Notícias

Governo Federal fará estudo para integrar bacias dos rios São Francisco e Tocantins

Por Nill Júnior
Cabrobó (PE) – Segunda Estação de Bombeamento do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, inaugurada nesta sexta-feira pelo presidente da República, Michel Temer. Beto Barata/PR

Durante a inauguração da segunda Estação de Bombeamento (EBI-2) do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, em Cabrobó (PE), o Governo Federal anunciou mais um passo para aumentar a segurança hídrica de milhões de brasileiros da região Nordeste.

O presidente Michel Temer afirmou, atendendo a uma solicitação do ministro Helder Barbalho, que vai autorizar estudos para avaliar a viabilidade da integração das bacias dos rios São Francisco e Tocantins. “Com esta obra, cerca de 220 quilômetros de canais garantirão a chegada da água das bacias à Bahia. Será a redenção do Rio São Francisco e do Nordeste”, afirmou Helder Barbalho. A ideia nasceu de projeto do Deputado Gonzaga Patriota (PSB).

A partir do sinal verde do presidente, uma equipe técnica do Ministério da Integração Nacional iniciará a elaboração do Termo de Referência, que dará início ao processo de seleção da empresa qualificada para elaborar o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) que definirá estratégias, possibilidades técnicas e os locais adequados para a interligação das duas bacias hidrográficas.

O ministro Helder Barbalho anunciou também a data prevista para a entrega da primeira etapa da Adutora do Agreste: 8 de março deste ano. “São essas obras complementares, como a Adutora do Agreste aqui em Pernambuco, a Vertente Litorânea na Paraíba, e o Cinturão das Águas no Ceará, que permitirão que a água do Rio São Francisco adentre ainda mais nos estados e chegue até mais cidades e mais nordestinos”, explicou o ministro. Financiada pelo Governo Federal e executada pelo Estado, a obra está dividida em duas fases com um total de 571 quilômetros de extensão.

 “Comparando os repasses de recursos entre 2015 e 2017, o atual Governo liberou 40% a mais que a média repassada na gestão federal anterior. Já disponibilizamos mais de R$ 307 milhões para a Adutora somente neste governo”, destacou Helder Barbalho.

O acionamento da EBI-2, realizado hoje pelo presidente Michel Temer e pelo ministro Helder Barbalho, permitirá que as águas do ‘Velho Chico’ avancem pelos canais até perenizar o açude Nilo Coelho, em Terra Nova (PE), no momento com o nível baixo. A medida irá reforçar o abastecimento e garantir segurança hídrica a 9,2 mil habitantes do município – 4,2 mil na área rural e cinco mil na urbana. “Hoje liberamos a água aqui em Cabrobó. Em breve, essa mesma água chegará a Fortaleza para garantir o abastecimento a mais de 3,5 milhões de cearenses”, explica o ministro.

Com o funcionamento da segunda estação (EBI-2), a água do Rio São Francisco será elevada a 58,5 metros de altura, o equivalente a um prédio de 19 andares. De lá, seguirá pelos canais até chegar ao reservatório Serra do Livramento – percurso que durará cerca de 20 dias. O Velho Chico, então, já terá percorrido 53,5 quilômetros das estruturas do Eixo Norte – a viagem começa também no município de Cabrobó (PE), onde a água é captada. Até o final deste ano, mais de 7 milhões de pessoas dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte irão receber as águas do São Francisco, que vão ajudar a mitigar o sétimo ano seguido de seca.

Responsabilidades – Além da população diretamente beneficiada em Terra Nova, o enchimento do reservatório Serra do Livramento prevê beneficiar mais quatro mil moradores de 14 comunidades rurais que vivem às margens do canal. Para que isso seja possível, o Ministério forneceu os projetos executivos e liberou R$ 5,5 milhões ao Governo de Pernambuco, responsável pela execução da obra, para a implantação de sete sistemas de distribuição.

Essas estruturas são responsáveis por levar a água do Rio São Francisco até a torneira da população. Ao Governo Federal, por meio do Ministério da Integração, cabe entregar a água do São Francisco aos pontos de captação nos estados beneficiários. Já os governos estaduais têm a prerrogativa de estudar e implementar intervenções necessárias para que a água chegue até as torneiras das casas.

