Notícias

Itaíba comemora 58 anos de emancipação sem festa e entrega de nova UBS

Por Nill Júnior

Pela primeira vez, em três anos, a Prefeitura de Itaíba não vai comemorar como manda o figurino a sua emancipação política, prevista para esta terça-feira, dia 28 de abril, quando o município comemora seus 58 anos.

Segundo a prefeita Regina Cunha, em virtude da pandemia do novo coronavírus, os grandes eventos que sempre marcaram a data foram suspensos pensando no bem maior da população, que é a vida.

“Estamos vivendo os 58 anos de aniversário de nossa cidade em um momento triste, a onde não podemos comemorar com a alegria e as festividades que sempre marcaram a vida de nosso povo nos últimos três anos. Devido a pandemia, não podemos comemorar essa data como nosso povo merece, mas nos faz refletir sobre as conquistas e avanços que tivemos ao longo desse período reconstruindo a história de nosso município e nossa gente”, disse Regina Cunha.

A data será lembrada nesta terça, às 08h, com o tradicional hasteamento da bandeira, com um público restrito e transmissão ao vivo pela fanpage da prefeitura para que a população possa acompanhar a solenidade que marca a emancipação política do município. A data é feriado municipal, fechando todas as repartições públicas e o comércio.

Na programação também tem a inauguração/entrega da nova Unidade Básica de Saúde José Apolinário, no povoado de Caraíbas, zona rural de Itaíba, que levou um investimento de mais de R$ 400 mil e vai beneficiar toda a região. A solenidade, também restrita ao público, está prevista para as 10h.

Para a prefeita Regina, a luta pela vida que vem sendo travada com competência pela secretaria de Saúde com apoio das demais pastas, é hoje a questão mais importante neste momento em que se comemora o aniversário da cidade. Lembrou que muitas conquistas foram feitas ao longo destes três anos que mudaram, transformaram para melhor a vida das pessoas na educação, saúde, ação social, obras, desenvolvimento e Agricultura.

“Não teremos festa, mas com a graça de Deus e o trabalho dessa equipe maravilhosa que todos os dias está nas ruas, no trabalho, para que possamos ficar em casa e vencermos essa batalha contra o Covid-19, vamos vencer mais uma vez e podermos comemorar o ano de 2020 com mais uma grande vitória de nosso povo”, finalizou a prefeita Regina Cunha.

Outras Notícias

Carlos Veras diz que foco é mandato. “Qualquer proposta será analisada pelo grupo”

O petista Carlos Veras negou após contato do blog que tenha sido convidado ou sondado para integrar mandato na gestão Câmara. Segundo o Blog do Magno, a última notícia de bastidor é que Carlos Veras, atual presidente da CUT, pode ser chamado para abrir espaço para Odacy Amorim na Câmara. “Veras, inclusive, já vem falando bem […]

Foto: André Luis

O petista Carlos Veras negou após contato do blog que tenha sido convidado ou sondado para integrar mandato na gestão Câmara. Segundo o Blog do Magno, a última notícia de bastidor é que Carlos Veras, atual presidente da CUT, pode ser chamado para abrir espaço para Odacy Amorim na Câmara.

“Veras, inclusive, já vem falando bem do governador. Um ponto contra é sua proximidade de Marília Arraes. Petistas querem que a equação contemple Oscar Barreto e João da Costa, que podem ganhar mandatos na Câmara do Recife e na Alepe. Humberto Costa quer emplacar Dilson Peixoto”, diz o blog na coluna de hoje.

O petista afirmou que não tem como comentar se não foi convidado e coloca na casa das especulações a informação.”Fui eleito para exercer o mandato de Deputado Federal com recorte defesa da luta de classes, da classe trabalhadora. Vou fazer meu planejamento de mandato dias 13 e 14 no Recife com lideranças dos movimentos sociais e sindical envolvidos na campanha e coordenação. Continuamos planejando o nosso mandato . Qualquer coisa fora disso será analisada pelo próprio grupo”.

Bolsonaro cresce e chega a 30% após facada, diz BTG Pactual. Ciro se consolida em segundo

Candidato tinha 26%.  O candidato do PSL a presidente, Jair Bolsonaro, cresceu quatro pontos percentuais em uma semana e alcançou seu melhor desempenho na sondagem BTG Pactual/FSB, divulgada nesta segunda-feira (10). Esse é o primeiro levantamento publicado após o atentado contra o presidenciável, no último dia 6, em Juiz de Fora (MG). Na pesquisa estimulada, […]

Candidato tinha 26%. 

O candidato do PSL a presidente, Jair Bolsonaro, cresceu quatro pontos percentuais em uma semana e alcançou seu melhor desempenho na sondagem BTG Pactual/FSB, divulgada nesta segunda-feira (10). Esse é o primeiro levantamento publicado após o atentado contra o presidenciável, no último dia 6, em Juiz de Fora (MG). Na pesquisa estimulada, na qual se apresenta ao entrevistado o nome dos candidatos, Bolsonaro lidera com 30% das intenções de voto.

