Notícias

Homem morre vítima de atropelamento em Itapetim

Por Nill Júnior

Na madrugada deste domingo (02), um acidente foi registrado na Rua Paulino Soares, próximo à delegacia.

Ele resultou na morte de um homem identificado como José Carlos Silva de Sousa, de 42 anos, conhecido por Zé Carlos de Seu Deda.

Ainda não há detalhes sobre as circunstâncias do acidente, mas de acordo com as primeiras informações, ele seguia a pé na avenida e ao atravessar a rua foi atingido por uma motocicleta guiada por uma mulher.

Zé Carlos não resistiu aos ferimentos, morrendo no local.

Conforme relatos a mulher também ficou ferida e foi socorrida para o hospital local e transferida para outra unidade de saúde fora do município.

Segundo informações repassadas ao Repórter do Sertão, Zé Carlos saiu por volta da meia noite deste sábado (01), para participar de uma vaquejada que está acontecendo na cidade. Zé Carlos era um bom filho, um bom pai, trabalhador e deixa 4 filhos.

O horário e local do velório e sepultamento ainda não foram divulgados pela família.

Outras Notícias

O blog e a história: encontro de gerações da Rádio Pajeú

O registro foi feito em 22 de agosto de 2016, há pouco mais de 5 anos. Foi em um jantar oferecido pelo Vigário Geral da Diocese a Pároco de Flores, Monsenhor João Carlos Acioly Paz ao Monsenhor Assis Rocha, que esteve visitando cidades da região, onde participou de celebrações em pelo menos quatro paróquias por onde […]

O registro foi feito em 22 de agosto de 2016, há pouco mais de 5 anos.

Foi em um jantar oferecido pelo Vigário Geral da Diocese a Pároco de Flores, Monsenhor João Carlos Acioly Paz ao Monsenhor Assis Rocha, que esteve visitando cidades da região, onde participou de celebrações em pelo menos quatro paróquias por onde passou, encontro do ECC em Triunfo, e em todas as oportunidades, não deixou de lado seu estilo direto, em defesa do evangelho e usando-o de base para denunciar injustiças.

Foi assim, quando, falando à Rádio Pajeú, criticou a falta de renovação plena na política da região. “Os chefes políticos ainda são os mesmos”, reclamou. Na entrevista, destacou o poder das emissoras de rádio a serviço da Igreja para evangelizar e disse que os colegas padres não podem deixar de aproveitar esse veículo para anunciar a verdade.

Ali na foto, três gerações de diretores da emissora: o Padre Assis, que gerenciou a Pajeú na era romântica do Rádio, tendo como bispo Diocesano Dom Francisco, quando havia muito menos recursos, mas certamente  muito mais paixão pela comunicação e criatividade.

Já o Monsenhor João Acioly foi responsável por um grande projeto de estruturação da emissora no início dos anos 2000, com apoio do então Bispo Dom Luis Pepeu. Foi com ele que a Pajeú viveu a migração para a rádio moderna que é hoje, referência pela utilização das novas tecnologias a serviço da comunicação da emissora.

E este blogueiro, hoje com essa responsabilidade enorme e a obrigação de manter viva a contemporaneidade alcançada por um e a preservação da história escrita pelo outro, juntamente com o  Padre Josenildo Nunes, em tempos de novo bispado, de Dom Egídio Bisol, com o mesmo apoio aos pilares éticos e sociais que mantém a Pajeú no ar com a mesma força.

Pra fechar o quarteto, o comunicador Anchieta Santos, que passou pelas três gerações, não porque seja um velhinho, mas porque começou muito cedo,  e é reconhecido como o profissional formador de uma geração de radialistas, além de ter sido responsável pela migração do rádio entretenimento para o rádio notícia de hoje.

“Encontro bom é assim: a gente registra, guarda na memória e na alma”, disse na oportunidade.  Em meio à luta de Anchieta Santos pela vida, transferido ontem para o Hospital Regional Emília Câmara,  fica esse registro com gosto de esperança na sua recuperação.

