Governo do estado emite nota de lamento pela paralisação dos professores
Por Nill Júnior
O governo emitiu nota a respeito da greve dos professores estaduais que continua desde a quinta-feira da semana passada. O texto alerta para os prejuízos irreparáveis aos alunos, que estão em momento prévio ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Confira a nota na íntegra
“O Governo de Pernambuco lamenta a nova paralisação iniciada hoje (29), e apela aos docentes para que continuem em sala de aula, a fim de não causar prejuízos irreparáveis, principalmente, aos estudantes que estão prestes a realizar as provas do ENEM.
Já em relação aos professores que aderirem à greve, informa que com o intuito de assegurar a oferta regular do ensino e o acesso à educação, publicou nesta quinta-feira 28 no DOE, portaria conjunta entre as secretarias de Administração e Educação estabelecendo o desconto dos dias parados, bem como postergando a data da sua remuneração para o dia 05 do mês seguinte.
Com relação à primeira progressão prevista para junho, não serão beneficiados as professores grevistas conforme determina a referida portaria conjunta, que também estabelece que os professores de contratos temporários poderão ter seus contratos rescindidos.
Os servidores lotados nas escolas de Referência poderão ser removidos para a Gerência Regional a que estejam vinculados para posterior acomodação.
De acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Educação do Estado, 69% das escolas estaduais da rede pública funcionaram normalmente no dia de hoje; 20% aderiram parcialmente à greve e 11%, totalmente.
Com o objetivo de ouvir da comunidade os principais problemas encontrados no dia a dia relacionados a segurança pública e defesa civil, a Secretaria de Administração da Prefeitura de Tabira realiza uma série de reuniões para coletar informações que serão utilizadas na elaboração do Plano Municipal de Segurança Pública, exigência do Ministério da Justiça e […]
Com o objetivo de ouvir da comunidade os principais problemas encontrados no dia a dia relacionados a segurança pública e defesa civil, a Secretaria de Administração da Prefeitura de Tabira realiza uma série de reuniões para coletar informações que serão utilizadas na elaboração do Plano Municipal de Segurança Pública, exigência do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Neste domingo (10.02), a primeira reunião foi realizada na Associação dos Sítios Mata e Nova Espanha, e contou com a presença do Secretário de Administração, Flávio Marques e do Comandante da Guarda, Vasconcelos.
“Agradeço a presença de vocês, aqui, na Associação para ouvir as sugestões de quem mora no campo”, relatou Maria das Dores, presidente da associação.
Presente na reunião, o presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural, Joel Mariano, parabenizou a iniciativa da Secretaria de Administração em discutir com as lideranças rurais a questão da segurança pública que não é só mais um problema urbano.
“Hoje, o Município está organizado em mais de 50 associações rurais e é preciso que este trabalho possa chegar a cada liderança, uma vez que é inegável o relevante trabalho que Guarda Municipal tem prestado à população tabirense”, disse Joel Mariano que estava acompanhado do Secretário do CONDET, Beliato.
Em seguida, foi a vez de ouvir a Associação do Humaitá que sugeriu a instalação de uma ronda rural para garantir mais segurança ao agricultor e solicitarem a presença da Guarda Municipal na festa da comunidade, a ser realizada em julho.
“É muito importante para a gente que mora na Zona Rural ser ouvido e levar as nossas sugestões para o Plano Municipal”, destacou a presidente da associação, Damiana Lima.
O Secretário de Administração, Flávio Marques, lembrou que o trabalho atende a solicitação do Ministério da Justiça e Segurança Pública que somente irá realizar investimentos nos municípios que apresentem o Plano Municipal de Segurança Pública.
“A gente espera ter uma participação efetiva da população com as sugestões e apontamentos. Este plano é uma condição fundamental para que nosso município continue tendo acesso aos recursos da União Federal”, informou Flávio Marques.
A medida foi tomada após denúncias de abusos no local. O mais grave, ocorrido na virada de ano. A fiscalização ostensiva por parte da guarda municipal foi realizada no anel viário onde haviam sido registradas aglomerações e desrespeito, como o blog denunciou. Por determinação do Prefeito Alessandro Palmeira, desde a última sexta-feira (9), equipes da […]
A medida foi tomada após denúncias de abusos no local. O mais grave, ocorrido na virada de ano.
A fiscalização ostensiva por parte da guarda municipal foi realizada no anel viário onde haviam sido registradas aglomerações e desrespeito, como o blog denunciou.
Por determinação do Prefeito Alessandro Palmeira, desde a última sexta-feira (9), equipes da guarda monitoraram o local no sentido de evitar os abusos, segundo nota.
“O local voltou a sua normalidade, sem aglomerações, com pessoas fazendo normalmente suas caminhadas e aproveitando os equipamentos que instalamos na academia de saúde para praticarem suas atividades físicas. Quero parabenizar toda a equipe da nossa guarda, pelo excelente trabalho realizado”, afirmou o Prefeito Alessandro Palmeira. Ele acrescentou ainda que o trabalho será permanente.
A ação foi coordenada pelo Secretário de administração, Ney Quidute, em conjunto com a equipe da guarda municipal. A medida foi tomada, após denúncias de abusos no local. O mais grave, ocorrido na virada de ano, conforme o blog noticiou.
A Secretaria Municipal de Educação de Tabira respondeu em nota ao blog notícias relacionadas a transferências de profissionais, que geraram repercussão. Como o blog noticiou, o juiz substituto da Comarca de Tabira, Jorge William Fredi, concedeu liminar na quarta-feira (03/02), anulando a Portaria nº 065/2021 da prefeita de Tabira, Nicinha Melo, que removia e reduzia a […]
A Secretaria Municipal de Educação de Tabira respondeu em nota ao blog notícias relacionadas a transferências de profissionais, que geraram repercussão.
Como o blog noticiou, o juiz substituto da Comarca de Tabira, Jorge William Fredi, concedeu liminar na quarta-feira (03/02), anulando a Portaria nº 065/2021 da prefeita de Tabira, Nicinha Melo, que removia e reduzia a carga horária de algumas professoras.
“Vimos esclarecer alguns fatos que tornaram-se públicos nos últimos dias, acerca da localização e atribuição de carga horária de servidoras desta secretaria”, afirma a Secretaria de Educação em nota.
“Como o assunto possui teor jurídico, enviamos a nota através do setor jurídico desta secretaria representado pelo advogado César Pessoa, para que as ações sejam conhecidas de forma clara, aproveitamos para repudiar informações inverídicas e esclarecer que todas as ações até aqui estão baseadas nas leis que regem a categoria. Nosso trabalho é pautado na ética, responsabilidade e transparência”, acrescentou.
Segue a nota do setor jurídico, assinada pelo advogado César Pessoa:
A Secretaria Municipal de Educação, por meio da sua assessoria jurídica, vem esclarecer a toda população tabirense, no tocante ao ato administrativo anulado, portaria nº 065/2021, em razão da decisão interlocutória concedida pelo MM. Juiz da comarca de Tabira, nos autos do processo nº 0000043 – 76.2021.8.17.3420.
A decisão foi tomada em mandado de segurança com pedido de liminar, impetrado pelas servidoras públicas no exercício do magistério.
As medidas cabíveis judiciais já estão sendo providenciadas, no tocante ao cumprimento da respeitável decisão liminar, como também em respeito ao princípio constitucional da ampla defesa e contraditório, a manifestação do ente público no enfrentamento da lide mandamental, em primeira instância e junto ao egrégio Tribunal de Justiça de Pernambuco, por meio do agravamento da decisão.
Entende o ente público, ser o ato discricionário, já que, a administração praticou o ato com certa margem de liberdade de decisão, visto que o legislador, não pode prever de antemão qual o melhor caminho a ser tomado, uma vez que, ao ingressar no serviço público, nenhum servidor do magistério faz escolha onde desenvolverá seu trabalho.
Quanto às gratificações dos readaptados, assim como, na definição da carga horária de horas aulas, foram criteriosamente respeitados o que preza o Plano de Cargos e Carreiras do município de Tabira, conferindo ao administrador a possibilidade de escolha, dentro da lei.
Além ter sido violado o princípio da independência e harmonia dos poderes, já que, o Poder Judiciário não pode interferir na questão governamental, por ter por fundamentos a oportunidade e conveniência, desse modo, entende-se que revogação de um ato administrativo somente poderá ser feita pela própria Administração Pública, sendo vedado ao poder judiciário esta apreciação.
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) determinou a remoção imediata de conteúdos publicados em redes sociais que utilizavam a “Operação Vassalos” da Polícia Federal para induzir o eleitorado de Petrolina a rejeitar nomes do atual grupo político local. As decisões, publicadas no Diário da Justiça Eletrônico desta quinta-feira (12 de março de 2026), estabelecem […]
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) determinou a remoção imediata de conteúdos publicados em redes sociais que utilizavam a “Operação Vassalos” da Polícia Federal para induzir o eleitorado de Petrolina a rejeitar nomes do atual grupo político local. As decisões, publicadas no Diário da Justiça Eletrônico desta quinta-feira (12 de março de 2026), estabelecem limites claros sobre o que configura propaganda antecipada negativa.
O ponto central das decisões foi a identificação da frase “até quando vocês vão votar em pessoas que nos roubam?”. Para os magistrados, embora a frase esteja em formato de pergunta, ela atua como um “equivalente funcional” de um pedido de não voto.
O Desembargador Erik de Sousa Dantas Simões ressaltou que a forma interrogativa não anula o caráter persuasivo da mensagem: a pergunta tem destinatário certo (o eleitor) e conteúdo acusatório que associa o voto a uma suposta cumplicidade com crimes.
As duas frentes da decisão:
Caso Vereador Gilmar Santos
Na representação contra o parlamentar, o tribunal considerou ilícito o segmento que interpela o eleitorado de forma coletiva. A decisão destaca que identificar adversários como “pessoas que nos roubam” e questionar a continuidade do voto neles ultrapassa a liberdade de expressão e entra no campo da desqualificação ética proibida antes do período oficial de propaganda (16 de agosto).
Caso Jornalista Lara Cavalcanti
A decisão proferida pelo Desembargador Breno Duarte Ribeiro de Oliveira foi ainda mais enfática quanto ao impacto da postagem. Além da pergunta retórica sobre o voto, o vídeo continha a frase direta: “É ano de eleição, parem de votar nos mesmos.” A Justiça entendeu que a associação de imagens de pré-candidatos a termos como “associação criminosa” e “roubo”, sem condenação definitiva, tem potencial para influenciar negativamente a vontade do eleitor de forma precoce e injusta.
Em ambos os acórdãos, os relatores fizeram uma distinção jurídica importante:
O que é permitido: Fazer referência a operações policiais, investigações em curso ou emitir críticas ácidas à gestão pública.
O que é proibido: Usar esses fatos para dizer, de forma direta ou por “perguntas retóricas”, que o cidadão não deve votar em determinada pessoa ou grupo.
A empresa Meta (Instagram/Facebook) e os representados foram notificados para a remoção imediata dos vídeos sob as URLs citadas, sob pena de multas que variam conforme o descumprimento da ordem judicial. A jornalista Lara Cavalcanti recebeu o prazo de 24 horas para a retirada do conteúdo.
Após anunciar Sílvio Criciúma como novo técnico para a próxima temporada, o Salgueiro deu início às contratações para a disputa do Campeonato Pernambucano, que começa no dia 22 de janeiro. Até o momento, o Carcará anunciou quatro nomes para integrar o novo elenco: os goleiros Jerfesson e Manoel Victor, o zagueiro Eduardo Favero e o […]
Após anunciar Sílvio Criciúma como novo técnico para a próxima temporada, o Salgueiro deu início às contratações para a disputa do Campeonato Pernambucano, que começa no dia 22 de janeiro.
Até o momento, o Carcará anunciou quatro nomes para integrar o novo elenco: os goleiros Jerfesson e Manoel Victor, o zagueiro Eduardo Favero e o volante Cal Rodrigues, este último revelado pelo Náutico.
O goleiro Jerfesson, de 29 anos, passou pelo futebol pernambucano em 2020, quando atuou pelo Central. Seu último clube foi o ABC. O jovem Manoel Victor, de 19 anos, que também é goleiro, já atuou no Salgueiro e vai para mais uma temporada na equipe. O zagueiro Eduardo Favero, de 28 anos, estava no Central, enquanto o volante Cal Rodrigues, de 25 anos, defendeu o Linense em 2021.
Cal já defendeu as cores do Afogados Futebol Clube. E segundo diretores do Afogados, Eduardo Favero estava praticamente acertado com o clube. Já havia um pré contrato assinado. Mudou de ideia e foi ao Carcará.
O planejamento do Salgueiro é iniciar os trabalhos em 26 de dezembro, visando inicialmente o Campeonato Pernambucano. O Carcará ainda vai ter pela frente as disputas da Copa do Brasil e da Série D do Campeonato Brasileiro.
Você precisa fazer login para comentar.