Notícias

Governo entrega a obra da PE-418 aos sertanejos

Por Nill Júnior

eed17a09425ceb7184b42a8420fdf94a

O secretário estadual de Transportes, Sebastião Oliveira, representando o governador Paulo Câmara, entregou à população nesta quinta-feira (25), a conclusão do trecho de 5 km da obra de implantação e pavimentação da rodovia PE-418, que vai do distrito de Santa Rita até a divisa com o estado da Paraíba, no Sertão do Pajeú. Ação contempla a via com pista pavimentada, nova drenagem e sinalização, resultando em um investimento total de R$ 36 milhões.

O trecho da PE-418, que foi entregue por Sebastião Oliveira, complementa a obra de pavimentação total da rodovia, resultado de um projeto de autoria do secretário da pasta de Transportes para atender antiga reivindicação daquela população sertaneja. Esse trecho é a última etapa da via, conhecida como “Estrada de Santa Rita”, de extrema importância para o escoamento de produtos dos comerciantes pernambucanos e Paraibanos, que serão os mais beneficiados com o término desta obra.

A conclusão da PE-418 possui importância notória, uma vez que vai beneficiar também os agricultores que terão mais facilidades de acesso a localidades próximas e para escoar suas produções, e aos estudantes que residem em comunidades antes isoladas, a oportunidade de estudarem nos estabelecimentos localizados nos centros urbanos, além de facilitar o atendimento médico e outros serviços às comunidades daquela região.

Outras Notícias

Às 11h: Evandro e Eclérinston na Manhã Total na Gazeta, em novo horário

O Programa Manhã Total na Gazeta começa em novo horário a partir deste sábado, dia 4, na Gazeta FM, em São José do Egito. Agora, entramos no ar um pouco mais tarde,  às onze da manhã, na emissora egipciense, que integra o Grupo Fênix de Comunicação. A Manhã Total na Gazeta tem prestação de serviço, notícias que […]

758e282739abe61719b69c19a3d748c7O Programa Manhã Total na Gazeta começa em novo horário a partir deste sábado, dia 4, na Gazeta FM, em São José do Egito. Agora, entramos no ar um pouco mais tarde,  às onze da manhã, na emissora egipciense, que integra o Grupo Fênix de Comunicação.

A Manhã Total na Gazeta tem prestação de serviço, notícias que movimentam a semana, participação dos ouvintes e o   Debate do Sábado.

Neste sábado, o pré-candidato a prefeito Evandro Valadares e o médico e presidente do PSB Eclérinston Ramos são os convidados e falam de sucessão.  Você pode participar pelo zap 9-9652-2723.

Acompanhe: Você escuta a Gazeta FM sintonizando 95,3 MHZ. Pela internet, o endereço é o www.gazetafm95.com.br . A emissora integra o Sistema Fênix de Comunicação, presidido por Gilberto Rodrigues, contando ainda com a Vilabella FM, de Serra Talhada. É dirigida pelo jornalista João Carlos.

Mais incêndios registrados no Pajeú

Incêndios em áreas de caatinga continuam sendo registrados em áreas do Pajeú. Na tarde deste sábado, ouvintes da Rádio Pajeú relataram um incêndio em um trecho da PE 320, mais um dos tantos registrados nos últimos dias. Os bombeiros foram mais uma vez contatados. Foi na área de Riacho do Peixe, Carnaíba. Dia 13, às […]

Incêndios em áreas de caatinga continuam sendo registrados em áreas do Pajeú.

Na tarde deste sábado, ouvintes da Rádio Pajeú relataram um incêndio em um trecho da PE 320, mais um dos tantos registrados nos últimos dias. Os bombeiros foram mais uma vez contatados. Foi na área de Riacho do Peixe, Carnaíba.

Dia 13, às margens da PE 490, na saída para Água Branca, uma grande área foi consumida pelo fogo, próxima à propriedade do prefeito Sebastião Dias e de outras casas da localidade.

A Guarda Municipal foi chamada com carros-pipa tentando controlar as chamas. Sem contato com Corpo de Bombeiros, o secretário Flávio Marques chegou a dizer que o apoio de proprietários de carros-pipa seria fundamental para conter as chamas, evitando que propriedades e animais fossem consumidos pelo fogo.

No mesmo dia em Afogados da Ingazeira, um incêndio numa plantação de capim na Diomedes Gomes revoltou a população. Cinco cães pequenos morreram queimados.

Na área rural, enquanto isso, bombeiros lutavam contra outro foco. “Ligaram para os bombeiros que disseram estar em um incêndio na Carnaúba, já que o fogo estava próximo às residências”, disse Alani Ramos ao blog.

Um terceiro incêndio foi registrado nas proximidades do Motel Tu que Sabe, às margens da PE 320,  em Carnaíba.

Na quinta, dia 14, uma área importante foi atingida pelo fogo na área de Cachoeira da Onça, se alastrando para o terreno do ex-prefeito Totonho Valadares. Populares e bombeiros lutaram contra o fogo, muitas mulheres.

O caso mais grave foi registrado no Sítio Caldeirãozinho, em Tabira. Um idoso de 70 anos, Heleno Umbelino dos Santos, morreu quando queimava uma broca.

As chamas aumentaram rapidamente e o mesmo não teve como sair. Ele sofreu queimaduras de terceiro grau e asfixia provocado pela fumaça, entrando em óbito ainda no local.

PEC que muda Conselho do Ministério Público é rejeitada no Plenário da Câmara

Foi rejeitado o substitutivo do relator à proposta de emenda à Constituição; falta votar o texto original da PEC O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou a ampliação de Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) de 14 para 17 vagas, em votação nesta quarta-feira (20). O substitutivo do deputado Paulo Magalhães (PSD-BA) à Proposta de […]

Foi rejeitado o substitutivo do relator à proposta de emenda à Constituição; falta votar o texto original da PEC

O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou a ampliação de Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) de 14 para 17 vagas, em votação nesta quarta-feira (20).

O substitutivo do deputado Paulo Magalhães (PSD-BA) à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 5/21 obteve 297 votos favoráveis contra 182 e 4 abstenções, mas faltaram 11 votos para obter o mínimo de apoio necessário, de 308 deputados.

Com o resultado, o Plenário deve agora analisar o texto original da PEC apresentado pelo deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que mantém a composição do CNMP em 14 membros mas acaba com a vaga nata do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. No lugar, a Câmara dos Deputados e o Senado vão eleger mais um conselheiro, que deverá ser membro do Ministério Público. Já o corregedor nacional do Ministério Público poderá provir de fora do Ministério Público.

Ao final da votação, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), prometeu fazer uma análise política sobre o que mudou em três votações da proposta, que já havia sido aprovada em duas comissões. “O Plenário vota, temos que obedecer o resultado. Nós temos um texto principal e temos possibilidades regimentais”, ressaltou.

Lira evitou falar em vitória ou derrota, mas voltou a defender as mudanças propostas. “Acho que todo poder merece ter seu código de ética, todo poder merece ter imparcialidade nos julgamentos e todos os excessos devem ser dirimidos”, afirmou.

Propaganda

Paulo Teixeira atribuiu a rejeição ao que chamou de “máquina de propaganda” contra a proposta. “Talvez deputados não tenham se sentido encorajados a votar. Foram 11 votos a menos e eu acredito que novas rodadas poderão amadurecer um novo texto capaz de aperfeiçoar o controle do Ministério Público”, disse.

Para ele, houve um “clima nacional” contra a proposta sem levar em consideração as mudanças feitas pelo relator, deputado Paulo Magalhães. “O Ministério Público fez uma propaganda daquele texto que já não existia mais e isso cria um clima nacional contra a PEC”, disse.

Corregedor

A escolha do corregedor foi um dos pontos mais polêmicos na votação do substitutivo. Paulo Magalhães defendeu que o corregedor fosse eleito pela Câmara e pelo Senado, a partir de uma lista de cinco procuradores-gerais ou ex-procuradores-gerais de Justiça, dos Ministérios Públicos dos Estados.

Para ele, a mudança agregaria um elemento democrático à atuação do conselho . “A participação do Congresso Nacional na composição dos órgãos de Estado é tradicional em nosso constitucionalismo. A independência funcional não é irrestrita, já que o membro do Ministério Público deve respeito à Constituição e suas leis”, argumentou Paulo Magalhães. “Todo agente público está sujeito a controle, de modo que todo poder seja exercido em nome do povo e no respeito do interesse coletivo”, acrescentou.

O deputado Hildo Rocha (MDB-MA) questionou a escolha do corregedor nacional do Ministério Público pelos parlamentares. “Na Constituição não havia esta ideia de o Poder Legislativo controlar o Ministério Público. Muito pelo contrário, a ideia era tornar o Ministério Público autônomo para combater irregularidades.”

Já o deputado Henrique Fontana (PT-RS) elogiou o novo rito de escolha do corregedor. “Os 513 deputados são um colégio eleitoral mais qualificado para escolher um corregedor independente, do que se fosse escolhido por apenas 14 pessoas. Não podemos ter um CNMP especializado em proteger a corporação, nem tampouco um corregedor que a ataque”, ponderou.

Vingança e abuso

O deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) declarou ser contrário à proposta por acreditar que vai prejudicar as funções de promotores e procuradores. “A motivação desta PEC é a vingança daqueles que foram perseguidos pelos crimes que cometeram”, acusou.

O autor da PEC, deputado Paulo Teixeira, rebateu que há promotores que extrapolam, abusam e cometem delitos. “Nosso respeito ao Ministério Público será maior na medida em que conseguirem punir seus membros faltosos”, afirmou. As informações são da Agência Câmara de Notícias.

Itapetim: Exercício financeiro de 2019 é aprovado com ressalvas pelo TCE

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) julgou, na última terça (23), as contas relativas ao exercício financeiro de 2019 do prefeito de Itapetim, Adelmo Moura. A informação é do Afogados Online. Os conselheiros da Primeira Câmara da Corte de Contas, à unanimidade, emitiram parecer prévio recomendando à Câmara de Vereadores do […]

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) julgou, na última terça (23), as contas relativas ao exercício financeiro de 2019 do prefeito de Itapetim, Adelmo Moura. A informação é do Afogados Online.

Os conselheiros da Primeira Câmara da Corte de Contas, à unanimidade, emitiram parecer prévio recomendando à Câmara de Vereadores do município a aprovação com ressalvas das contas do referido exercício financeiro.

A Primeira Câmara recomendou que o município deve aprimorar o controle contábil por fontes/destinação de recursos, a fim de que seja considerada a suficiência de saldos em cada conta para realização de despesas, evitando, assim, contrair obrigações sem lastro financeiro, de modo a preservar o equilíbrio financeiro e fiscal do município.

Wilton de Souza Silva, mais conhecido como “Petrolina” é o mais novo cidadão santa-cruzense

Em sessão solene na Câmara Municipal de Santa Cruz da Baixa Verde, na última quinta-feira (27), foi aprovado por unanimidade por todos os vereadores o título de Cidadão Honorário da Cidade de Santa Cruz da Baixa Verde, em favor de Wilton de Souza Silva, conhecido comerciante da cidade, chamado carinhosamente por todos de Petrolina.  A […]

Em sessão solene na Câmara Municipal de Santa Cruz da Baixa Verde, na última quinta-feira (27), foi aprovado por unanimidade por todos os vereadores o título de Cidadão Honorário da Cidade de Santa Cruz da Baixa Verde, em favor de Wilton de Souza Silva, conhecido comerciante da cidade, chamado carinhosamente por todos de Petrolina. 

A Ementa foi apresentada pelo vereador Dr. Marcos Antônio Batista que na sua justificativa oral, disse que o título estava sendo concedido pois o mesmo tem reconhecidamente relevantes serviços prestados ao município.

“Nosso querido Petrolina é um grande empresário e amigo do povo de Santa Cruz. Conceder esse título é fazer justiça a quem tanto vem fazendo, pelo desenvolvimento do nosso município”, disse.

O homenageado ficou surpreso e emocionado com a honraria, disse ter uma grande gratidão por todos de Santa Cruz. “Quero agradecer aos nobres vereadores que me deram esse importante título, já me sentia um cidadão santa-cruzense, agora serei de fato e minha responsabilidade cresce e meu dever aumenta. Vou saber honrar cada voto que me foi dado. Obrigado Santa Cruz da Baixa Verde”, afirmou.

O título será entregue em Sessão Solene convocada pela Câmara Municipal, em data a ser marcada.

Sobre Petrolina

Wilton de Souza Silva mais conhecido como Petrolina, é nascido em Caruaru, pai de dois filhos e avô de dois netos, está radicado em Santa Cruz da Baixa Verde há 13 anos. Inicialmente veio trabalhar com o ex-prefeito (in memoriam) Fanão e logo depois com a Dra. Hildete. Após três anos abriu o seu restaurante que até hoje gera em torno de 12 a 13 empregos diretos e indiretos.

O Apelido

O nome Petrolina surgiu de uma brincadeira em torno de um pacote de cebola. Conta o homenageado que o apelido surgiu quando ele já morava em Santa Cruz da Baixa Verde. O mesmo estava num noivado e chegou uma pessoa com um pacote de cebola numa redinha. Ao perguntar de forma espontânea se a pessoa era de Petrolina, começou a maior resenha, ficando o nome Petrolina uma marca do mais novo Cidadão Honorário de Santa Cruz da Baixa Verde.