeito e candidato a reeleição, José Patriota (PSB).

Na conversa, Policarpo, que retirou o nome da disputa a alguns dias, reafirmou que apoia o jovem filiado à Rede. Pra fazer constar, fez até pose com Sandrinho para as fotos que circulam nas redes sociais. A imagem acaba tendo peso equivalente ao que pode ser considerado critério de desempate.

Os que defendem Palmeira argumentam que, pela primeira vez, um político que não é de família tradicional, não é endinheirado e pode dar um tom de renovação a uma política que foi dominada por décadas por Valadares, Simões Inácio e Mariano na cidade tem chances de exercer uma função de destaque. O próprio Patriota rompeu essa escrita, mas depois de anos de via crucis, já como nome de destaque no cenário estadual.

Os que questionam (coloque nesse time todos os demais postulantes) argumentam que Sandrinho não é testado nas urnas, não teria experiência administrativa e seria tirado do bolso do gestor.

Assim, balança vai, balança vem, estar com apoio de um nome como Edmilsom, que sempre pontuou com destaque nas pesquisas, acaba por ser um bom trunfo. Sandrinho disputa a indicação com nomes como Totonho Valadares, Lúcia Moura, Igor Mariano, Augusto Martins e Eraldo Feijó .

O que pode-se dizer é que, ao levar em conta a movimentação de José Patriota, o candidato a vice será anunciado no limite do prazo, no dia da convenção, 5 de agosto.