Notícias

Iguaracy realiza 10ª Conferência Municipal de Saúde

Por André Luis

O município de Iguaracy promoveu, na manhã desta sexta-feira (26), a 10ª Conferência Municipal de Saúde, no Centro de Múltiplo Uso (CEMUPI). O evento reuniu autoridades, profissionais da área, representantes da sociedade civil e usuários do sistema de saúde.

O prefeito Dr. Pedro Alves participou da conferência, acompanhado da primeira-dama, Dra. Graça Valadares. Também estiveram presentes os vereadores Chico Torres, Bruna Torres, Lequinho, Jorge Soldado e Paulinho da Celpe.

Entre os secretários municipais, participaram Marcos Melo (vice-prefeito e secretário de Administração e Desenvolvimento Econômico), Joaudeni Cavalcante (Saúde), Maria Alves (presidente do Conselho Municipal de Saúde e secretária adjunta de Saúde), Marcone Melo (Cultura e Turismo), Rodrigo Faustino (adjunto de Cultura e Turismo), Juliany Rabelo (Desenvolvimento e Assistência Social), Lidiane Moura (Controle Interno) e Helena Alves (Finanças).

A conferência contou ainda com a presença da gerente regional da X GERES, Mary Delania, e do servidor Alex Alexandre, que atuou como palestrante. Ambos representaram a Gerência Regional de Saúde.

Durante o encontro, os participantes discutiram os eixos temáticos da conferência e apresentaram propostas para o fortalecimento das políticas públicas de saúde no município.

Outras Notícias

Fenômeno solar chama atenção no Sertão. Entenda

Um fenômeno chamou a atenção de ouvintes da Rádio Pajeú esta manhã, com a formação de dois arco-iris ao redor do sol. Alguns acharam tratar-se sinal de chuva, outros que era um sinal dos tempos. Houve quem achasse que era muito bonito, mas sem dar bola a especulações. Várias cidades sertanejas registraram o fenômeno. Na […]

Durante a manhã, várias imagens do fenômeno chegaram à Rádio Pajeú

Um fenômeno chamou a atenção de ouvintes da Rádio Pajeú esta manhã, com a formação de dois arco-iris ao redor do sol. Alguns acharam tratar-se sinal de chuva, outros que era um sinal dos tempos. Houve quem achasse que era muito bonito, mas sem dar bola a especulações. Várias cidades sertanejas registraram o fenômeno.

Na verdade, trata-se de um fenômeno chamado Halo Solar. O fenômeno é considerado raro por especialistas: é preciso ter as condições exatas e muita sorte para apreciar um. Ele costuma dar o ar da graça em períodos secos, quando o céu está sem nuvens muito densas. Isso facilita a observação do fenômeno que, em contraste com o céu azul, fica ainda mais observável.

O halo solar é um fenômeno óptico que acontece na troposfera, que é a camada mais baixa da atmosfera terrestre, com espessura de 12 km podendo alcançar até 17 km de altura. Para que ele se forme é preciso algumas condições.

A primeira é que haja cristais de gelo na atmosfera terrestre, pois são eles que vão funcionar como espelhos das luzes, causando a dispersão dos raios solares. Portanto, quando a luz do Sol é refletida e refratada por esses gelos minúsculos acontece o fenômeno.

Essa refração é quando há uma mudança de direção e velocidade da luz ao passar de um lugar para outro. Nesse caso, são os cristais presentes na atmosfera que fazem esse desvio. Eles funcionam como pequenos prismas que recebem a luz branca e a dividem em cores primárias. Daí surge uma espécie de arco-íris, que é bastante apreciado.

Embora algumas pessoas relacionem o halo solar à chuva, especialistas garantem que a formação do círculo colorido ao redor do Sol nada tem a ver com a possibilidade de precipitações. Diferentemente do arco-íris, que é inerente à água.

Duas curiosidades merecem ser compartilhadas. A primeira é que o halo solar não é redondo por causa do formato do Sol e sim porque os cristais de gelo são hexagonais e acabam refletindo a luminosidade em forma de círculo. A segunda é que o halo também pode ser do tipo lunar, embora seja mais difícil sua percepção por conta da escuridão, o que acaba apagando um pouco o colorido do arco-íris em forma de disco. Os motivos para a ocorrência são os mesmos do solar.

