Notícias

Humberto nomeia assessor de Marília para gabinete e acirra briga no PT

Por André Luis

Do blog de Jamildo

O mais novo episódio da disputa interna no PT está rendendo muita discussão entre os petistas. O até pouco tempo assessor do gabinete da vereadora Marília Arraes Fabian Monteiro Apolinário Junior foi nomeado para o gabinete do senador Humberto Costa.

Em outros tempos, a transição passaria despercebida, mas com o racha instalado no partido com setores defendendo candidatura própria e outros a aliança com o PSB do governador Paulo Câmara, a nomeação virou motivo de discórdia. Humberto Costa é um dos nomes da legenda que defendem a composição com os socialistas e discursou sobre a necessidade do retorno à Frente Popular no Senado. Enquanto isso, Marília Arraes desponta como pré-candidata ao governo.

O movimento é considerado por apoiadores da vereadora como um início de uma “guerra” pelos votos dos delegados da legenda já que Fabian Junior é um dos delegados que votará pela candidatura própria ou apoio à reeleição de Paulo Câmara no Congresso Estadual, no dia 10 de junho. Em reserva, eles questionam o que há por trás da nomeação e se Fabian continuará a apoiar Marília como vinha fazendo nas suas redes sociais.

Segundo outra fonte, a sigla tem 300 delegados e ainda não há como saber para que lado da balança está pendendo o rumo da sigla. De acordo com a mesma fonte, apesar disso, já é claro que a nomeação “enfraqueceu” a pré-candidatura de Marília dentro do PT.

Ela lembra que Fabian Junior é vice-presidente do PT do Recife, tendo sido eleito em uma chapa encabeçada por Demetrius Fiorante, ligado a Oscar Barreto, vice-presidente estadual do partido, que apoia a retomada da aliança com o PSB. Isso também estaria sendo questionado pela ala que defende a pré-candidatura de Marília.

Quando trabalhava com Marília Arraes, Fabian fazia a interlocução com a juventude e esse mesmo grupo estaria indo com “gosto de sangue” para atacar a nomeação dele, segundo uma fonte ouvida pelo Blog. Nessa sexta-feira (11) em sua rede social, Fabian reclamou do “ódio” na política institucional.

Outras Notícias

Não tem mais volta: a Ordem tem que ser para todos!

Por Jefferson Calaça A Ordem dos Advogados do Brasil nasceu, entre outras razões, para ser a porta-voz da sociedade civil brasileira. A independência e a autonomia na atuação de seus dirigentes são indispensáveis para a garantia do Estado Democrático de Direito, tanto que tais prerrogativas são asseguradas pela Constituição Federal. A função maior da Ordem […]

JeffersonCalaca

Por Jefferson Calaça

A Ordem dos Advogados do Brasil nasceu, entre outras razões, para ser a porta-voz da sociedade civil brasileira. A independência e a autonomia na atuação de seus dirigentes são indispensáveis para a garantia do Estado Democrático de Direito, tanto que tais prerrogativas são asseguradas pela Constituição Federal.

A função maior da Ordem dos Advogados, além de lutar pelos interesses corporativos em favor da classe dos advogados, também possui uma finalidade institucional, que se reveste de um verdadeiro mandato constitucional, consubstanciado na proteção do interesse público primário, da supremacia da Constituição, do primado dos Direitos Humanos e na luta pela concreção dos ideais democráticos de tratar-se a todos, indistintamente, como livres e iguais, como bem afirmou Carlos Ayres Britto.

Infelizmente, em Pernambuco, a função essencial da OAB foi relegada a um segundo plano pelos seus dirigentes. Ao invés de primar pela defesa da classe no combate ao seu empobrecimento, em face da crescente precarização da profissão, e de efetivar a defesa das prerrogativas de uma forma profissional e eficiente, a entidade transformou-se numa mera semelhança de serviços acessórios desenvolvidos pela sua Caixa de Assistência.

Atualmente é praticamente impossível distinguir-se uma da outra: quem é OAB-PE e quem é Caixa de Assistência? A pesada e cara propaganda na imprensa com o dinheiro das anuidades dos advogados para autopromoção dos feitos assistencialistas dessa gestão se multiplicam por todas as cidades do Estado, tentando vender uma imagem de fortalecimento da classe que está bem longe da realidade dos fatos.