Barragem Barra do Juá – Com a ordem de serviço assinada hoje (2) pelo ministro Helder Barbalho, a previsão é de que as obras de recuperação e modernização da Barragem do Juá, em Floresta (PE) – parte do Eixo Leste do Projeto São Francisco –sejam finalizadas em até oito meses. O Deputado Kaio Maniçoba comemorou a liberação.

Os serviços estão sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), órgão vinculado ao Ministério da Integração. Mais de 31 mil pessoas no município de Floresta (PE) serão contempladas com a execução da obra. Com capacidade de armazenar 71,47 milhões de metros cúbicos de água, a estrutura é alimentada pelo Rio Riacho do Navio e seus afluentes.

Outras Notícias

Ministério aciona Anac após cancelamentos de voos às vésperas do segundo turno das eleições

O Ministério de Portos e Aeroportos acionou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) neste domingo (25), após relatos de cancelamentos de voos que poderiam prejudicar o deslocamento de eleitores durante o segundo turno das eleições presidenciais. A pasta também solicitou esclarecimentos às companhias aéreas e determinou o acompanhamento da situação nos aeroportos ao longo […]

O Ministério de Portos e Aeroportos acionou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) neste domingo (25), após relatos de cancelamentos de voos que poderiam prejudicar o deslocamento de eleitores durante o segundo turno das eleições presidenciais. A pasta também solicitou esclarecimentos às companhias aéreas e determinou o acompanhamento da situação nos aeroportos ao longo do dia.

Em comunicado divulgado pela manhã, o ministério informou que três decolagens haviam sido canceladas por motivos operacionais, segundo informações prestadas pelas empresas responsáveis. Os passageiros teriam sido reacomodados em outras aeronaves.

Posteriormente, a Anac informou a identificação de quatro cancelamentos de voos com destino ao Nordeste entre sábado (24) e domingo (25). As ocorrências envolveram as companhias Gol, Azul e Latam.

Entre os voos afetados estão uma ligação entre Porto Alegre e Salvador, duas operações da Azul com destino ao Recife, partindo de Brasília e Maceió, e um voo da Latam entre Guarulhos e Maceió.

De acordo com a agência reguladora, as ocorrências estão dentro dos padrões habituais da aviação comercial. A Anac afirmou não ter identificado anormalidades no funcionamento da malha aérea nacional.

Diante da repercussão dos cancelamentos, a agência encaminhou, às 8h50 deste domingo, ofícios às três companhias solicitando informações urgentes sobre as providências adotadas para a reacomodação dos passageiros.

O Ministério de Portos e Aeroportos informou que a estrutura aeroportuária brasileira dispõe de condições para manter as operações regulares durante o processo eleitoral. Segundo a pasta, mais de 3 mil decolagens são realizadas diariamente no país.

O governo federal afirmou que continuará acompanhando a movimentação nos aeroportos para identificar eventuais problemas e cobrar medidas que permitam o deslocamento dos eleitores.

Até a atualização divulgada pela Anac, não havia indicação de cancelamentos fora da normalidade operacional nem comprovação de que as suspensões tivessem motivação eleitoral.

Fonte: Diário de Pernambuco

Foto: Reprodução

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr

Fachin vota em Brasília e defende respeito à vontade popular no segundo turno das eleições

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, votou na manhã deste domingo (25), em Brasília, durante o segundo turno das eleições presidenciais. Após registrar seu voto, o magistrado destacou a importância da participação popular e defendeu o respeito ao resultado das urnas. Fachin chegou por volta das 11h ao Centro de Ensino […]

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, votou na manhã deste domingo (25), em Brasília, durante o segundo turno das eleições presidenciais. Após registrar seu voto, o magistrado destacou a importância da participação popular e defendeu o respeito ao resultado das urnas.