Em segundo lugar aparece Ciro Gomes (PDT), que manteve os 12% registrados na rodada anterior, entre os dias 1º e 2. Ciro está no limite da margem de erro empatado com outros três candidatos: Marina Silva (Rede), Geraldo Alckmin (PSDB) e Fernando Haddad (PT), todos com 8%. Vice do ex-presidente Lula, Haddad deve ser confirmado como candidato a presidente nesta semana. João Amoêdo (Novo), Alvaro Dias (Podemos) e Henrique Meirelles (MDB) têm 3%.

De acordo com a pesquisa, Marina é a candidata mais rejeitada: 64% disseram que não votam nela em hipótese alguma. Geraldo Alckmin tem 61% de rejeição. Meirelles e Haddad, com 52%, e Ciro e Bolsonaro, com 51%, aparecem na sequência. A candidata da Rede também foi a que registrou maior queda em comparação com a sondagem anterior. Ela perdeu 3 pontos percentuais das preferências em uma semana.

O Instituto FSB Pesquisa entrevistou, por telefone, 2 mil eleitores com idade a partir de 16 anos, nas 27 unidades da federação. As entrevistas foram telefônicas, realizadas por entrevistadores por meio de telefones fixos e móveis, nos dias 8 e 9 de setembro de 2018. A margem de erro no total da amostra é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. A amostra é controlada a partir de quotas de: sexo, idade, região e tipo de telefonia (fixa e móvel). A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (BR-01522/2018).

Do Congresso em Foco

Sem conseguir UTI, técnica em enfermagem de 30 anos morre com suspeita de covid-19 em Pernambuco

Williane Maily Lins dos Santos faleceu no Hospital João Murilo, em Vitória de Santo Antão, após lutar por mais de 24 horas por uma UTI Roberta Soares/JC Online A abertura de novas vagas de UTIs em Pernambuco para atender casos graves de covid-19 não está sendo suficiente para suprir a demanda de pessoas que precisam […]

Foto: Arquivo Pessoal

Williane Maily Lins dos Santos faleceu no Hospital João Murilo, em Vitória de Santo Antão, após lutar por mais de 24 horas por uma UTI

Roberta Soares/JC Online

A abertura de novas vagas de UTIs em Pernambuco para atender casos graves de covid-19 não está sendo suficiente para suprir a demanda de pessoas que precisam de terapias intensivas. Pelo menos é o que denuncia amigos e familiares da técnica em enfermagem Williane Maily Lins dos Santos, de 30 anos, que morreu na noite da sexta-feira (17/4), no Hospital João Murilo, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata pernambucana, suspeita de ser mais uma vítima do coronavírus.

Williane, que deixou uma filha de seis anos, lutava pela transferência para uma unidade de terapia intensiva desde a manhã da quinta-feira (16), quando o quadro do que parecia ser uma grave laringite se agravou, após duas semanas de sintomas. Foram mais de 24 horas tentando uma transferência. Quando surgiu uma UTI – disponibilizada num hospital privado do Recife – era tarde demais. Às 23h45 a técnica em enfermagem teve uma parada cardíaca e faleceu.

A médica nefrologista Suzana Melo, chefe e amiga de Williane é quem está à frente das denúncias em nome da família da técnica. A mãe, a fisioterapeuta Maria Soares Lins Pereira, está inconsolável e revoltada. Não conseguiu conversar com a reportagem.

Segundo denuncia da médica, a Central de Regulação de Leitos de Pernambuco complicou todo o procedimento de transferência da paciente do Hospital João Murilo para o Recife.

A informação oficial era de que não havia vagas de UTIs disponíveis na capital e que pelo menos 60 pacientes aguardavam uma transferência na frente de Williane.

“E eu, como médica, tinha a informação de que havia UTIs disponíveis tanto no antigo Hospital Alfa, recém transformado em unidade de referência do tratamento da covid-19, como em unidades privadas. Falei com diversos médicos coordenadores dessas UTIs e eles me garantiram que havia vagas sim, mas que só poderiam receber a paciente se fosse pela central. Quando vieram identificar uma vaga, no Hospital São Marcos, ela já estava morta. É tudo muito, muito triste e revoltante”, lamenta Suzana Melo.

A angústia da médica se justifica no fato de que foi a ela que Williane Maily implorou por socorro. Não queria morrer. Como profissional de saúde, começou a perceber que a laringite era algo maior quando a falta de ar e o cansaço se agravaram. Já tinha buscado atendimento em postos de saúde, mas recebia a prescrição de antibióticos (versões de amoxicilina) e era encaminhada para casa. Estava assim há duas semanas.