O grupo que está à frente da OAB-PE está completando nove anos na direção do Conselho Estadual e a sua marca tem sido a exclusão e o abandono dos advogados militantes. Aqueles que estão no dia a dia da profissão, nas salas de audiências, nos fóruns e nas Cidades de Pernambuco, sabem ou ouvem falar da OAB apenas pelas propagandas oficiais.

Na capital, são imensas filas no Progeforo, no interior, há cidades sem juízes, advogados sendo desrespeitados no exercício da profissão, valores irrisórios sendo pagos aos “audiencistas” e correspondentes, inexistência de um piso salarial, advogadas sofrendo discriminações diariamente, ausência de salas de advogados na maioria dos fóruns estaduais e nas poucas existentes, o sistema de wi-fi é mera ilusão em tempos de processo judicial eletrônico, dentre outros inúmeros problemas enfrentados diariamente pelos advogados.

Nenhuma dessas questões sequer sofreu qualquer intervenção da atual direção da Ordem em Pernambuco, tornando-se uma entidade apenas para poucos e restritos amigos, vide a sua reprovável atuação nos quintos constitucionais e demais cargos de indicação da advocacia.

Não tem mais volta: A Ordem tem que ser para todos.

Nosso Movimento, que está visitando cidade por cidade, fórum por fórum, escritório por escritório, contagiando e empolgando, com suas bandeiras, os advogados de nosso Estado, hoje é irreversível. Ele está resgatando a autoestima da classe, está nos fazendo crer que é possível termos outro amanhã para a advocacia pernambucana.

Será só imaginação? Será que nada vai acontecer? Será que é tudo isso em vão? Perguntava Renato Russo. A resposta está sendo dada por cada olhar e cada sorriso no acolhimento da nossa caminhada.

Jefferson Calaça é Integrante do Movimento A Ordem É Para Todos , Diretor da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas, Vice-Presidente da Comissão Nacional de Direitos Sociais do Conselho Federal da OAB e Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros.

Duque participa de audiência sobre o Canal do Sertão e entrega equipamentos agrícolas em Trindade

O deputado estadual Luciano Duque cumpriu agenda no município de Trindade, no Sertão do Araripe, nesta sexta-feira, com foco em ações voltadas ao fortalecimento da agricultura e do desenvolvimento regional. Pela manhã, o parlamentar participou de uma audiência pública que discutiu a importância da implantação do Canal do Sertão pernambucano, projeto estratégico para garantir segurança […]

O deputado estadual Luciano Duque cumpriu agenda no município de Trindade, no Sertão do Araripe, nesta sexta-feira, com foco em ações voltadas ao fortalecimento da agricultura e do desenvolvimento regional. Pela manhã, o parlamentar participou de uma audiência pública que discutiu a importância da implantação do Canal do Sertão pernambucano, projeto estratégico para garantir segurança hídrica e impulsionar a produção agrícola na região.

Durante o encontro, Duque destacou o impacto direto da obra para os produtores do Araripe e reforçou seu compromisso institucional com o tema. “O Canal do Sertão é uma pauta histórica e essencial para o nosso povo. Estamos falando de água para produzir, gerar renda e garantir dignidade para milhares de famílias do sertão. Como presidente da Comissão de Agricultura da Alepe, vou levar esse debate para dentro da Casa, reunindo todos os atores responsáveis para avançarmos na concretização desse projeto”, afirmou.

Já no período da tarde, o deputado esteve na aldeia Atikum, também em Trindade, onde realizou a entrega de dois tratoritos que irão fortalecer a agricultura familiar na comunidade indígena. A ação contou com a presença da liderança Lamarth Piancó.

“Esses equipamentos chegam para somar no dia a dia dos agricultores da aldeia, ajudando no preparo da terra e aumentando a produção. Nosso compromisso é levar mais condições de trabalho para quem vive do campo”, completou o parlamentar.

