Notícias

Itapetim e Carnaíba festejam emancipação

Por Nill Júnior

O Município de Itapetim está completando hoje 64 anos de emancipação política. Na programação preparada pelo Governo Adelmo Moura através da Secretaria de Cultura, houve Alvorada pelas Ruas da Cidade e Hasteamento das Bandeiras.

Às 19h, Celebração da Missa. Em seguida, às 20h30, apresentação do Grupo os Pajeuzitas. Às 21h shows em Praça Pública com André & Léo,  Eloi & Lucivaldo,  Alexandre Tavares e Xote do Bem.

Itapetim é conhecido como Ventre imortal da poesia,  Terra-mãe dos grandes poetas repentistas, dentre eles os irmãos Batista (Dimas, Otacílio e Louro) e Rogaciano Leite.

O primeiro nome de Itapetim foi Umburanas, pelo fator já descrito. Quarenta e três anos depois do início do povoamento, chamou-se São pedro das Lages, pelo Decreto 92 de 31 de março de 1928. Passada uma década, pela Lei 235 de 9 de dezembro de 1938, já na categoria de Vila, nomear-se-ia Itapetininga, permanecendo apenas a paróquia com o nome primevo.

Em 31 de dezembro de 1943, pelo Decreto-Lei 952, foi novamente alterado o nome devido a uma cidade homônima do interior de São Paulo. A partir desta data, o município passou definitivamente ao nome atual, pela Lei 1 818 de 29 de dezembro de 1953, Itapetim torna-se município, ficando desmembrado de São José.

Na época,o governador de Pernambuco era o Dr. Etelvino Lins de Albuquerque e o projeto foi apresentado à Assembleia Legislativa pelo então deputado Manoel Santa Cruz Valadares e impulsionado pelo seu companheiro Walfredo Paulino de Siqueira, ambos de São José do Egito. Vale salientar que Valadares foi o primeiro juiz da Comarca de Itapetim.

Em Carnaíba, a programação teve esta manhã inauguração do calçamento e saneamento da Bela Vista e em Carnaíba Velha, com a presença do prefeito do município, Anchieta Patriota. Agora a tarde, houve amistoso entre Seleção de Carnaíba e Afogados FC.  A noite no  Pátio de Eventos Milton Pierre, shows com Pedrinho Pegação e Janailson e Banda.

O território do atual município de Carnaíba era habitado pelos índios Cariris. Registros rupestres destes primitivos habitantes foram encontradas nas Serras do Boqueirão e da Matinha.

No século XIX, iniciou-se o povoamento de origem europeia quando o fazendeiro João Gomes dos Reis estabeleceu-se na Fazenda Lagoa da Barroca. Ali, foi construída a capela de Santo Antônio, no entorno da qual cresceu a vila de Carnaíba de Flores. A vila foi criada em 29 de junho de 1823. O distrito foi criado em 29 de julho de 1893, subordinado ao município de Flores.

Foi elevado à categoria de município com a denominação de Carnaíba pela lei estadual nº 1 018, de 29 de dezembro de 1953.

Outras Notícias

Pedro Nogueira recebe Moção de Aplauso por ação de humanização no tratamento da Covid

A ideia foi do jovem tuparetamense Pedro Nogueira, formando em Medicina pelo IMIP, no estágio final de medicina em São José do Egito, foi homenageado pela Câmara de Vereadores de São José do Egito. A Moção de Aplauso, dos vereadores Tadeu do Hospital e Patrícia de Bacana, foi aprovada por unanimidade. Pedro já foi notícia […]

A ideia foi do jovem tuparetamense Pedro Nogueira, formando em Medicina pelo IMIP, no estágio final de medicina em São José do Egito, foi homenageado pela Câmara de Vereadores de São José do Egito.

A Moção de Aplauso, dos vereadores Tadeu do Hospital e Patrícia de Bacana, foi aprovada por unanimidade. Pedro já foi notícia no blog, pela ideia de, através da equipe multidisciplinar que cuida da nutrição dos pacientes, levar frases de estímulo, incentivo e força nas embalagens que servem as refeições aos pacientes. Leia o que disse Pedro Nogueira na mensagem de agradecimento:

Gostaria de iniciar agradecendo imensamente pela moção de aplausos que a Casa do Povo me outorgou recentemente. Me sinto muito honrado e lisonjeado por tamanho reconhecimento.

Terminei há poucos dias um ciclo muito importante na minha vida, que foi a faculdade de medicina e à minha frente está a realização de muitos sonhos, de muito trabalho e compromisso. Então, os momentos que marcam nossa história são principalmente aqueles em que nossa dedicação é reconhecida e ouvimos de um bom amigo que estamos no caminho certo. É assim que me sinto, começando um caminho certo!

Quero estar sempre a disposição para quem precisar de atendimento, estou disposto a fazer o melhor que puder, trabalhando com muito amor e vontade para garantir que a nossa população tenha sempre, o sagrado direito à saúde e à vida!

Não poderia deixar de agradecer ao Prefeito Evandro Valadares, ao Secretário de Saúde Paulo Jucá, a Diretora do Hospital Ana Claudia Cândido, ao Diretor Clínico Dr. Diego Aragão e a Dr. Hugo Rabelo pelo acolhimento, o respeito e a confiança que depositaram em mim. Só conseguimos dá grandes passos ao lado de grandes pessoas.

