Notícias

Ibope e Datafolha cravam segundo turno entre Bolsonaro e Haddad

Por Nill Júnior

Candidato do PSL tem entre 40 e 41% dos votos válidos. Em votos totais, aparece com 36%, contra 22% do petista nos dois institutos 

O deputado Jair Bolsonaro (PSL) chegou à véspera do dia da eleição mantendo a liderança da corrida presidencial, mas sem votos suficientes para liquidar a disputa no primeiro turno, de acordo com pesquisa concluída pelo Datafolha neste sábado (6).

Segundo o instituto, o capitão reformado tem 40% das intenções de votos válidos, sem contar eleitores que pretendem votar em branco ou nulo, ou estão indecisos. Para vencer no primeiro turno, é necessário somar 50% dos votos válidos mais um.

Bolsonaro mantém vantagem de 15 pontos sobre o segundo colocado, o ex-prefeito Fernando Haddad (PT), que tem 25% dos votos válidos. Se mantiverem essas posições nas urnas no domingo (7), Bolsonaro e Haddad se enfrentarão no segundo turno no dia 28.

Em votos totais, Jair Bolsonaro(PSL) tem 36%, seguido de Fernando Haddad (PT) com 22%, Ciro Gomes (PDT), com 13%, Geraldo Alckmin (PSDB) com 7% e Marina Silva (REDE), com 3%.

Em relação ao levantamento anterior, concluído pelo Datafolha na quinta (4), Bolsonaro oscilou um ponto percentual para cima e Haddad ficou estagnado.

Em terceiro lugar, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) oscilou dois pontos percentuais e alcançou 15% das preferências, distanciando-se do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), que aparece com 8%, em quarto lugar.

A ex-senadora Marina Silva (Rede) terminou empatada com o ex-banqueiro João Amoêdo (Novo), ambos com 3% das intenções de votos válidos.

No início da campanha, em agosto, Marina disputava a segunda colocação com Ciro Gomes e Alckmin, mas despencou desde então, assim como o candidato tucano.

O Datafolha entrevistou 19.536 eleitores de 382 municípios na sexta (5) e no sábado. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi contratada pela Folha e pela TV Globo.

Nas simulações para o segundo turno da eleição, Bolsonaro e Haddad estão empatados tecnicamente, ou seja, dentro da margem de erro da pesquisa. O capitão aparece com 45% das preferências e Haddad, com 43%.

Bolsonaro e Haddad enfrentam taxas de rejeição elevadas, o que tende a transformar o confronto entre eles no segundo turno em uma disputa bastante acirrada. Segundo o Datafolha, 44% dos eleitores dizem que não votariam no capitão de jeito nenhum e 41% rejeitam o petista.

Em outro cenário, num eventual confronto com Ciro Gomes, Bolsonaro aparece com 43% e seu adversário, com 47%. Como a distância entre eles é de quatro pontos, eles também estariam empatados tecnicamente, no limite da margem de erro.

Como Alckmin, outros candidatos que se lançaram com apoio de partidos localizados no centro do espectro político chegaram ao fim da campanha estagnados, com baixa pontuação.

O ex-senador Alvaro Dias (Podemos) e o ex-ministro Henrique Meirelles (MDB) têm 2% das intenções de votos válidos. À esquerda, o candidato do PSOL, Guilherme Boulos, aparece com 1% –igual ao Cabo Daciolo, candidato do partido Patriota. (Ricardo Balthazar)

Ibope:

O Ibope também divulgou neste sábado (6) o resultado da mais recente pesquisa de intenção de voto na eleição presidencial. Segundo o instituto, desde a pesquisa divulgada no dia 3, e realizada nos dias 1 e 2 de outubro, o primeiro colocado, Jair Bolsonaro, cresceu quatro pontos, enquanto Fernando Haddad, em segundo lugar, oscilou um ponto para baixo. Os números são similares ao Datafolha.