Prefeitura de Flores conclui 6 mil m² de calçamento, diz nota

Em nota enviada a redação do blog nesta quinta-feira (18), a prefeitura de Flores, diz que através da Secretaria de Infraestrutura finalizou, nesta quinta-feira (18), os trabalhos de pavimentação em paralelepípedo, no distrito de Fátima, iniciados em maio de 2017. Ainda segundo a nota, na ocasião o prefeito Marconi Santana, assinou a ordem de serviço […]

Em nota enviada a redação do blog nesta quinta-feira (18), a prefeitura de Flores, diz que através da Secretaria de Infraestrutura finalizou, nesta quinta-feira (18), os trabalhos de pavimentação em paralelepípedo, no distrito de Fátima, iniciados em maio de 2017.

Ainda segundo a nota, na ocasião o prefeito Marconi Santana, assinou a ordem de serviço para a construção do calçamento nas ruas: Ismaelita Gomes Guerra, Rua Juscelino Kubitschek e Praça Primo de Souza Guerra, totalizando mais de 6 mil m² de pavimentação e que  ao todo foram investidos mais de R$ 200 mil, recursos oriundos do tesouro municipal.

Segundo a nota o governo municipal comemora, pois mesmo diante da crise econômica por que passa o Brasil, e que tem afetado diretamente os estados e municípios, o Flores possui capacidade para continuar investindo em obras.

Ao lado de prefeito, Sílvio Costa Filho anuncia investimentos para Betânia

O Deputado Federal Sílvio Costa Filho esteve em agenda ao lado do prefeito de Betânia, Mário Flor (Republicanos). Ele anunciou a viabilização de R$ 500 mil para a reforma dos açougues da cidade. Ainda recursos para a aquisição de duas retroescavadeiras e um trator. “Discutimos ainda um conjunto de investimentos que vamos anunciar nos próximos […]

O Deputado Federal Sílvio Costa Filho esteve em agenda ao lado do prefeito de Betânia, Mário Flor (Republicanos).

Ele anunciou a viabilização de R$ 500 mil para a reforma dos açougues da cidade.

Ainda recursos para a aquisição de duas retroescavadeiras e um trator. “Discutimos ainda um conjunto de investimentos que vamos anunciar nos próximos meses”, disse o Deputado.

Mário Flor foi reeleito em novembro com  56,50% dos votos válidos, um total de 4.285 votos, batendo Manoel Argemiro da Silva (DEM) que ficou em segundo, com 39,61%, seguido por Jozeano Joaquim do Nascimento (MDB), 3,47%, e José Cândido Fernandes (PT), 0,42%.

Serra Talhada: Márcia celebra premiação do Ministério do Meio Ambiente

O município de Serra Talhada conquistou, nesta quinta-feira (28),  o 1° lugar no 10° Prêmio da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) na categoria “Uso racional dos recursos naturais e bens públicos”, com a iniciativa “Iluminação Pública de LED”. O prêmio, realizado bienalmente pelo Ministério do Meio Ambiente, reconhece as melhores práticas de sustentabilidade implementadas […]

O município de Serra Talhada conquistou, nesta quinta-feira (28),  o 1° lugar no 10° Prêmio da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) na categoria “Uso racional dos recursos naturais e bens públicos”, com a iniciativa “Iluminação Pública de LED”.

O prêmio, realizado bienalmente pelo Ministério do Meio Ambiente, reconhece as melhores práticas de sustentabilidade implementadas pelos órgãos públicos no Brasil.

A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, comemorou a conquista e parabenizou os envolvidos no projeto.

“Esta conquista é fruto do empenho de toda a equipe da Secretaria de Iluminação Pública e da população serra-talhadense, que tem demonstrado compromisso com o desenvolvimento sustentável. A implementação da iluminação pública de LED, dentro do nosso Plano Municipal de Ações Climáticas, representa um passo importante na promoção de uma cidade mais eficiente e amiga do meio ambiente. Este prêmio é de todos nós, que acreditamos e trabalhamos para um futuro mais sustentável”, declarou a prefeita.

A iniciativa de iluminação pública com tecnologia LED está alinhada ao Plano Municipal de Ações Climáticas, que visa mitigar os impactos ambientais e promover a sustentabilidade em todas as esferas da administração pública local.

A adoção dessa tecnologia resulta em significativa economia de energia elétrica e redução de emissões de gases de efeito estufa, além de proporcionar mais segurança e bem-estar à população.

“Essa ação também demonstra o compromisso do município em avançar nas metas de combate às mudanças climáticas e na promoção de um futuro mais sustentável”, destacou a assessoria em nota.

“Com a premiação, Serra Talhada ganha visibilidade nacional, consolidando-se como um exemplo de gestão pública ambientalmente responsável. O Prêmio A3P é uma importante vitrine para as boas práticas sustentáveis, e a vitória no concurso coloca a cidade no radar de outros municípios, que podem se inspirar nas ações bem-sucedidas de Serra Talhada para implementar suas próprias soluções ecológicas”, concluiu o secretário de Iluminação Pública, Júnior Moraes.

Prefeitura de Afogados divulga programação do Carnaval 2026

Tudo pronto para mais uma edição do carnaval tradição dos tabaqueiros e de todas as culturas, realizado pela Prefeitura de Afogados da Ingazeira e coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura e Esportes. A folia em Afogados vai contar com a animação de 34 blocos e sete puxadas de trio elétrico, com atrações como Michel Brocador, […]

Tudo pronto para mais uma edição do carnaval tradição dos tabaqueiros e de todas as culturas, realizado pela Prefeitura de Afogados da Ingazeira e coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura e Esportes.

A folia em Afogados vai contar com a animação de 34 blocos e sete puxadas de trio elétrico, com atrações como Michel Brocador, Felipe Santos, Luka Bass, Cezinha atrevido, Matheus Max, Banda Tuaregs, Andreza Almeida, orquestra show de frevo e DJ WRocha.

A festa já começa na quinta (12), com a prévia de carnaval dos 16 anos do bloco Leão do Norte, a partir das 21h, no polo dos tabaqueiros (beco do hidrante), com animação da orquestra show de frevo e do cantor Gustavo Pinheiro. Na sexta, às 13h, tem o bloco Nova Esperança, na vila Bom Jesus.

A abertura oficial do Carnaval de Afogados acontece na sexta, às 19h, com a saída do Tabaqueiro Gigante, do ateliê de Edgley Brito. Às 20h, inicia a decida do trio elétrico com a orquestra show de frevo e um grande arrastão cultural abre-alas, dando passagem para o carnaval 2026. Presenças dos estandartes dos blocos, Bloco Flor de Mandacaru, passistas, orquestra de frevo, fantasias vencedoras do baile municipal, troças, foliões, tabaqueiros e do homenageado do Carnaval 2026, Antônio Beserra da Silva (Serra Pau).

Ainda na sexta, às 20h, descida do bloco Bando de Loucos. O bloco se concentra na avenida Rio Branco. Às 21h, no polo dos tabaqueiros, apresentação do DJ WRocha.

Durante todos os dias de carnaval, haverá desfile itinerante das troças, boi de Genésio e outras manifestações culturais pelas ruas de Afogados.

Confira a programação dos demais dias de Carnaval:

Sábado, 14 de fevereiro 

8h – Arrastão na feira: desfile dos passistas com a Orquestra Show de Frevo.

9h – Concentração dos tabaqueiros na Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara, com a participação do Tabaqueiro Gigante.

9h30 – SÁBADO LIVRE, FREVO NO AR: apresentação da orquestra Show de Frevo no programa Sábado Livre, da Rádio Pajeú.

10h – Bloco Nado Folia. Concentração na Rua Pedro Pires.

13h – Bloco Amigos do Sábado (Rua Aparício Veras). Atrações: Gustavo Pinheiro, Troça Boi de Genésio e Burrinha.

13h – Bloco UzBiriteiro. Concentração na pracinha em frente à rotatória do Bairro Pe. Pedro Pereira. Atração: Som automotivo e G4 Som da Pegação.

14h – Bloco Asa no Frevo, ano 18 (Polo AABB) Atração: Orquestra Cacá Malaquias

14h – Kleiton Mota no Polo Clube Campestre.

14h – Bloco das Virgens. Concentração no ateliê de Luciano Pires, Rua Pedro Pires.

14h – Bloco Adega do Magnata, concentração rua 15 de Novembro. Atração: Quinteto do Samba.

15h – Bloco Tô na Poeira. Concentração no campo do Sítio Encruzilhada (Zona Rural).

15h – Concurso das Virgens (Rua Pedro Pires). Após o concurso, arrastão das Virgens até a Avenida Rio Branco.

15h – Loucos por som – Ano 3. Concentração no Campo do Nascente (anel viário), com descida pela Av. Rio Branco, retornando para o local da concentração.

19h – Bloco Varzinha Folia (Zona Rural) Atração: Kaynan e Kawē

21h – Descida do Trio Elétrico com o Bloco das Virgens. Atração: Michel Brocador.

21h – Show com a Orquestra Show de Frevo, passistas e manifestações culturais, no Polo do Frevo (Praça de Alimentação)

Domingo, 15 de fevereiro

8h – Jogo das Virgens do Sobreira. Concentração na Avenida Pedro Francisco Belo, Sobreira, às 7h, com desfile pelas ruas do bairro até o campo do Cohabão. Atração: Amigos do Samba

10h – Turma do Bebe Hoje. Concentração na Rua Professor Vera Cruz (Centro).

10h – Bloco Pitombeira Folia – Vila Pitombeira. Atração: Gustavo Pinheiro.

10h – Bloco Gava. Concentração no Clube Campestre. Atração: Quinteto do Samba

12h – Folia no Terreiro (Sítio Covoadas).

13h – Bloco RDC. Concentração na Travessa João da Cruz. Atração: Banda Gilcy Santos e DJ Pedro Humberto

13h – Bloco Bando de Loucos. Concentração na AABB.Atrações: Kleytom Motta e Luanna, Matheus Max.

14h – Bloco Varzinha Folia (Zona Rural), com som automotivo.

14h – Carlinhos Show (Polo Clube Campestre).

15h – Bloco Benfica. Concentração na Praça do Bairro Pe. Pedro Pereira e desfile pelas ruas do Bairro com paredão de som. Atração: DJ JOTA & DJ MARCÍLIO

15h – Loucos por som – Ano 3. Concentração no Campo do Nascente (anel viário), com descida pela Av. Rio Branco, retornando para o local da concentração.

15h – Bloco Unidunitê. Concentração na Avenida Rio Branco, em frente à coletoria, com desfile até a Praça de Alimentação. Atração: personagens infantis.

15h – Bloco do Queixão. Concentração na Igrejinha de São Sebastião.

16h – Bloco de Serra Pau. Concentração em frente à barraca de Serra Pau.

16h – Polo dos Tabaqueiros (Beco do Hidrante) Atração: Grupo de Pagode.

17h – Bloco dos Tabaqueiros e Bloco de Serra Pau (Beco do hidrante). Atração: Pedrinho Pegação

19h – Concurso dos Tabaqueiros. (Polo dos tabaqueiros – beco do hidrante).

21h – Bloco do Mela-Mela. Concentração na Av. Rio Branco, descida com trio elétrico. Atração: Felipe Santos.

21h – Show com a Orquestra Show de Frevo, passistas e manifestações culturais, no Polo do Frevo (Praça de Alimentação).

Segunda, 16 de fevereiro 

10h – Bloco Pai e Filhos. Concentração na rua Sete de Setembro, em frente ao mercado de Rosângela.

13h – Bloco UzBiriteiro. Concentração na pracinha em frente à rotatória do Bairro Pe. Pedro Pereira. Atração: Mirosmar Bota Pressão.

12h – Carlinhos Show (Polo AABB).

14h – Bloco Mela-Mela. Concentração na Rua Sete Setembro. Puxada com Trio Elétrico: Luka Bass.

18h – Bloco Tô na Folia. Concentração de troças carnavalescas com a Orquestra Show de Frevo (Av. Rio Branco).

19h – Concurso de Fantasia Infantil, no Polo do Frevo.

19h – Bloco Tô na Folia, puxada com trio elétrico: Cezinha Atrevido, Matheus Max e DJ WRocha.

21h – Show com a Orquestra Show de Frevo, passistas e manifestações culturais, no Polo do Frevo (Praça de Alimentação).

Terça, 17 de fevereiro 

9h – Bloco Nova Esperança. Concentração no campo Beira Lima (Vila Bom Jesus).

10h – Bloco Loucos do Peñarol. Concentração na Rua Antônio Simão do Nascimento, Bairro Borges, com carro pipa e paredão de som.

10h – Turma do Bebe Hoje. Concentração na Rua Professor Vera Cruz.

11h – São Brás Folia. Concentração na Rua da Felicidade (Praça da Comunidade).

12h – Bloco da Estação (antiga estação ferroviária). Atração: Kleiton Mota.

12h – Bloco Brotas Folia. Concentração no Bar de Djalma. Atração: Gustavo Pinheiro.

13h – Bloco Benfica. Concentração na Praça do Bairro Pe. Pedro Pereira e desfile pelas ruas do Bairro com paredão de som. Atração: Banda G4 Som da Pegação.

14h – Orquestra Show de Frevo (Polo AABB)

14h – Orquestra Cacá Malaquias (Polo Campestre)

16h30 – Matheus Max (Polo dos Tabaqueiros).

20h – Homenagem ao Bloco A cobra vai subir. (Av. Rio Branco).

20h – Bloco Bora pra Frente. Descida com Trio Elétrico pela Avenida Rio Branco. Atração: Banda Tuaregs, Andreza Almeida e DJ WRocha.

21h – Show com a Orquestra Show de Frevo, passistas e manifestações culturais, no Polo do Frevo (Praça de Alimentação).