Notícias

Governo de Pernambuco convoca aprovados no concurso da Polícia Científica

Por André Luis

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS), publicou nesta quinta-feira (4) o edital de convocação para matrícula no Curso de Formação Profissional dos aprovados no concurso da Polícia Científica do Estado, realizado em 2024. 

Ao todo, 226 candidatos estão sendo chamados para a etapa final do certame, que representa o ingresso efetivo na carreira. Com essa etapa, todos os aprovados no concurso, que disponibilizou mais de 7 mil vagas para a segurança pública, estão sendo convocados.

“Esses homens e mulheres, futuros policiais científicos, serão preparados para atuar em cada recanto desse Estado, tanto nos complexos policiais que já existem quanto nos muitos outros que vamos construir, como é o caso de Garanhuns, Serra Talhada, Petrolina, Ouricuri e Floresta, por exemplo. É o Juntos pela Segurança interiorizando o policiamento e levando cuidado e atenção para todos os pernambucanos e pernambucanas. O trabalho está apenas começando”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A convocação contempla os cargos de Agente de Medicina Legal, Médico Legista e Perito Criminal. As inscrições devem ser realizadas de forma on-line, entre os dias 17 e 18 de setembro de 2025, pelo endereço eletrônico https://www.academico.acadepol.pc.pe.gov.br, conforme as orientações previstas em edital.

O Curso de Formação Profissional terá caráter eliminatório e será conduzido pela Polícia Científica de Pernambuco, por meio da Escola Superior de Polícia Civil – ESPC/ACADEPOL, vinculada à Academia Integrada de Defesa Social (ACIDES/SDS). A capacitação prevê carga horária de até 768 horas-aula, em regime integral, com atividades diurnas e noturnas, incluindo finais de semana e feriados.

“O Governo de Pernambuco segue empenhado em reforçar a segurança pública em todas as regiões do Estado, realizando uma série de investimentos em capacitação, equipamentos, reforço das tropas e tecnologias diversas, visando ampliar ainda mais a nossa capacidade de ação na proteção da população pernambucana. Esses fatores, somados ao planejamento estratégico, integração das forças policiais e uso da inteligência, além das ações de prevenção de desastres e defesa civil, estão contribuindo sobremaneira para a redução dos índices de criminalidade do Litoral ao Sertão, reafirmando o impacto das ações do Juntos pela Segurança”, afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

Até 2026, o Governo do Estado irá incrementar os quadros das forças policiais com mais de 7 mil novos servidores, entre policiais militares, civis, bombeiros militares e integrantes da Polícia Científica. Desse total, 213 vagas foram destinadas especificamente à Polícia Científica de Pernambuco.

EDITAL –  O edital completo de convocação, bem como orientações sobre documentação, procedimentos de matrícula e cronograma de remanejamentos, está disponível no site da Acadepol: https://www.academico.acadepol.pc.pe.gov.br

Outras Notícias

Basquete afogadense representa Pernambuco na fase estadual do 3×3

Caro Nill Júnior, Neste dia 30 como treinador de um clube que recrutou jovens para ensinar basquete e na condição de treinador do CNE, participamos de uma seletiva em Patos  com o nosso time masculino sub-18, chamado Dalits. Com muita garra, conquistamos o título. Será a única equipe de Pernambuco a representar nosso Estado em competição na cidade […]

IMG-20150530-WA0008
Equipe do Dalits, formada na base do CNE. Ao centro, o professor Williames. Fazendo história

Caro Nill Júnior,

Neste dia 30 como treinador de um clube que recrutou jovens para ensinar basquete e na condição de treinador do CNE, participamos de uma seletiva em Patos  com o nosso time masculino sub-18, chamado Dalits. Com muita garra, conquistamos o título.