Serra: Prefeitura inicia segunda etapa do Terminal de Passageiros

A Prefeitura Municipal de Serra Talhada, por meio da Superintendência de Trânsito – STTRANS, deu continuidade às obras do Terminal Alternativo de Passageiros – TAP, localizado na Lagoa Maria Timóteo. A primeira etapa do projeto foi concluída com a construção da plataforma do terminal, que tem capacidade para atender 29 viaturas com embarque e desembarque. […]

A Prefeitura Municipal de Serra Talhada, por meio da Superintendência de Trânsito – STTRANS, deu continuidade às obras do Terminal Alternativo de Passageiros – TAP, localizado na Lagoa Maria Timóteo.

A primeira etapa do projeto foi concluída com a construção da plataforma do terminal, que tem capacidade para atender 29 viaturas com embarque e desembarque.

A segunda etapa do projeto inclui a construção do prédio da administração do terminal, banheiros para usuários, acessibilidade e sinalização com investimento de quase 116 mil reais. “Iniciamos a construção de uma estrutura básica para atender os usuários do terminal, com sanitários masculinos e femininos, com acessibilidade para portadores de deficiências, depósitos, sinalização do terminal e vias de acesso. Concluídos esses serviços o terminal entrará em operação, melhorando muito a fluidez do trânsito da cidade”, explicou o superintendente da STTRANS, Célio Antunes.

A construção do Terminal Alternativo de Passageiros faz parte do Plano de Mobilidade Urbana do Município de Serra Talhada, equipamento que irá receber diariamente dezenas de veículos, beneficiando milhares de pessoas de toda a região e estados circunvizinhos.

Belo Jardim: Vereador é condenado por enriquecimento ilícito

O líder da oposição na Câmara de Vereadores de Belo Jardim e presidente do PSB na cidade, o vereador Nilton Senhorinho, foi condenado por improbidade administrativa, por dano ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), enriquecimento ilícito e violação aos princípios administrativos. As informações são do Blog do Magno. A sentença foi publicada nesta […]

O líder da oposição na Câmara de Vereadores de Belo Jardim e presidente do PSB na cidade, o vereador Nilton Senhorinho, foi condenado por improbidade administrativa, por dano ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), enriquecimento ilícito e violação aos princípios administrativos. As informações são do Blog do Magno.

A sentença foi publicada nesta segunda-feira (03.08), no site da Justiça Federal de Pernambuco (JFPE), e prevê a suspensão dos direitos políticos do parlamentar pelo prazo de cinco anos, além do pagamento de R$ 20 mil reais pela gravidade das condutas e pelo prejuízo causado aos cofres da Prefeitura. 

Esse valor vai ser atualizado desde 2015. Os crimes teriam sido cometidos quando o vereador Nilton Senhorinho era secretário de Educação do governo do ex-prefeito cassado e condenado João Mendonça, que também figura com réu neste processo.

Nilton e o ex-prefeito João Mendonça foram condenados pelo juiz federal Tiago Antunes de Aguiar, da 24ª Vara da Seção Judiciária do Estado de Pernambuco.

Entenda o caso – Enquanto secretário de Educação, Nilton contratou diretamente, com dispensa de licitação, uma empresa para transporte público escolar, no valor de R$ 368.928,84 pelo prazo de 20 dias. 

A denúncia aponta que a contratação teria acontecido de forma relâmpago – em um único dia, obscura e sem amparo jurídico-legal, tendo em vista que o município não estaria em estado de calamidade pública ou emergência, para justificar a inviabilidade de competição, celeridade e reincidência dos mesmos trâmites de contratação da empresa para o transporte escolar da rede municipal de ensino.

Além disso, o Ministério Público Federal (MPF) apontou no inquérito civil que a empresa contratada não possuía sequer os veículos para prestar o serviço de transporte, tendo sublocado, de forma verbal, 141 veículos pertencentes a pessoas físicas, as quais também eram responsáveis por conduzir os alunos à escola. Os veículos, em sua maioria, também não atendiam às normas de segurança.

Como penalidade, a empresa de transportes também foi multada no mesmo valor e não poderá firmar contratos com o poder público ou receber benefícios creditícios por cinco anos. 

