Notícias

Governo de Pernambuco faz balanço dos 30 dias do “novo normal”

Por André Luis

Foto: Ashlley Melo/SEI

Economia do Estado aponta sinais animadores de recuperação após implantação total do Plano de Convivência com a Covid-19

O Governo de Pernambuco apresentou, nesta quinta-feira (03.12), um balanço dos 30 dias da implantação total do Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, os números apontam que a economia está em processo de recuperação no Estado. 

Pernambuco está há cinco meses consecutivos em crescimento, tanto no Índice do Banco Central (IBC-Br), como nos dados do PIB divulgados pela Agência Condepe Fidem. Também foi registrada a criação de 52 mil vagas de emprego, o melhor desempenho do Norte e Nordeste.

“Conseguimos, mesmo em um ano difícil, anunciar a atração de investimentos da ordem de R$ 3,5 bilhões para Pernambuco. O governador Paulo Câmara determinou que, mesmo com todo cuidado com a pandemia e a saúde das pessoas, nosso time não deixasse de cuidar da atividade econômica para gerar oportunidades, emprego e renda para a população”, pontuou Schwambach.

O Plano de Convivência foi elaborado levando em consideração o risco que a volta das atividades poderia trazer dentro do nível de contágio da pandemia. O Gabinete de Enfrentamento ao Novo Coronavírus elaborou um protocolo geral de funcionamento e alguns protocolos específicos por setor, sempre com três eixos de atuação: distanciamento social, higiene, e comunicação e monitoramento. 

“Foi neste momento que implantamos a obrigatoriedade de uso de máscaras, o distanciamento nas filas, a higienização das mãos e a etiqueta respiratória. Enfim, todos os itens necessários para que as pessoas pudessem voltar a trabalhar, produzir, gerar renda e recuperar a atividade econômica do Estado”, explicou o secretário.

O secretário Bruno Schwambach falou sobre a possibilidade de aumento de público para eventos e destacou também a missão do Plano de Convivência, que é organizar a volta das atividades sempre com cautela, levando em consideração os índices da pandemia. 

“Nossa expectativa era a de flexibilizar e liberar uma carga maior para o setor de eventos, a partir desta primeira semana de dezembro, mas os números apresentados recomendam uma cautela maior neste momento. Por isso, para a semana que começa na próxima segunda-feira, dia 07, vamos ficar com a carga que está estabelecida, atualmente, de no máximo 300 pessoas”, concluiu.

NÚMEROS DA SAÚDE – Na análise da Semana Epidemiológica 48, encerrada em novembro, assim como aconteceu em outubro, o Estado terminou o mês melhor do que começou em relação aos casos graves suspeitos para a Covid-19, com uma queda de 5,4% entre as semanas 45 e 48.

A 3ª macrorregião, cujas Gerências Regionais de Saúde são a 6, 10 e 11, com sedes em Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, foi a única com registro de queda, com oscilações negativas de 7% nas últimas duas semanas de novembro. 

“Até agora, as oscilações não configuram uma segunda onda, mas merecem a atenção e o reforço na adoção dos cuidados por parte de todos. O Governo do Estado vai continuar monitorando os dados com transparência e não iremos nos furtar a tomar medidas mais rígidas caso os adoecimentos e casos graves apresentem uma tendência clara e permanente de crescimento”, destacou o secretário de Saúde, André Longo.

TESTES – O secretário lembrou que, no início da pandemia,  por conta da escassez global dos testes, o Governo do Estado deu prioridade à testagem dos casos graves e dos óbitos. 

“O aumento de casos relatado na emergência de alguns serviços de saúde ao longo das últimas semanas e a elevação dos registros de notificação nos últimos dias têm relação direta com a elevação no número de casos leves que, por sua vez, está vinculada ao aumento de testagem. Desde o final de agosto, a testagem foi ampliada para todos os casos, mesmo que leves, e até mesmo assintomáticos, desde que contactantes domiciliares de pessoas que testaram positivo”, acrescentou Longo.

No começo do ano, o Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE)  processava 70 amostras por dia. Hoje, após o investimento do Governo de Pernambuco na modernização do Parque Tecnológico, esse número saltou para cinco mil.

Atualmente, em Pernambuco, 77% dos exames de RT-PCR, padrão-ouro na detecção do novo coronavírus, foram processados pelo SUS, seja no Lacen-PE ou na rede contratada pela Secretaria de Saúde, o que coloca o Estado na 5ª colocação do País entre os que mais fizeram esse tipo de exame, de acordo com a Plataforma do Ministério da Saúde.

Outras Notícias

“É muito bonito ver a fé e a devoção das pessoas” diz João Campos na Festa de N. Sr.ª da Penha

Candidato ao Governo de Pernambuco acompanhou, nesta terça-feira (8), o encerramento da 236ª edição da festa da padroeira do município. O candidato ao Governo de Pernambuco João Campos (PSB) participou, nesta terça-feira (8), em Serra Talhada, da procissão que encerrou a 236ª edição da Festa de Nossa Senhora da Penha, padroeira do município. João acompanhou […]

Candidato ao Governo de Pernambuco acompanhou, nesta terça-feira (8), o encerramento da 236ª edição da festa da padroeira do município.

O candidato ao Governo de Pernambuco João Campos (PSB) participou, nesta terça-feira (8), em Serra Talhada, da procissão que encerrou a 236ª edição da Festa de Nossa Senhora da Penha, padroeira do município.

João acompanhou a celebração ao lado da prefeita Márcia Conrado, do candidato a vice-governador Carlos Costa, do candidato a deputado estadual Breno Araújo e de lideranças locais.

Durante a programação, o candidato falou sobre a participação na celebração religiosa e destacou sua relação pessoal com a devoção a Nossa Senhora.

“Estou aqui, ao lado da prefeita Márcia, participando da procissão de Nossa Senhora da Penha, padroeira de Serra Talhada. É muito especial estar aqui e viver esse momento junto com o povo de Serra Talhada”, afirmou.

Realizada entre 29 de agosto e 8 de setembro, a festa deste ano teve como tema “Sob o olhar da Virgem da Penha: 236 anos de História, Fé e Devoção, renovando a esperança”. A programação contou com missas, novenas e procissões.

João também relacionou a participação na festa às experiências religiosas vividas com a família desde a infância e citou celebrações tradicionais do Recife.

“Minha mãe e meu pai sempre tiveram uma relação muito especial. No Recife, a gente tem as festas de Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora da Conceição. Foi convivendo com essas tradições que aprendi, desde cedo, a importância de agradecer a Deus e pedir a proteção de Nossa Senhora”, disse.

Foto: Edson Holanda

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr

Nill Júnior Podcast: a desenvoltura de Miguel

Os primeiros sinais da pré campanha de Miguel Duque indicam que vai ser muito interessante acompanhar o debate eleitoral em Serra Talhada. Ontem, o jovem nome do Podemos mostrou desenvoltura em uma live com a pré-candidata a vereadora e influencer Cinthia Adriely. Escondido dentre os anônimos que acompanhavam a conversa, observei o diálogo de cerca […]

Os primeiros sinais da pré campanha de Miguel Duque indicam que vai ser muito interessante acompanhar o debate eleitoral em Serra Talhada.

Ontem, o jovem nome do Podemos mostrou desenvoltura em uma live com a pré-candidata a vereadora e influencer Cinthia Adriely. Escondido dentre os anônimos que acompanhavam a conversa, observei o diálogo de cerca de 50 minutos.

Deu com clareza o mote que deve explorar, de que na sua visão Serra deve retomar o rumo do desenvolvimento e do crescimento acima da média na região,  voltando a citar o legado do pai, Luciano Duque.

Sou crítico do modelo político que busca manter ou renovar quadros pelo fator genético,  pelo DNA. Mas pareço ter o discurso e utopia vencidos pela história. Dos Arraes aos Oliveira, dos Lyra aos Duque, etecétera,  parece impossível fugir dessa cultura de que só se é bom, ungido e apoiado a partir do sobrenome.

Mas, dito isso, Miguel tem como argumentos o legado do pai, o discurso do novo e se comunica bem. Quem sabe,  tem eleição em Serra Talhada…

Ouça as impressões desse jornalista sobre o tema no Nill Júnior Podcast , analisando os fatos da política pernambucana, regional e do cotidiano. o episódio foi ao ar no Sertão Notícias,  da Cultura FM.