 

Ouro Velho: obras do novo ginásio poliesportivo estão em fase final

Por André Luis Nesta quinta-feira (5), o prefeito de Ouro Velho, Augusto Valadares, usou as suas redes sociais para atualizar sobre o andamento das obras do Ginásio Poliesportivo do município. “Em breve inauguração do novo Ginásio Poliesportivo de Ouro Velho. Estamos cuidando dos últimos detalhes da instalação do piso vinílico, iluminação de led e vestiários. […]

Por André Luis

Nesta quinta-feira (5), o prefeito de Ouro Velho, Augusto Valadares, usou as suas redes sociais para atualizar sobre o andamento das obras do Ginásio Poliesportivo do município.

“Em breve inauguração do novo Ginásio Poliesportivo de Ouro Velho. Estamos cuidando dos últimos detalhes da instalação do piso vinílico, iluminação de led e vestiários. Sempre vamos buscar o que tiver de melhor para nossa cidade e os nossos esportistas”, disse o prefeito.

A previsão é que o ginásio seja inaugurado em breve. A obra é uma importante conquista para o município, que terá um espaço adequado para a prática de esportes e a realização de eventos.

Empresário é assassinado em São José do Egito

Um empresário do ramo de compras e vendas de imóveis e carros em Brejinho e região foi morto a tiros em São José do Egito, na noite desse sábado (19). Segundo o blogueiro Marcelo Patriota,  João Rico, como é popularmente conhecido, estava num região de comércio de bares, restaurantes e espertinhos, na Rua de Brejinho perto […]

Um empresário do ramo de compras e vendas de imóveis e carros em Brejinho e região foi morto a tiros em São José do Egito, na noite desse sábado (19).

Segundo o blogueiro Marcelo Patriota,  João Rico, como é popularmente conhecido, estava num região de comércio de bares, restaurantes e espertinhos, na Rua de Brejinho perto da AABB, acompanhado de uma mulher.

Um homem chegou e fez vários disparos de arma de fogo. João foi atingido na cabeça e na região do tórax e veio a óbito no local.

A área foi isolada pelas polícias Civil e Militar, que prontamente acionaram o IC, Instituto de Criminalística em Afogados da Ingazeira.

A Delegacia da Policia Civil de São José do Egito está encarregada das investigações. O corpo foi levado para o IML de Caruaru. João era natural de Brejinho, casado e deixou filhos.

Prefeitos socialistas criticam Raquel e acusam governo de “só agir para aliados”

Os prefeitos socialistas Berg Gomes, de Carnaíba,  e Aline Karina,  de Itapetim,  estiveram no Debate das Dez do programa Manhã Total. Eles cobraram a governadora Raquel Lyra por ações efetivas nos municípios e sugeriram uso político da máquina,  ao priorizar cidades onde os gestores são aliados. Um dos exemplos é o da área de eventos. […]

Os prefeitos socialistas Berg Gomes, de Carnaíba,  e Aline Karina,  de Itapetim,  estiveram no Debate das Dez do programa Manhã Total.

Eles cobraram a governadora Raquel Lyra por ações efetivas nos municípios e sugeriram uso político da máquina,  ao priorizar cidades onde os gestores são aliados.

Um dos exemplos é o da área de eventos. Prestes a realizar o lançamento da programação do São Pedro,  Aline diz que já encaminhou vários ofícios ao governo pedindo apoio para atrações,  em vão. “Enquanto isso,  prefeitos aliados dela dizem que tem boa parte da programação bancada pelo Estado”.

Berg Gomes chamou atenção para Festa de Zé Dantas,  um dos maiores compositores do país. “Gastamos R$ 1,5 milhão na festa e não tivemos um centavo do governo do Estado,  apesar dos inúmeros pedidos”. Ele acrescentou que graças ao planejamento e equilíbrio fiscal,  conseguiu fazer o evento e pagar a todos até o dia seguinte da realização. Mas lamentou que o Estado não tenha olhar para a importância do evento.

Um dos exemplos da disparidade foi o Pernambuco Meu País. Segundo levantamento,  praticamente a totalidade do evento é realizado em cidades geridas por aliados do governo.

Brejinho realiza I Missa do Vaqueiro e inclui evento no calendário cultural

Brejinho realizou neste domingo (24) a primeira edição da Missa do Vaqueiro, que passa a integrar o calendário cultural do município com celebração anual no mês de agosto. O evento homenageou o vaqueiro Ginaldo Tapui, falecido em 2024 em um acidente. A programação começou às 16h com cavalgada saindo da feira do gado, reunindo vaqueiros […]

Brejinho realizou neste domingo (24) a primeira edição da Missa do Vaqueiro, que passa a integrar o calendário cultural do município com celebração anual no mês de agosto.

O evento homenageou o vaqueiro Ginaldo Tapui, falecido em 2024 em um acidente. A programação começou às 16h com cavalgada saindo da feira do gado, reunindo vaqueiros locais e de cidades vizinhas. O cortejo percorreu ruas da cidade, recebeu bênção em frente à Paróquia de São Sebastião e seguiu até a Capela de Santo Antônio, no Alto da Boa Vista.

Às 18h, ocorreu a missa campal, acompanhada por grande público. O encerramento foi às 20h com apresentação da Banda Status do Forró.

O prefeito Gilson Bento afirmou que a iniciativa fortalece a cultura local e elogiou o trabalho da Secretaria Municipal de Cultura. Segundo ele, a gestão pretende ampliar a programação em 2026.