Notícias

João Arnaldo cumpre agenda em Afogados

Por Nill Júnior

Na foto, este jornalista e João Arnaldo no debate da Rádio Cultura do Nordeste, em Caruaru

O candidato ao Governo de Pernambuco, João Arnaldo (Psol), estará nesta quinta-feira (15) em Afogados da Ingazeira.

João Arnaldo participa de um encontro no Auditório do Benvirá, com representantes de entidades populares.

Ex-superintendente do Ibama, advogado popular e socioambientalista, João Arnaldo (PSOL) é natural de Salgueiro, no Sertão.

Estudante de rede pública, costuma dizer que foi o primeiro de sua família a ter direito a um curso superior. Em 2020, foi candidato a vice na chapa de Marília Arraes. Agora, a critica, por, segundo ele, ter se distanciado da esquerda.

Mas também questiona o ciclo socialista e outros projetos, taxados por ele de oligárquicos. É um dos três nomes que declaram apoio ao presidente Lula na corrida estadual.

 

Outras Notícias

Blogueiros se encontram hoje e amanhã em Arcoverde

Arcoverde recebe a partir de hoje até este domingo  o 1.º Encontro de Blogueiros e Produtores de Mídia Digital. O evento terá nomes como o jornalista e blogueiro Inaldo Sampaio, Ivan Moraes Filho do Centro de Cultura Luiz Freire, Dolores de Oliveira do Blog Donna Chic Chic, Tiago Montenegro da Secult/Fundarpe,Ivan Maurício, do Blog Nordeste.com  e […]

blogs

Arcoverde recebe a partir de hoje até este domingo  o 1.º Encontro de Blogueiros e Produtores de Mídia Digital. O evento terá nomes como o jornalista e blogueiro Inaldo Sampaio, Ivan Moraes Filho do Centro de Cultura Luiz Freire, Dolores de Oliveira do Blog Donna Chic Chic, Tiago Montenegro da Secult/Fundarpe,Ivan Maurício, do Blog Nordeste.com  e nomes que atuam na capacitação voltada para o comércio e empreendedorismo como Lucas Belisário e William  Machado do Projeto Cubo de Negócios, além de Lúcio Mario do Blog Bom Jardim PE.

Ivan Maurício
Ivan Maurício

O evento que é gratuito e acontece no Teatro Geraldo Barros, localizado localizado na Avenida José Bonifácio, n.º 1301, centro. Esta manhã,  Lucas Belisário e Willian Machado, do Projeto Cubo de Negócios trabalham o tema “Você está deixando dinheiro na mesa? Ops! No teclado”.

Ex-secretário de Imprensa e responsável pelo Nordeste.com, Ivan Maurício fala sobre “A política em tempos de internet”.  Tiago Montenegro ,  Gestor de Comunicação da Secult-PE e editor do portal Cultura PE trata de comunicação cultural.

Inaldo Sampaio
Inaldo Sampaio

À tarde, “Os blogs de Política” viram tema com o jornalista Inaldo Sampaio e mediação de Paulo Fernando, da  AblogPE. “A democratização da mídia e a liberdade de expressão no Brasil” será alvo de debate com

  Lissandro Nascimento e mediação de Cristiano Pilako (AblogPE).

Na pauta até este domingo ainda haverá debates com Dolores Oliveira do Blog Donna Chic Chic e Adam Nunes do Blog Mas Tá (A febre dos blogs de moda na internet e os exemplos de Pernambuco), Zalxijoane ( Programa De 1.ª categoria) da Rádio Itapuama FM e Napoleão Assunção da Rádio PE no ouvido (Quando os programas de rádio fogem do comum), e “Mídia Alternativa (financiamento, produção e redes sociais)”, com Lúcio Cabral e Chico Gomes.

Ao final, haverá a eleição de um novo Coordenador para o Moxotó e encerramento com apresentação cultural.

Deputados promulgam leis que aumentam próprios salários e os do poder executivo

Governadora não se pronunciou e, por isso, aumentos foram sancionados automaticamente, como prevê a Constituição do estado. G1-PE Os deputados estaduais promulgaram as leis que aumentaram os salários deles, da governadora Raquel Lyra (PSDB), da vice, Priscila Krause (Cidadania), e dos secretários estaduais. Aprovados no fim de 2022, os projetos foram promulgados em meio à […]

Governadora não se pronunciou e, por isso, aumentos foram sancionados automaticamente, como prevê a Constituição do estado.

G1-PE

Os deputados estaduais promulgaram as leis que aumentaram os salários deles, da governadora Raquel Lyra (PSDB), da vice, Priscila Krause (Cidadania), e dos secretários estaduais.

Aprovados no fim de 2022, os projetos foram promulgados em meio à polêmica da criação de auxílios moradia, saúde e alimentação para os 49 parlamentares. Eles podem custar até R$ 12 mil mensais, por cada um.

Os três projetos foram aprovados por unanimidade na Alepe e seguiram para sanção da governadora Raquel Lyra. Entretanto, ela não se pronunciou no prazo de 15 dias úteis, como previsto pela Constituição do estado.

Portanto, o aumento de salários foi sancionado automaticamente, sem a necessidade da assinatura de Raquel Lyra. Coube, então, a promulgação das leis aos deputados.

Os aumentos estão previstos nas leis 18.137 e 18.138, de 13 de janeiro. As normas foram publicadas no Diário Oficial do Poder Legislativo de sábado (14) e são assinadas pelo deputado Eriberto Medeiros (PSB), presidente do Legislativo.

Confira os aumentos aprovados

Governadora: sai de R$ 9,6 mil para R$ 22 mil;

Vice-governadora: sai de R$ 8,9 mil para R$ 18 mil;

Secretários estaduais: de R$ 12.261,20 para R$ 18 mil;

Deputados estaduais: de R$ 25.322,25 para R$ 29.469,99.

Para os deputados, lei determina um aumento escalonado em quatro vezes, que começou a vigorar com R$ 29.469,99, desde o dia 1º de janeiro de 2023.

Com a aprovação do projeto, os salários dos deputados estaduais serão de:

R$ 29.469,99, a partir de 1º de janeiro de 2023;

R$ 31.238,19, a partir de 1º de abril de 2023;

R$ 33.006,39, a partir de 1º de fevereiro de 2024;

R$ 34.774,64, a partir de 1º de fevereiro de 2025.

Sávio Torres questiona e TCE suspende leilão de veículos em Tuparetama

Uma solicitação formal do prefeito eleito de Tuparetama, Sávio Torres,  cancelou um leilão que seria realizado pela Prefeitura do município, capitaneada pelo gestor Dêva Pessoa. Sávio levantou suspeição sobre o processo e o fato de  que ele iria acontecer poucos dias antes de sua posse, em pleno processo de transição. Dentre os veículos que seriam […]

decisao-arcoverde-flUma solicitação formal do prefeito eleito de Tuparetama, Sávio Torres,  cancelou um leilão que seria realizado pela Prefeitura do município, capitaneada pelo gestor Dêva Pessoa.

Sávio levantou suspeição sobre o processo e o fato de  que ele iria acontecer poucos dias antes de sua posse, em pleno processo de transição.

Dentre os veículos que seriam leiloados, uma S10 2015 que era usada pelo próprio prefeito Dêva. Outra alegação é de que, ao contrário do que alega o convite do leilão, os veículos ainda tem boa vida útil, alguns sendo utilizados normalmente pela municipalidade. Também teria faltado uma avaliação prévia dos veículos leiloados.

O Conselheiro que analisou o caso foi Luiz Arcoverde Filho. Ele deferiu a medida cautelar após solicitação do denunciante e determinou que a prefeitura suspendesse o leilão de número 002/2016. Também notificou o gestor.

A medida, segundo Sávio, poderiam causar dano irreparável ao município, como a obrigação, nos primeiros meses da nova gestão, de aquisição de frota ou locação emergencial para reparar o vácuo deixado pela ausência dos veículos.

Brasil recebe segunda remessa de vacinas pediátricas contra a Covid-19

O Brasil recebeu, neste domingo (16), mais 1,2 milhão de doses da Pfizer para a imunização das crianças de 5 a 11 anos. A entrega, programada para chegarem em 20 de janeiro, foi antecipada. As doses chegaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). A primeira remessa, também composta por 1,2 milhão de doses, […]

O Brasil recebeu, neste domingo (16), mais 1,2 milhão de doses da Pfizer para a imunização das crianças de 5 a 11 anos.

A entrega, programada para chegarem em 20 de janeiro, foi antecipada.

As doses chegaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). A primeira remessa, também composta por 1,2 milhão de doses, pousou no Brasil em 13 de janeiro, e já começou a ser distribuída aos estados e ao Distrito Federal.

Para a imunização desse público será necessária a autorização dos pais. No caso da presença dos responsáveis no ato da vacinação, haverá dispensa do termo por escrito. 

As doses do primeiro lote já chegaram na X Geres, que cobre doze municípios do Sertão do Pajeú e a distribuição das doses ficou da seguinte forma: Afogados da Ingazeira recebeu 210 doses, Brejinho 50, Carnaíba 120, Iguaracy 70, Ingazeira 30, Itapetim 70, Quixaba 40, Santa Terezinha 70, São José do Egito 190, Solidão 40, Tabira 180 e Tuparetama recebeu 40 doses da vacina.

No Twitter, Nelson Teich anuncia respiradores para Pernambuco

O ministro da Saúde, Nelson Teich, anunciou neste domingo (19), através de sua conta no Twitter, que os estados do Amazonas, Ceará e Pernambuco irão receber novos respiradores. Amazonas, cujo sistema de saúde colapsou, e Ceará, o terceiro mais afetado do Brasil, receberão 15 aparelhos cada, enquanto o estado pernambucano ficará com dez. “Enviamos hoje […]

Foto: Reprodução/YouTube

O ministro da Saúde, Nelson Teich, anunciou neste domingo (19), através de sua conta no Twitter, que os estados do Amazonas, Ceará e Pernambuco irão receber novos respiradores.

Amazonas, cujo sistema de saúde colapsou, e Ceará, o terceiro mais afetado do Brasil, receberão 15 aparelhos cada, enquanto o estado pernambucano ficará com dez.

“Enviamos hoje respiradores aos estados mais necessitados. CE e AM receberam 15 e PE 10. Produzidos no Brasil. O MS e o Governo Federal @jairbolsonaro estão mobilizados para apoiar os Estados e municípios no enfrentamento desta crise. Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance!”, publicou o ministro. Veja abaixo a publicação original.