Notícias

Itapetim: prefeitura entrega escola reformada em Piedade

Por Nill Júnior

Na manhã do último domingo (18), o prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, esteve no distrito de Piedade entregando para a população a reforma da escola Paulino Amaro Cordeiro.  A reforma, que teve duração de mais de um mês, foi realizada por trabalhadores do próprio distrito.

A população de Piedade compareceu à escola para acompanhar o evento e ver de perto as melhorias. A reforma contou com a troca da fachada, troca de telhado, novo piso, construção do refeitório e pintura da escola. “Estou muito feliz por proporcionar esta melhoria para Piedade, que tem um grande crescimento educacional”, afirmou Adelmo.

O prefeito também reforçou que amanhã toda a Rede Municipal receberá merenda e que todos os funcionários estão com os seus salários em dia. Adelmo também comunicou que mais obras vão acontecer no distrito em breve.

A Secretária de Educação, Luciana Paulino, agradeceu ao prefeito e a todos que fazem parte da escola e que contribuíram com esta grande reforma.  O ex-prefeito Arquimedes Machado, a diretora da escola, Ceci Eugênio, o vereador Romão, secretários e diretores municipais também participaram da solenidade.

Outras Notícias

Defesa de Daniel Siqueira diz que seu nome foi envolvido indevidamente na investigação

Prezado Nill Júnior, A defesa do Vereador e Contador Severino Daniel Leite Siqueira esclarece que o seu nome foi indevidamente associado, de forma precipitada, a investigação em curso no Estado do Rio de Janeiro, sem qualquer demonstração concreta de participação em prática criminosa. O vínculo mencionado decorre exclusivamente do exercício regular, lícito e técnico da […]

Prezado Nill Júnior,

A defesa do Vereador e Contador Severino Daniel Leite Siqueira esclarece que o seu nome foi indevidamente associado, de forma precipitada, a investigação em curso no Estado do Rio de Janeiro, sem qualquer demonstração concreta de participação em prática criminosa.

O vínculo mencionado decorre exclusivamente do exercício regular, lícito e técnico da atividade profissional de contador de empresas citadas nos autos, circunstância que, por si só, não autoriza imputações criminais nem exposição pública irresponsável.

Severino Daniel possui trajetória pública e profissional ilibada, exercendo legitimamente o mandato de Vereador e suas atividades contábeis, jamais tendo respondido por fatos dessa natureza.

A defesa já atua no processo e confia que a verdade dos fatos será integralmente esclarecida no curso da instrução, ficando demonstrada a absoluta ausência de participação do Vereador em qualquer suposta irregularidade.

Reitera-se que o exercício da contabilidade não pode ser confundido com participação em atos investigados, sob pena de grave afronta às garantias constitucionais, à presunção de inocência e ao devido processo legal.

Severino Daniel permanece à disposição da Justiça para todos os esclarecimentos necessários.

São José do Egito/PE, 08 de maio de 2026.

Bel. Mauro César Leite Siqueira – OAB/PE 39.022

Bel. José Ricardo Cavalcante de Siqueira – OAB/PE 24.021

Última semana para inscrições no concurso da Câmara de Ingazeira

Quem ainda não se inscreveu para fazer Concurso da Câmara de Vereadores de Ingazeira tem mais uma oportunidade. O período de inscrições foi prorrogado. O novo cronograma, já está publicado no Diário Oficial e no site da empresa organizadora do concurso (www.admtec.org.br). Você que já está inscrito terá mais tempo pra estudar e assim se […]

Quem ainda não se inscreveu para fazer Concurso da Câmara de Vereadores de Ingazeira tem mais uma oportunidade. O período de inscrições foi prorrogado. O novo cronograma, já está publicado no Diário Oficial e no site da empresa organizadora do concurso (www.admtec.org.br).

Você que já está inscrito terá mais tempo pra estudar e assim se preparar melhor. Caso se inscreveu e ainda não pagou o boleto não perde o novo prazo.

Agora o período de inscrição se encerra no dia 17 de setembro e o pagamento dos boletos pode ser realizado até 19 de setembro. A data de realização das provas será no dia 15 de outubro.

Essa será a ultima alteração no cronograma e se deu em decorrência da coincidência da data da prova com a eleição para Conselheiro Tutelar.

A vantagem é que os candidatos ganham mais tempo pra se preparar, efetuar o pagamento da inscrição e que não se inscreveu fazer a inscrição e não perder a oportunidade de se tornar um funcionário efetivo e gozar de estabilidade.

Sertânia: vereador Fiapo realiza carreata 

Presidente da Câmara Municipal de Sertânia, o vereador Fiapo (PSB) realizou, no sábado (24), uma das maiores carreatas promovidas por vereadores na cidade. O evento, que teve início às 8h30, reuniu mais de 130 veículos, contando com carros e motos. A carreata reuniu pessoas que apoiam o vereador e desejam renovar Fiapo no Legislativo municipal, […]

Presidente da Câmara Municipal de Sertânia, o vereador Fiapo (PSB) realizou, no sábado (24), uma das maiores carreatas promovidas por vereadores na cidade. O evento, que teve início às 8h30, reuniu mais de 130 veículos, contando com carros e motos.

A carreata reuniu pessoas que apoiam o vereador e desejam renovar Fiapo no Legislativo municipal, que já está no terceiro mandato. O evento passou por vários bairros da cidade. Ao final da atividade, Fiapo fez uma avaliação positiva da carreata.

“O dia de hoje mostra que a população sertaniense reconhece nosso trabalho desses doze anos como vereador. Vamos continuar representando o povo de Sertânia na Câmara Municipal e defendendo, ao lado prefeito Ângelo Ferreira, bandeiras que proporcionem desenvolvimento para nossa cidade”, afirmou Fiapo, que também é vice-presidente da União de Vereadores de Pernambuco (UVP).

Afogados: Câmara vai discutir Orçamento Participativo nos bairros

A Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira se reuniu ontem para realizar sua 6ª sessão ordinária em 2018. Dentre os destaques da sessão está o requerimento do vereador Augusto Martins (PR) que solicita ao Poder Legislativo a realização de reuniões nos bairros para discutir a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e a LOA (Lei […]

A Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira se reuniu ontem para realizar sua 6ª sessão ordinária em 2018.

Dentre os destaques da sessão está o requerimento do vereador Augusto Martins (PR) que solicita ao Poder Legislativo a realização de reuniões nos bairros para discutir a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e a LOA (Lei Orçamentária Anual). “Vamos ouvir o povo e inserir nas leis orçamentárias as prioridades de cada bairro, como também da zona rural”, destacou Augusto Martins.

O Presidente da Casa, vereador Igor Mariano (PSD) elogiou a postura do parlamentar e garantiu que haverá apoio irrestrito do Poder Legislativo para a execução das atividades.

“A Câmara estará fazendo esta discussão, inserindo na própria lei as prioridades da população, esperamos que o Poder Executivo consiga realizar as obras”, finalizou o Presidente.

Pesquisa x Urna em Pernambuco: Instituto Múltipla acerta mais de 75% dos deputados federais e estaduais eleitos em 2026

Levantamento comparativo apontou que a pesquisa do Instituto Múltipla (registro PE-02990/2026), realizada nos dias 1º e 2 de outubro, demonstrou alto índice de precisão ao antecipar o cenário das urnas no primeiro turno das eleições de 2026 em Pernambuco. O estudo apontou um acerto de 76% para o cargo de Deputado Federal (19 de 25 […]

Levantamento comparativo apontou que a pesquisa do Instituto Múltipla (registro PE-02990/2026), realizada nos dias 1º e 2 de outubro, demonstrou alto índice de precisão ao antecipar o cenário das urnas no primeiro turno das eleições de 2026 em Pernambuco.

O estudo apontou um acerto de 76% para o cargo de Deputado Federal (19 de 25 eleitos previstos) e de 78% para Deputado Estadual (38 de 49 eleitos previstos).

Contratado pelo blog, o levantamento ouviu 1.300 eleitores presencialmente e apresentou uma margem máxima de erro de 2,7 pontos percentuais. De forma geral, a diferença média observada entre os dados captados na pesquisa e os votos válidos oficiais apurados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi de apenas 0,65 ponto para o cargo federal e 0,63 ponto para o estadual.

Cenário para Deputado Federal

Na disputa pelas 25 cadeiras da Câmara dos Deputados, 22 nomes que figuravam no topo da pesquisa terminaram entre os mais votados nas urnas. O parlamentar Pedro Campos (PSB) consolidou-se na primeira colocação tanto no levantamento quanto no resultado oficializado pelo TSE.

Destaques individuais e movimentos entre pesquisa e votação 

Jones Manoel (PSOL): Foi a principal surpresa do pleito. Registrando 2,1% das intenções na pesquisa (16º lugar), ele saltou para 4,73% dos votos válidos na urna, tornando-se o 2º deputado federal mais votado do estado.

Votos por legenda: A federação PT/PCdoB/PV foi superestimada no levantamento (17,7% medidos contra 13,62% reais), impulsionada por uma intenção declarada de voto na legenda de 4,7% que acabou não se confirmando na mesma magnitude nas urnas (0,95%).

Suplência inesperada: Miguel Coelho (UNIÃO) figurava em 8º na pesquisa, mas acabou como suplente. Apesar de somar 102.595 votos, votação superior à de 8 candidatos eleitos, o quociente partidário limitou o seu partido a 4 vagas, deixando-o de fora.

Cenário para Deputado Estadual

Para a Assembleia Legislativa (Alepe), a estabilidade também ditou o ritmo, com 17 dos 25 primeiros nomes da pesquisa mantendo o topo na apuração final.

Destaques individuais e movimento entre pesquisa e votação 

Dani Portela (PT): Registrava 1,6% das intenções (16º lugar) e escalou até a liderança geral do estado nas urnas, cravando 2,78% dos votos válidos (1ª colocação).

Abimael Santos (PL): Protagonizou o inverso. Ele aparecia em 2º lugar na pesquisa com 2,7%, mas registrou 0,96% na apuração real (37º lugar), garantindo sua vaga pelo quociente partidário.

Distorções partidárias: O Partido Liberal (PL) sofreu a maior variação negativa de cotas na simulação estadual, caindo de uma projeção de 12,2% para 7,26% na apuração, o que reduziu sua bancada de 6 para 3 vagas. Já o Podemos fez o caminho inverso, crescendo de 8,9% para 11,12% e expandindo suas cadeiras de 4 para 6.

Análise Técnica do Instituto

Conforme o relatório do Instituto Múltipla, as variações residuais mapeadas ocorrem porque a pesquisa reflete uma intenção de voto momentânea e não deve ser confundida com projeção final.

Fatores como decisões de última hora na cabine eleitoral e as dinâmicas de votos concentrados em redutos específicos, difíceis de serem totalmente capturados em uma amostragem geral de 1.300 entrevistas, justificam as alterações nas vagas finais de cada lista.

À época do levantamento de campo, o índice de indecisão de voto na cabine ainda atingia 37,2% para a disputa federal e 35,1% para a estadual.

Comparativo pesquisa X eleição deputados