Notícias

Iguaracy: candidaturas de Pedro Alves e Marquinhos Melo oficializadas em convenção 

Por André Luis

Neste sábado (3), em uma convenção realizada na quadra de esportes Danilo Rodrigues Eduardo, os partidos políticos PSD, PT, PSDB, MDB e PCdoB de Iguaracy oficializaram a candidatura de Dr. Pedro Alves (PSDB) para prefeito e Marquinhos Melo (PSDB) para vice.

O evento contou com a presença de líderes locais, militantes e um bom público que lotou as dependências do local.

Dr. Pedro Alves, que é médico, destacou em seu discurso sua visão para o desenvolvimento de Iguaracy, com foco em melhorias na saúde pública, na agricultura e na infraestrutura. Ele enfatizou a importância de um sistema de saúde eficiente e acessível para todos os moradores da cidade.

Marquinhos Melo, o candidato a vice-prefeito, falou sobre sua experiência em gestão e expressou sua alegria em estar ao lado de Dr. Pedro Alves. Ele prometeu colaborar na implementação de projetos voltados para o progresso econômico e social do município. 

O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres (PSDB), visivelmente emocionado, também discursou durante a convenção, destacando o trabalho realizado até agora e expressando seu apoio incondicional aos candidatos da sua coligação. 

Durante a convenção foi reafirmado o apoio do ex-prefeito Francisco Dessoles, feito pelo ex-candidato a prefeito Rogério Lins (MDB), que disputou a última eleição com Zeinha Torres. 

A convenção também contou com mensagens de apoio em vídeo do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, do deputado estadual Kaio Maniçoba, do deputado federal Renildo Calheiros e da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, que foram exibidas em um telão.

Outras Notícias

Justiça suspende eleição da União de Vereadores de Pernambuco

O Blog Cenário divulgou, com exclusividade, que a Justiça em Pernambuco suspendeu a eleição da União de Vereadores de Pernambuco, por irregularidades, principalmente, no processo de convocação da disputa interna. No dia 17 de fevereiro: a sexta-feira anterior ao Sábado de Zé Pereira, a comissão eleitoral da UVP, que é comandado pelo presidente da Câmara […]

O Blog Cenário divulgou, com exclusividade, que a Justiça em Pernambuco suspendeu a eleição da União de Vereadores de Pernambuco, por irregularidades, principalmente, no processo de convocação da disputa interna.

No dia 17 de fevereiro: a sexta-feira anterior ao Sábado de Zé Pereira, a comissão eleitoral da UVP, que é comandado pelo presidente da Câmara de Gravatá, Léo do Ar (PSDB), publicou no Diário Oficial do Estado a convocação para as inscrições das chapas concorrentes, mas sem dar o prazo necessário.

Na liminar, a Justiça reconheceu as irregularidades e suspendeu a eleição prevista para a próxima segunda-feira (3). O prazo para a nova eleição deverá ser publicado com “ampla divulgação” e também precisa respeitar o prazo de 15 dias entre a divulgação e o início do período das inscrições.

“Ante o exposto, dou provimento ao pedido de tutela de urgência para suspender a Assembleia que se realizaria no dia 03 de abril do ano corrente, para a eleição da Diretoria e Conselho fiscal da União dos Vereadores de Pernambuco”, diz um treco da decisão.

A UVP e a comissão eleitoral têm 15 dias para se pronunciar e tentar recorrer. Acesse aqui a íntegra da decisão. As informações são do Blog Cenário.

Em Serra, João Campos defende pautas prioritárias para o Pajeú

Pré-candidato a governador foi recebido pela prefeita Márcia Conrado ao lado de Humberto Costa, Marília Arraes e Carlos Costa O pré-candidato a governador João Campos (PSB) chegou ao Sertão do Pajeú. Na noite desta quarta-feira (8), ele foi recebido em Serra Talhada ao lado do senador e pré-candidato à reeleição Humberto Costa (PT), da pré-candidata […]

Pré-candidato a governador foi recebido pela prefeita Márcia Conrado ao lado de Humberto Costa, Marília Arraes e Carlos Costa

O pré-candidato a governador João Campos (PSB) chegou ao Sertão do Pajeú. Na noite desta quarta-feira (8), ele foi recebido em Serra Talhada ao lado do senador e pré-candidato à reeleição Humberto Costa (PT), da pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT) e do pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos).

Na cidade, João reafirmou a parceria com a prefeita Márcia Conrado (PT), e a necessidade de viabilizar pautas prioritárias para a região, como a duplicação da BR-232.

“As pessoas percebem que o estado está num ritmo devagar e que não está tendo o cuidado devido com aquilo que é essencial. Pernambuco pode muito mais. Nosso estado não pode estar mais ou menos. A gente não vai se contentar com isso. Tem que estar bom de verdade”, cravou, elencando a promessa sobre a construção de 250 creches como outro ponto crítico da atual gestão.

“É triste a promessa de 250 creches e só ver três entregues. Sabe quantas eu fiz em cinco anos e três meses no Recife? Mais de 100. Coloquei 12.900 crianças para dentro de sala de aula de creche. Estou certo que dá para fazer muito mais”, completou.

Citando feitos como a entrega do Hospital da Criança do Recife e a triplicação do número de vagas em creches durante a gestão de João Campos na prefeitura da capital, o senador Humberto Costa destacou que Pernambuco “precisa olhar para esse jovem que fez uma verdadeira revolução no Recife”. “João é alguém que pode e vai fazer muito mais. Ao longo desse período que nós vamos viver, vamos mostrar ao Pernambuco que ainda não conhece essa experiência o que é possível fazer com preparo e olhar para quem mais precisa”, valorizou.

Já a pré-candidata a senadora Marília Arraes elogiou o desenho da chapa da Frente Popular, que tem nitidez política em torno do apoio ao presidente Lula. “A gente começou pelo Sertão porque o povo sertanejo é persistente, teimoso e trabalhador. Aqui nós temos lado, porque temos gente comprometida em diminuir as desigualdades. É esse o mundo que a gente quer. Com um governador que tem força em Brasília, três senadores do presidente Lula e um vice-governador que vai ser cogovernador, vamos resgatar Pernambuco”, discursou.

A prefeita Márcia Conrado elencou feitos de sua gestão, a parceria com aliados políticos e a importância de se posicionar em processos eleitorais como os que Pernambuco e o Brasil estão prestes a vivenciar. “Aqui a gente não tem um grupo político, mas amigos, parceiros, pessoas que têm o propósito de servir o povo. Serra Talhada tem uma prefeita que tem lado. E João vai fazer por nossa cidade o que Serra Talhada merece”, avaliou.

No mesmo sentido, o pré-candidato a deputado estadual Breno Araújo (PT) destacou a unidade em torno do time de Lula em Pernambuco.

“A gente se alegra muito de subir nesse palanque, o palanque de Lula. João, por onde você andar nesse Sertão, estaremos juntos com você, falando de tudo que você fez no Recife, porque o povo sertanejo merece muito. O povo sertanejo não merece um governo de ano de eleição, mas um governo completo, com sua capacidade de fazer”, disse.

As agendas foram acompanhadas por outros prefeitos do Sertão, como Sandrinho Palmeira (PSB), de Afogados da Ingazeira, Vinicius Marques (PSB), de São José do Belmonte, Luciano Torres (PSB), de Ingazeira, Bebe Água (PSB), de Betânia, João Marcos Siqueira (PSB), de Ipubi, Berg Gomes (PSB), de Carnaíba, e Mayco da Farmácia (PSB), de Solidão, pelos ex-prefeitos Ângelo Ferreira (PSB) e Anchieta Patriota (PSB), pelo deputado Diogo Moraes (PSB), além de vereadores e outras lideranças da região.

Parlamentares pernambucanos ficam no topo da lista dos gastos

Diário de Pernambuco Um levantamento realizado com dados dos portais de transparência da Câmara e do Senado Federal mostrou quais os parlamentares pernambucanos que mais utilizaram a verba pública durante o ano de 2019. O ranking apontou o senador Humberto Costa (PT) como o parlamentar entre todos do Congresso, independentemente da naturalidade, com o maior […]

Foto: Roque de Sá /Agência Senado

Diário de Pernambuco

Um levantamento realizado com dados dos portais de transparência da Câmara e do Senado Federal mostrou quais os parlamentares pernambucanos que mais utilizaram a verba pública durante o ano de 2019.

O ranking apontou o senador Humberto Costa (PT) como o parlamentar entre todos do Congresso, independentemente da naturalidade, com o maior gasto do Congresso. O líder do PT no Senado utilizou R$ 607.404,64 no ano passado.

Entre os senadores pernambucanos, Humberto é o que possui o maior gabinete, com 15 pessoas. O parlamentar também conta com um escritório de apoio com mais 17 funcionários. Apesar disso, o que mais pesou na conta do político foi a locomoção, hospedagem, alimentação e combustíveis, somando o valor de R$ 151.263,65.

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) ocupou o 10º lugar no ranking nacional, usando R$ 487.795,91 em cotas e “gastos não inclusos”. Nessa lista ficam as despesas com a emissão de passagens ou Correios, por exemplo. A maior despesa do senador foi com passagens aéreas, aquáticas e terrestres nacionais. Bezerra Coelho gastou R$ 153.472,85 nessa área.

O detalhamento dos recursos utilizados pelos senadores apontou uma curiosidade: R$ 233.677,90 foram gastos apenas com os Correios. Humberto Costa (PT) destinou R$ 134.874,12 a essa área, enquanto as despesas de Fernando Bezerra Coelho (MDB) e Jarbas Vasconcelos (MDB) foram de R$ 86.835,37 e R.968,41, respectivamente.

Na Câmara, o deputado pernambucano que fez o maior uso da verba pública foi Augusto Coutinho (Solidariedade). Os R$ 464.874,31 gastos pelo político também o colocaram na 5ª posição nacional. A área em que o deputado utilizou mais dinheiro foi a manutenção de escritório de apoio à atividade parlamentar, com uma despesa de R$ 152.128,86.

Os deputados federais têm direito à Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP) para bancar as despesas do mandato, como passagens aéreas e contas telefônicas. Em Pernambuco, cada um pode usar até R$ 41.676,80 mensalmente e, caso o montante não seja gasto naquele mês, fica acumulado para que seja utilizado ao longo do ano.

Em conjunto, a maior despesa dos deputados pernambucanos foi com a emissão de bilhetes aéreos, o gasto de R$ 2,3 milhões, chegando a 27,24% do total. A segunda maior conta foi com a locação ou fretamento de veículos: uma despesa de R$ 1,7 milhão.

Os gastos com divulgação e manutenção de escritório de apoio à atividade parlamentar, consultorias, pesquisas e trabalhos técnicos, combustíveis e lubrificantes também entram para a soma do que foi utilizado com as cotas parlamentares. Ao todo, os deputados pernambucanos gastaram R$ 8,7 milhões nessa área.

Já as despesas com verba de gabinete dos deputados pernambucanos atingiram o valor de R$ 26,2 milhões. Cada um tem direito a contratar até 25 secretários parlamentares, que recebem salários entre R$ 1.025,12 e R$ 15.698,32. Os gabinetes podem usar até R$ 111.675,59 mensalmente.

Os encargos trabalhistas não entram na conta. O pernambucano Daniel Coelho (Cidadania) foi o deputado federal que fez o maior uso da verba de gabinete, gastando R$ 1,3 milhão, com pagamentos dos seus 43 funcionários.

Cadê a farda dos garis?

por Anchieta Santos No segundo ano de mandato do prefeito Sebastião Dias em Tabira, a administração a cada semana renova a promessa de que vai entregar a farda dos garis.Fica na promessa. O que se comenta na cidade é que a empresa encarregada de confeccionar o fardamento está com o material pronto desde o mês de […]

unnamed

por Anchieta Santos

No segundo ano de mandato do prefeito Sebastião Dias em Tabira, a administração a cada semana renova a promessa de que vai entregar a farda dos garis.Fica na promessa.

O que se comenta na cidade é que a empresa encarregada de confeccionar o fardamento está com o material pronto desde o mês de junho/2014 e só não entrega porque a Prefeitura lhe deve um trabalho anterior.

Afogados da Ingazeira da inicio as comemorações dos 105 anos com show de Daniel

por Bruna Verlene Na noite desta segunda (30), véspera de feriado em Afogados da Ingazeira, o Centro Desportivo ficou pequeno por aqueles que foram prestigiar os shows de Maciel Melo, Daniel e Alcymar Monteiro. Enquanto o filho da terra Maciel Melo se apresentava, os fãs e a imprensa aguardavam pelo cantor Daniel, que falou com as […]

DSC02480

por Bruna Verlene

Na noite desta segunda (30), véspera de feriado em Afogados da Ingazeira, o Centro Desportivo ficou pequeno por aqueles que foram prestigiar os shows de Maciel Melo, Daniel e Alcymar Monteiro.

Enquanto o filho da terra Maciel Melo se apresentava, os fãs e a imprensa aguardavam pelo cantor Daniel, que falou com as rádios e  blogs da região.

“ Vim comemorar os 105 anos desta cidade é muito prazeroso. Está em uma cidade que eu nunca estive é um grande presente. A cidade faz aniversário e a gente acaba ganhando o presente”, declarou o cantor sertanejo Daniel.

DSC02441

Após o show pirotécnico e os parabéns, deu-se inicio as comemorações dos 105 anos de Afogados da Ingazeira, como show de Daniel. Ao som dos antigos e novos sucessos, o cantor fez políticos, famílias, jovens e adultos, se divertirem.

Ao fim do show de Daniel, a festa não acabou. O forrozeiro Alcymar Monteiro encerrou a noite às 03h30, como acordado com o Ministério Público.