Raquel Lyra promete duplicar BR 232 em duas etapas, até Serra Talhada

A candidata do PSDB ao Governo do Estado,  Raquel Lyra,  fez duras críticas à malha viária de Pernambuco. Foi em sua rede social.  “A gente sabe que aqui em Pernambuco o governo Paulo Câmara abandonou as estradas.  A BR 232 é o grande exemplo disso. Das dez piores estradas do Brasil, três estão em em […]

A candidata do PSDB ao Governo do Estado,  Raquel Lyra,  fez duras críticas à malha viária de Pernambuco.

Foi em sua rede social.  “A gente sabe que aqui em Pernambuco o governo Paulo Câmara abandonou as estradas.  A BR 232 é o grande exemplo disso. Das dez piores estradas do Brasil, três estão em em Pernambuco”.

Ela  prometeu a duplicação até Serra em duas etapas.

“Eu assumo o compromisso de duplicar a BR 232 na primeira etapa até Arcoverde e em seguida até Serra Talhada. Porque isso gera desenvolvimento,  o escoamento da produção,  o direito de ir e vir da população com segurança, no escoamento da produção e na agricultura também,  bem como no turismo. Recurso tem”.

Saúde ainda não confirma nem descarta caso suspeito de COVID-19 em Afogados

O radialista Anchieta Santos noticiou hoje no programa Rádio Vivo que a Secretaria Municipal de Saúde de Afogados da Ingazeira estaria acompanhando uma técnica de enfermagem de 30 anos, que apresentou os sintomas do Covid-19. A informação dá conta de que a profissional atua na saúde de outro município. O boletim oficial ainda não foi […]

O radialista Anchieta Santos noticiou hoje no programa Rádio Vivo que a Secretaria Municipal de Saúde de Afogados da Ingazeira estaria acompanhando uma técnica de enfermagem de 30 anos, que apresentou os sintomas do Covid-19.

A informação dá conta de que a profissional atua na saúde de outro município. O boletim oficial ainda não foi divulgado, mas as providências para avaliação médica e a conduta de isolamento para realização de exames confirmatórios ou não da Covid-19, foram adotadas. O quadro da paciente é estável, segundo o radialista.

O blog procurou o Secretário de Saúde Arthur Amorim. Ele informou que em casos suspeitos, o Hospital Regional Emília Câmara informa oficialmente à Secretaria de Saúde do município.

“A partir do primeiro momento que surgir o caso nós vamos informar pelos meios oficiais”, disse o Secretário. Ele não confirmou ou descartou o caso suspeito até segunda ordem.

Prefeito eleito de Santa Terezinha não alimenta esperança de chamar aprovados em concurso

O Prefeito eleito de Santa Terezinha, Geovane Martins, o Vanin de Danda (PR), foi entrevistado por Anchieta Santos na Cidade FM e claro, chamado a falar sobre o concurso público feito pela gestão Delson Lustosa, que vem se arrastando há meses e prejudicando vários jovens que realizaram o certame. Vanin deu duas informações preocupantes : […]

vanin-entrevista1-jpg3
Foto: Blog do Pereira

O Prefeito eleito de Santa Terezinha, Geovane Martins, o Vanin de Danda (PR), foi entrevistado por Anchieta Santos na Cidade FM e claro, chamado a falar sobre o concurso público feito pela gestão Delson Lustosa, que vem se arrastando há meses e prejudicando vários jovens que realizaram o certame.

Vanin deu duas informações preocupantes : primeiro, a da qual já se tinha notícia, de que não poderia  ser homologado agora por conta da legislação que impede o procedimento 180 dias antes do fim do mandato. Quem tentou fazer já foi barrado pelo TCE, como em Floreta e São José do Egito.

Mais preocupante, Vanin afirmou que não tem como prometer a homologação, vai analisar o caso apenas após a posse e revelou que o percentual de comprometimento com a folha de pessoal no município está no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Ou seja, Vanin dá a impressão de que vai lavar as mãos sob o tema. E fica configurado que, com bases nos dados de comprometimento com a folha, imprudência sem tamanho foi realizar o certame. Aprovados no concurso já podem começaram a avaliar ação coletiva e apoio do MP.