Notícias

Ingazeira sem água

Por Nill Júnior

A Gerência de Produção do Sertão da Compesa informou que devido a um problema mecânico na bomba do açude Rosário, o fornecimento de água para o município de Ingazeira foi interrompido.

A previsão de retomar o abastecimento é amanhã pela manhã. Um calendário de abastecimento será divulgado ainda hoje com o regime de retomada gradual de cada área.

Ouvintes da cidade tem se queixado falando à Rádio Pajeú. “Peça à Compesa para dar pelo ao menos uma satisfação a nós de Ingazeira. Desde de domingo que não chega água aqui e tem muita água na Barragem do Rosário.

Outras Notícias

Sertaneja Yane Marques vence votação e será porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura Rio2016

Em votação popular, a sertaneja de Afogados da Ingazeira, no Pajeú, Yane Marques, medalha de bronze no Pentatlo Moderno em Londres 2012, foi escolhida como porta-bandeira da delegação brasileira na cerimônia de abertura dos Jogos do Rio. Ela venceu a disputa com o ídolo do vôlei Serginho e com o multicampeão olímpico Robert Scheidt, da vela. […]

yaneEm votação popular, a sertaneja de Afogados da Ingazeira, no Pajeú, Yane Marques, medalha de bronze no Pentatlo Moderno em Londres 2012, foi escolhida como porta-bandeira da delegação brasileira na cerimônia de abertura dos Jogos do Rio.

Ela venceu a disputa com o ídolo do vôlei Serginho e com o multicampeão olímpico Robert Scheidt, da vela. O anúncio foi feito na noite deste domingo durante a exibição do programa ‘Fantástico’, da Rede Globo de Televisão.

Segundo o Globoesporte.com, Yane é uma mulher que vale por cinco. Na votação pública,  ela recebeu 49% dos votos, e ficou na frente dos campeões olímpicos Serginho (40%), do vôlei, e Robert Scheidt (11%), da vela. Ao todo, foram 961.562 votos computados.

– Foram algumas surpresas, primeiro a indicação, agora esse resultado. Não esperava não, concorrer com duas feras, que eu admiro demais. É só alegria. Representa muito para mim, carregar a bandeira é uma situação honrosa, no meu país, país sede, todo mundo me assistindo. Quero ser uma porta-bandeira muito alegre e porta-voz do sentimento que os brasileiros, através do esporte, vão se unir – disse, em entrevista ao Fantástico da Rede Globo.

Ela será a segunda mulher da história a carregar a bandeira brasileira. Antes dela, Sandra Pires, do vôlei de praia, teve esta honra nos Jogos de Sidney, em 2000. Ela foi a primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro no vôlei de praia em Jogos Olímpicos, em Atlanta, 1996, ao lado de Jacqueline Silva.

Em 2000, nos Jogos Olímpicos de Sidney, ficou com a medalha de bronze, jogando ao lado de Adriana Samuel. Foi reconhecida pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) como a melhor atleta do mundo nesta modalidade dos anos 90. Em 2014, entrou para o Hall da Fama do voleibol.

Prefeitura de Quixaba anuncia cancelamento do Janeiro Fest 2022

Pelo segundo ano consecutivo, o Janeiro Fest, principal evento da cidade de Quixaba, no Sertão de Pernambuco, não vai ser realizado. A edição 2022 foi cancelada pela Prefeitura Municipal em virtude da variante Ômicron – do novo coronavírus – e H3N2 – novo vírus da influenza. O cancelamento do evento, que tinha programação prevista para […]

Pelo segundo ano consecutivo, o Janeiro Fest, principal evento da cidade de Quixaba, no Sertão de Pernambuco, não vai ser realizado. A edição 2022 foi cancelada pela Prefeitura Municipal em virtude da variante Ômicron – do novo coronavírus – e H3N2 – novo vírus da influenza.

O cancelamento do evento, que tinha programação prevista para acontecer neste mês, foi informado por meio de nota oficial, assinada pelo prefeito do município, José Pereira (Zé Pretinho), e postada nas redes sociais do Governo Municipal. Confira na íntegra:

Considerando a incidência em nosso Estado da nova variante do coronavírus denominada de Ômicron, que vem aumentando substancialmente o número de contaminados pela Covid-19;

Considerando também o considerável aumento de casos da gripe causada pelo vírus H3N2, que já é considerada pelas autoridades em saúde como epidemia;

Considerando a existência do fenômeno de contaminação por Covid-19 e gripe simultaneamente em uma mesma pessoa, o qual vem sendo denominado de flurona;

Considerando que estas duas doenças, as quais têm sintomas parecidos e podem levar o paciente a óbito, vem aumentando velozmente o número de internamentos, muitos destes em leitos de UTI.