IMG-20150530-WA0009
Meninas e meninos do CNE em Patos

Será a única equipe de Pernambuco a representar nosso Estado em competição na cidade de João Pessoa. Levamos ainda o aberto masculino (CNE) que foi terceiro lugar dentre 12 equipes. O aberto feminino (CNE) foi vice campeão, sendo avaliado para participar também do estadual.

Infelizmente, não tivemos apoio da prefeitura e sim dificuldades. Tenho mais de 50 atletas e tive que suspender treinos do clube por não ter o tempo adequado para o trabalho, além da falta de estrutura da quadra com buracos, mato, problemas que só recebem reparos perto dos Jogos Escolares.

Esses atletas conquistaram hoje um pedacinho de um sonho difícil. Para treinar temos que ir de 10 horas da manhã no sábado e domingo até  13h30 pela falta de horário. Mas valeu o sofrimento!

Por Williames Veras

Carnaíba: Escola de Música retoma aulas presenciais

Foto: Paulo Sérgio Alunos de várias modalidades da Escola de Música Maestro Israel Gomes, em Carnaíba, estão de volta à sala de aula a partir desta segunda-feira (9) Após praticamente oito meses sem ter aulas presenciais, aos poucos os alunos da Escola de Música Maestro Israel Gomes em Carnaíba estão retomando suas atividades. A retomada […]

Foto: Paulo Sérgio

Alunos de várias modalidades da Escola de Música Maestro Israel Gomes, em Carnaíba, estão de volta à sala de aula a partir desta segunda-feira (9)

Após praticamente oito meses sem ter aulas presenciais, aos poucos os alunos da Escola de Música Maestro Israel Gomes em Carnaíba estão retomando suas atividades. A retomada começou nesta segunda-feira (9) com as aulas de percussão e instrumento de sopro. Nesta terça-feira será a vez de os alunos de teclado e violão voltarem a frequentar a escola. 

Estão sendo adotados todos os procedimentos de biossegurança contra a Covid-19.

Em dias e horários alternados e com número de alunos reduzidos por aula, as atividades serão retomadas nas seguintes modalidades: acordeão, violão, teclado, violino, viola, percussão, metais e instrumentos de madeira. O calendário com os dias e horários está disponível na própria escola de música.

Esse regresso às aulas presenciais fez a alegria de professores como Francisco Pereira, que ministra percussão. “A expectativa era muito grande. Para nós, que somos professores, o retorno foi bom demais porque interagimos presencialmente com os nossos alunos”, disse Sivuca, como é conhecido.

Antes dessa volta às aulas, alunos e professores passaram por testes para coronavírus. O aluno de acordeon Pablo Rhuan Simplício do Nascimento, 15 anos, não escondia o desejo de retornar a assistir aulas presencialmente. 

“As aulas online tornaram-se um pouco cansativas. Não estávamos acostumados a elas”, revelou o futuro músico. “Não aguentava mais ficar enfurnado em casa”, complementou. Pablo, inclusive, faz parte da Orquestra Sanfônica de Carnaíba. 

Por enquanto, as aulas de música que são ministradas no período da noite estão suspensas. Antes da retomada das atividades presenciais, os alunos eram atendidos pelos professores da Escola de Música Maestro Israel Gomes através de aulas online.

Raquel Lyra visita Fredson em São José do Egito na próxima sexta-feira

Na próxima sexta-feira (28), São José do Egito receberá a visita da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra. Durante sua passagem pela região do Pajeú, a governadora participará de um importante encontro na Chácara Migué Del às 15h, onde se reunirá com os pré-candidatos Fredson (prefeito), Zé Marcos (vice), seus vereadores, e pré-candidatos a vereadores. Fredson […]

Na próxima sexta-feira (28), São José do Egito receberá a visita da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra. Durante sua passagem pela região do Pajeú, a governadora participará de um importante encontro na Chácara Migué Del às 15h, onde se reunirá com os pré-candidatos Fredson (prefeito), Zé Marcos (vice), seus vereadores, e pré-candidatos a vereadores.