Na quinta-feira, já com muita dificuldade para respirar, procurou novamente o posto de saúde. Foi quando a encaminharam para o Hospital João Murilo, onde ficou internada, mas sem conseguir ser entubada para facilitar a respiração.

“A família já estava assustada, ela também. Percebiam, por serem da área, que era a covid-19 e que ela deveria ser entubada imediatamente. Ela me mandou um vídeo às 8h30 da sexta-feira, num estado muito grave, quase sem conseguir respirar. Ela era uma mulher jovem, sem qualquer problema de saúde, nunca foi tabagista, era saudável, trabalhadora. Não sou Deus para dizer que ela iria sobreviver, mas possuía grandes chances. Trinta anos sem patologias. Uma UTI a salvaria”, afirma a médica. Leia a íntegra da reportagem e a entrevista com o padrasto de Williane Maily no JC Online.

Shopping Serra Talhada realiza primeiro “Black Promo”

Consolidada ano após ano no varejo brasileiro, a Black Friday chega a mais uma edição, mas com uma diferença. Será a primeira vez, que a principal data de descontos do mundo, acontece no Shopping Serra Talhada, trazendo novidades em produtos. Para quem sempre está ligado em oportunidades, a dica é conferir o Instagram do Shopping […]

Consolidada ano após ano no varejo brasileiro, a Black Friday chega a mais uma edição, mas com uma diferença.

Será a primeira vez, que a principal data de descontos do mundo, acontece no Shopping Serra Talhada, trazendo novidades em produtos.

Para quem sempre está ligado em oportunidades, a dica é conferir o Instagram do Shopping Serra Talhada, que já está a todo vapor apresentados os melhores produtos em segmentos como perfumaria e cosméticos, decoração, utilidades para o lar, moda feminina e infantil, eletroeletrônicos, tecnologia e gastronomia.

As ofertas acontecem entre os dias 23 e 29 de novembro, com lojas oferecendo descontos reais nos itens mais procurados, variando de 30%, 50%, 60% e 70%. Ao todo, mais de 100 produtos participam desta promoção.

Com o tema “Black Promo”, a campanha busca reforçar para o consumidor a possibilidade de comprar com a preços incríveis, no melhor lugar de Serra Talhada.

Cuidados: o Shopping Serra Talhada segue preocupado com a saúde e bem-estar de seus clientes, por isso o equipamento continua com a mensuração de temperatura na entrada do empreendimento, uso obrigatório de máscaras, placas de orientação e totens de álcool gel em pontos estratégicos do shopping.

Durante este período, serão reforçados os avisos sonoros sobre a obrigatoriedade de máscaras e distanciamento, bem como o auxílio da equipe de segurança, que está orientada para garantir o cumprimento das medidas, lembrando às pessoas sobre as medidas de biossegurança.

“O shopping conta com um moderno controle de fluxo de pessoas. Nosso sistema gera um alerta, caso o empreendimento atinja o número máximo de pessoas permitido dentro do shopping, logo, é necessário que alguns clientes deixem o local para que outros entrem”, explicou a gerente de marketing Angélica Lopes.

Banco do Nordeste se engaja no combate à desertificação na região

O presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara, anunciou nesta quinta-feira (15), por meio de suas redes sociais, o engajamento da instituição no combate à desertificação na região nordestina. A declaração veio após a recepção de um estudo elaborado pelos Tribunais de Contas de Pernambuco, Paraíba, Ceará, Sergipe e Rio Grande do Norte sobre […]

O presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara, anunciou nesta quinta-feira (15), por meio de suas redes sociais, o engajamento da instituição no combate à desertificação na região nordestina. A declaração veio após a recepção de um estudo elaborado pelos Tribunais de Contas de Pernambuco, Paraíba, Ceará, Sergipe e Rio Grande do Norte sobre o preocupante fenômeno.

Câmara ressaltou a importância de abordar a crescente frequência de eventos climáticos extremos, que têm assolado não apenas o Brasil, mas todo o mundo. Ele destacou a vulnerabilidade do Nordeste a esses fenômenos, que vão desde enchentes e deslizamentos de terra até secas prolongadas.

O estudo recebido pelo presidente do BNB alerta para os impactos da desertificação no abastecimento de água, na agricultura, na pecuária e na biodiversidade da região. Diante disso, Câmara expressou seu agradecimento ao presidente do TCE-PE, Valdecir Pascoal, e aos conselheiros Carlos Neves, Marcos Loreto e Ranílson Ramos, de Pernambuco, e Fernando Catão, da Paraíba, por compartilharem o estudo.

O presidente do Banco do Nordeste reforçou o compromisso da instituição com a pesquisa científica e anunciou seu apoio integral a essa iniciativa crucial para o futuro da região.