A administração municipal de Quixaba, com base nos indicadores epidemiológicos resolveu suspender o evento festivo denominado Janeiro Fest até que haja uma melhora nos indicadores de saúde.

Aproveita a oportunidade para reforçar o pedido a toda população para que continue a fazer uso das medidas não farmacológicas de enfrentamento a pandemia, notadamente, o uso de máscaras faciais, higienização das mãos com álcool a 70% e distanciamento”.

Atenciosamente,

José Pereira Nunes

Prefeito

Obras de requalificação do Aeroporto de Serra Talhada avançam para 2ª fase

A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi), informou, em suas redes sociais, que concluiu a primeira etapa das obras de requalificação do Aeroporto Santa Magalhães, em Serra Talhada, e já deu início à segunda fase do projeto. Na primeira fase, foram realizados serviços como a ampliação da pista de táxi e do pátio […]

A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi), informou, em suas redes sociais, que concluiu a primeira etapa das obras de requalificação do Aeroporto Santa Magalhães, em Serra Talhada, e já deu início à segunda fase do projeto.

Na primeira fase, foram realizados serviços como a ampliação da pista de táxi e do pátio das aeronaves, além da instalação de equipamentos de auxílio à navegação aérea. Segundo a Semobi, essas melhorias preparam o aeroporto para receber aeronaves de maior porte, com capacidade de até 132 passageiros.

No post, a Semobi destaca que agora, na segunda fase, as obras se concentram na sinalização das faixas de pista e áreas de segurança, melhorias na drenagem, instalação de uma estação meteorológica, cerca operacional, e ampliação do estacionamento de veículos.

A obra é uma parceria entre Governo Federal e o Governo de Pernambuco, que destaca que o investimento faz parte de um compromisso mais amplo de fortalecer a infraestrutura aeroportuária do estado, conectando o Sertão de Pernambuco não apenas com outras regiões do país, mas também com o cenário internacional. Além disso, a requalificação do Aeroporto Santa Magalhães é vista como um impulso para o turismo regional, beneficiando especialmente a conhecida Rota do Cangaço.

Serra Talhada conta atualmente com três voos diários da Azul Linhas Aéreas em aviões Cessna Grand Caravan, com capacidade para nove passageiros. 

Coluna do Domingão

Somos um mesmo povo O debate ideológico chegou a tal ponto que questões essenciais na nossa formação social, cultural e humana estão sendo deixadas de lado. Queiramos ou não, sempre tivemos mais coisas em comum que diferenças.  Somos todos do mesmo Sertão, pais e filhos da mesma formação cultural, temos o mesmo cheiro, o mesmo […]

Somos um mesmo povo

O debate ideológico chegou a tal ponto que questões essenciais na nossa formação social, cultural e humana estão sendo deixadas de lado.

Queiramos ou não, sempre tivemos mais coisas em comum que diferenças.  Somos todos do mesmo Sertão, pais e filhos da mesma formação cultural, temos o mesmo cheiro, o mesmo jeito de falar, sofremos o mesmo preconceito do Sul Maravilha, em muito nos vendo como inferiores, com a ignorância de quem não conhece como é valioso e gratificante  ser desse chão.

Nos alegramos com o que nos orgulha, sofremos juntos com o que nos dói, sabemos ser solidários como povo nenhum no mundo.

Demos ao mundo Moacir Santos, Maciel Melo, Zé Dantas, Yane Marques, os Irmãos Batista, Rogaciano Leite, Dedé Monteiro, Zé Marcolino, Agamenon Magalhães, só para dar alguns exemplos.

Resumindo, não devemos nada a ninguém.

Mas nossas escolhas ideológicas, o tempo extremista, nossa dificuldade em aceitar o contraditório, respeitar o diferente, está jogando irmãos contra irmãos no Pajeú.  E os alvos não tem nenhuma restrição.  Basta pensar diferente, o que norteia é o divergir.

Como explicar qualquer tentativa de agredir a arte de Ederck José? Por fazer de um tronco de árvore morta um símbolo pela igualdade e contra o racismo, apareceu quem o apedrejasse.

Ederck, um ser humano inatacável, que escolheu o seu Pajeú pra viver, podendo ter escolhido qualquer local do mundo, com peças espalhadas da Europa à América, chegou a ser alvo da intolerância.  Quer a paz, vive a paz e virou alvo da imbecilidade dos tempos.

Ao centro, esquerda, direita, nunca importou o momento, sempre tivemos mais em comum que as diferenças que são alimentadas hoje.

O mais engraçado, Lula, Bolsonaro, Câmara, Armando, Ciro, Amoêdo, todos, com suas virtudes e defeitos, vão passar.

Alguns deles sem saber onde moramos, o que comemos, qual a cor do mocó ou do Galo de Campina, muito menos a grandeza dos versos que nascem aqui. Hoje, muitos morrem e matam por eles, agredindo irmãos de terra, suor e sangue. Sem saber, agridem a si próprios. Como grita a canção, sem amor por quem somos, estamos sós, morremos nós…

Bastidores do debate

Pelo modelo híbrido, com uma candidata oficializada e outros três ainda pré-candidatos, não foi simples fechar um modelo que permitisse o Debate da Cultura FM com postulantes de Serra Talhada. A semana pré-encontro envolveu negociações para garantir os quatro.

Tensão antes

Marquinhos Dantas confirmou de pronto, dia 31, quando saiu o convite. Socorro Brito era dúvida pela data da alta de Carlos Evandro.  Confirmou dia 2. Márcia Conrado tinha outra agenda e sua assessoria, dúvidas pelo fato de já ter feito convenção, mas fechou na véspera, mesma data de Victor Oliveira.

Alô

Surpresa foi a decisão do candidato do PL de participar por telefone, o que informou a um minuto do encontro. Como a mesma possibilidade de participação no fio fora oferecida às duas candidatas, a produção aceitou para garantir todos no embate.

Queixas

Socorro Brito e Carlos Evandro cobraram rigor mas regras que proibiram assessores no estúdio. Josemberg Melo quis vetar a participação de Victor por telefone.  Houve queixas da presença de militantes da petista Márcia. E Marquinhos Dantas cobrou uma jarra de café…

Debate

A Rádio Pajeú convida hoje os pré-candidatos a prefeito de Afogados da Ingazeira para o primeiro encontro dos postulantes, na sexta, dia 11, às 10h .  Serão convidados Alessandro Palmeira, Capitão Sidney Cruz e Zé Negão.

Lá vem a pesquisa

Pela ordem, as primeiras pesquisas em parceria entre o blog e o Instituto Múltipla a serem divulgadas serão dos municípios de Carnaíba, Custódia e Serra Talhada.  A parceria foi fechada quinta passada.

Assessor

A campanha de Márcia Conrado tem a coordenação de João Kosta, marqueteiro recifense.  Todas as decisões ligadas à campanha da petista, do drive in da convenção à ida ao debate da Cultura FM passaram por ele.

Dia 15 sai o nome do 15…

Dia 15 acaba o mistério.  O ex-prefeito Dinca Brandino convocou para essa data a convenção que homologará a chapa do MDB para as eleições desse ano. Aí vamos saber se Dinca é Dinca ou se Dinca é Nicinha…

Comigo não violão 

Em Afogados, a CDL bateu o pé e sinalizou que não aceitará passiva pagar o preço por um novo fechamento.  Cobra mais fiscalização local. Em Serra, CDL e Sindicom reafirmam que há é mais transparência pela alta testagem e cobram que isso seja destacado.

Frase da semana: 

“Não tenho nada a esconder”.

Do Senador Flávio Bolsonaro (RJ) enquanto escondia tudo e recorria a uma juíza para proibir que documentos da rachadinha fossem mostrados no Jornal Nacional.

Com 44% das urnas computadas Paulo Câmara lidera as eleições para o governo de Pernambuco

O candidato ao governo de Pernambuco Paulo Câmara (PSB) já pode se considerar governador de Pernambuco. No momento o socialista se encontra 65,14% dos votos enquanto o seu adversário Armando Monteiro (PTB) tem 34,19%. O Blog está acompanhando em tempo real o resultado das Eleições 2014.

Paulo-Camara

O candidato ao governo de Pernambuco Paulo Câmara (PSB) já pode se considerar governador de Pernambuco. No momento o socialista se encontra 65,14% dos votos enquanto o seu adversário Armando Monteiro (PTB) tem 34,19%.

O Blog está acompanhando em tempo real o resultado das Eleições 2014.