Fachin chegou por volta das 11h ao Centro de Ensino Fundamental 214 Sul, na Asa Sul da capital federal, acompanhado da esposa, Rosana Fachin. O ministro conversou com jornalistas e ressaltou que a escolha dos representantes políticos deve refletir a vontade dos eleitores.

Em sua declaração, o presidente do STF lembrou que a autoridade dos governantes tem origem na soberania popular e que as decisões tomadas nas urnas devem ser respeitadas pelas instituições.

O magistrado também destacou a atuação da Justiça Eleitoral na organização do pleito, elogiando a segurança, a transparência e a condução dos procedimentos de votação em todo o país.

Fachin agradeceu o trabalho dos mesários, presidentes de seção, juízes e demais profissionais envolvidos na realização das eleições. Segundo ele, esses trabalhadores desempenham uma função essencial para assegurar o exercício do voto.

O presidente do Supremo fez ainda uma referência aos eleitores que comparecem voluntariamente às urnas, especialmente jovens de 16 e 17 anos e pessoas com mais de 70 anos, para quem o voto é facultativo.

Ao comentar o encerramento do processo eleitoral, Fachin afirmou que o próximo presidente terá responsabilidades constitucionais a cumprir a partir do resultado da votação.

“Portanto, a eleição e o segundo turno terminam hoje, e isso significa que, a partir de amanhã, os desafios aguardam os escolhidos”, declarou.

O segundo turno deste domingo define a disputa presidencial entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL). A votação ocorre até as 17h, pelo horário de Brasília, quando terá início a divulgação dos resultados.

Fonte: O Globo
Foto: Bernardo Lima

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr

 

“Vitória de Lula será construída voto a voto”, afirma Humberto Costa após votar no Recife

O senador reeleito por Pernambuco, Humberto Costa (PT), votou na manhã deste domingo (25), na Escola Brigadeiro Eduardo Gomes, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Após participar da votação do segundo turno das eleições presidenciais, o parlamentar manifestou confiança na reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que disputa a […]

O senador reeleito por Pernambuco, Humberto Costa (PT), votou na manhã deste domingo (25), na Escola Brigadeiro Eduardo Gomes, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Após participar da votação do segundo turno das eleições presidenciais, o parlamentar manifestou confiança na reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que disputa a Presidência com Flávio Bolsonaro (PL).

Humberto chegou ao local de votação por volta das 10h. Ao comentar a campanha do segundo turno, destacou a mobilização dos apoiadores de Lula nas últimas semanas e afirmou acreditar que o trabalho realizado poderá influenciar o resultado das urnas.

“O povo brasileiro sabe o que está em jogo. Rodamos muito, conversamos com as pessoas, e o que a gente sente nas ruas é que o Brasil quer seguir avançando”, declarou o senador.

Humberto também afirmou estar confiante em uma vitória do presidente, que busca mais um mandato no Palácio do Planalto. Segundo ele, o comparecimento dos eleitores será decisivo para o resultado da disputa.

“Hoje, o povo vai às urnas para garantir a continuidade do trabalho do presidente Lula, e a vitória vai ser construída voto a voto. Eu tenho certeza de que nós vamos vencer esta eleição”, acrescentou.

O parlamentar também projetou uma votação expressiva para Lula em Pernambuco, estado onde o presidente conta com o apoio de lideranças do PT e de partidos aliados.

Após votar no Recife, Humberto Costa segue para São Paulo, onde deverá acompanhar a apuração dos votos ao lado do presidente Lula e de integrantes de sua campanha.

Fonte: Diário de Pernambuco.

Foto: Ilana Costa

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr

Líder do governo no Senado, Teresa Leitão vota em Olinda e destaca defesa da democracia e da soberania nacional

A senadora por Pernambuco e líder do governo Lula no Senado Federal, Teresa Leitão (PT), votou neste domingo (25), em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, durante o segundo turno das eleições presidenciais de 2026. Na ocasião, a parlamentar destacou a importância da soberania nacional, da democracia e das políticas públicas no debate eleitoral. Aliada […]

A senadora por Pernambuco e líder do governo Lula no Senado Federal, Teresa Leitão (PT), votou neste domingo (25), em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, durante o segundo turno das eleições presidenciais de 2026. Na ocasião, a parlamentar destacou a importância da soberania nacional, da democracia e das políticas públicas no debate eleitoral.