Fredson expressou sua expectativa em relação à visita. “Estamos ansiosos para dialogar sobre as necessidades da nossa cidade, que certamente contribuirão para o fortalecimento e o progresso do município e de toda a região do Pajeú”, disse.

Raquel Lyra está cumprindo agenda na região, na próxima sexta-feira. Ela já confirmou a sua ida a Brejinho e a Afogados da Ingazeira.

Após quase perder dedos da mão, Paulo Matricó lança campanha para seguir tratamento

O genial Paulo Matricó foi vitimado por um acidente de trabalho no penúltimo dia de 2021. Segundo relato do próprio artista tabirense em sua rede social, ele sofreu um acidente com lesões sérias na mão esquerda, provocado por uma serra circular para corte de madeiras. “Eu estava confeccionando caixas para as abelhas sem ferrão e, infelizmente, […]

O genial Paulo Matricó foi vitimado por um acidente de trabalho no penúltimo dia de 2021.

Segundo relato do próprio artista tabirense em sua rede social, ele sofreu um acidente com lesões sérias na mão esquerda, provocado por uma serra circular para corte de madeiras.

“Eu estava confeccionando caixas para as abelhas sem ferrão e, infelizmente, aconteceu. Sofri lesões nos dedos 3 e 5 da não esquerda e precisei ser submetido a uma cirurgia de reimplante de dedos”, revelou.

Paulo foi atendido no Hospital Miguel Arraes, mas, devido a incapacidade da unidade em realizar tratamento especializado e para não ter seus dedos amputados, teve que ser removido para uma clínica particular, o Hospital SOS Mão, onde foi atendido pelo Doutor Rui Ferreira.

“Agora, estou em recuperação num tratamento que será longo, mas estou confiante na minha vitória. Quero ser grato a todas as pessoas que me auxiliaram e estão ajudando desde os primeiros socorros: minha esposa Maria e minhas filhas Meriele e Mariana. Além de tantas outras pessoas que estão numa corrente de apoio, desde orações até auxílio financeiro visando o meu tratamento e recuperação”.

Paulo afirmou que os amigos que quiserem contribuir para o custeio do tratamento podem fazer as transferências via PIX na chave: 184.190.624-72, que é o seu CPF. Matricó é uma das boas almas da música e da cultura sertanejas. Como vive da pura arte, em um momento desse precisa de suporte, enquanto o business do lixo musical fatura milhões. São as inversões da vida e da arte. Vamos ajudar o poeta!

Natal Home Center apresenta “Luzes de Natal 2022”

Um natal mágico, cheio de luzes e decorações espera por você! O maior showroom do sertão, Natal Home Center, lançou sua coleção de móveis, decorações e enfeites Natalinos. O luzes de Natal foi um projeto idealizado no ano de 2020 com o intuito de lançar sua coleção exclusiva de decoração natalina. Um projeto sem muita […]

Um natal mágico, cheio de luzes e decorações espera por você! O maior showroom do sertão, Natal Home Center, lançou sua coleção de móveis, decorações e enfeites Natalinos.

O luzes de Natal foi um projeto idealizado no ano de 2020 com o intuito de lançar sua coleção exclusiva de decoração natalina. Um projeto sem muita ambição, com o objetivo de trazer clientes que se identificavam com esse universo.  O Luzes de Natal tem sido o evento mais comentado por toda região.

Com a participação de designers, arquitetos e engenheiros, o evento promete superar todas as expectativas neste ano.  A Natal é uma empresa familiar, nordestina e que nasceu em Triunfo, presente também na cidade de Serra Talhada, trará um natal mágico sempre pensando em você!

Tendência, conforto, funcionalidade e elegância são os diferenciais do novo showroom do Natal Home Center e no período natalino não será diferente, o Luzes de Natal é o evento ideal para escolha da decoração e móveis para sua casa ficar ainda mais linda para a época mais especial do ano. Veja o vídeo: