Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

Hoje é Dia Estadual do Rádio

Publicado em Notícias por em 6 de abril de 2022

Hoje é o Dia Estadual do Rádio,  referência à primeira transmissão do veículo,  em Pernambuco, dia 6 de abril de 1919.

O reconhecimento nasceu em 2020, após promulgação pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) incluindo o dia no calendário oficial de eventos e datas comemorativas do Estado, previsto na lei 16.241/2017. A proposição nasceu de provocação da ASSERPE. 

É a partir de nosso estado que fazemos o Brasil ouvir um fato técnica e documentalmente comprovado: o rádio nasceu em Pernambuco.  

E para os poucos que duvidavam, estamos mais fortes.

Brinco que rádio é o “Lázaro da comunicação”.  Tentaram matá-lo em alguns momentos da história, como na chegada da TV, da Internet e agora das redes sociais. Ele sempre “levanta e anda” mais forte.

Inclusive, o rádio agrega valor às redes. Com ele nas multiplataformas não tem fake news.

O rádio é o veículo mais afetivo. Todos temos uma história com ele. Uma música que tocou no rádio na nossa infância,  por exemplo, nos remete ao passado.  Dá pra sentir o “cheiro da saudade”. É o veículo mais cantado também por isso. Quantas músicas falam do rádio e de sua relação única com o povo brasileiro e sua variedade cultural. “Alguém está chorando com o rádio ligado”. 

Salva vidas do lado de dentro e do lado de fora da sintonia. Quantos profissionais costumam dizer que “devem a vida” e o que são ao rádio.  E para dar um exemplo recente,  quantas vidas salvou agora na pandemia, nos ajudando a retomar a vida com um grau de normalidade após meses de desafios.

É imbatível na prestação de serviço, no diálogo permanente com a população de todas as classes e faixas etárias. Informa com agilidade, em cima da notícia, ajuda a formar opinião com respeito às regras do jogo e imparcialidade como nas eleições que se avizinham,  vive de mãos dadas com a democracia. 

Cresceu 43% em credibilidade e está presente na vida de mais de 80% da nossa população.  Em algumas regiões,  praticamente nove em cada dez brasileiros escutam rádio com alguma frequência,  com mais de quatro horas diárias dedicadas a esse veículo. 

Em Pernambuco, por sua forca e tradição,  tem alma e aura próprias.  Temos um dos melhores pólos de radiodifusão do país.  Fazemos rádio sem dever nada a nenhum estado da federação.  Ao contrário,  Pernambuco se coloca como um estado de ponta na produção de conteúdo e ensina com maestria como fazer um rádio de qualidade. 

Viva o rádio de Pernambuco e seu dia! Nosso orgulho na informação,  prestação de serviço, na hora do gol, na música que toca o coração, ao ser o grande companheiro dos pernambucanos!

Deixar um Comentário