Aliada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição contra Flávio Bolsonaro (PL), Teresa tem participado das mobilizações políticas em defesa da continuidade do atual governo federal.

No sábado (24), a parlamentar esteve em uma carreata de apoio a Lula em Olinda, ao lado de outros representantes do PT e de partidos aliados. A mobilização percorreu bairros como Bairro Novo, Casa Caiada, Rio Doce e Jardim Atlântico, com encerramento no Largo do Amparo.

Teresa Leitão assumiu a liderança do governo no Senado em junho deste ano, após a saída de Jaques Wagner (PT-BA). Desde então, passou a atuar na articulação de propostas consideradas prioritárias pelo Palácio do Planalto, incluindo mudanças na jornada de trabalho e medidas relacionadas à segurança pública.

Primeira mulher eleita para representar Pernambuco no Senado Federal, Teresa também tem atuação política ligada à educação, aos direitos sociais e à participação feminina nos espaços de poder.

Fonte: Blog do Mário Flávio

Foto: Reprodução

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr

Eleições 2026: primeiros resultados no exterior mostram vantagem de Lula na Oceania e em parte da Ásia; Flávio Bolsonaro vence no Japão e na Tailândia

Os primeiros resultados do segundo turno das eleições presidenciais de 2026 no exterior, divulgados neste domingo (25), mostram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente de Flávio Bolsonaro (PL) em países como Austrália, Nova Zelândia, China, Coreia do Sul e Singapura. O candidato do PL, por sua vez, registra ampla vantagem no […]

Os primeiros resultados do segundo turno das eleições presidenciais de 2026 no exterior, divulgados neste domingo (25), mostram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente de Flávio Bolsonaro (PL) em países como Austrália, Nova Zelândia, China, Coreia do Sul e Singapura. O candidato do PL, por sua vez, registra ampla vantagem no Japão e também aparece à frente em outras localidades asiáticas.

Os números foram obtidos a partir dos boletins de urna disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Como a votação já terminou em parte da Ásia e da Oceania, devido à diferença de fuso horário, os resultados dessas seções começaram a ser conhecidos ainda durante a madrugada no Brasil.

Na Nova Zelândia, Lula recebeu 418 votos, o equivalente a 80,54% dos votos válidos, contra 101 votos (19,46%) de Flávio Bolsonaro. Na Austrália, o petista também ficou à frente, com 6.017 votos, enquanto o adversário somou 3.465.

Na Coreia do Sul, Lula alcançou 148 votos (64,35%), contra 82 (35,65%) de Flávio. Em Singapura, o presidente recebeu 213 votos, diante de 121 do candidato do PL.

O Japão apresenta o cenário oposto. Flávio Bolsonaro conquistou 28.538 votos (80,08%) nos boletins inicialmente contabilizados, enquanto Lula recebeu 7.098 (19,92%). O candidato do PL também ficou à frente nas Filipinas, com 39 votos contra 27, e na Tailândia, com 60 contra 56.

Na Malásia, a diferença foi pequena: Flávio recebeu 44 votos, enquanto Lula obteve 41, segundo um dos levantamentos dos boletins eleitorais.

Os dados também mostram diferenças importantes no tamanho do eleitorado de cada país. A votação japonesa, por exemplo, tem peso muito maior na soma dos votos do exterior do que os resultados registrados em países com poucas dezenas ou centenas de eleitores.

Ao todo, 918.876 brasileiros estão aptos a votar fora do país, distribuídos por 186 cidades de 134 países, segundo o TSE. A votação no exterior é organizada pela Justiça Eleitoral brasileira, com a participação do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal e do Ministério das Relações Exteriores.

Os resultados conhecidos até o momento são parciais e não representam a totalização oficial da eleição. A divulgação consolidada pelo TSE está prevista para depois das 17h, horário de Brasília, quando termina a votação em território nacional.

Fonte: O Globo

Foto: Reprodução

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr