Notícias

Irmã Dulce é canonizada pelo papa e se torna a primeira santa brasileira

Por André Luis
Foto: Alessandra Tarantino/AP

Religiosa baiana (1914-1992) teve dois milagres reconhecidos e passa a ser chamada de Santa Dulce dos Pobres

Lucas Ferraz e Michele Oliveira/Folha de São Paulo

A religiosa baiana Maria Rita Lopes Pontes, a Irmã Dulce (1914-1992), foi canonizada neste domingo (13) pelo papa Francisco e se tornou a primeira santa brasileira. Ela teve dois milagres reconhecidos pela Igreja Católica e agora passa a ser chamada de Santa Dulce dos Pobres.

A cerimônia de canonização aconteceu na praça São Pedro, no Vaticano, em frente à basílica de mesmo nome, diante de autoridades e fiéis.

Iniciada às 5h10 (horário de Brasília), a missa teve uma liturgia específica para canonizações. Logo após cantos iniciais e a saudação do papa, o cardeal Angelo Becciu, prefeito da Congregação das Causas dos Santos, fez o pedido formal ao papa para que cincos beatos fossem considerados santos.

Além de Irmã Dulce (1914-1992), foram canonizados o britânico John Henry Newman (1801-1890), a italiana Giuseppina Vannini (1859 -1911), a indiana Mariam Thresia Chiramel Mankidiyan (1876 -1926) e a suíça Marguerite Bays (1876 -1926).

No altar, armado à frente da basílica de São Pedro, foram colocadas relíquias dos novos santos. Em seguida, foi rezada a “Ladainha de Todos os Santos”, o que só ocorre em momentos solenes da Igreja Católica. Uma canonização só acontece diante do papa, no Vaticano, diferentemente da beatificação que pode ser no lugar de origem do religioso. O papa, então, iniciou a fórmula da canonização, falando em latim.

“Pela honra da Santíssima Trindade, pela exaltação da fé católica e o fortalecimento da vida cristã, pela autoridade do Nosso Senhor Jesus Cristo, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e nossa, depois de haver longamente refletido, invocado tantas vezes a ajuda divina e escutado o parecer de muitos dos nossos irmãos no episcopado, declaramos e definimos santos os beatos”, disse o papa Francisco.

Após citar o nome dos cinco novos santos, sendo o da brasileira em quarto lugar, declarou: “Inscrivamo-os no álbum dos santos, estabelecendo que eles sejam venerados assim por toda a igreja. Em nome do pai, do filho e do espírito Santo.”

O processo de canonização da baiana foi o terceiro mais rápido da história da Igreja Católica (27 anos após sua morte), atrás apenas do papa João Paulo 2º (1920-2005) e de Madre Teresa de Calcutá (1910-1997), cujo trabalho social foi comparado ao de Irmã Dulce nos últimos dias.

Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, nome de batismo de Irmã Dulce, teve dois milagres reconhecidos pela Igreja Católica.

Em 2011, anunciou-se a beatificação da freira com o reconhecimento do primeiro milagre. O caso aconteceu em 2001, em Sergipe, quando as orações a Irmã Dulce teriam feito cessar uma hemorragia em Claudia Cristina dos Santos, que padeceu durante 18 horas após dar à luz o seu segundo filho.

Neste ano, foi reconhecido o segundo milagre: depois de 14 anos convivendo com uma cegueira causada por um glaucoma, o maestro José Maurício Moreira recuperou a visão em 2014. Ele foi um dos presentes na cerimônia que acontece na praça de São Pedro.

Outras Notícias

Atentado em Paris é ataque à liberdade de imprensa, diz Dilma

A presidente Dilma Rousseff classificou de inaceitável ataque à liberdade de imprensa o atentado à revista francesa “Charlie Hebdo”, em Paris, que matou 12 pessoas nesta quarta-feira (7). “Esse ato de barbárie, além das lastimáveis perdas humanas, é um inaceitável ataque a um valor fundamental das sociedades democráticas – a liberdade de imprensa”, diz nota da […]

atentado-ll

A presidente Dilma Rousseff classificou de inaceitável ataque à liberdade de imprensa o atentado à revista francesa “Charlie Hebdo”, em Paris, que matou 12 pessoas nesta quarta-feira (7).

“Esse ato de barbárie, além das lastimáveis perdas humanas, é um inaceitável ataque a um valor fundamental das sociedades democráticas – a liberdade de imprensa”, diz nota da Presidência da República assinada por Dilma.

Na ação, dois homens armados abriram fogo contra a sede da “Charlie Hebdo”. Ainda não há informações sobre quem seriam eles e o que os motivou, mas a revista semanal já publicou ilustrações satíricas sobre líderes muçulmanos e foi ameaçada por divulgar caricaturas de Maomé há três anos, tendo inclusive sua sede incendiada na época.

O advogado da revista confirmou que estão entre as vítimas do ataque o diretor e chargista Charb (Stéphane Charbonnier) e outros três desenhistas: Georgers Wolinski, Cabu (Jean Cabut) e Tignous (Bernard Verlhac).

Leia íntegra da nota:

“Foi com profundo pesar e indignação que tomei conhecimento do sangrento e intolerável atentado terrorista ocorrido nesta quarta-feira, 7 de janeiro, contra a sede da revista “Charlie Hebdo”, em Paris. Esse ato de barbárie, além das lastimáveis perdas humanas, é um inaceitável ataque a um valor fundamental das sociedades democráticas – a liberdade de imprensa.

Nesse momento de dor e sofrimento, desejo estender aos familiares das vítimas minhas condolências. Quero expressar, igualmente ao Presidente Hollande e ao povo francês a solidariedade de meu governo e da nação brasileira.

Dilma Rousseff
Presidenta da República Federativa do Brasil”

Receita Federal e Serpro lançam plataforma que promete unificar serviços contábeis

Ferramenta vai oferecer cerca de 27 serviços de prestação de serviços contábeis e fiscais A Receita Federal e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) vão lançar uma plataforma que promete unificar os serviços contábeis. O Integra Contador, será uma nova ferramenta de prestação de serviços contábeis e fiscais, que permitirá o acesso automatizado […]

Ferramenta vai oferecer cerca de 27 serviços de prestação de serviços contábeis e fiscais

A Receita Federal e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) vão lançar uma plataforma que promete unificar os serviços contábeis. O Integra Contador, será uma nova ferramenta de prestação de serviços contábeis e fiscais, que permitirá o acesso automatizado a um conjunto de informações que antes só eram disponíveis por consulta individualizada no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC).

De acordo com a contadora Eliane Rufino, a plataforma vai oferecer cerca de 27 serviços em sete APIs (Application Programming Interface). 

“Os principais serviços serão relacionados ao Simples Nacional e MEI, consulta e transmissão da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTF Web), consulta de pagamentos realizados e emissão do Documento de Arrecadação de Receitas Federal (DARF). Essa plataforma vem para ajudar principalmente profissionais da contabilidade, facilitando o trabalho”, explica. 

Até o momento ainda não tem data para o lançamento, mas a plataforma poderá ser obtida pela Loja Serpro. Para obter a solução será necessária a utilização de certificado digital e-CNPJ. Além disso, segundo Eliane, as consultas de dados só serão permitidas após autorização do proprietário das informações ou de seu procurador. 

“Antes da plataforma ser acessada por completo, haverá uma conferência da autorização do dono das informações, ou do responsável designado para ser procurador. A autorização do procurador deverá ser realizada previamente, pelo e-CAC”, afirma.

II Festival Viva Ariano celebra a cultura nordestina e consolida São José do Belmonte como a Terra da Pedra do Reino

Evento reúne literatura, música, gastronomia, manifestações populares e homenagens ao legado de Ariano Suassuna entre os dias 7 e 9 de agosto, com programação gratuita A cultura nordestina volta a ocupar o centro da cena em São José do Belmonte. Nos dias 7, 8 e 9 de agosto, a cidade realiza a segunda edição do […]

Evento reúne literatura, música, gastronomia, manifestações populares e homenagens ao legado de Ariano Suassuna entre os dias 7 e 9 de agosto, com programação gratuita

A cultura nordestina volta a ocupar o centro da cena em São José do Belmonte. Nos dias 7, 8 e 9 de agosto, a cidade realiza a segunda edição do Festival Viva Ariano, evento que nasceu para celebrar o legado de Ariano Suassuna e fortalecer a identidade cultural da Terra da Pedra do Reino.

Depois de uma estreia que mobilizou moradores e visitantes, o festival retorna ainda maior, reunindo literatura, música, artes visuais, gastronomia, manifestações populares e religiosidade em uma programação gratuita distribuída por diferentes espaços da cidade. Inspirado na vida e na obra do escritor paraibano, precursor do Movimento Armorial, o evento reafirma São José do Belmonte como um dos principais territórios da cultura popular nordestina.

Quem conhece Belmonte sabe que sua história vai muito além dos livros. Ela está presente na Pedra do Reino, nas feiras, nos violeiros, nos bacamarteiros, na culinária, na poesia e nas tradições preservadas por gerações. É essa riqueza cultural que o II Festival Viva Ariano convida o público a vivenciar durante três dias de atividades que unem conhecimento, arte, memória e celebração.

Nesta edição, o festival adota como tema “Missão, Vocação e Festa”, três palavras que representam seu propósito: preservar o legado de Ariano Suassuna, reconhecer a vocação cultural do povo belmontense e transformar essa herança em um grande encontro aberto ao público.

Para o Secretário de Cultura e Turismo de São José do Belmonte e Coordenador Geral do evento, Caio Menezes, o festival é um pilar estratégico para o desenvolvimento regional. “O Festival Viva Ariano consolida São José do Belmonte como o epicentro da cultura armorial no Sertão. É um momento em que nossa ‘Terra da Pedra do Reino’ reafirma sua vocação turística, celebrando o legado de Suassuna e fortalecendo o orgulho do nosso povo”, afirma o secretário.

A curadoria desta edição buscou equilibrar a preservação histórica com a renovação artística. Henrique Brandão, Presidente da Associação Serra Cultural e Produtor Geral, destaca a amplitude do projeto: “Nesta segunda edição, buscamos traduzir a alma nordestina em cada atividade. O festival é uma vitrine da nossa diversidade, unindo a tradição dos violeiros e bacamarteiros à nova geração de artistas, mantendo vivo o encantamento que Ariano sempre pregou”, pontua Brandão.

A programação começa na sexta-feira (7) com a Mostra Literária e Cultural “Meu Coração é Armorial”, reunindo palestras, mesas literárias, contação de histórias e oficina de xilogravura. À noite, a Praça Sá Moraes recebe a exibição do documentário A Pedra do Reino e o Sertão de Dom Pantero, seguida do tradicional 24º Festival de Violeiros de São José do Belmonte e shows musicais.

No sábado (8), a programação destaca o 2º Encontro de Bacamarteiros de São José do Belmonte, competição gastronômica com receitas à base de catolé, apresentações de artistas contempladas pela Política Nacional Aldir Blanc e shows que seguem até a madrugada. Durante os três dias de evento, o público também poderá visitar o Projeto Tô na Feira, espaço dedicado ao artesanato e à gastronomia regional.

O encerramento acontece no domingo (9), no Sítio Histórico da Pedra do Reino, com a tradicional Missa em homenagem aos 12 anos de encantamento de Ariano Suassuna, celebrada com a participação do Coral Renascer. A programação segue na Praça Sá Moraes com oficina de percussão, apresentações musicais e shows que encerram o festival.

O II Festival Viva Ariano é uma realização da Associação Cultural Pedra do Reino (ACPR), da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da Prefeitura de São José do Belmonte, com produção da Associação Serra Cultural.

Mais informações: https://www.instagram.com/acpedradoreino/

População cobra barreiras sanitárias em Custódia

Importante município da região do Moxotó Pernambucano, Custódia apresenta números preocupantes do Covid-19. Com população superior a 36 mil habitantes, o município soma até agora dois óbitos, três casos descartados e 49 casos de suspeitos monitorados. Enquanto cidades menores da região adotaram providencias como distribuição de máscaras e implantação de barreiras sanitárias, em Custódia o […]

Custódia-PE (Foto: Reprodução Site da Prefeitura)

Importante município da região do Moxotó Pernambucano, Custódia apresenta números preocupantes do Covid-19. Com população superior a 36 mil habitantes, o município soma até agora dois óbitos, três casos descartados e 49 casos de suspeitos monitorados.

Enquanto cidades menores da região adotaram providencias como distribuição de máscaras e implantação de barreiras sanitárias, em Custódia o Prefeito Emmanuel Fernandes de Freitas Gois, o Manuca, Presidente do Consorcio de Prefeitos do Pajeú/Moxotó dá um péssimo exemplo não adotando barreiras no combate ao coronavírus até agora.

É frequente a chegada ao município de ônibus clandestinos com passageiros vindos de outros centros e nenhum acompanhamento acontece. Em São José do Egito e Santa Terezinha ouvintes da Rádio Cidade das duas cidades cobraram ontem dos Prefeitos Evandro Valadares e Vaninho de Danda o cumprimento do decreto estadual e distribuição de máscaras com a população. As informações são de Anchieta Santos ao blog.

Estado se manifesta sobre denúncia

O Governo do Estado apoia toda investigação que tenha como objetivo impedir o mau uso de recursos públicos. E reforça a disposição, a transparência e a determinação do Governo em prestar todas as informações solicitadas pelos órgãos de controle – como sempre fez. Também é importante relembrar da excepcionalidade que Pernambuco viveu após a enchente […]

O Governo do Estado apoia toda investigação que tenha como objetivo impedir o mau uso de recursos públicos. E reforça a disposição, a transparência e a determinação do Governo em prestar todas as informações solicitadas pelos órgãos de controle – como sempre fez.

Também é importante relembrar da excepcionalidade que Pernambuco viveu após a enchente de 2010, que afetou de forma dramática a vida de milhares de pernambucanos da Zona da Mata.

É fundamental, ainda, ter a devida cautela para não condenar de forma antecipada servidores públicos estaduais sem o necessário processo legal.

Governo do Estado de Pernambuco