Com a decisão, o ex-prefeito João Mendonça contabiliza 23 anos de direitos políticos cassados e 21 anos de inelegibilidade. Ele também teve uma condenação de 37 anos de prisão, de outro processo, por apropriação indébita de valores descontados de servidores municipais que fizeram empréstimo consignado.

Nilton Senhorinho (PSB) atualmente exerce o segundo mandato como vereador de Belo Jardim, na legislatura 2021 – 2024, e pode ficar inelegível por cinco anos para as próximas eleições. A Promotoria determinou ainda que os réus tenham os nomes incluídos no cadastro nacional dos condenados por ato de improbidade administrativa, disponível no portal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Brasil reclama de tarifaço de Trump na OMC: ‘Tarifas arbitrárias anunciadas de forma caótica’

Declaração do embaixador brasileiro ganhou apoio de 40 países.  Do G1 O secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Itamaraty, embaixador Philip Gough, condenou, em discurso apresentado na Organização Mundial do Comércio (OMC) nesta quarta-feira (23), tarifas “arbitrárias”, anunciadas e “implementadas de forma caótica”. A declaração foi apoiada pelos países da União Europeia (que são 27) e mais […]

Declaração do embaixador brasileiro ganhou apoio de 40 países. 

Do G1

O secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Itamaraty, embaixador Philip Gough, condenou, em discurso apresentado na Organização Mundial do Comércio (OMC) nesta quarta-feira (23), tarifas “arbitrárias”, anunciadas e “implementadas de forma caótica”.

A declaração foi apoiada pelos países da União Europeia (que são 27) e mais 13 nações.

A manifestação ocorreu durante reunião do Conselho Geral da OMC, em Genebra, na Suíça. Em seu pronunciamento, o representante brasileiro registrou profunda preocupação com “uso de medidas comerciais como instrumento de interferência em assuntos internos de outros países”.

No entanto, não citou diretamente o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A nove dias da data prevista para a implementação do “tarifaço” anunciado pelo republicano, o governo brasileiro defende que não pretende sair da mesa de negociações.

No discurso desta quarta, o enviado do governo brasileiro destacou que tais medidas “estão interrompendo as cadeiras de valor globais e correm o risco de lançar a economia mundial em uma espiral de preços altos e estagnação”.

Além disso, sanções unilaterais desse tipo “equivalem a uma violação flagrante dos princípios fundamentais que sustentam a OMC e são essenciais para o funcionamento do comércio internacional”.

A apresentação de um recurso à OMC foi uma das medidas anunciadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na tentativa de conter a implementação das tarifas de 50% sobre exportações brasileiras em território americano.

Desde que o presidente Lula passou a mencionar a possibilidade de o Brasil recorrer formalmente ao órgão internacional, diplomatas têm avaliado que o órgão de solução de controvérsias da instituição está paralisado e sem capacidade de agir e, mesmo que tome uma decisão, sem força para implementar.

Diante disso, entendem que um eventual recurso formal representaria um gesto político, sem produzir decisões efetivas.

Câmara de Afogados realiza parceria com a UNIP

A Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira fechou na manhã desta quarta-feira(13) parceria com a UNIP – Universidade Paulista. Pela parceria, os colaboradores da Câmara poderão obter um desconto de até 30% ao ingressar nos cursos da universidade. Igor Mariano, Presidente da Casa, destacou a importância da parceria: “Importante demais todo esse investimento que […]

A Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira fechou na manhã desta quarta-feira(13) parceria com a UNIP – Universidade Paulista. Pela parceria, os colaboradores da Câmara poderão obter um desconto de até 30% ao ingressar nos cursos da universidade.

Igor Mariano, Presidente da Casa, destacou a importância da parceria: “Importante demais todo esse investimento que a UNIP tem feito na nossa região, encurtando distâncias e oportunizando as pessoas a terem condição de cursar uma universidade. Tenho que agradecer à toda equipe pela formalização desta parceria, é muito importante para o desenvolvimento intelectual e profissional das pessoas”, destacou Mariano.

A UNIP oferece educação a distância nas mais diversas áreas, como Administração, Artes visuais, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e muito mais. Todas elas com descontos de até 30% nas mensalidades. Para mais informações ligue: UNIP: (87) 383-1763 ou (87) 9.9998-1141. Site: unip.br/ead .