Notícias

Governo do Estado entrega 81 novos ônibus escolares a municípios pernambucanos

Por André Luis

A governadora Raquel Lyra entregou, na tarde desta sexta-feira (27), 81 novos ônibus escolares para 75 municípios pernambucanos. Em cerimônia realizada no Palácio do Campo das Princesas, que contou com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e da vice-governadora, Priscila Krause, os representantes dos municípios beneficiados receberam as chaves dos veículos. 

Nos últimos dez meses, já foram entregues 182 veículos para a frota escolar do Estado. O volume supera os 133 ônibus escolares entregues nos quatro anos anteriores.

“Essa é mais uma ação do Juntos pela Educação que atende aos municípios. Com a entrega dos ônibus novos, nós estamos oferecendo o atendimento adequado para aquelas crianças com deficiência, já que todos os veículos possuem acessibilidade. O primeiro passo para transformarmos a educação de Pernambuco é garantir que cada criança frequente a escola. Além disso, aprovamos na Alepe a lei que institui o programa estadual de transporte escolar, garantindo o pagamento em dobro do valor desse tipo de transporte para os municípios, que era uma reivindicação muito antiga, e com pagamento retroativo. Seguimos em frente no nosso compromisso de permitir a mudança de Pernambuco através da educação”, ressaltou Raquel Lyra.

Todos os ônibus são 4×4, equipados com ar-condicionado e possuem rampa de acessibilidade. Os veículos foram entregues devidamente emplacados e com o tanque cheio para garantir o deslocamento até os municípios beneficiados. Até 2026, serão repassados mil novos ônibus escolares, garantindo maior eficiência e transparência na gestão.

A entrega dos ônibus escolares integra o Juntos Pela Educação, lançado no primeiro semestre por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEE). O programa  garante um investimento de R$ 5,5 bilhões para a área de 2023 a 2026. 

“O Juntos Pela Educação é o maior programa de investimento da história de Pernambuco. Além da entrega dos ônibus, ainda este ano iremos entregar novas vans também aos municípios para servirem aos estudantes pernambucanos. E essa colaboração com os municípios é fundamental para transformar a educação do Estado”, afirmou a secretária de Educação, Ivaneide Dantas.

Presente na cerimônia, o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, destacou o papel de articulação com os municípios e outros entes para realizar parcerias. “Essa é mais uma ação do Governo do Estado que fortalece a educação dos nossos jovens. Esta gestão está estabelecendo parcerias importantes junto aos prefeitos de cada município, assim como faz com os deputados e ministros pernambucanos, com gestos de articulação e liderança”, apontou.

A nova frota atende, principalmente, aos estudantes da Zona Rural do Estado. Para o prefeito de Riacho das Almas, no Agreste Central, Dió Filho, o repasse dos veículos garante a segurança dos estudantes. “Agradeço à governadora Raquel Lyra por esse repasse. Todos os municípios estão necessitados dessa ampliação da frota de ônibus escolares. É importante para o deslocamento dos estudantes e também para a segurança de todos os alunos”, disse.

“Vemos uma série de investimentos no nosso Estado, sobretudo na educação, estradas e na saúde. Isso é resultado da confiabilidade da governadora e do apoio entre os parlamentares”, disse o deputado federal Guilherme Uchoa Jr. “Essa é uma importante ação do Governo do Estado pela importância de garantir um transporte seguro para os estudantes pernambucanos. O Juntos pela Educação veio para ser um marco”, completou o deputado estadual Joãozinho Tenório.

Além dos prefeitos dos municípios contemplados, também participaram da cerimônia o deputado federal Lula da Fonte e os deputados estaduais Antônio Moraes, Débora Almeida, France Harker, Jarbas Filho, Joaquim Lira, Kaio Maniçoba, Henrique Queiroz Filho, Claudiano Martins, Luciano Duque, Renato Antunes e João Paulo. Os secretários estaduais Hercílio Mamede (Casa Militar), Daniel Coelho (Turismo), Túlio Vilaça (Casa Civil), Eduardo Vieira (Chefia de Gabinete), Carolina Cabral (Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas) e o presidente da Adepe, André Teixeira, também estiveram presentes.

Confira a lista dos contemplados:

Afogados da Ingazeira, Afrânio, Agrestina, Águas Belas, Aliança, Altinho, Araçoiaba, Araripina, Arcoverde, Barreiros, Betânia, Bezerros, Bodocó, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Buenos Aires, Buíque, Cachoeirinha, Calçado, Camocim de São Félix, Capoeiras, Caruaru, Catende, Cortês, Custódia, Dormentes, Escada, Feira Nova, Frei Miguelinho, Glória do Goitá, Gravatá, Ibimirim, Ibirajuba, Ilha de Itamaracá, Inajá, Ipubi, Itaíba, Itapetim, Jataúba, Jupi, Lagoa Grande, Lajedo, Macaparana, Machados, Mirandiba, Nazaré da Mata, Olinda, Ouricuri, Palmeirina, Panelas, Parnamirim, Passira, Pedra, Pesqueira, Primavera, Quipapá, Riacho das Almas, Rio Formoso, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista, Santa Terezinha, São Bento do Una, São Caitano, São Joaquim do Monte, Serra Talhada, Sertânia, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Terezinha, Tracunhaém, Tupanatinga, Tuparetama, Venturosa e Xexéu.

Outras Notícias

Dinca Brandino ataca de repórter em Tabira

Em Tabira, o ex-prefeito Dinca Brandino, que apoia a esposa, Nicinha Brandino está atacando de repórter na campanha. No vídeo, Brandino conversa com um tabirense sobre a situação do Hospital da cidade, e critica o atual prefeito e candidato a reeleição, Sebastião Dias. A participação de Dinca como “entrevistador” é novidade da campanha deste ano […]

Em Tabira, o ex-prefeito Dinca Brandino, que apoia a esposa, Nicinha Brandino está atacando de repórter na campanha. No vídeo, Brandino conversa com um tabirense sobre a situação do Hospital da cidade, e critica o atual prefeito e candidato a reeleição, Sebastião Dias.

A participação de Dinca como “entrevistador” é novidade da campanha deste ano na Cidade das Tradições.

Com problemas na Justiça Eleitoral, em virtude da Lei da Ficha Limpa e contas rejeitadas por TCE e Câmara, Brandino viu como alternativa colocar a mulher para disputar a prefeitura contra o prefeito candidato a reeleição Sebastião Dias e Zé de Bira.

Prefeitura de Flores firma convênio com DETRAN

O município de Flores já pode contar com os serviços oferecidos pelo posto do DETRAN – PE na cidade. A iniciativa que garantiu os serviços para a população do município partiu de uma solicitação feita pelo Prefeito Marconi Santana ao dirigente do Órgão, pedindo apoio para execução do processo de Integração da cidade de Flores ao […]

O município de Flores já pode contar com os serviços oferecidos pelo posto do DETRAN – PE na cidade. A iniciativa que garantiu os serviços para a população do município partiu de uma solicitação feita pelo Prefeito Marconi Santana ao dirigente do Órgão, pedindo apoio para execução do processo de Integração da cidade de Flores ao Sistema Nacional de Trânsito – SNT.

Dentre os serviços disponíveis para a população estão: Vistoria, transferência de propriedade, primeiro emplacamento, solicitação e recebimento de CRLV ou CLA, guias de licenciamento, débitos, consultas de débitos, baixa e inclusão/gravame e restrições, emissão de documentos como a CNH, agendamentos, renovações e emissão de taxas.

O posto tem a capacidade de atender 50 pessoas por dia e, é composto por atendentes treinados pela 19ª Circunscrição Regional de Trânsito – CIRETRAN, de Serra Talhada.

“Bilhetão Solidário” fecha suas portas na Paraíba após decisão judicial

O bingo atuava de forma irregular e se mantia através de uma liminar na justiça. Do Debate Paraíba Uma liminar que segurava os trabalhos da empresa de sorteios, O Bilhetão Solidário, caiu na manhã desta terça-feira (21). Os trabalhadores e clientes foram pegos de surpresa com a decisão judicial. Banquinha, tendas, camisas e cartelas com […]

O bingo atuava de forma irregular e se mantia através de uma liminar na justiça.

Do Debate Paraíba

Uma liminar que segurava os trabalhos da empresa de sorteios, O Bilhetão Solidário, caiu na manhã desta terça-feira (21). Os trabalhadores e clientes foram pegos de surpresa com a decisão judicial.

Banquinha, tendas, camisas e cartelas com a premiação do próximo domingo (26), foram apreendidas. Os carros que estavam distribuídos para os trabalhos em alguns municípios também foram recolhidos. Os vendedores das cartelas do Bilhetão estão em desesperos.

“Essa situação é muito triste para nós que somos vendedores. As cartelas estão acumuladas e não iremos vender mais. Fica inacreditável quando ocorre esses tipos de coisas”, comentou uma vendedora que pediu para ter a identidade guardada.

Já na sede do Bilhetão os tumultos foram registrados. A sede da empresa está localizada nas margens do Açude Velho, em Campina Grande. Até o fechamento dessa matéria os assessores da empresa não haviam se pronunciado.

Flores e Carnaíba lideram chuvas do fim de semana no Pajeú

Em Itapetim e Brejinho não choveu Em quase todos os municípios da região do Pajeú choveu no último final de semana. Segundo levantamento do Afogados On Line, com base em dados do IPA, apenas nos municípios de Brejinho e Itapetim não houve registro de chuvas. As cidades onde mais houve chuvas foram Flores (104,2 mm), […]

1299546382

Em Itapetim e Brejinho não choveu

Em quase todos os municípios da região do Pajeú choveu no último final de semana. Segundo levantamento do Afogados On Line, com base em dados do IPA, apenas nos municípios de Brejinho e Itapetim não houve registro de chuvas.

As cidades onde mais houve chuvas foram Flores (104,2 mm), Carnaíba (103 mm), Triunfo (93,5 mm), Quixaba (83,2 mm), Santa Cruz da Baixa verde (78 mm) e Tabira (61 mm).

Com chuvas intermediárias estiveram as cidades de Solidão (49,8 mm), Serra Talhada (43,1 mm), Calumbi (41,9 mm), (Ingazeira  40 mm), Tuparetama (24 mm), Afogados da Ingazeira (23 milímetros), Iguaracy (21 mm), Santa Terezinha (11 mm) e São José do Egito (7 mm).

No time das cidades com zero de chuvas, Brejinho e Itapetim, justamente cidades onde há colapso de água.

Reservatórios não pegaram água: Segundo Washington Jordão, chefe do setor de distribuição da Compesa, a má notícia é que, apesar das chuvas, os reservatórios que mais necessitam de água ainda não ganharam volume de água.

A Barragem do Rosário, com menos de 3,5% de sua capacidade, não recebeu nada. Salvaram-se nesta lista as barragens de Solidão e Jabitacá.