“Já alcançamos a nossa primeira meta”, afirmam diretores da UPA-E de Afogados da Ingazeira
Segundo o Blog do Sertão que esteve visitando na tarde desta terça-feira(22) a UPA-E e que conversou com os diretores da unidade Sebastião Duque e Patrícia Queiroz, a primeira meta já foi alcançada, tendo em vista que a nova unidade tinha um prazo de sete meses para disponibilizar sete especialidades médicas e isto já foi alcançado antes mesmo de completar um mês de inauguração.
A Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado já conta com as seguintes especialidades Urologia (Dr. Saulo Silveira), Gastroenterologia (Dr. Roberto Matias), Oftalmologista (Dra. Joan), Ginecologista (Dr. Jorlânio Moraes), Cardiologistas (Dr. Pedro Henrique e Dra. Odilene Almeida), Dermatologista (Dra. Larissa Valadares) e Otorrinolaringologista (Dr. Cleidson Oliveira), e conta também com Assistente Social (Edileuza Francisca), Nutricionista (Mayara Pires), Fisioterapeuta (Danielba de Lima), Farmacêutico (Marcos Quidute) e as enfermeiras Alane Michele, Lilian Geovania e o enfermeiro Julian.
Além disso, os pacientes ainda podem realizar exames laboratoriais, colposcopia, eletrocardiograma e alguns exames oftalmológicos. A diretora Patrícia informou que em apenas doze dias úteis já foram atendidas 397 pessoas, mas os diretores chamaram a atenção para o grande número de pessoas que marcam suas consultas e não comparecem para o atendimento.
No momento em que estávamos realizando a entrevista recebemos a informação de que tinha agendado para esta terça-feira(22) cinquenta pacientes agendados para o Otorrinolaringologista e por volta das 15h00 este só tinha atendido apenas dezenove pacientes porque os demais não compareceram para serem atendidos.
Os diretores informaram também que para ser atendido na UPA-E é necessário o encaminhamento pelos PSF’s ou pela Central de Regulação das Secretarias de Saúde dos Municípios da Região. Um ponto que os diretores fizeram questão de destacar foi o de que a UPA-E não atende emergências e nem realiza internamentos, realizando apenas consultas especializadas e exames. A unidade é toda informatizada. A UPA-E funciona de Segunda a Sexta-feira no horário das 07h00 às 19h00.