Siga, ouça, compartilhe! É só seguir o Nill Júnior Podcast no Spotify e demais plataformas de áudio, como Google Podcast e Amazon Music.  Ouça o episódio:

Tenente Coronel Mirele Oliveira deixa comando do 23º BPM em Afogados da Ingazeira 

Durante o programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, desta terça-feira (30) trouxe informações deste jornalista em primeira mão sobre mudanças significativas no comando do 23º Batalhão de Polícia Militar em Afogados da Ingazeira. A Tenente Coronel Mirele Oliveira não está mais à frente do 23º Batalhão. Anunciada como comandante em março deste ano, […]

Durante o programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, desta terça-feira (30) trouxe informações deste jornalista em primeira mão sobre mudanças significativas no comando do 23º Batalhão de Polícia Militar em Afogados da Ingazeira.

A Tenente Coronel Mirele Oliveira não está mais à frente do 23º Batalhão. Anunciada como comandante em março deste ano, decidiu pedir afastamento de suas funções, alegando questões de foro íntimo e pessoais.

Segundo apurações realizadas, a decisão de Mirele Oliveira está fundamentada na necessidade de dedicar mais tempo às questões familiares. Como é conhecido, o compromisso exigido pela função no comando do batalhão absorve integralmente o tempo de um policial militar, o que, para a Tenente Coronel, estava se tornando desafiador de conciliar com as responsabilidades pessoais.

Embora não tenha ocorrido nenhum incidente extraordinário envolvendo ela ou sua família, a decisão de deixar o comando foi tomada com base em uma avaliação logística e pessoal.

Mirele Oliveira, inclusive, considerou a possibilidade de permanecer no cargo até o final do ano, mas após reuniões familiares, optou por uma decisão difícil, porém firme, de se afastar do comando do 23º BPM.

O Major Cristóvão foi designado para essa função interinamente. No entanto, espera-se que um novo nome seja anunciado nos próximos dias para assumir permanentemente o comando do batalhão.

Coletiva de LW para falar de sua decisão sobre disputar ou não reeleição é adiada

O blog apurou que a coletiva que estava programada com o prefeito Wellington Maciel para esta sexta-feira foi cancelada. A alegação é de problemas na agenda. Wellington esteve na assembleia da AMUPE nesta terça-feira. A coletiva tem agenda política. Para muitos, cresceu a expectativa de que o gestor viesse anunciar sua desistência ou não da […]

O blog apurou que a coletiva que estava programada com o prefeito Wellington Maciel para esta sexta-feira foi cancelada.

A alegação é de problemas na agenda. Wellington esteve na assembleia da AMUPE nesta terça-feira.

A coletiva tem agenda política. Para muitos, cresceu a expectativa de que o gestor viesse anunciar sua desistência ou não da candidatura à reeleição.

Essa especulação ganhou força depois de duas pesquisas que indicaram uma rejeição entre 75% e 80% de sua gestão e uma baixa pontuação nos cenários eleitorais, bem abaixo de Zeca Cavalcanti e Madalena Britto, nas pesquisas IPEC e Múltipla.

Sábado, deve ser divulgada nova pesquisa do Instituto Opinião, em parceria com o Blog do Magno.

Assessores próximos do prefeito Wellington Maciel disseram não ter ideia da decisão a ser anunciada. “Ele não revelou pra ninguém. Sinceramente não faço ideia do que será colocado”, disse um aliado e colaborador da gestão em reservas ao blog.

Prefeitura de Afogados divulga lista com nomes de novos convocados em concurso público

A Prefeitura de Afogados informa a relação com os nomes dos novos convocados do concurso público realizado pela gestão municipal. Conforme anunciado na semana passada pelo Prefeito Sandrinho Palmeira, a gestão está convocando quase o dobro do as vagas inicialmente anunciadas, 83. O chamamento atende às necessidades da gestão e contempla aprovados inseridos no cadastro […]

A Prefeitura de Afogados informa a relação com os nomes dos novos convocados do concurso público realizado pela gestão municipal.

Conforme anunciado na semana passada pelo Prefeito Sandrinho Palmeira, a gestão está convocando quase o dobro do as vagas inicialmente anunciadas, 83. O chamamento atende às necessidades da gestão e contempla aprovados inseridos no cadastro de reservas.

De acordo com o anúncio, estão sendo convocados 85 professores – dos anos iniciais e finais do ensino fundamental -, 08 agentes de trânsito, 10 agentes administrativos, 01 psicólogo e 01 assistente social.

Quando somadas os 52 concursados que já tomaram posse a esses 108 convocados, a Prefeitura de Afogados passará a contar com 160 novos profissionais concursados.

Confira a relação clicando aqui.