A probabilidade de os resultados retratarem a realidade é de 95%, considerando a margem de erro, de dois pontos para mais ou para menos. A pesquisa ouviu 3.010 eleitores na sexta-feira (5) e no sábado (6).

Em votos válidos, Jair Bolsonaro (PSL) tem 41%, seguido de Fernando Haddad (PT), com 25%, Ciro Gomes (PDT), com 13%, Geraldo Alckmin (PSDB) com 8%. João Amoêdo (NOVO) e Marina Silva (REDE) chegaram a 3%. Alvaro Dias (PODEMOS), Cabo Daciolo (PATRI) e Henrique Meirelles (MDB) tem 2%. Boulos (PSOL), 1%.

Em relação a votos totais, Jair Bolsonaro (PSL) tem 36%, Fernando Haddad (PT) tem 22%. Na sequência, Ciro Gomes (PDT), 11%; Geraldo Alckmin (PSDB), 7%; Marina Silva (REDE), 3%; Cabo Daciolo (PATRI)e Henrique Meirelles (MDB),  2%.

Outras Notícias

Priscila Krause prestigia o Carnaval de Bezerros

A tradicional Folia dos Papanguns de Bezerros foi prestigiada, neste domingo (19), pela governadora em exercício Priscila Krause, que acompanhou o trajeto do Bloco desde a Avenida Major Aprígio da Fonseca até Praça de São Sebastião, na prefeitura do município, acompanhada da prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino e sua vice Socorro Silva. Durante o período […]

A tradicional Folia dos Papanguns de Bezerros foi prestigiada, neste domingo (19), pela governadora em exercício Priscila Krause, que acompanhou o trajeto do Bloco desde a Avenida Major Aprígio da Fonseca até Praça de São Sebastião, na prefeitura do município, acompanhada da prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino e sua vice Socorro Silva.

Durante o período de carnaval, o Governo de Pernambuco tem promovido uma ação integrada envolvendo diversas secretarias, apoiando as prefeituras para receber os foliões.

“Os Papangus de Bezerros voltam às ruas com toda a alegria e para que isso aconteça o Governo do Estado tem feito um trabalho integrado e transversal entre secretarias. É importantíssimo interiorizar o desenvolvimento e estimular o carnaval. Bezerros tem uma cultura riquíssima, e esse é um momento que a cidade se projeta, não só para o resto do Estado, mas também para o Brasil e para o mundo”, afirmou Priscila Krause.

No final da sua visita a Bezerros, a governadora em exercício Priscila Krause realizou uma vistoria na blitz da Operação Lei Seca, localizada na PE-097, principal via de acesso à cidade. Esta é uma das 18 equipes que trabalham durante 24h todos os dias do Carnaval 2023.

As operações de bloqueio, que são realizadas por agentes da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) e da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), seguem até a Quarta-Feira de Cinzas (22/02).

PSB não vai para Sebastião nem pra Dinca, promete Marcos Crente

O Presidente da Câmara de vereadores de Tabira Marcos Crente assinou ontem o cheque de R$ 100 mil, valor devolvido a Prefeitura para aquisição de um ônibus para o TFD-Tratamento Fora de Domicilio. Falando a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM, Marcos disse que o valor do ônibus será de R$ 180 mil e prometeu seguir […]

20141216_110343O Presidente da Câmara de vereadores de Tabira Marcos Crente assinou ontem o cheque de R$ 100 mil, valor devolvido a Prefeitura para aquisição de um ônibus para o TFD-Tratamento Fora de Domicilio.

Falando a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM, Marcos disse que o valor do ônibus será de R$ 180 mil e prometeu seguir fazendo economia para investir na aquisição de um transformador e em toda rede elétrica da Câmara que está precisando ser melhorada.

Ele comentou o resultado da Pesquisa Múltipla avaliando o trabalho dos vereadores. De acordo com o Presidente, a péssima administração que Tabira enfrenta respinga no Legislativo. “O vereador cobra e o governo não atende”.

Marcos se mostrou surpreso com a notícia do nome do ex-vice prefeito Joselito Rodrigues como candidato do PSB a sucessão do Prefeito Sebastião Dias (PTB), mas prometeu esperar a reunião da sexta feira, onde o assunto será tratado.

Perguntado qual será o destino do PSB não chegando a um consenso sobre candidatura, Marcos Crente garantiu que o partido não vai pra Dinca Brandino nem Sebastião Dias. “O PSB terá candidato a Prefeitura de Tabira”, concluiu.

Com presidente em São Paulo, Câmara de Arcoverde não tem sessão

Por Luciano Pacheco* A foto poderia representar algo normal, caso não fosse uma segunda feira à noite. Pois é, nenhum vereador de Arcoverde compareceu à sessão ordinária da Câmara de Vereadores hoje à noite. O salário é de R$ 10.120,00 para cada Vereador e da presidente é R$ 20.240,00. São apenas quatro sessões por mês, […]

Por Luciano Pacheco*

A foto poderia representar algo normal, caso não fosse uma segunda feira à noite. Pois é, nenhum vereador de Arcoverde compareceu à sessão ordinária da Câmara de Vereadores hoje à noite.

O salário é de R$ 10.120,00 para cada Vereador e da presidente é R$ 20.240,00. São apenas quatro sessões por mês, sendo uma por semana e mesmo assim nenhum vereador se fez presente.

O prédio estava fechado e as luzes apagadas. O povo compareceu e não foi nenhum vereador. Cadê o compromisso dos parlamentares arcoverdenses? Onde estão os projetos, discursos e requerimentos em prol do povo?

Segundo informações, a presidente da Casa Célia Cardoso, juntamente com o namorado, foram fazer compras em São Paulo para sua loja de roupas. A ordem foi ninguém comparecer. Será que a Câmara só pode funcionar com a presença da “toda poderosa”?

Luciano Pacheco é advogado e ex-vereador

Afogados: Prefeitura e UNIFIP lançam pedra fundamental da Faculdade de Medicina

Na próxima segunda-feira (6), o Prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira e o reitor da UNIFIP, João Leuson Gomes, assinarão a ordem de serviço e lançarão a pedra fundamental para o início das obras da faculdade de medicina em Afogados da Ingazeira.  O evento acontecerá às 16h, no próprio terreno onde será construída a […]

Na próxima segunda-feira (6), o Prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira e o reitor da UNIFIP, João Leuson Gomes, assinarão a ordem de serviço e lançarão a pedra fundamental para o início das obras da faculdade de medicina em Afogados da Ingazeira. 

O evento acontecerá às 16h, no próprio terreno onde será construída a faculdade, nas imediações do polo moveleiro, na saída para a Queimada Grande. 

O protocolo de intenções entre a Prefeitura de Afogados e a UNIFIP havia sido formado em novembro passado.

Além das autoridades locais, o lançamento contará ainda com a presença do médico Miguel Águila Toledo, coordenador do curso de medicina da UNIFIP.

Para a instalação do curso, a Prefeitura doou o terreno em cuja área será instalada a faculdade. Em contrapartida, a UNIFIP se comprometeu com um investimento de quatro milhões de reais na rede pública municipal de saúde, nos próximos seis anos, de modo a qualificar ainda mais a atenção básica. 

“Viveremos um dia histórico para Afogados. Todos nós sabemos da alta procura por esse curso, muitos chegam até a mudar de Estado e de País para cursar medicina, e nós teremos essa oportunidade aqui mesmo em Afogados, beneficiando nossos jovens e também atraindo pessoas de fora que virão para cá estudar e trazer recursos para movimentar ainda mais a nossa economia,” avaliou o Prefeito Sandrinho.

O reitor da UNIFIP, João Leuson Gomes, foi enfático no empenho para trazer o curso de medicina para Afogados. “Analisamos o potencial de Afogados, estamos contando com o apoio da Prefeitura, e vamos chegar aqui pra valer, com muito investimento, uma grande estrutura de laboratórios, com ensino de qualidade, para formarmos bons profissionais, que é nossa tradição,” destacou o Reitor. 

Histórico – A UNIFIP, antiga Faculdades Integradas de Patos, tem uma trajetória de 58 anos consolidando o ensino superior no interior da Paraíba. Possui Campus em Patos e em Campina Grande, onde ofertam curso superiores nas áreas de medicina, biomedicina, farmácia, fisioterapia, nutrição, odontologia, enfermagem, psicologia, arquitetura e urbanismo, direito, educação física, engenharia civil e medicina veterinária, dentre outros.

O Agente Secreto não levar Oscar, mas já é vencedor

O Agente Secreto, filme escrito e dirigido por Kleber Mendonça Filho, fez história ao receber quatro indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator e Melhor Direção de Elenco. Apesar de não ter conquistado nenhuma estatueta, o longa-metragem proporcionou um “grande dia” ao Brasil e ajudou a mostrar a força da cultura brasileira para todo […]

O Agente Secreto, filme escrito e dirigido por Kleber Mendonça Filho, fez história ao receber quatro indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator e Melhor Direção de Elenco. Apesar de não ter conquistado nenhuma estatueta, o longa-metragem proporcionou um “grande dia” ao Brasil e ajudou a mostrar a força da cultura brasileira para todo o mundo.

Após a vitória de Ainda Estou Aqui na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar de 2025, as expectativas eram grandes para repetir o feito este ano, o que não ocorreu, mas isso não apaga o mérito do diretor e de toda equipe do filme.

Antes do início da cerimônia, Kleber chegou a declarar estar se sentindo realizado e feliz com a conquista de chegar ao Oscar. “É um grande dia. Estamos com quase 40 companheiros e companheiras da equipe, atores, atrizes, equipe técnica. É um grande dia de celebração. E eu fico recebendo notícias do Brasil. É um grande dia no Brasil também”, disse o cineasta em entrevista à agência de notícias AFP.

A primeira categoria em que o Brasil estava representado foi a de Melhor Direção de Elenco. Este foi o primeiro ano da categoria e havia grandes expectativas para saber qual dos cinco filmes indicados seria premiado.

Para apresentar à categoria, a direção do Oscar chamou um ator de cada filme para exaltar o trabalho dos responsáveis pela escolha de elenco. Subiram ao palco Chase Infiniti, de Uma Batalha Após a Outra, Gwyneth Paltroy, de Marty Supreme, Paul Mescal, de Hamnet, Wagner Moura, de O Agente Secreto e Delroy Lindo, de Pecadores. E a primeira estatueta da história de Melhor Produção de Elenco foi para Cassandra Kulukundis pelo trabalho em Uma Batalha Após a Outra, o que entristeceu os fãs brasileiros, que não viram Gabriel Domingues trazer o troféu para o Brasil.

Segundo especialistas, as maiores chances de O Agente Secreto levar uma estatueta era na categoria de Melhor Filme Internacional, mas o longa-metragem acabou perdendo o prêmio para o norueguês Valor Sentimental, que recebeu nove indicações no total.

O Brasil também estava em uma grande torcida para Wagner Moura levar o prêmio de Melhor Ator, ainda mais pelo artista ter sido premiado no Globo de Ouro. Entretanto, o brasileiro estava em uma briga acirrada com Ethan Hawke, Leonardo DiCaprio, Timothée Chalamet e Michael B. Jordan, que ficou com o prêmio pela atuação em Pecadores.

Por fim, O Agente Secreto também disputava o principal prêmio da noite, de Melhor Filme. Essa estatueta ficou com Uma Batalha Após a Outra, de Paul Thomas Anderson, que foi o campeão da noite com seis prêmios no total.

Além das incidações de O Agente Secreto, o brasileiro Adolpho Veloso concorria ao prêmio de Melhor Fotografia pelo trabalho em Sonhos de Trem, mas quem levou a estatueta foi Autumn Durald Arkapaw, de Pecadores.